tag:blogger.com,1999:blog-19876058.post115568155670070657..comments2024-03-28T06:14:00.793-03:00Comments on O Tempora, O Mores: Para Quem Pensa Estar em Pé (II) – versão para reformados e neopuritanosMauro Meisterhttp://www.blogger.com/profile/05317918489654616216noreply@blogger.comBlogger47125tag:blogger.com,1999:blog-19876058.post-82012149634872307512007-11-02T11:32:00.000-02:002007-11-02T11:32:00.000-02:00Dr. Augustus Nicodemus,Louvo a Deus pela sua vida,...Dr. Augustus Nicodemus,<BR/>Louvo a Deus pela sua vida, pois tenho aprendido bastante com seus comentários equilibrados e ousados.<BR/>A minha dúvida é, se o senhor pensa como Calvino a respeito da vinda do "perfeito", subentende-se que os dons estariam em vigor, não todos, mas alguns, correto? O problema é, se considerarmos que alguns dons estão em vigor, haja visto que o "perfeito" (Jesus Cristo) ainda não veio, como poderemos nos considerar Cessacionistas? Não seria uma prova de que o Continuísmo seria mais coerente? Outra coisa, o senhor diria que tudo o que ocorre dentro das Igrejas Pentecostais (línguas e profecias) não provém de Deus?<BR/><BR/>Se o senhor desejar enviar a resposta via e-mail, fique a vontade (pioneermail@yahoo.co.uk)No amor de Cristo!<BR/>Emanuel PaivaEmanuel Paivahttps://www.blogger.com/profile/05747882685702644226noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-19876058.post-1156809706650364412006-08-28T21:01:00.000-03:002006-08-28T21:01:00.000-03:00Lucas,A questão de 1Cor 13.8, bem como da contempo...Lucas,<BR/><BR/>A questão de 1Cor 13.8, bem como da contemporaneidade dos dons espirituais sempre aparece. Certamente você não é o primeiro.<BR/><BR/>Respondendo à sua pergunta, eu diria que os cessacionistas que não usam 1Coríntios 13.8 constróem o seu argumento de que não há novas revelações em cima das informações bíblicas de que Deus revelou sua vontade somente através dos apóstolos (NT) e profetas (AT), sendo o Senhor Jesus sua revelação final, conforme Hebreus 1.1-2. Uma vez que consideram línguas, milagres, sonhos, visões e a profecia como revelacionais, entendem que Deus não os usa mais hoje, pois de outra forma, estaríamos ainda tendo revelação em pé de igualdade com a Bíblia.<BR/><BR/>Para os Reformados em geral, que certamente concordam com esse argumento, cessaram os modos antigos de Deus se revelar ao seu povo. A Bíblia é a Palavra de Deus, única regra de fé e prática.<BR/><BR/>Um abraço.Augustus Nicodemus Lopeshttps://www.blogger.com/profile/04362983992398308974noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-19876058.post-1156778387135694562006-08-28T12:19:00.000-03:002006-08-28T12:19:00.000-03:00Caro Rev. AugustusNão sei se, dentre os muitos com...Caro Rev. Augustus<BR/><BR/>Não sei se, dentre os muitos comentários, alguém levantou a questão que trago: Se I Cor. 13:8 não serve como base para afirmar a cessação dos dons extraordinários, qual seria, pois, a verdadeira base?<BR/><BR/>Peço humildemente por esse esclarecimento, se ele ainda não foi dado.<BR/><BR/>LucasAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-19876058.post-1156605121492514402006-08-26T12:12:00.000-03:002006-08-26T12:12:00.000-03:00Obrigado, Silvia, de fato a comida é bem apimentad...Obrigado, Silvia, de fato a comida é bem apimentada, até o café da mañana vem com uma pimentinha ao lado... regreso hoy al Brasil.<BR/><BR/>Um abraço.Augustus Nicodemus Lopeshttps://www.blogger.com/profile/04362983992398308974noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-19876058.post-1156558715953942822006-08-25T23:18:00.000-03:002006-08-25T23:18:00.000-03:00Queridos,Continuo no México, com tempo e teclado l...Queridos,<BR/><BR/>Continuo no México, com tempo e teclado limitado. Obrigado a todos que postaram mais comentários. Só enriquece ainda mais a discussao.