Páginas

quarta-feira, setembro 19, 2012

A Esposa de Jesus?!

Vejam esta notícia no Estadão sobre a descoberta de fragmento onde Jesus diz, "minha esposa...".

Karen King, pesquisadora de Harvard
 que "descobriu" o fragmento.
Já no séc. II apareceram evangelhos apócrifos com histórias fantasiosas sobre Jesus, boa parte deles produzidos por gnósticos e seitas como os Cainitas. A igreja cristã os rejeitou exatamente porque eram recheados destas histórias absurdas. Qual, então, o valor real de um fragmento de 9 linhas supostamente do séc. II sugerindo que Jesus tinha uma esposa, se comparado com os 5 mil manuscritos do Novo Testamento, datados do séc. II em diante, e que omitem qualquer referência ao fato? Mais um exemplo de notícia sensacionalista tipo Código da Vinci.

Aproveito para indicar o excelente artigo de Reinaldo Azevedo sobre este tema.

16 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. A impressionante como o homem ele tenta de todas as formas querer levar a descrédito a vida de Jesus.

    Reverendo gostaria que o senhor postace um artigo sobre os livros apócrifos dos primeiros séculos e fizesse um comentário sobre porque não foram aceitos. Seria muito bom até para fonte de pesquisa!

    que Deus o abençoe,

    Daniel Viana Morais

    ResponderExcluir
  3. seria muito bom reverendo uma postagem sobre livros apócrifos do novo testamento!

    atenciosamente,

    Daniel Viana Morais

    ResponderExcluir

  4. interessante!

    atenciosamente,

    Daniel Viana

    ResponderExcluir
  5. Daniel,

    Já escrevi sobre o assunto, veja:

    http://tempora-mores.blogspot.com.br/2011/07/por-que-nao-aceito-os-evangelhos.html

    Augustus

    ResponderExcluir
  6. Rev Augustus,

    A pesquisadora tb fala outra coisa importante: diz que não há provas de que Jesus NÃO tenha sido casado. Qual sua opinião?

    ResponderExcluir
  7. Ismar,

    É o tipo de afirmação maliciosa que inverte o ônus da prova. Com milhares de anos de Cristianismo e cinco mil manuscritos do Novo Testamento omitindo este fato, o ônus da prova é dela. Ela é que tem que provar que Jesus era casado. O silêncio dos anos e dos manuscritos é a prova gritante, cabal e definitiva. Ela que desdiga com evidências do mesmo peso, se puder, rsrsrs!

    ResponderExcluir
  8. Rev. Apenas um reparo. A citação ao cidadão que escreve no site da veja. Pessoas, como ele, não servem de exemplo para nada, a não ser como mau exemplo.

    ResponderExcluir
  9. Augustus,

    Um texto com uma análise técnica e bastante esclarecedor deste achado foi escrito pelo Dr. Rodrigo Silva (que também foi procurado pela Isto É para falar sobre este assunto).

    Segue o texto: Jesus tinha esposa ou a mídia é casamenteira?


    Abraços.

    Bruno Saavedra
    Blog Uma Questão de Perspectiva - http://www.questaodeperspectiva.com

    ResponderExcluir
  10. Oi Rev. Sempre visito o seu blog, porque aprendo muito com os artigos nele escrito.Uma pergunta:
    Na Bíblia de Jerusalém, no livro apócrifo de eclesiástico 51. vs 30 existe um sujeito chamado Jesus, filho de Sirac. será que existiram outras pessoas com o mesmo nome? É possível?. Bem se eu estiver correto a probabilidade das pessoas com o nome ,Jesus, de serem casada é enorme. O que não gosto é da tendenciosidade do jornal escrever uma matéria que um pedaço de papel com 9 linhas com a frase:minha esposa... tem que ser de Jesus o Cristo.

    ResponderExcluir
  11. Muito boa a indicação do artigo do Reinaldo Azevedo. Pessoas como ele servem de exemplo: em um país onde todos os políticos são de esquerda, ele defende abertamente valores cristãos (contra o aborto, a agenda gay, pela liberdade de consciência).

    ResponderExcluir
  12. Não me surpreende, pois o Reinaldo Azevedo já havia manifestado seu apreço pelo Rev. Nicodemus (http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/o-ai-5-gay-ja-comeca-a-satanizar-pessoas-se-aprovado-vai-provocar-o-contrario-do-que-pretende-acabara-isolando-os-gays/).

    Mesmo assim, fico feliz de constatar que minhas referências estão em confluência também neste tema.

    ResponderExcluir
  13. Como já havia dito: Contra fatos ( 5 mil manuscritos) não há fragmentos.

    ResponderExcluir
  14. Muito bom e forte os comentários e o texto. Sou católica, e fico feliz que concordemos em nossa confiança nos escritos bíblicos. Jesus está pra se casar, mas com a Igreja. E como aguardamos esse bendito dia!

    Abs e a Paz.
    Gleyce.

    ResponderExcluir
  15. O celibato não e doutrina católica romana? Jesus era celibatário? Ter esposa seria pecado?

    ResponderExcluir
  16. Sr João Arlindo, em nenhum momento dizemos que ser casado é pecado. Seria ir contra a instituição q o próprio Deus criou. O q a tradição e os estudos dizem é q Jesus não se casou. Viveu o celibato para ser somente de Deus, um amor indiviso. Alguns discípulos seus seguiram o seu exemplo, como João Evangelista, Paulo... Já outros eram casados.

    ResponderExcluir