tag:blogger.com,1999:blog-19876058.post8905611200723984429..comments2024-03-28T06:14:00.793-03:00Comments on O Tempora, O Mores: Os Calvinistas Estão ChegandoMauro Meisterhttp://www.blogger.com/profile/05317918489654616216noreply@blogger.comBlogger62125tag:blogger.com,1999:blog-19876058.post-71366659987148065072015-04-15T22:34:32.811-03:002015-04-15T22:34:32.811-03:00Ola Reverendo Augustus Nicodemus! Sou seminarista ...Ola Reverendo Augustus Nicodemus! Sou seminarista batista e depois de estudar um pouco minhas convicções soteriológicas também passaram a ser calvinistas. Hoje estou estudando, com muita alegria, na Escola Charles Spurgeon. Gostaria de saber se o senhor saberia me informar ou me passar alguma referência bibliográfica que resolva a questão dos batistas brasileiros. Quando chegaram ao Brasil adotaram a confissão de fé mde New Hampshire de 1833. A aceitaram até 1986 quando foi substituída pela DD da América CBB. A questão é a seguinte: Como os batistas brasileiros conseguiram se desviar do calvinismo presente na CFNH para essa mescla Calminiana da DD? Isso é algo que me intriga bastante. Agradeceria se pudesse me indicar algum material que esclarecesse o assunto ou indicasse alguém que o saiba responder caso não saiba a razão dessa mudança. Desde já agradeço. Grande abraço! Jônatas O. D.https://www.blogger.com/profile/05082643103024034898noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-19876058.post-18096309904401182902015-02-04T23:59:55.790-02:002015-02-04T23:59:55.790-02:00Rev Augustus, uma pergunta: Stott era reformado? A...Rev Augustus, uma pergunta: Stott era reformado? As colocações do mesmo se aproximam muito do pensamento de Martin Lloydd-Jones. paideia blog do pr medeiroshttps://www.blogger.com/profile/06839102981785603836noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-19876058.post-16401023343157013212010-04-03T21:42:02.653-03:002010-04-03T21:42:02.653-03:00William,
Não creio que Spurgeon, Piper e outros i...William,<br /><br />Não creio que Spurgeon, Piper e outros irmãos batistas calvinistas aceitem o batismo infantil.<br /><br />Todavia, há muitos calvinistas, não batistas, que aceitam, sim. Sempre houve gente boa nos dois lados desta discussão.<br /><br />Veja porém:<br /><br />http://www.monergismo.com/textos/batismo/batismo_helder.htm<br /><br />http://www.editoraculturacrista.com.br/produtos.asp?codigo=259<br /><br />Abraços.Augustus Nicodemus Lopeshttps://www.blogger.com/profile/04362983992398308974noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-19876058.post-17550096850523332512010-04-02T13:51:35.806-03:002010-04-02T13:51:35.806-03:00Rev Nicodemus.. Eu sou Batista e Calvinista e de f...Rev Nicodemus.. Eu sou Batista e Calvinista e de fato eu tenho uma forte restrição ao batismo infantil, especialmente por ainda não ter encontrado uma base sólida para o mesmo. Confesso que isso me incomoda muito, pois ao ler os principais textos da reforma, inclusive as Institutas, percebo que esse é o unico ponto de conflito entre o que creio e a genuina fé reformada. O senhor poderia me ajudar nisso?? Qual é a base sólida dessa doutrina?? Os grande Calvinistas Batistas, como Spurgeon e Piper, creem nisso??William de Oliveirahttp://blogdowilll.wordpress.com/noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-19876058.post-31106724288787284832010-01-22T18:17:31.346-02:002010-01-22T18:17:31.346-02:00André Holanda,
parabéns pelo comentário!!! Concor...André Holanda,<br /><br />parabéns pelo comentário!!! Concordo contigo em gênero, número e grau... A CBB não é nem 100% calvinista e nem 100% arminiana.<br /><br />Abraços,<br />Robson Oliveira, pr.Robson Oliveira, pr.noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-19876058.post-41345340535758299552009-12-08T15:37:29.007-02:002009-12-08T15:37:29.007-02:00olá queridos.
