Páginas
▼
sexta-feira, outubro 30, 2009
Organização e Desenvolvimento de Escolas Cristãs
Ainda há tempo para se inscrever e participar.
Ano passado a ACSI criou um minicurso sobre liderança e organização de escolas cristãs. Depois publicamos um livro com o mesmo título, que foi lançado no começo deste ano. Na próxima semana vamos repetir a dose e dar outro minicurso de dois dias. O público alvo são tanto os interessados em abrir uma escola cristã como aqueles que já estão envolvidos e gostariam trabalhar o cristianismo de forma mais consistente em sua escola. Veja os detalhes site da associação (www.acsibrasil.org)
Mauro
Boa tarde, Mauro
ResponderExcluirescolas alicerçadas nos conceitos cristãos são realmente um sonho para qualquer pai que teme a Deus. Estejamos orando para que muitos cristãos empreendedores sejam estimulados a tornar realidade esse sonho.
Abraço.
Prezado Rev. Mauro Meister
ResponderExcluirGostaria de fazer uma pergunta: qual a razão das escolas cristãs, que no passado se destacavam, terem ficado tanto para trás em rankings como o ENEM, p.ex? A melhor forma de destaque para uma escola cristã, que chamaria a atenção para o Evangelho genuíno, além de fornecer um testemunho adicional ao da Igreja, não seria o de buscar a excelência acadêmica, de forma vigorosa?
Uma grande escola, ilha de excelência,não seria a melhor forma de testemunhar ao mundo?
Abraços
Osvaldo Pimentel Filho
IP Vila Mariana – São Paulo
Prezado André,
ResponderExcluirObrigado pelo estímulo e orações. Esta tem sido a nossa oração e de nossos associados.
Prezado Osvaldo,
Muito oportuna a sua pergunta. Temos por filosofia na ACSI que a excelência acadêmica deve ser padrão mínimo. De forma alguma queremos escolas cristãs que nos envergonhem academicamente. Por outro lado, o que acontece com muitas escolas cristãs é que perdem o seu foco, visão e missão, que deve ser mais do que excelência acadêmica.
No cerne da educação cristã, a saber, na pedagogia, tanto como filosofia e abordagem epistemológica quanto na prática do ensino, devem estar as raízes do ensino bíblico. Afinal, Paulo ao dizer que “toda Escritura é inspirada por Deus é útil para o ensino” não qualificou dizendo que o limite era a escola dominical, grupos de estudo bíblico ou qualquer outra atividade eclesiástica.
A Escritura é útil para o ensino! Como?
Dando-nos a base para uma visão de mundo que corresponde à realidade do Criador e da criação. Sem esta base o ensino é falto, incompleto e, em última análise, contrário à própria Escritura. Este ensino não sabe “anular sofismas” (2Co 10.4). Logo, creio que precisamos mais do que excelência, mas precisamos de excelência cristã no ensino.
Quanto a escolas cristãs que eram referência terem ficado para trás, creio que existam e que, para algumas delas, até exista alguma explicação razoável (ENEM). Infelizmente educação virou mercado e há muita luta pelo espaço. Algumas dessas escolas foram modelo e deixaram de ser por não terem encontrado forma de ‘concorrer’ com um mercado selvagem.
Por outro lado, dou o exemplo do próprio Mackenzie. Entre mais de 1200 escolas em SP, está na faixa dos top 8%. Isto sem ter turno duplo, concentração exclusiva em testes, praticando educação inclusiva (não tem ‘turma dos burros e turma dos feras’ como muitas escolas por ai e que estão no topo do ranking). Creio que se soubermos praticar uma boa educação cristã, consistente, coerente, insistente sobre os valores do cristianismo bíblico, temos tudo para nos tornarmos referência. O primeiro lugar do ENEM no estado do Pará (escolas particulares) é o Centro de Estudos JOHN KNOX. Uma escola cristã que tem praticado educação cristã consistente há bastante tempo e não só busca a excelência como tornou-se referência.
Dentre as 50 melhores do pais, conheço algumas e posso dizer, são quase um campo de concentração! Ser referência estatística a este preço, não vale a pena...
abs
Mauro
Graça e Paz!!!
ResponderExcluirRev. Mauro
Antes de tudo, quero pedir perdão a vocês que fazem, de forma tão nobre, este Blog, e dizer que só ontem tive conhecimento do sesquicentenário da Igreja Presbiteriana Do Brasil.
Sei que esta data não foi comemorada ontem, por isso me perdoe.
Entretanto quero parabeniza-los por esta data ao importante, que, mesmo contra a vontade de muitos, deve ser um dia de Ação de graças por uma Igreja que mesmo tendo suas limitações, entenda não é uma critíca,tem abençoado muito essa nação!
Parabéns a vocês Presbiterianos por esta data tão importante na vossa história.
Deus os abençoe!!!!
No aniversário da Reforma, chega à blogosfera o "5 Calvinistas" Não tem nada da importância histórica e teológica dos "Cinco Solas" e dos "Cinco Pontos", mas procura ser fiel a eles. São cinco blogueiros, de confissões religiosas e filiações denominacionais diferentes, mas que têm em comum o calvinismo como visão de mundo e expressão do evangelho de Jesus Cristo, além da disposição de expor e defender a "fé que uma vez por todas foi entregue aos santos" (Jd 1:3).
ResponderExcluirCaro Mauro
ResponderExcluirGostaríamos de ver mais posts seus neste blog. Fale também sobre assuntos teológicos e atualidades dentro da visão bíblica.
Prezados 5 mosquet... oops, calvinistas. Parabéns pela iniciativa. Por certo precisamos de mais gente escrevendo, divulgando e proclamando a fé bíblica. O layout ficou muito bacana. Ainda vamos achar um cabra que entenda do riscado para melhorar a cara do tempora. Um por todos e...
ResponderExcluiramplexos,
Mauro
Prezado João Armando,
ResponderExcluirObrigado pelo estímulo. Terei tais palavras na mente. Vontade tenho... vamos ver se consigo produzir mais.
abs
Mauro
Caro Prof. Mauro
ResponderExcluirÉ um sonho meu... criar uma escola nestes moldes daqui uns 10 anos.
Não fui visitá-lo em maio porque não deu mesmo.
Fica para uma outra oportunidade.
Saudações.
Sim... gostei da dica de o senhor publicar mais sobre o assunto.
Concordo com o Irmão J. Armando.
ResponderExcluirConhecemos um pouco da sua capacidade como expositor do Antigo Testamento.
Apareça mais vezes!!!!
Graça e Paz!!!!
Valeu pela mudança do riscado. Era um suplício ler aquela fonte de cor estranha... eu recortava e colava noutro editor pra ler. Afinal, o conteúdo do blog vale isso. Continuem assim (o visual e o vigor dos artigos...!)
ResponderExcluir