<BR/><BR/>Um abraço mexicano a todos.Augustus Nicodemus Lopeshttps://www.blogger.com/profile/04362983992398308974noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-19876058.post-1156558576186151912006-08-25T23:16:00.000-03:002006-08-25T23:16:00.000-03:00Prezado Paulo de Tarso,Aguardaremos o seu blog, en...Prezado Paulo de Tarso,<BR/><BR/>Aguardaremos o seu blog, entâo.<BR/><BR/>Nao penso que o tratei mal. Publiquei e respondi todos os seus comentários. Lamento se voce se sentiu ofendido, sinceramente nao era minha intençao.<BR/><BR/>De fato, eu nao gosto de ser confrontado. Aliás, nao conheço ninguém que goste, inclusive você, a julgar por sua atitude toda ressentida de "nao escrevo mais", "adeus", etc. Nao seja assim, Paulo, aprenda a ser confrontado e a reagir sem levar as coisas para o lado pessoal. Quando eu sou confrontado -- e voce deve ter notado que isso acontece com frequencia aqui -- procuro responder a todos com tranquilidade e com amor cristào. Nem sempre consigo, é verdade, mas continuo tentando.<BR/><BR/>Nao se despeça ainda, creio que você pode contribuir em muito para nosso blog.<BR/><BR/>Um abraço.Augustus Nicodemus Lopeshttps://www.blogger.com/profile/04362983992398308974noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-19876058.post-1156548135077440612006-08-25T20:22:00.000-03:002006-08-25T20:22:00.000-03:00Dr. AugustusEstou pensando realmente eu construir ...Dr. Augustus<BR/><BR/>Estou pensando realmente eu construir um blog. Certamente colocorei assuntos sobre o pensamento neo-puritano como, por exemplo, a salmodia eclusiva,a participação da mulher no culto, o uso do coral e solos na litugia, etc... Os seus comentários serão bem-vindo, e não se preocupe eu não tratarei o senhor como fui tratado pelo ilustríssimo doutor. Alías, diante disso, não maisfarei nenhum comentário no seu blog. Isso só faz reforçar a idéia que sempre me passaram: "O dr. Augustus não gosta de ser confrontado". Algo muito estranho. Adeus.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-19876058.post-1156484221010487812006-08-25T02:37:00.000-03:002006-08-25T02:37:00.000-03:00Rev., essa sugestão ao Paulo de Tarso é muito inte...Rev., essa sugestão ao Paulo de Tarso é muito interessante, pois fiquei curioso em saber quais os argumentos que usam p proibir instrumentaçao sem ferir a Revelaçao como autoridade e sem fragmentá-la ao seu bel prazer.Mário Magalhãeshttps://www.blogger.com/profile/07433093963047369537noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-19876058.post-1156466251813870792006-08-24T21:37:00.000-03:002006-08-24T21:37:00.000-03:00Prof. Augustus,como tá pegando fogo aqui hein?! ha...Prof. Augustus,<BR/><BR/>como tá pegando fogo aqui hein?! hahaha<BR/><BR/>Gostaria de encorajá-lo a sempre produzir esses artigos que nos "tocam"...rs<BR/><BR/>Especialmente este último me fez refletir sobre um assunto de extrema importância: a minha santidade. Confesso que muitas vezes, me deixo levar ..., e acabo no fim acreditando que sou mais santo, porque sou reformado. E que sou reformado, porque faço e pratico determinadas atitudes.<BR/><BR/>Seu post me levou a reflexão e trouxe-me de volta ao lugar certo. Passei a contemplar novamente o <BR/>maravilhoso céu da graça em Cristo...<BR/><BR/>E passada a névoa da minha ignorância, reconheci que santidade é a obra de Cristo em mim, efetuada pelo Espírito. E que sou santo por aquilo que sou em Cristo, e não apenas por aquilo que faço...<BR/><BR/>Creio e pratico aquilo que julgo ser bíblico, porque é dessa maneira que Deus se revela a mim através das Escrituras, pela sua graça somente. Entendi que tinha deixado ser reformado, na essência.<BR/><BR/>Esse post foi como um gole de água fresca, no meio de um deserto estrangeiro...<BR/><BR/>Prof. Augustus, Mauro e Solano, por favor continuem porque Deus certamente tem honrado essa iniciativa. Ainda que as vezes o sangue ferva um pouco...rs<BR/><BR/>Abraços em CristoAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-19876058.post-1156351512356328302006-08-23T13:45:00.000-03:002006-08-23T13:45:00.000-03:00Rev. Augustus,Leio sempre os seus posts e, nesse e...Rev. Augustus,<BR/><BR/>Leio sempre os seus posts e, nesse em especial, me lembrei de uma frase que o Rev. Héber falou recentemente numa colação de grau no Mackenzie: "A verdade está fora de nós" (Está na Palavra de Deus). Acho que os puritanos foram mal interpretados muitas vezes porque não souberam deixar claro que a verdade que eles pregavam não era a verdade deles, mas, sim, da Palavra de Deus. Isso pode acontecer com qualquer pessoa e, acho eu, que é um dos erros que cometemos quando, com muita empolgação, defendemos alguma verdade da Palavra de Deus, crendo em sua inerrância e com a "maior das boas intenções", porém, sem deixar claro de onde vem essa verdade.<BR/>Deus continue abençoando o irmão e usando-o como instrumento sempre!<BR/><BR/>Ligian.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-19876058.post-1156274005344733752006-08-22T16:13:00.000-03:002006-08-22T16:13:00.000-03:00Caro Rev. Nicodemus,Parabéns pelo post! Também gos...Caro Rev. Nicodemus,<BR/><BR/>Parabéns pelo post! Também gostei!<BR/><BR/>Como o assunto da salmodia exclusiva foi abordado, quero aproveitar a oportunidade e dizer que não sou a favor da mesma, não obstante os vários textos que estão no meu site e defendem essa posição. <BR/><BR/>Sobre o assunto, prefiro a posição do Dr. W. Gary Crampton<BR/><BR/><A>http://www.monergismo.com/textos/liturgia/Salmodia_Exlcusiva_Crampton.pdf</A><BR/><BR/>Agora, eu não tenho nada CONTRA quem deseje praticar a salmodia exclusiva. O duro é quando esses irmãos EXIGEM que os demais também adotem tal prática.<BR/><BR/>É a minha opinião!<BR/><BR/>Um abraço,<BR/>Felipe Sabino<BR/><BR/>P.S.: Contudo, considerando muitos “hinos” que temos em muitas igrejas que se dizem Reformadas, acho que poucos estariam numa posição de criticar a salmodia exclusiva, que pelo menos não tem heresias na letra. <BR/><BR/>Além disso, as letras não são o único problema: há a tendência de imitar os cultos Neo-pentecostais. Já vi igrejas Presbiterianas onde o "conjunto de louvor" canta "posso pisar numa tropa, e pular as muralhas", enquanto a congregação fica pulando num pé só, como saci-pererê. Triste realiadade! Eu, particularmente, nesse aspecto, prefiro a seriedade dos Salmos.Felipe Sabinohttps://www.blogger.com/profile/11933298480013233712noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-19876058.post-1156255160734959982006-08-22T10:59:00.000-03:002006-08-22T10:59:00.000-03:00Rev. Augustus, eu concordei com os pontos que o se...Rev. Augustus, eu concordei com os pontos que o senhor propôs. Eu tenho a impressão que na tentativa de serem tão reformados, tão reformados, acabam longe dos próprios princípios reformados em relação à cultura, política, e coisas assim. <BR/><BR/>Falta ler os comentário. Volto pra terminar o serviço. <BR/><BR/>Abraços.Gustavo Nagelhttps://www.blogger.com/profile/03747211882265045306noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-19876058.post-1156213409907206022006-08-21T23:23:00.000-03:002006-08-21T23:23:00.000-03:00Queridos,Estou escrevendo de um cyber-café em Tapa...Queridos,<BR/><BR/>Estou escrevendo de um cyber-café em Tapachula, Mexico. O tempo é curto e o teclado meio desconhecido.