Sou mais um a fazer parte das estatí...olá queridos.<br />Sou mais um a fazer parte das estatísticas. Interesso-me pelas doutrinas da Graça desde minha adolescência e, hoje, aos 26 anos, tenho me aprofundado no tema. <br />Fico surpreso ao saber que não sou o único. Foi no mínimo interessante para mim aprender, há algum tempo, sobre as raízes calvinistas da Igreja Batista, da qual sou membro.<br />Na minha Igreja, meu pastor sabe que sou calvinista, e isso me causa um certo desconforto...Às vezes eu sinto que o sermão é pra mim (rs). Alguns amigos não suportam a idéia de que o livre arbítrio simplesmenmte não existe. Mas me consola saber que não sou o único "desconfortável". Oremos para que o Espírito Santo nos guie na Verdade, que é a promessa do nosso Senhor, e assim possamos pregar o mais puro Evangelho.<br />Se assim não for, de nada servem nossas convicções.<br />Ulisses,<br />Rio de Janeiro.Odyhttps://www.blogger.com/profile/17740092926066907216noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-19876058.post-49516397169360930292009-06-14T16:50:34.564-03:002009-06-14T16:50:34.564-03:00Este comentário foi removido por um administrador do blog.Johnnathan Silva Araújonoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-19876058.post-72043101137531148752009-06-10T23:07:08.612-03:002009-06-10T23:07:08.612-03:00Sei que não está no assunto.
Mas, Pensei que todo...Sei que não está no assunto.<br /><br />Mas, Pensei que todos Os Reformados eram Cessacionista estrito, ao ponto de não existir nenhum Dom. Por isso que no post anterior coloquei que não sou Cessacionista.<br />Mas, vi agora que eu pensei errado<br />Na verdade os reformadores são Cessacionistas em Relação aos dons Revelacionais. <br /><br />Bom, sou Cessacionista em relação aos dons Revelacionais do seguinte sentido:<br />Em relação ao dom de profecia. Dependendo do significado de Profecia, sou Cessacionista ou Não.<br />Se o significado de Profecia for O conceito Bíblico, que remonta ao tempo do Antigo testamento, é que um profeta era um instrumento da revelação divina, a quem vinha a palavra do Senhor e que , portanto, pronunciava as próprias palavras de Deus( p.ex., Êx.4.12, 7.1-2; Jr1.4-9, 23.16,18,22,28)<br />Neste sentido do termo, que é o significado bíblico essencial, creio que não há mais Profeta, porque a auto-revelação de Deus foi completada em Cristo e no testemunho apostólico de Cristo, e o cânon da Escritura foi encerrado há muito tempo.<br />Além disso, “Profetas e Apóstolos” são em diverso contexto, encarados como FUNDAMENTO (POR CAUSA DOS SEUS ENSINOS) sobre o qual a Igreja é edificada (Ef 2.20, 3.5).<br /><br />creio também que A palavra “profeta” pode ser usado em outro sentido, secundário.<br />Como por exemplo, podem existir profetas como Ágabo( At11.28, 21.10-11), CUJA A FUNÇÃO NÃO É ACRESCENTAR ELEMENTO ÀS ESCRITURAS SAGRADAS. Mas, Sim, Predizer Algum Evento Futuro ou qualquer outra coisa que NÃO ACRESCENTA NADA OU CONTRADIZ AS ESCRITURAS SAGRADAS.<br />CREIO QUE ISSO É POSSÍVEL. deste sentido não ou Cessacionista, No entanto, sou muito cauteloso em relação a isso.<br />SE a revelação desse tipo de “Profeta” contradizer ou acrescentar algum elemento às Escrituras Sagradas, Então não é de Deus.<br />Há outro sentido também o de Pregador.Deste sentido também não sou Cessacionista.