Quando meu amigo Celsino Gama me sugeriu que fizéssemos um blog juntos, resolvi não aceitar, pois suspeitava que não teria o tempo necessário. Mas, a idéia ficou na minha cabeça, remoendo, remoendo. Quando compartilhei-a com Solano Portela e Mauro Meister, os dois resolveram na hora que faríamos um blog a três. Fiquei animado com o projeto e aceitei. Preciso até pedir perdão ao Celsino...
Mas, estou descobrindo que o problema não é tanto a falta de tempo (que continua sendo um problema), mas o gênero literário do blog, coisa nova, fruto da tecnologia, da internet e dos tempos e mores em que vivemos (para justificar um pouco o título deste blog). Passei a vida toda escrevendo livros, comentários bíblicos, cursos teológicos, artigos para revistas científicas, para a internet, para jornais... o formato varia um pouco, é verdade, mas no fundo é tudo muito parecido.
Neste pouco tempo de bloggista, já descobri que estou diante de um desafio diferente. Ñada do que fiz antes cabe num blog. O blog, por ser uma espécie de diário aberto a todos, exige um tom intimista, pessoal, e quase de confissão, mas com limites por ser público. Exige que o autor se desnude, que abra o coração, ao mesmo tempo em que mostre o que pensa acerca dos assuntos sobre os quais escreve. Pois quem quer ler teologia, vai para os sites teológicos ou compra livros e revistas. Mas quem quer saber o que um determinado autor ou teólogo pensa, sente e como ele reage, vai para o blog dele. Todo mundo espera que o blog seja mais pessoal. Acho que vou tentar por algum tempo. Acho que ainda posso aprender algo, apesar do adágio popular "papagio velho não aprende a falar".
Augustus, você está se saindo muito bem! É só continuar! O tom é só um pouquinho menos formal, não precisa ser tão intimista. Mas o mais legal dos blogs é que eles tornam o autor acessível aos leitores. Eu acho esse contato tête-à-tête uma das melhores qualidades do mundo dos blogueiros. Parabéns pelos textos e não precisa mudar nada, tá tudo muito bom! Abração!
ResponderExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluirLegal!
ResponderExcluirque Deus te abençoe Pastor Augustus!
Eu to lendo os textos e sendo muito edificado!
Parabéns pela iniciativa, inda mais sabendo que tempo livre é coisa que vcs não tem!
ResponderExcluirVale a pena ler a entrevista do Christopher Locke 'about blogging'. Esse cará é um dos expoentes em explicar o mundo digital (foi co-autor do www.cluetrain.com - um manifesto com 95 teses!).
http://www.davidnewberger.com/2006/01/02/10-questions-with-chris-locke-on-blogging/
Tem tudo a ver com o seu drama mas o caminho é esse mesmo (sorry pela aparencia de presunção no incentivo).
Permita-me elocubrar um pouco mais: quem não bloggar (e que tem o que 'falar') vai perder o bonde da história e seremos cobrados por essa omissão!
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluir