Que tempos os nossos! E que costumes! [Cícero]
Reflexões fortuitas de alguns calvinistas sobre praticamente tudo, com destaque a temas de religião, cultura e valores morais.
Páginas
▼
quarta-feira, setembro 19, 2012
A Esposa de Jesus?!
Vejam esta notícia no Estadão sobre a descoberta de fragmento onde Jesus diz, "minha esposa...".
Karen King, pesquisadora de Harvard
que "descobriu" o fragmento.
Já no séc. II apareceram evangelhos apócrifos com histórias fantasiosas sobre Jesus, boa parte deles produzidos por gnósticos e seitas como os Cainitas. A igreja cristã os rejeitou exatamente porque eram recheados destas histórias absurdas. Qual, então, o valor real de um fragmento de 9 linhas supostamente do séc. II sugerindo que Jesus tinha uma esposa, se comparado com os 5 mil manuscritos do Novo Testamento, datados do séc. II em diante, e que omitem qualquer referência ao fato? Mais um exemplo de notícia sensacionalista tipo Código da Vinci. Aproveito para indicar o excelente artigo de Reinaldo Azevedo sobre este tema.
A impressionante como o homem ele tenta de todas as formas querer levar a descrédito a vida de Jesus.
Reverendo gostaria que o senhor postace um artigo sobre os livros apócrifos dos primeiros séculos e fizesse um comentário sobre porque não foram aceitos. Seria muito bom até para fonte de pesquisa!
É o tipo de afirmação maliciosa que inverte o ônus da prova. Com milhares de anos de Cristianismo e cinco mil manuscritos do Novo Testamento omitindo este fato, o ônus da prova é dela. Ela é que tem que provar que Jesus era casado. O silêncio dos anos e dos manuscritos é a prova gritante, cabal e definitiva. Ela que desdiga com evidências do mesmo peso, se puder, rsrsrs!
Rev. Apenas um reparo. A citação ao cidadão que escreve no site da veja. Pessoas, como ele, não servem de exemplo para nada, a não ser como mau exemplo.
Um texto com uma análise técnica e bastante esclarecedor deste achado foi escrito pelo Dr. Rodrigo Silva (que também foi procurado pela Isto É para falar sobre este assunto).
Oi Rev. Sempre visito o seu blog, porque aprendo muito com os artigos nele escrito.Uma pergunta: Na Bíblia de Jerusalém, no livro apócrifo de eclesiástico 51. vs 30 existe um sujeito chamado Jesus, filho de Sirac. será que existiram outras pessoas com o mesmo nome? É possível?. Bem se eu estiver correto a probabilidade das pessoas com o nome ,Jesus, de serem casada é enorme. O que não gosto é da tendenciosidade do jornal escrever uma matéria que um pedaço de papel com 9 linhas com a frase:minha esposa... tem que ser de Jesus o Cristo.
Muito boa a indicação do artigo do Reinaldo Azevedo. Pessoas como ele servem de exemplo: em um país onde todos os políticos são de esquerda, ele defende abertamente valores cristãos (contra o aborto, a agenda gay, pela liberdade de consciência).
Não me surpreende, pois o Reinaldo Azevedo já havia manifestado seu apreço pelo Rev. Nicodemus (http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/o-ai-5-gay-ja-comeca-a-satanizar-pessoas-se-aprovado-vai-provocar-o-contrario-do-que-pretende-acabara-isolando-os-gays/).
Mesmo assim, fico feliz de constatar que minhas referências estão em confluência também neste tema.
Muito bom e forte os comentários e o texto. Sou católica, e fico feliz que concordemos em nossa confiança nos escritos bíblicos. Jesus está pra se casar, mas com a Igreja. E como aguardamos esse bendito dia!
Sr João Arlindo, em nenhum momento dizemos que ser casado é pecado. Seria ir contra a instituição q o próprio Deus criou. O q a tradição e os estudos dizem é q Jesus não se casou. Viveu o celibato para ser somente de Deus, um amor indiviso. Alguns discípulos seus seguiram o seu exemplo, como João Evangelista, Paulo... Já outros eram casados.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirA impressionante como o homem ele tenta de todas as formas querer levar a descrédito a vida de Jesus.
