Esta bibliografia foi publicada originalmente na Revisa Fides Reformata (2008) e como recurso no blog será, sempre que possível, atualizada.
Se quiser colaborar com a lista bibliográfica, por favor, envie uma mensagem com os dados completos da obra.
Vem para o topo da nossa lista o livro do nosso colega, Pb Solano Portela, publicado em 2012:
PORTELA NETO, F. Solano. O que estão ensinando aos nossos filhos?. São José dos Campos: Editora Fiel, 2012.
Vem para o topo da nossa lista o livro do nosso colega, Pb Solano Portela, publicado em 2012:
PORTELA NETO, F. Solano. O que estão ensinando aos nossos filhos?. São José dos Campos: Editora Fiel, 2012.
RELAÇÃO DE OBRAS SOBRE EDUCAÇÃO CRISTÃ
Fabiano Oliveira,
Solano Portela e Mauro Meister
Esta lista reúne várias obras publicadas no formato de livros, artigos, teses e dissertações na língua portuguesa que podem servir como referencial para os educadores brasileiros. A lista não é exaustiva, porém abrangente. Estamos relacionando tanto obras sobre a educação cristã no campo escolar quanto eclesiástico, mas com ênfase no primeiro. As obras estão divididas em seções por temas. Certamente, algumas obras poderiam estar em mais de uma seção ou mesmo em uma seção mais específica, mas cremos que a divisão aqui presente nos dá uma boa visão e percepção dos materiais auxiliares na concepção da educação cristã, assim como um panorama razoável do que já foi publicado na área. A elaboração da bibliografia abaixo contou com a ajuda de vários pesquisadores do tema, a quem somos gratos. Cada seção tem uma breve introdução assim como algumas obras receberam breves comentários.
Fundamentos
para a Educação Cristã
Nesta seção encontram-se obras
específicas para a fundamentação bíblica, filosófica, pedagógica e psicológica
para a educação cristã. A primeira série de livros, Fundamentos, esta especificada também por capítulos por serem
livros multi-autor e servirem como base para o desenvolvimento da pedagogia
cristã. Outros vários livros da seção ajudam o educador com o desenvolvimento
de vários temas pertinentes à concepção de um projeto político pedagógico
coerente com uma pedagogia cristã.
Vários autores. Fundamentos bíblicos e filosóficos da
educação. São Paulo: ACSI, 2004. Capítulos:
1. SPEARS,
Paul. Introdução à Filosofia.
2. LAYMAN,
Jack. História da Filosofia da Educação.
3. LAYMAN,
Jack. Filosofias Educacionais Modernas.
4. PORTELA,
Solano. Construtivismo no Cenário Brasileiro.
5. GANGEL,
Kenneth O. Fundamentos Bíblicos da Educação.
6. EDLIN,
Richard J. Princípios e Valores Centrais em uma Filosofia Cristã de Educação.
Vários autores. Fundamentos da psicologia da educação.
São Paulo: ACSI, 2004. Capítulos:
1. STRONKS,
Glória Goris. A Essência do Aprendiz.
2. BODE,
Barbara. A Essência da Aprendizagem.
3. BASSET,
W. Philip; BAUMANN, Eddie K. Metodologias de Ensino.
4.
BLACK, Ellen Lowrie. O Professor.
Vários autores. Fundamentos pedagógicos. São Paulo:
ACSI, 2005. Capítulos:
1.
MacCullough, Marti. Filosofia Educacional.
2. Brummelen, Harro Van. O
Desenvolvimento do Currículo.
3. Heaton, Timothy L.; Coon,
Brian. A Avaliação na Escola Cristã: Filosofia
e Prática.
4. Uecker, Milton V. O
Desenvolvimento da Moralidade e do Caráter.
5. Haddock, Jerry L. Disciplina:
Filosofia e Prática.
6. Berry, Sharon R. Alunos Excepcionais
em Escolas Cristãs.
7. Braley, James W.
Preparando nossos alunos para viver no mundo.
BORGES, Inez Augusto. A Influência da educação cristã na formação
da personalidade. São Paulo: Editora Mackenzie, 2000.
BORGES, Inez
Augusto. Educação e personalidade: a
dimensão sócio-histórica da educação cristã. São Paulo: Editora Mackenzie,
2002.
BORGES, Inez
Augusto. Confessionalidade e construção
ética na universidade. São Paulo: Editora Mackenzie, 2008.
