Durante boa parte de sua existência nós educadores, caminhamos com vocês para que desenvolvessem não somente conhecimento próprio, mas também sabedoria.
O conhecimento de fatos e eventos, por si só, não é o suficiente para equipá-los à vida. E existe, sim, uma diferença entre conhecimento e sabedoria. Conhecimento é o que vocês sabem ou foram levados a compreender; sabedoria é o relacionamento e a aplicação correta do conhecimento de cada um nas oportunidades e peculiaridades da vida – nas suas situações e contextos.
De nada adianta vocês se destacarem em conhecimento se lhes faltar sabedoria; vocês podem, com muita metodologia, dados e técnica, até, desperdiçar as suas vidas e a de várias outras pessoas ao seu redor, se houver falta de sabedoria.
A aquisição e desenvolvimento do conhecimento dos alunos é parte básica da missão dos educadores. Mas esperamos, de coração, que também os princípios que fizeram parte da sua instrução, os valores que ecoam nas salas e corredores – mesmo quando não verbalizados, mas quando adequadamente praticados – tenham achado abrigo em suas vidas, de tal forma que sejam igualmente pessoas sábias.
Entrando na plenitude da vida adulta e seguindo suas carreiras na Universidade, esperamos que lembrem-se da base da sabedoria – a qual tanto ouviram em sua passagem por nossa Escola - “O Temor do Senhor é o Princípio da sabedoria”.
Não esqueçam de suas responsabilidades para com Deus e desfrutem de uma vida plena, aplicando essa bela juventude e enorme talento, não de forma egoísta, mas nos propósitos maiores da vida.
2. Olhando para o passado:
Numa formatura normalmente falamos muito sobre o futuro. Falamos de como vocês são o futuro e como irão traçar os rumos dos dias que virão. Mas e com relação ao passado? O que vocês farão com suas vidas vai influenciar não somente o futuro, mas vai dar significado ao passado. Isso pode parecer confuso – “como eu posso dar significado ao passado?” Na medida em que vocês aplicarem as coisas que aprenderam, prezarem as pessoas que ensinaram e a instituição na qual foram instruídos, estarão dando significado à memória dessas pessoas – seus pais, seus mestres e também à sua escola.
Serão provas vivas de um passado construído com amor e dedicação. Levarão consigo os toques pessoais que marcaram suas vidas e serão inspirados a demonstrar igual atenção a outros que cruzarão os seus caminhos.
Lembrem-se das palavras do Sábio Salomão, escritas há mais de 2.900 anos, extraídas do livro de Provérbios (23.22-23), as quais, parafraseadas, ponderam:
Escute os seus pais, pois você lhes deve a vida e não despreze a sua mãe quando ela envelhecer. Adquira a verdade, a sabedoria, a instrução e o bom senso e não se desfaça de nenhuma dessas bênçãos.
Olá trio parada dura!
ResponderExcluirFoi só o Gondim e o Kivitz descobrirem que vocês adentraram o universo bloggeiro que rapidamente fizeram as malas e entraram em recesso! (http://outrodeus.blogspot.com/ e ricardogondim.com.br)
Parabéns!
Abraços da ovelhinha,
Daniel Portela
Alô, Daniel:
ResponderExcluirNa realidade, acredito que o outro blog saíu antes do nosso entrar no ar. Acho que a saída pode ter sido motivada por pertinentes comentários, como os que a Norma colocou no blog dela (http://normabraga.blogspot.com/), ou terá sido pressão cósmica, mesmo?
Solano
Daniel e Solano,
ResponderExcluirUm sem número de razões pode ter ocasionado a retirada do outrodeus do ar. A mensagem lacônica final dizia:
"15 dez. 2005 por Ricardo Gondim e Ed René Kivitz
Aprendemos preciosas lições neste curto espaço de tempo em que o Blog esteve no ar. Agradecemos a todos os que no-las ensinaram. O Blog será retirado do ar."
abs
Mauro
PS. Acredito que as forças cósmicas devem ter dado uma ajudinha...
ResponderExcluir