<br /><br />Já em relação a línguas, creio que não há mais continuação.Johnnathan Silva Araújonoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-19876058.post-56932104426587108532009-06-09T10:13:49.279-03:002009-06-09T10:13:49.279-03:00Este comentário foi removido por um administrador do blog.Johnnathannoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-19876058.post-46108164469559022012009-06-08T14:17:18.776-03:002009-06-08T14:17:18.776-03:00Eu era batista Reformado, mas agora sou simplesmen...Eu era batista Reformado, mas agora sou simplesmente Reformado.Johnnathannoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-19876058.post-25563380505060584652009-02-24T14:17:00.000-03:002009-02-24T14:17:00.000-03:00É interessante como também é diferente os escritos...É interessante como também é diferente os escritos de Calvino, dos seus interpretes modernos também.<BR/>Até em questão de ênfase...<BR/>Uma Coisa é ler Calvino, Spoorgeon, e ler hoje os representantes do Calvinismo. Parecem Músicos de uma nota só.Unknownhttps://www.blogger.com/profile/16198691781387797359noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-19876058.post-82444089456486953732009-02-09T20:35:00.000-02:002009-02-09T20:35:00.000-02:00Sou batista, fundamentalista bíblico, muitos irmão...Sou batista, fundamentalista bíblico, muitos irmãos que eu conheço se dizem calvinistas, e eu me considero calvinista,não existe refutação para uma verdade bíblica.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-19876058.post-39121831690340245982009-01-31T14:25:00.000-02:002009-01-31T14:25:00.000-02:00Saudações.Como cristão reformado, vejo que um dos ...Saudações.<BR/><BR/>Como cristão reformado, vejo que um dos maiores problemas dos críticos cristãos ou não cristãos ao calvinismo é a simples ignorância sobre o assunto. No Brasil temos um verdadeiro culto da opinião.Falam suas opiniões muito "sábias", mas incrivelmente o fazem sem o menor grau de comprometimento com estudo ou honestidade intelectual. Qual o primeiro passo óbvio para se criticar João Calvino e sua doutrina cristã? Obviamente que é ler as Institutas e a Bíblia comparativamente e integralmente, além de conversar com alguém que seja calvinista ou cristão reformado.<BR/>Por exemplo, ao conversar com colegas católicos, muitos disparavam acusações chamando a doutrina da predestinação de doutrina protestante, acusavam Calvino de capitalista, ou interpretavam o calvinismo fazendo referências indiretas ao livro de Max Weber ou a textos apologistas produzidos para o ataque doutrinário!<BR/>Estutando o assunto, foi relativamente fácil perceber que a igreja católica romana aceita a predestinação (agostinismo e tomismo, isso sem falar nos textos de Anselmo) de forma relativamente compatível com o Calvinismo, embora aceite também a liberdade do fiel para escolher uma interpretação molinista (mais parecida ocm o arminianismo). E os ataques ao calvinismo acusavam a doutrina reformada de coisas que o próprio Calvino já previa e detalhava em sua institutas. Logo, os próprios católicos atacavam a doutrina da predestinação sem nem mesmo conhecer uma das principais formulações que o catolicismo adota da mesma.<BR/>Assim como o meio católico, o meio protestante também carece de esclarecimento neste aspecto. Vemos muitos irmãos que aderem ao arminianismo sem o menor estudo crítico, e quando menos se percebe, já defendem o pelagianismo e o relativismo de nossos dias. A Teologia Reformada foi sem dúvida nenhuma um dos grandes tesouros trazidos pela Reforma (e custou muita dor para muitas pessoas, com certeza). Triste é perceber como tal tesouro facilmente se perde, mas consolador é também perceber a constante busca do Cristão pela sã doutrina.