<BR/><BR/>Agradeço a todos que colocaram comentários nesse post. Nao poderei responder a cada um, estando onde estou, mas fazer apenas alguns comentários gerais.<BR/><BR/>Agradeço ao irmao Grimm pela nobreza e pela atitude e assumo o compromisso de tentar nao usar mais o termo neo-puritanos.<BR/><BR/>Sobre a pergunta do Bucky, o que eu quero dizer é a velha teologia reformada aplicada ao contexto brasileiro. Solamente esto.<BR/><BR/>Agora, Paulo de Tarso, se voce deseja realmente entrar na discussao da base biblica da salmodia exclusiva, silencio total das mulheres no culto e outros pontos, sugiro o seguinte: abra um blog, poste seus argumentos afavor dessas pràticas que prometo ler, analisar e comentar o que voce escrever sobre esse assunto. Mas nao quero me alongar aqui nesse espaço. Eu de fato estou fugindo, nao porque nao tenha condicoes de argumentar com voce, mas porque nao tenho muito tempo para essas discussoes. Ainda tenho que escrever o próximo número da série, que é para neo-ortodoxos. Comece seu blog que discutiremos lá.<BR/><BR/>Um abraço.Augustus Nicodemus Lopeshttps://www.blogger.com/profile/04362983992398308974noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-19876058.post-1156201106821132022006-08-21T19:58:00.000-03:002006-08-21T19:58:00.000-03:00Rev NicodemusQuanto ao ponto 3 "A santidade pessoa...Rev Nicodemus<BR/><BR/>Quanto ao ponto 3 "A santidade pessoal pode existir mesmo em um ambiente não totalmente puro".<BR/><BR/>Não seria muito contraditório para alguém que compartilha das idéias de santificação do "neopuritanismo" querer relacionar santidade a ambiente puro, tendo em vista que em lugares que habitam seres humanos sempre haverá pecado, ou falta de pureza? <BR/>Porque é tão dificil até para nós mesmos correlacionarmos santificação à pureza? Ou seja, santificação é a consciencia da graça em Cristo, não a consciência da Lei? <BR/><BR/>Abraços<BR/>JPAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-19876058.post-1156200647779475402006-08-21T19:50:00.000-03:002006-08-21T19:50:00.000-03:00Olá Charles Entendo que a disciplina deva ser nece...Olá Charles <BR/><BR/>Entendo que a disciplina deva ser necessária e a bíblia é clara quanto a isso, não resta dúvida...<BR/>O que eu quis mais salientar são os excessos que acabam tomando forma em situações como estas. E acredito que os excessos se originam em grande medida dos quatro pontos levantados.<BR/>Além dos excessos, também existe o modo como isso é desenvolvido. <BR/>Em geral essas igrejas não admitem o ponto 3, ou seja, querem uma igreja totalmente pura, piedosa, santa, desprovida de erro. E caso isso não seja atingido vejo a intolerância reinar...<BR/><BR/>Abraços<BR/>JPAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-19876058.post-1156199622334604592006-08-21T19:33:00.000-03:002006-08-21T19:33:00.000-03:00Oi, Augustus,Gostei muito do post.Abs,FranklinP.S....Oi, Augustus,<BR/><BR/>Gostei muito do post.<BR/><BR/>Abs,<BR/>Franklin<BR/><BR/>P.S. Para ajudar, três testemunhos sobre o puritanismo:<BR/><BR/>------------------<BR/><BR/>“É uma atitude, é um espírito, e é evidente que duas das grandes características do puritanismo começaram a mostrar-se em Tyndale. Ele tinha um ardente desejo de que o povo comum pudesse ler as Escrituras. Mas havia grandes obstáculos em seu caminho; e é o modo como ele enfrentou e venceu os obstáculos que mostra que Tyndale era um puritano. Ele lançou uma tradução da Bíblia sem o endosso dos bispos. Esse foi o primeiro tiro dado pelo puritanismo. Era inimaginável que tal coisa fosse feita sem o consentimento e o endosso dos bispos. Contudo Tyndale fez isso. Outra ação de sua parte, que de novo era bem característica dos puritanos, foi que ele