Nos dias 28 e 29 deste mês, em Belo Horizonte, teremos mais um encontro regional de educadores. Será nas dependências da Primeira Igreja Presbiteriana de Belo Horizonte e esperamos receber educadores do estado e arredores. Solano e eu seremos, entre outros, preletores do evento. No dia 1o de maio, tivemos o encontro em São Paulo, com a participação de 230 educadores. O tema geral deste ano é Indo Além.
Queremos incentivar nossos leitores a conhecerem a ACSI, participarem e incentivarem outros a participar. Veja alguns dos temas que serão tratados no evento:
INDO ALÉM E AVALIANDO A AVALIAÇÃO. A avaliação e a cola vistas na perspectiva do aluno. Como não desprezar as respostas erradas dos alunos. Superando os mitos do Professor Carrasco e do Professor Bonzinho. | DR. CÁSSIO MIRANDA DOS SANTOS
INDO ALÉM NA DIFERENCIAÇÃO PEDAGÓGICA. Não há duas crianças iguais. Não há duas crianças que aprendem da mesma maneira. Indo além embora os objetivos curriculares essenciais possam ser semelhantes para todos os alunos, as metodologias empregadas em sala de aula devem ser variadas para se adequar às necessidades individuais de todas as crianças, ou seja, a aprendizagem deve ser diferenciada para ser eficaz. | PROFa DENISE CLETO e PROFa MARTA FRANCO
INDO ALÉM PARA UMA PEDAGOGIA REDENTIVA. A educação escolar cristã é o entrelaçamento de todas as áreas de conhecimento com a verdade da existência do Deus Criador e com a revelação proposicional encontrada nas Escrituras. A educação cristã clama por uma pedagogia e metodologia educacional própria que faça justiça às verdades de Deus. O desenvolvimento de uma pedagogia própria, como solução imperativa para as escolas cristãs, é chamado de “pedagogia redentiva” por imprimir a idéia de redenção, não somente ao processo educacional, mas às pessoas envolvidas nele. | F. SOLANO PORTELA NETO
COSMOVISÃO: INDO ALÉM DO CONCEITO À PRÁTICA. Desenvolvendo a educação cristã escolar dentro de uma cosmovisão bíblica aplicada na pedagogia do educador, na missão da escola e no currículo escolar. Cada um destes três pontos é peça chave no desenvolvimento da visão de mundo do aluno e terá impacto na sua educação como um todo. | DR. MAURO FERNANDO MEISTER
INDO ALÉM DO FAÇA O QUE EU DIGO! Escolas precisam preparar os alunos para desenvolverem relacionamentos sociais saudáveis. Respeito, cordialidade, ajuda ao próximo, paciência e outras são características que a Bíblia nos exorta a praticarmos em nosso dia a dia. Esses traços de caráter precisam ser evidentes nas relações da escola (pais e professores, professores e professores, professores e alunos, direção e funcionários, etc.) para que possamos dizer como Paulo: Sejam meus imitadores como eu sou de Cristo! | PROFa DILEAN MARTINS
A AUTONOMIA HUMANA E A EDUCAÇÃO CRISTÃ. O desenvolvimento da autonomia do estudante é tanto um pressuposto quanto um objetivo central da educação moderna. Vamos examinar as origens do ideal moderno de autonomia, e fazer tanto uma crítica quanto um resgate desse conceito, sugerindo caminhos para uma prática educacional cristã. | PROF. GUILHERME VILELA RIBEIRO DE CARVALHO
INDO ALÉM E SENDO MAIS DO QUE UMA SECRETÁRIA! Um grupo de interesse para secretárias e recepcionistas que abordará a fundamentação bíblica para o trabalho, o perfil da secretária, organização do ambiente do trabalho, descrição das tarefas e uma oportunidade de compartilhar desafios, trocar ideias e sugestões. | LINDA THOMPSON SOUSA
Os educares Cristãos o são pelo princípio: o amor a Deus e ao próximo, na teoria e na prática.
ResponderExcluirEntretanto, são educadores que se apropriam de um núcleo universal do método de ensino-aprendizagem.
Sugiro que os preletores nos brindem, neste Blog, com as referências bibliográficas fundamentais tanto sobre o método universal, como o método especificamente cristão.
Minha sugestão inicial:
1) Didática Magna, de Comenius
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Caro anônimo,
ResponderExcluirNão esperava nenhuma interação nesta postagem. Foi um anúncio. Mas já que vc abriu a mesma, minha sugestão é que dê uma olhada no arquivo -
RELAÇÃO DE OBRAS SOBRE EDUCAÇÃO CRSTÃ
Fabiano Oliveira, Mauro Meister e Solano Portela
http://www.mackenzie.br/fileadmin/Mantenedora/CPAJ/revista/VOLUME_XIII__2008__2/Relacao_de_Obras_sobre_Educacao_Crista__Fabiano_Oliveira__Mauro_Meister__Solano_Portela_.pdf
Depois, ajude-nos com mais obras para completar a lista.
abs
Mauro
Muito obrigado, Mauro
ResponderExcluirComo não há limites para se escreverem livros, é preciso um livro que nos ensine a ler todos os livros.
Sugiro:
1) Fazer um "excerto" dos principais versículos da Bíblia que nos ensinem a arte de ensinar e aprender (estarei atento para tentar realizar essa tarefa);
2)Sugiro o livro Como Ler um Livro, de Mortmer e van Doren.
Ele foi escrito para ensinar doutorandos a ler como pesquisadores, pensando nas melhores universidades americanas, mas é indicado a partir do ensino médio.
Penso que Calvino e Lutero estimularam a revolução educional. Esse é O TEMA!
Como pode vocês seguir uma teologia feita por um assassino chamado João Calvino? Os calvinistas são tão culpados como o seu mestre. Culpados por seguirem e pregarem algo ensinado por uma pessoa diabólica.
ResponderExcluir"Fabiano Sales.Estudante de pnl,estuda teologia,obreiro auxiliar da assembleia de Deus em caxias-ma."
ResponderExcluirPrezado Fabiano,
Você está enganado. A pnl sim, é diabólica.
A Assembleia de Deus só existe porque homens como Calvino e Lutero enfrentaram a luta de vida ou de morte - daí você dizer que Calvino é assassino - para libertar a consciência então escravizada pelos papas diabólicos.
Você é rapaz, senão mal formado, muito mal informado. Talvez os dois. Mas é necessário que se tenha paciência com você.
Gnófilo Gouveia