segunda-feira, fevereiro 25, 2008

Augustus Nicodemus Lopes

Mackenzie debate sobre Darwinismo

A Universidade Presbiteriana Mackenzie promove nos dias 8 a 10 de abril no campus São Paulo o I Simpósio Internacional – DARWINISMO HOJE. O evento reúne pesquisadores no campo das diferentes áreas do saber, com a finalidade de promover um amplo debate sobre o Darwinismo, o Criacionismo e o Design Inteligente, aproveitando que em 2009 se comemora no meio acadêmico os 150 anos do lançamento de A Origem das Espécies.

O palestrante internacional é Dr. Paul Nelson (foto), que falará do ponto de vista do Design Inteligente. O ponto principal de suas palestras é demonstrar a necessidade de um outro modelo, que não o darwinista, que explique mais adequadamente informações e fatos relativamente recentes levantados por diferentes ciências, entre elas a bioquímica.

Falando do ponto de vista do Darwinimo, teremos a participação de Dr. Aldo Mellender de Araújo. Já a visão criacionista será apresentada por Dr. Ruy Carlos de Camargo Vieira, presidente e fundador da Sociedade Criacionista Brasileira. Os três palestrantes estarão juntos numa mesa redonda ao final do evento.

O evento realizar-se-á nos dias 08 a 10 de abril 2008, no campus São Paulo, com transmissão via satélite ao vivo para os campi Mackenzie no Rio de Janeiro e em Brasília. As inscrições para participação já estão abertas. Os interessados podem se inscrever a partir do site do Mackenzie, no endereço http://www4.mackenzie.br/10391.html. Os participantes receberão certificados de participação.

Sobre os Palestrantes

Dr. Aldo Mellender de Araújo
Possui graduação em História Natural (1967) e doutorado em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1973). Realizou estágios na University of Liverpool (1975) e na Cornell University (1976), sobre história da genética e evolução. Atualmente é professor titular do Instituto de Biociências da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (IB - UFRS), atuando na área de história e epistemologia das idéias sobre evolução biológica.

Dr. Paul Nelson
Paul Nelson é filósofo da Biologia, especializado em biologia do desenvolvimento. Tem um PhD em Filosofia pela Universidade de Chicago. Sua tese, publicada sob a forma de livro pela Universidade de Chicago, oferece uma crítica a aspectos da teoria da macroevolução à luz dos desenvolvimentos mais recentes na embriologia e da biologia do desenvolvimento. Nelson é membro da International Society for Complexity, Information and Design [Sociedade Internacional para a Complexidade, Informação e Design] e do Centro de Ciências e Cultura do Discovery Institute. Autor de vários artigos científicos em revistas especializadas.

Dr. Ruy Carlos de Camargo Vieira
Engenheiro Mecânico-Eletricista pela USP, Livre-Docente e Catedrático de Mecânica dos Fluidos na EESC-USP. Tem vários livros e artigos científicos publicados. É Presidente e Fundador da Sociedade Criacionista Brasileira.

Augustus Nicodemus Lopes

Postado por Augustus Nicodemus Lopes.

Sobre os autores:

Dr. Augustus Nicodemus (@augustuslopes) é atualmentepastor da Primeira Igreja Presbiteriana de Goiânia, vice-presidente do Supremo Concílio da Igreja Presbiteriana doBrasil e presidente da Junta de Educação Teológica da IPB.

O Prof. Solano Portela prega e ensina na Igreja Presbiteriana de Santo Amaro, onde tem uma classe dominical, que aborda as doutrinas contidas na Confissão de Fé de Westminster.

O Dr. Mauro Meister (@mfmeister) iniciou a plantação daIgreja Presbiteriana da Barra Funda.

12 comentários

comentários
25/2/08 17:02 delete

Numa epoca em Dawkins delira referindo-se a Deus como delirio, torna-se muito necessário um evento como este, onde se pode expor as falácias evolucionistas.

Pena eu não morar em São Paulo.

Em Cristo,

Ednaldo

Responder
avatar
26/2/08 18:09 delete

Caro Augustus,
Quem mora no Rio pode assistir no campus carioca da Mackenzie?
Um abraço,
João

Responder
avatar
Unknown
AUTOR
26/2/08 18:29 delete

Augustus, para nós que não podemos comparecer ao evento, sugiro que o mesmo seja gravado e disponibilizado na web. Seria algo, com certeza, de grande valor.

Responder
avatar
Anônimo
AUTOR
28/2/08 19:34 delete

Reverendo, essa conferência será disponibilizada em dvd? Tenho grande interesse no assunto, porém, devido ao trabalho não poderei participar. Já participei de conferências sobre o criacionismo, ministradas pelo Adauto Lorenço, que são muito boas. No site "monergismo.com" tem alguns sermões do Adauto sobre criacionismo. Eu recomendo!

Em Cristo,

Marco Duarte

Responder
avatar
Anônimo
AUTOR
29/2/08 15:53 delete

Acho o blog de vocês excelente, leio sempre que posso. Mas esse fundo preto com as letras brilahntes dói os olhos demais! Não dá pra mudar? Fundo branco com letra preta?

Responder
avatar
Joel
AUTOR
1/3/08 10:54 delete

Prezado Augustus,
Endosso o pedido efetuado por Clériston. Particularmente, o assunto é bastante interessante, e não encontra-se muita literatura imparcial.
Abraço.

Responder
avatar
Anônimo
AUTOR
2/3/08 13:01 delete

De fato, é muito oportuno o referido debate, porvir. Mas como já sugerido pelos irmãos, seria válido (muito importante, aliás), o registro do áudio (pelo menos) e disponilização em algum site, para que mais cristãos fossem beneficiados!

Sim, eu também agradeceria se os srs. tirassem essa cor preta de fundo. O contraste com a fonte na cor branca incomoda demais!

Responder
avatar
4/3/08 19:03 delete

Olá pessoal,
aproveitando esse post, gostaria de perguntar se existe algum estudo sobre criacionismo e semiótica?

Responder
avatar
17/3/08 10:07 delete

Caro Reverendo Augustus,
realmente oportuno esse debate. Temos estudado esse assunto na nossa classe de escola dominical exatamente prevendo que o assunto estará muito evidente no próximo ano e é bom que os cristãos saibam se posicionar a respeito. Como vários outros já se manifestaram, eu também lamento não pode estar em São Paulo para partcipar e engrosso o coro dos pedem uma forma de disponibilizar o conteúdo pela internet. O ideal seria permitir a participaçãp on-line, mediante inscrição.

Abraços,

Flávio Gibram
1ª IPBH

Responder
avatar
Calebe
AUTOR
4/4/08 12:09 delete

Para atenuar o vontade de participar de um debate como esse, sugiro uma visita ao site http://www.universocriacionista.com.br/

[]'s
Calebe de Paula Bianchini

Responder
avatar
Unknown
AUTOR
7/4/08 11:10 delete

É uma pena que a comunida cristã brasileira ainda caia nessa artimanha de achar que o Criacionismo ou o Design Inteligente sejam teorias cientificas, muito menos boas formas de Teologia. Elas não fazem nada além de criar um deserviço para a formentação da Ciência no Brasil.

Responder
avatar
7/4/08 18:45 delete

Ricardo,

Está com medo de quê? Por que essa repulsa pelo debate? Seu comentário só serve para demonstrar que o darwinismo é que é uma religião fundamentalista, arrogante e totalmente fechada para quem lhe questiona os próprios fundamentos. Libere-se, rapaz, e assista às palestras.

Um abraço.

Responder
avatar