saiu da Inglaterra sem permissão real. Esse também era um ato bastante incomum, e altamente repreensível aos olhos das autoridades. No entanto, em seu anseio por traduzir as Escrituras, Tyndale deixou o país sem o consentimento do rei e foi para a Alemanha, e ali, auxiliado por Lutero, e outros, completou sua grande obra. Essas duas ações eram típicas do que sempre foi a atitude dos puritanos com as autoridades. Essa atitude significa a colocação da verdade antes das questões de tradição e autoridade, e uma insistência na liberdade de servir a Deus da maneira como cada qual julga certa” (D. M. Lloyd-Jones)<BR/><BR/>---------------<BR/><BR/>“Devemos imaginar estes Puritanos como o extremo oposto daqueles que se dizem puritanos hoje, imaginemo-los jovens, intensamente fortes, intelectuais, progressistas, muito atuais. Eles não eram avessos à bebidas com álcool; mesmo à cerveja, mas os bispos eram a sua aversão’. Puritanos fumavam (na época não sabiam dos efeitos danosos do fumo), bebiam (com moderação), caçavam, praticavam esportes, usavam roupas coloridas, faziam amor com suas esposas, tudo isto para a glória de Deus, o qual os colocou em posição de liberdade. (...) [Os primeiros puritanos eram] jovens, vorazes, intelectuais progressistas, muito elegantes e atualizados ... [e] ... não havia animosidade entre os puritanos e humanistas. Eles eram freqüentemente as mesmas pessoas, e quase sempre o mesmo tipo de pessoa: os jovens no Movimento, os impacientes progressistas exigindo uma ‘limpeza purificadora’” (C. S. Lewis)<BR/><BR/>-------------<BR/><BR/>“Os puritanos como grupo defendiam a verdade divina e a autoridade das Escrituras, a visão calvinista do pecado, da graça, da fé e da igreja (para a qual ‘agostinianismo reformado’ seria um bom nome), e a necessidade de a vida da igreja, da comunidade e do indivíduo serem santificadas por meio de controle bíblico. Contra a crença anglicana de que as Escrituras dão apenas linhas generalizadas de princípios para regulamentar a vida da igreja, muitos puritanos tinham certeza de que elas davam instruções específicas para a ordem da igreja – embora os presbiterianos, os independentes [congregacionais] e os batistas, naquele tempo como sempre, vivessem em forte desacordo sobre quais eram essas instruções. Em seu senso de unidade de toda a vida e conhecimento e da solidariedade das comunidades diante de Deus (famílias, igrejas, nações), e também em sua mentalidade escolástica, seu ascetismo devocional e sua visão da vida neste mundo como preparação para o céu ou inferno, os puritanos podiam ser chamados reformados medievais. Mais distintamente, porém, tinham a convicção calvinista de que nada que não seja santificado pela Bíblia, no pensamento, na conduta ou na vida da igreja, pode agradar a Deus, com o seu corolário de que nenhum indivíduo devia fazer alguma coisa que a sua consciência, orientada pela Bíblia, não pudesse aprovar. Firmados na compreensão reformada da justificação dos pecadores pela fé mediante a graça e focalizando as necessidades pastorais e os problemas do seu tempo, os mestres puritanos concentravam-se nas realidades da salvação do pecado: regeneração e santificação; as causas e a cura da hipocrisia e ‘falsa paz’; fé e certeza; oração e comunhão com Deus; consciência e casuística (que poderíamos chamar de ‘aconselhamento’); resumindo, a obra do Espírito Santo no cristão, a vida de Deus na alma do homem. Aqui suas percepções interiores são excepcionalmente valiosas. O primeiro neste campo era William Perkins, de Cambridge, que tomou sua teologia emprestada de [Teodoro de] Beza, sucessor de Calvino em Genebra, e morreu aos 44 anos deixando 2 mil páginas numeradas de exposições populares