<BR/>E ninguém pode reclamar de falta de material, já que estamos com trÊs edições recentes traduzidas das Institutas de Calvino, e a Confissão de Fé de Westminster é disponibilizada no site da Igreja Presbiteriana do Brasil para quem quiser.<BR/>O problema é que poucos têm a disciplina de buscar a verdade.<BR/><BR/>Um grande abraço.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-19876058.post-55723503007266408762008-05-21T01:56:00.000-03:002008-05-21T01:56:00.000-03:00gostaria de por favor vcs me mandarem artigos que ...gostaria de por favor vcs me mandarem artigos que defendam a não perda se salvação obrigado!!!!<BR/>maxconcflor@hotmail.comPr. Max da Conceição Florhttps://www.blogger.com/profile/13824015651099989424noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-19876058.post-55011013564863625432008-02-18T16:36:00.000-03:002008-02-18T16:36:00.000-03:00Wendel, leia por favor o verso 13 de João cap. 1 e...Wendel, leia por favor o verso 13 de João cap. 1 e veja quem usou o livre-arbítrio.<BR/><BR/>Peço permissão aos Reverendos e Presbitero, para fazer uma propaganda do forum do site monergismo onde podemos nos aprofundar nesta questão.<BR/><BR/>http://forum.monergismo.com<BR/><BR/>Em Cristo,<BR/><BR/>Ednaldo<BR/><BR/>P.S. Fiquem a vontade para moderar este comentário, por causa da propaganda.Cristão Reformadohttps://www.blogger.com/profile/17968390917645407390noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-19876058.post-15270360207838587322008-02-16T10:42:00.000-02:002008-02-16T10:42:00.000-02:00(Eu creio na eleição e na predestinação... creio q...(Eu creio na eleição e na predestinação... creio que o homem está morto, portanto não pode "aceitar" Jesus. Bom, acho que essa é a suma das coisas por aqui)<BR/>Discordo um pouco, nobre irmão.<BR/> Concordo que o homem está morto espiritualmente, mas ele precisa usar o seu livre arbítrio para:<BR/>"a saber: Se, com a tua boca, confessares ao Senhor Jesus e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dos mortos, serás salvo. Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação." Romanos 10:9-10<BR/><BR/>Bom, Jesus é superior em tudo, tem a primazia em tudo, Ele é tudo em tudo. Logo, tudo o que dermos ou fizermos para Ele, é porque d'Ele já recebemos. A maior prova de que Cristo nos aceitou foi no seu sacrifício. Agora é a nossa vez:<BR/>"Mas a todos quantos o receberam deu-lhes o poder de serem <BR/>feitos filhos de Deus: aos que crêem no seu nome," João 1:12<BR/><BR/>A paz do Senhor esteja com todos vocês.<BR/><BR/>Wendel.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-19876058.post-67299613516430640562008-02-13T21:31:00.000-02:002008-02-13T21:31:00.000-02:00Faz tempo que não "ouço" o Marcelo Hagah. Que bom ...Faz tempo que não "ouço" o Marcelo Hagah. Que bom vê-lo por aqui com a sua linguagem direta, espontânea e verdadeira.<BR/><BR/>Apenas para lembrar a ele que a "predestinação", no dizer presbiteriano, ou a "eleição", no dizer batista, já não são coisas do outro mundo para alguns bons assembleianos. E que estamos todos unidos contra a praga do teísmo aberto e os males do neopentecostalismo, como discutido no último post do rev. Augustus.<BR/><BR/>AbraçosPastor Geremias Coutohttps://www.blogger.com/profile/14427999040532627232noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-19876058.post-92011649091474161472008-02-13T11:58:00.000-02:002008-02-13T11:58:00.000-02:00Marcelo,Boa palavra. Como paraibano, gosto da fala...Marcelo,<BR/><BR/>Boa palavra. Como paraibano, gosto da fala direta. <BR/><BR/>Abraços pessoenses.Augustus Nicodemus Lopeshttps://www.blogger.com/profile/04362983992398308974noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-19876058.post-40986469302168779462008-02-12T21:41:00.000-02:002008-02-12T21:41:00.000-02:00Prof. Augustus