DOWNS, Perry G. Introdução
à educação cristã: ensino e crescimento. São Paulo: Editora Cultura
Cristã, 2001.
GANGEL, Kenneth O.; HENDRICKS,
Howard G. Manual de ensino para o
educador cristão. Rio de Janeiro: CPAD, 1999.
HAYCOCK, Ruth C.
Enciclopédica das verdades bíblicas:
fundamentação para o currículo escolar cristão. São Paulo: ACSI, 2005.
HENDRICKS,
Howard. Ensinando para transformar vidas.
Belo Horizonte: Editora Betânia, 1991.
MACCULLOUGH,
Martha E. Como desenvolver um modelo de
ensino para a integração da cosmovisão bíblica. São Paulo: ACSI, 2005.
Vários autores. Como organizar e manter uma escola cristã.
São Paulo: ACSI, 2009 (livro no prelo na data de publicação desta
bibliografia).
NETO, Francisco Solano Portela. Educação cristã. São Paulo: Fiel, 1988.
SANTOS, Cassio
Miranda dos. Ensinar, verbo transitivo.
Belo Horizonte: Editora Betânia, 2001.
WILKINSON,
Bruce. As 7 leis do aprendizado.
Belo Horizonte: Editora Betânia, 1996.
Livros
didáticos e fundamentos para a sala de aula
Esta
seção traz alguns livros de caráter prático para o uso em sala de aula, sendo
material didático, material de ensino religioso e material com idéias práticas.
Obras destinadas a professores
BERRY, Sharon R.
100 idéias que funcionam: disciplina
na sala de aula. São Paulo: ACSI, 2001.
BLACK, Jan;
SMART, Pat. Série Fundamentos do Caráter.
Livro 1: Primeiros passos. Livro 2: Fazendo o que é certo! São Paulo: ACSI,
2007. Os demais livros, até o 5º ano estão em preparação.
Coleção Crer e Ser. Material de Ensino Religioso
e Ética. Educação Infantil, Ensino Fundamental 1º ao 5º ano e Ensino
Fundamental 6º ao 9º ano. São Paulo: Associação Nacional de Escolas
Presbiterianas e Cultura Cristã, 2009.
GIBBS, Ollie E.;
HADDOCK, Jerry L. Sala de aula,
disciplina e gestão: um guia prático para professores de escolas cristãs.
São Paulo: ACSI, 2002.
FREITAS, Neli
Maria. Três séries de livros divididos em As
Maravilhas de Deus (Ed. Infantil, 3 anos), As Maravilhas de Deus (Fundamental 1) e A Melhor Alternativa (Fundamental 2). Goiânia: Instituto
Presbiteriano de Educação, 2000).
MERKE, David;
FRANÇA, Paulo. 101 idéias criativas para
professores. São Paulo: Editora Hagnos, 2002.
SISTEMA MACKENZIE DE ENSINO. Coleção Princípio do Saber. São Paulo:
Sistema Mackenzie de Ensino, 2007. Material pedagógico para a Educação Infantil
compreendendo os três anos do pré-escolar. Inclui material didático regular,
inglês e artes assim como material complementar como cartazes, fantoches e
músicalização.
SISTEMA MACKENZIE DE ENSINO. Coleção Crescer em Sabedoria. São
Paulo: Sistema Mackenzie de Ensino, 2008. Material pedagógico para o Ensino
Fundamental I nas áreas de Português, Matemática, Ciências, História,
Geografia, Inglês e Artes. Até o ano de 2009 estão disponíveis os livros do
primeiro ao quarto ano.
Educação
Cristã e História
Os
fundamentos de qualquer disciplina somente são compreendidos na sua completude
quando conhecemos a sua história. Esta seção traz algumas obras fundamentais
para entendermos como chegamos ao presente momento na educação cristã. Olhando
para a história aprendemos com o que outros já passaram, somos estimulados a
continuar nos labores do presente e a buscar um futuro que não repita os mesmos
erros. Olhar para a história nos ajuda a perceber os maravilhosos caminhos da
providência de Deus no desenvolvimento da educação cristã.
COMÊNIO, João
Amós. Didáctica Magna: tratado da
arte universal de ensinar tudo a todos. 4ª ed. Lisboa: Fundação Calouste
Gulbenkian, 1996.