e técnicas. Por muitas décadas depois de sua morte em 1602, Perkins foi o mais conhecido e mais lido dos teólogos ingleses. O Peregrino de John Bunyan (em duas partes, 1678 e 1684) é um indicador descritivo e maravilhoso do cristianismo prático. [A] Confissão e catecismos de Westminster cristalizam a visão puritana teoricamente e para pregação. As exposições de Cristo, do Espírito e da vida da graça de John Owen são clássicas. Os puritanos reintroduziram a visão de [Tomás de] Aquino de que o quarto dos Dez Mandamentos, a respeito do descanso semanal, pertence à lei moral. O Dia do Senhor – o dia da ressurreição de Jesus – deveria ser guardado como dia de descanso” (J. I. Packer)Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-19876058.post-1156186284292967742006-08-21T15:51:00.000-03:002006-08-21T15:51:00.000-03:00Oi, Augustus,Estou gostando muito da série "Para q...Oi, Augustus,<BR/><BR/>Estou gostando muito da série "Para quem pensa estar em pé". Imagino que o movimento dos Puritanos seja interessante principalmente pelo resgate dos textos antigos. Não conheci nenhum cristão desse movimento, mas, ao contrário do que foi dito aqui, o post só me deixou curiosa. <BR/><BR/>No entanto, é realmente pena que algumas posturas deles sobre pontos periféricos afastem em vez de chamar à comunhão. Isto me lembrou a imagem pasteurizada que os não crentes tinham, há alguns anos, dos cristãos da Assembléia de Deus. Pré-adolescente, eu mesma conheci uma moça humilde com quem gostava de conversar. Ela não me falou de Jesus, mas sim da calça que não vestia, do cabelo que não cortava. E se ela tivesse me falado do que realmente importava? Eu poderia ter me convertido aos 14, em vez de dez anos depois.<BR/><BR/>Precisamos ainda aprender muito sobre santidade (e sobre nossa falta de santidade!) para não atribuí-la a elementos externos que, segundo Jesus, são "trapos de imundícia" e não levam para mais perto Dele.<BR/><BR/>Às vezes somos ciosos em excesso com nossas identidades e não percebemos quando levantamos bandeiras que o próprio Cristo não nos pede para levantar. Eu confesso que estou tão na contramão disso que me sinto uma aranha, tocando com cada uma das patas várias regiões do pensamento cristão. Você citou seu amigo: "Não creio que exista um movimento com o qual vamos no encaixar em sua plenitude." Ufa! Que alívio. Lendo e ouvindo algumas coisas por aí, penso muitas vezes que só eu sou a "não-encaixada". :-)<BR/><BR/>Abraços e continue firme com a série!Normahttps://www.blogger.com/profile/17719666153261723078noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-19876058.post-1156171008945519042006-08-21T11:36:00.000-03:002006-08-21T11:36:00.000-03:00Caros pastores, em especial, Rev Augustus Antes d...Caros pastores, em especial, Rev Augustus <BR/> <BR/><BR/>Antes de mais nada, quero pedir-lhes perdão, principalmente ao Rev.Augustus, se os ofendi nos meus últimos dois comentários feitos ao recente artigo do blog dos senhores.<BR/> <BR/>Rev Augustus, não foi minha intensão, de forma alguma, criar alguma indisposição ao sr. ou aos demais editores do blog. Repensei a situação e acredito que, na verdade, os meus comentários podem ter feito mais mal do que bem. Somente foi a preocupação de termos uma divisão ainda mais solidificada ao que já se constata, como bem falou o sr. <BR/> <BR/>Quero crer que o senhores divergem em poucos pontos dos 'neopuritanos' de forma que eu ficaria muito bem do lado de vocês. Como sei também que há, ao meu ver, uma supervalorização de questões secundárias por parte dos puritanos mais radicais, pareceu-me que seria melhor não tratar disso neste momento, pois isso poderia fazer que esses se afastassem mais de nós. <BR/> <BR/>Com