Nicodemus,Li tudo, de um fôlego só....Prof. Augustus Nicodemus,<BR/><BR/>Li tudo, de um fôlego só. Ufa! Fiz anotações... mas uma pulga me ficou, mas antes: 1. lamento que um irmão tenha se identificado como "Anônimo", mas o senhor, sempre educado, o respondeu e nomeou-o de "Anônimo". Mas outro anônimo falou depois. Jesus, quem é o primeiro anônimo? Talvez um nomezinho no final ajudasse, não é?2. bom, vamos à pulga: o irmão (ou irmã, desculpe-me) falou do apoio à guerra do Iraque. Por Jesus, desde quando concordar com a guerra do Iraque é sinal de calvinismo ou de arminianismo? 3. Aqui na Paraíba, calvinistas são os presbiterianos. Nós, os batistas, falamos de "eleição", a que os presbiterianos chamam de "predestinação" - para mim a mesma coisa. As coisas se resolvem à resposta à questão: "Pode um crente perder a salvação?" e "O homem participa na salvação ou é obra exclusiva do Espírito Santo, o homem só responde ao chamado a ele?" Bom, os assembleianos e os batistas costumam digladiar-se (no bom sentido, eu acho) sobre isso. Eu creio na eleição e na predestinação... creio que o homem está morto, portanto não pode "aceitar" Jesus. Bom, acho que essa é a suma das coisas por aqui. Mas abaixo do Velho Chico os caba são mais sofisticados...<BR/><BR/>Um abraço,<BR/><BR/>Marcelo Hagah<BR/>João Pessoa-PB<BR/><BR/>P.S.: eu concordei com a guerra do Iraque. E concordo com outras que vierem que mantenham o mundo livre, livre... É isso aí. E sou manso.Hagahhttps://www.blogger.com/profile/03169339589442290830noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-19876058.post-9914597713853488502008-02-10T10:38:00.000-02:002008-02-10T10:38:00.000-02:00Caro irmão Augustusrecebi a Cristo numa "Assembléi...Caro irmão Augustus<BR/><BR/>recebi a Cristo numa "Assembléia de Deus" onde militei por quase três décadas onde Bacharei-me em Teologia sempre guardei num segredo covarde as minhas convicções reformadas, particularmente quanto aos cinco pontos do calvinismo, depois de algumas peregrinações iniciei uma nova igreja pentecostal e livre das amarras começo a percorrer a trilha do conhecimento reformado com paciência fiquei tocado pelo artigo deste blog. E gostaria de acrescentar que é verdadeiro o dito que "todos nascem arminianos e que pela graça de Deus o deixamos de ser" portanto eu já o havia me tornado e só descobri que o era com o contato com a literatura reformada.<BR/>"O reavivamento reformado começou, Graças a Deus"<BR/>ósculo a todos os leitores deste abençoado Blog<BR/>Lourival Nascimento pastor.mvida2@bol.com.brAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-19876058.post-58313933568358845822008-02-08T16:33:00.000-02:002008-02-08T16:33:00.000-02:00Eis aíi prelúdio de sistematização da tercera via,...Eis aíi prelúdio de sistematização da tercera via, ou da síntese, como ja me manifestei anteriormente. Acredito que seja este o caminho para unir os evangélicos ue lutam pela ortodooxia bíblica, sem os modismos que pululam por aí.<BR/><BR/>AbraçosPastor Geremias Coutohttps://www.blogger.com/profile/14427999040532627232noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-19876058.post-89209599379295762612008-02-05T01:07:00.000-02:002008-02-05T01:07:00.000-02:00Prezado Dr. Augustus, parabéns pelo post. Gostaria...Prezado Dr. Augustus, parabéns pelo post. Gostaria de comentar um pouco sobre a relação entre a fé reformada e a declaração doutrinária da Convenção batista Brasileira (CBB), pois de fato há um ressurgimento do interesse pelo calvinismo entre os batistas. <BR/><BR/>Na verdade, os batistas norte-americanos sempre me pareceram em grande parte calvinistas. Pelo menos, os