ResponderExcluirReverendo gostaria que o senhor postace um artigo sobre os livros apócrifos dos primeiros séculos e fizesse um comentário sobre porque não foram aceitos. Seria muito bom até para fonte de pesquisa!
que Deus o abençoe,
Daniel Viana Morais
seria muito bom reverendo uma postagem sobre livros apócrifos do novo testamento!
ResponderExcluiratenciosamente,
Daniel Viana Morais
ResponderExcluirinteressante!
atenciosamente,
Daniel Viana
Daniel,
ResponderExcluirJá escrevi sobre o assunto, veja:
http://tempora-mores.blogspot.com.br/2011/07/por-que-nao-aceito-os-evangelhos.html
Augustus
Rev Augustus,
ResponderExcluirA pesquisadora tb fala outra coisa importante: diz que não há provas de que Jesus NÃO tenha sido casado. Qual sua opinião?
Ismar,
ResponderExcluirÉ o tipo de afirmação maliciosa que inverte o ônus da prova. Com milhares de anos de Cristianismo e cinco mil manuscritos do Novo Testamento omitindo este fato, o ônus da prova é dela. Ela é que tem que provar que Jesus era casado. O silêncio dos anos e dos manuscritos é a prova gritante, cabal e definitiva. Ela que desdiga com evidências do mesmo peso, se puder, rsrsrs!
Rev. Apenas um reparo. A citação ao cidadão que escreve no site da veja. Pessoas, como ele, não servem de exemplo para nada, a não ser como mau exemplo.
ResponderExcluirAugustus,
ResponderExcluirUm texto com uma análise técnica e bastante esclarecedor deste achado foi escrito pelo Dr. Rodrigo Silva (que também foi procurado pela Isto É para falar sobre este assunto).
Segue o texto: Jesus tinha esposa ou a mídia é casamenteira?
Abraços.
Bruno Saavedra
Blog Uma Questão de Perspectiva - http://www.questaodeperspectiva.com
Oi Rev. Sempre visito o seu blog, porque aprendo muito com os artigos nele escrito.Uma pergunta:
ResponderExcluirNa Bíblia de Jerusalém, no livro apócrifo de eclesiástico 51. vs 30 existe um sujeito chamado Jesus, filho de Sirac. será que existiram outras pessoas com o mesmo nome? É possível?. Bem se eu estiver correto a probabilidade das pessoas com o nome ,Jesus, de serem casada é enorme. O que não gosto é da tendenciosidade do jornal escrever uma matéria que um pedaço de papel com 9 linhas com a frase:minha esposa... tem que ser de Jesus o Cristo.
Muito boa a indicação do artigo do Reinaldo Azevedo. Pessoas como ele servem de exemplo: em um país onde todos os políticos são de esquerda, ele defende abertamente valores cristãos (contra o aborto, a agenda gay, pela liberdade de consciência).
ResponderExcluirNão me surpreende, pois o Reinaldo Azevedo já havia manifestado seu apreço pelo Rev. Nicodemus (http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/o-ai-5-gay-ja-comeca-a-satanizar-pessoas-se-aprovado-vai-provocar-o-contrario-do-que-pretende-acabara-isolando-os-gays/).
ResponderExcluirMesmo assim, fico feliz de constatar que minhas referências estão em confluência também neste tema.
Como já havia dito: Contra fatos ( 5 mil manuscritos) não há fragmentos.
ResponderExcluirMuito bom e forte os comentários e o texto. Sou católica, e fico feliz que concordemos em nossa confiança nos escritos bíblicos. Jesus está pra se casar, mas com a Igreja. E como aguardamos esse bendito dia!
ResponderExcluirAbs e a Paz.
Gleyce.
O celibato não e doutrina católica romana? Jesus era celibatário? Ter esposa seria pecado?
ResponderExcluirSr João Arlindo, em nenhum momento dizemos que ser casado é pecado. Seria ir contra a instituição q o próprio Deus criou. O q a tradição e os estudos dizem é q Jesus não se casou. Viveu o celibato para ser somente de Deus, um amor indiviso. Alguns discípulos seus seguiram o seu exemplo, como João Evangelista, Paulo... Já outros eram casados.
ResponderExcluir