todo respeito aos senhores, como um irmão em Cristo, eu gostaria ainda apenas de dizer que o uso do termo 'neopuritano' é infeliz, pois mais parece que carrega em si um peso semântico de discórdia. Isso gera, entre nós, um desconforto. Pedro e Paulo também tiveram as suas discordâncias, mas é muito bonito ver que ao final da vida de ambos, Paulo diz que Marcos - foco da controvérsia com Pedro - lhe é muito útil e Pedro recomenda as cartas paulinas. <BR/> <BR/>Bem, é na espera que haja uma forte corrente entre o povo reformado do Brasil que estou escrevendo, e vejo, nos senhores, um grande elo desta corrente e que tem feito muitas engrenagens se moverem! <BR/> <BR/>Em Cristo,<BR/> <BR/>um dos elos mais fracos,.https://www.blogger.com/profile/14607252964637278084noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-19876058.post-1156164077386425612006-08-21T09:41:00.000-03:002006-08-21T09:41:00.000-03:00Rev. Augustus,Desculpe-me, mas continuo não entend...Rev. Augustus,<BR/><BR/>Desculpe-me, mas continuo não entendendo a questão.<BR/><BR/>O senhor poderia esclarecer um pouco mais seu conceito de "teologia reformada brasileira"? O senhor também é a favor de uma "liturgia brasileira"?<BR/><BR/>Basicamente, minha dúvida é se essa "teologia reformada brasileira" envolve a elaboração de novos pontos doutrinários específicos para o brasileiro, ou se é apenas a aplicação da teologia reformada clássica em nosso contexto.<BR/><BR/>Abraços.Leonardo Buckyhttps://www.blogger.com/profile/07314430212881613830noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-19876058.post-1156114467215756032006-08-20T19:54:00.000-03:002006-08-20T19:54:00.000-03:00Rev. AugustusEspero respostas... Vc mesmo disse ao...Rev. Augustus<BR/><BR/>Espero respostas... Vc mesmo disse ao colega batista charles que esse é o forum adequado para questões desses tipo serem discutidas. Mas, penso eu, que o nobre irmão foge de fundamentação bíblia e histórica para fundamentar o seu pensamento. Em tempo, eu não o ofendi. Apenas coloquei uma questãos. Portanto ser chamado de doído é algo que não é próprio.<BR/><BR/>ObrigadoAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-19876058.post-1156079627312729142006-08-20T10:13:00.000-03:002006-08-20T10:13:00.000-03:00Paulo de Tarso,Seu comentário apenas confirma o qu...Paulo de Tarso,<BR/><BR/>Seu comentário apenas confirma o que temos dito aqui sobre um dos perigos do neopuritanismo, que são afirmações do tipo "nunca li nada que refutasse", "nunca vi crítica contundente", "se vier resposta"... Querido, é exatamente isso que estou dizendo, e que outros têm dito aqui nos comentários, e que caracteriza um perigo para a santidade reformada: a atitude de que não pode haver refutação nem uma perspectiva divergente.<BR/><BR/>Digo-lhe com temor que existe refutações, sim, bem feitas, claras e convincentes, antigas e modernas, feitas inclusive por reformados, que mostram que salmodia exclusiva à capela, o silêncio absoluto das mulheres nos cultos (ao ponto de nem poderem orar) não têm fundamentação bíblica e teológica.<BR/><BR/>Sua última frase, "espero resposta ... se houver" reflete o espírito de mártir que muitos neopuritanos tomaram sobre si, e que faz com que se vejam perseguidos por amor à verdade cada vez que alguém escreve alguma coisa ao menos apontando vulnerabilidades.<BR/><BR/>Com isso vou encerrar essa linha de discussão aqui nesse meu post, que era sobre santidade. Quando eu escrevi um post sobre santidade versão para neopentecostais, confesso que recebi menos reações de gente doída e chateada.