reitores dos grandes seminários do Sul lá, pelo que sei, são calvinistas. Dentre os conservadores (geralmente taxados de fundamentalistas) que assumiram a liderança da convenção do Sul, boa parte deles tiveram um viés calvinista (p.ex. A. W. Criswell da PIB de Dallas). As teologias sistemáticas batistas mais usadas nos EUA são calvinistas: Strong, Dagg, Conner, Bancroft, Mullins, Millard Erickson, Gruden,etc. Quando estive nos EUA visitei duas mega-igrejas em Houston e Springdale, cuja pregação que ouvi era calvinista. <BR/><BR/>Acredito que o xis da questão está na rejeição do hiper-calvinismo e da dupla predestinação. Aqui no Brasil, até onde tenho visto em minhas viagens, a predestinação num viés calvinista é doutrina ausente ma grande maioria dos púlpitos batistas. Os batistas brasileiros defendem (na enorme maioria dos casos) a predestinação baseada na presciência de Deus, ou seja, oficialmente a CBB defende que devemos manter juntas, na soteriologia e na pregação, as doutrinas da soberania de Deus e da responsabilidade humana. Defende-se majoritariamente a expiação ilimitada (logo, não há aceitação e defesa dos princípios da TULIP). Entretanto, não se defende a salvação pelas obras (a única coisa que cabe ao pecador em relação à sua salvação é ouvir e crer - e nesse caso reside, para a maioria dos batistas brasileiros a única parte da responsabilidade humana na salvação: o pecador não será salvo pelas obras mas unicamente pela fé em Cristo) nem se defende que a segurança da salvação dependa do pecador: uma vez salvo (se verdadeiramente salvo), salvo para sempre. Portanto, acredito que, salvo haja uma mudança muito grande e radical entre os batistas brasileiros, algo que no momento não vislumbro, não creio numa guinada calvinista na CBB. Mesmo porque, a declaração doutrinária da CBB defende a eleição unicamente pela presciência de Deus, sem as demais implicações soteriológicas da fé reformada. Posso estar enganado a longo prazo, mas como professor do STBNB e pastor batista há 15 anos, os batistas brasileiros nem se assumem calvinistas nem arminianos. Defendem uma soteriologia que contém ponto de contato com as duas perspectivas (para muitos reformados isto não é possível, mas em geral os batistas brasileiros não pensam assim e evitam pelo lado do calvinismo - a expiação limitada e a graça irresistível - ; e pelo lado do arminianismo - a bondade inata do homem, a salvação pelas obras e a perda da salvação. É isso !!!!Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-19876058.post-90039705344608812062008-01-30T09:53:00.000-02:002008-01-30T09:53:00.000-02:00Dr Augustus,MInha satisfação é muito grande pela s...Dr Augustus,<BR/><BR/>MInha satisfação é muito grande pela sua postagem, ainda mais quando se trata de uma realidade minha. Estudo em um seminário que por denominação é Arminiano, além de ser pentecostal. No entanto sou um estudante e seguidor da fé reformada.<BR/><BR/>É fato, que alguns exageros também existem nos grupos denominados Calvinistas, no entanto, no que diz respeito ao centro da doutrina cremos e seguimos.<BR/><BR/>É bem verdade que a compreensão de Calvino não tem sido fácil para alguns, chegando alguns ao ponto de distorcer interpretações para validar suas opiniões. Eu até me arrisco em dizer que Gesler é um desses. Ainda se tratando de Calvino e do Calvinismo é difícil para muitos entender o Deus soberando nos dias atuais. <BR/><BR/>Na verdade eu acredito que a escola da morte de Deus é um grande influenciador do meio neopentecostal onde parece que apenas o Deus imanente existe, mas o transcedente está apenas na cabeça dos "fundamentalista"(nenhuma comparação com o termo em sua realidade em quanto seguimento doutrinário).