<BR/><BR/>Um abraço.Augustus Nicodemus Lopeshttps://www.blogger.com/profile/04362983992398308974noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-19876058.post-1156040423415753072006-08-19T23:20:00.000-03:002006-08-19T23:20:00.000-03:00Caro Augustus,Eu chamo atenção para um detalhe: é ...Caro Augustus,<BR/><BR/>Eu chamo atenção para um detalhe: é muito fácil criticar os neo-puritanos, o dificil é provar biblicamente que eles estão errados.Tudo o que eles defendem - a salmodia exclusiva, a participação da mulher no culto, o princípio regulador, o não uso de instrumentos musicais - são enfatizados com muita bagagem bíblica, teológica e histórica. Eu nunca li uma resposta contundente, por meio da Bíblia, sobre essas questões vindas daqueles que os criticam. Nunca li, também, uma resenha crítica sobre os livros nos quais eles, os neo-puritanos, apresentam suas teses. Assim sendo, é muito fácil afirmar que eles defendem idiossincrasias, que são radiciais e separatistas. Mas eu desafio os senhores para responder biblicamente ítem-por-ítem o pensamento doutrinário neo-puritanos. Eu não estou dizendo que concordo com eles, apenas que acho uma profunda incoerência por parte daqueles que o atacam, mas não tem profundidade e bagagem que muitos deles têm.<BR/><BR/>Espero resposta... se houver.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-19876058.post-1156037412899887592006-08-19T22:30:00.000-03:002006-08-19T22:30:00.000-03:00Rev. AugustusRealmente creio que está na hora do t...Rev. Augustus<BR/><BR/>Realmente creio que está na hora do termo "reformado" ser corretamente cunhado hoje. Recentemente foi indagado por uma jovem senhora se na minha igreja cantava-se a salmodia eclusiva. Eu respondi negatavamente. Ela olhou para mim com o ar de desprezo e tacidamente disse: "Eu pensei que o senhor fosse reformado". Quedei-me diante da assertiva tão pessimista sobre a minha vida e ministério. Isso é chato!!! Precisamos de um "norte". Esse seu post serve como um seta que indica o caminho.<BR/><BR/>Um abraçoAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-19876058.post-1156000816015822652006-08-19T12:20:00.000-03:002006-08-19T12:20:00.000-03:00qioiuCaro iremão:Lendo algumas observações ao seu ...qioiuCaro iremão:<BR/><BR/>Lendo algumas observações ao seu post noto, que alguns defensores da teologia reformada e eu mesmo, carecemos de uma dose extra de humildade quando raciocinamos ou nos esforçamos em mostrar conhecimento. É muito consolador estar na posse da revelação, confiarmos na hermênuetica e exegese reformada. Porém, a verdade foi aplicada em um contexto conturbado,eles fizeram algo mais, do que nós fazemos nos nossos dias. Hoje não sofremos perseguição em termos físicos mas caímos diante violência e corrupção - nos deixamos afectar de uma maneira ou de outra sem fazer ou dizer nada.O que eu quero dizer é que a nossa santidade e conhecimento não têm algum valor se não "transtornarem" este mundo. Na verdade precisamos de perseguição e lutas para ficarmos mais perto uns dos outrss e com Deus.O Brasil tem muita gente que se diz crente mas que na verdade não está nem tamperando nem iluminando.Para um determinado tipo de crentes falta a interpretação correcta das Escrituras para outro,isto e lutas.A consequência disto é consagração e santidade.<BR/><BR/>Honro aqui o irmão pelo seu conhecimento e pela disponibilidade para nos fazer pensar.<BR/><BR/>Um abraçoDaniel M.S.https://www.blogger.com/profile/01019302234347189324noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-19876058.post-1155993944889578692006-08-19T10:25:00.000-03:002006-08-19T10:25:00.000-03:00Leonardo,A expressão é auto-explicativa.Um abraço....Leonardo,<BR/><BR/>A expressão é auto-explicativa.<BR/><BR/>Um abraço.Augustus Nicodemus Lopeshttps://www.blogger.com/profile/04362983992398308974noreply@blogger.com