<BR/><BR/>E essa acaba sendo uma realidade também nas músicas cantadas. Tenho tentado na igreja em que sirvo desenvolver uma conciência mais clara das musicas cantadas apartir da ótica reformada. Não tem sido fácil, mas Deus ajuda!<BR/><BR/>Um outro caso muito comum é ser rejeitado pelos próprios Calvinistas. Que na maioria das vezes nos lembra a impossibilidade de sermos Calvinistas e Pentecostais. No entanto, gosto de lembrar que somos Calvinistas se considerarmos o sentido quase que etimológico da palavra. <BR/><BR/>Prefiro dizer que sou um seguidor daquilo que mais se enquadra as verdades Bíblicas, nesse ponto, Calvino chegou mais próximo. Mas isso também não nos impossibilita desacreditar de algumas de suas interpretações.<BR/><BR/>MAs insisto em dizer que sou Reformado em todos os sentidos que a reforma representa. Por isso continuemos firme, que seja essa de fato a vontade do Deus Soberano. E somente a Ele a Glória!Samuel Brazhttps://www.blogger.com/profile/13324315737574499195noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-19876058.post-33634824588966559492008-01-28T11:17:00.000-02:002008-01-28T11:17:00.000-02:00O Pr. Geremias do Couto expôs de forma magistral o...O Pr. Geremias do Couto expôs de forma magistral o meu pensamento.<BR/><BR/>A verdade é que existem preconceitos, tanto de um lado quanto de outro. Pois sabemos que sistemas teológicos não são blocos monolíticos, pois aquilo que é calvinismo para um não o é para outro, da mesma forma o que é arminianismo para um não é para outro, haja vista a discodância entre o próprio Arminio e o seus seguidores no que diz respeito a perseverança do santos.<BR/><BR/>Em Cristo Ednaldo.Cristão Reformadohttps://www.blogger.com/profile/17968390917645407390noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-19876058.post-80474339777903737312008-01-27T21:09:00.000-02:002008-01-27T21:09:00.000-02:00Caro Célio:É bom quando nossas idéias são discutid...Caro Célio:<BR/><BR/>É bom quando nossas idéias são discutidas dessa forma em que as divergências são tratadas com respeito.<BR/><BR/>Não obstante a sua tentativa de esclarecimento, continuo a não entender a idéia de um "arminianismo natural ao pentecostalismo". O argumento que você usa para defender a tese é inconsistente. O fato de você sempre ter ouvido argumentos de pentecostais que demonstram ser arminiana a teologia pentecostal não quer dizer que ela seja automaticamente "natural" ao pentecostalismo. Isto é, que o pentecostalismo necessariamente precisa ser arminiano.<BR/><BR/>Se você sempre ouviu dessa forma, como eu também, é porque assim foi ensinado ao longo do tempo<BR/>mediante asgumentos convicentens, como os há também no calvinismo, mas não que o pentecostalismo dependa do arminianismo para sobreviver como teologia. <BR/><BR/>O que pretendo afirmar, mais uma vez, é que uma pessoa pode ser pentecostal e, ao mesmo tempo, reformada, sem que haja qualquer conflito entre uma posição é outra. E se não há conflito entre ser pentecostal e calvinista, logo o arminianismo não pode ser obrigatoriamente una necessidade para quem professa o pentecostalismo.<BR/><BR/>Esse é o meu ponto. Quando se discute a soteriologia não é a questão pentecostal que se está discutindo e, sim, como é o processo da salvação em si mesmo.<BR/><BR/>Espero que com essa minha clarificação você e outros freqüentadores deste blog tenham compreendido porque não não me soa bem esse conceito de "arminianismo natural ao pentecostalismo".<BR/><BR/>Abraços em Cristo, o doador da Graça.Pastor Geremias Coutohttps://www.blogger.com/profile/14427999040532627232noreply@blogger.com