HACK, Osvaldo Henrique. Mackenzie College e o ensino superior
brasileiro. São Paulo: Editora Mackenzie, 2002.
HACK, Osvaldo
Henrique. Protestantismo e educação brasileira. 2. ed. São Paulo: Cultura Cristã, 2000.
HACK, Osvaldo
Henrique. Raízes cristãs do Mackenzie e
seu perfil confessional. São Paulo: Editora Mackenzie, 2003.
LOPES, Edson
Pereira. A inter-relação da teologia com
a pedagogia no pensamento de Comenius. São Paulo: Editora Mackenzie, 2006.
LOPES, Edson
Pereira. O conceito de teologia e
pedagogia na Didática Magna de Comenius. São Paulo: Editora Mackenzie,
2003.
LUTERO,
Martinho. Educação e reforma: aos
conselhos de todas as cidades da Alemanha, para que criem e mantenham escolas e
uma prédica para que se mandem os filhos à escola. São Leopoldo: Sinodal, 2000.
MENDES, Marcel. Tempos de Transição: a nacionalização do Mackenzie e sua vinculação
eclesiástica (1957-1973). São Paulo: Editora Mackenzie, 2007.
NUNES, Ruy
Afonso da Costa. História da educação na
antiguidade cristã: o pensamento educacional dos mestres e escritores
cristãos no fim do mundo antigo. São Paulo: Edusp, 1978.
STRECK, Danilo
R. Educação e igrejas no Brasil. São
Leopoldo e São Bernardo do Campo: Celadec, IEPG e Ciências da Religião, 1995.
VIEIRA, Paulo
Henrique. Calvino e a educação: a
configuração da pedagogia reformada no século XVI. São Paulo: Editora Mackenzie, 2008.
Educação
Cristã e Filosofia - Cosmovisão
Filosofia,
educação, cultura e cosmovisão são temas entrelaçados. A forma de compreensão
de um deles influenciará a forma como desenvolvemos os demais. Esta seção traz algumas
obras fundamentais no esclarecimento dos conceitos de cada um desses temas
assim como sua aplicação a diferentes esferas do conhecimento e da vida.
CARVALHO, G. V. R.; CUNHA, M. J.
S.; LEITE, Cláudio A. C. (Org.). Cosmovisão
cristã e transformação: espiritualidade, razão e ordem social. 1 ed.
Viçosa: Ultimato, 2006.
COLSON, Charles W.; PEARCEY, Nancy. O cristão na
cultura de hoje. Rio de Janeiro: CPAD, 2006.
COLSON, Charles;
PEARCEY, Nancy. E agora como viveremos?. 3. ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2005.
GEISLER. Norman. Fundamentos inabaláveis. São Paulo:
Editora Vida, 2003.
GOMES, Davi
Charles. A suposta morte da epistemologia e o colapso do fundacionalismo
clássico. São Paulo: Fides Reformata,
Vol. V, n. 2, 2000.
GOMES, Davi
Charles. Fides et scientia: Indo além da discussão de “fatos”. São Paulo: Fides Reformata, Vol. II, n. 2, 1997.
HORTON, Michael. O cristão e a cultura. São Paulo:
Cultura. Cristã, 1998.
KNIGHT, George
R. Filosofia e Educação: uma
introdução da perspectiva cristã. Engenheiro Coelho, SP: Unapress (Centro
Universitário Adventista de São Paulo), 2007.
LEWIS, C.S. Cristianismo puro e simples. São Paulo:
Martins Fontes, 2005.
MACARTHUR, John
(Org.). Pense biblicamente:
recuperando a visão cristã de mundo. São Paulo: Editora Hagnos, 2005.
MORELAND, J. P.;
CRAIG, William Lane. Filosofia e cosmovisão cristã. São Paulo: Vida
Nova, 2008.
NETO, Francisco Solano Portela. O
que estão ensinando aos nossos filhos? uma avaliação teológica preliminar de
Jean Piaget e do construtivismo. São Paulo: Fides Reformata, Vol. V, n. 1, 2000.
OLIVEIRA,
Fabiano de Almeida. Reflexões críticas sobre weltanschauung: uma análise do
processo de formação e compartilhamento de cosmovisões numa perspectiva teo-referente. São Paulo: Fides Reformata, Vol. XIII, n. 1, 2008.
PALMER, Michael D. (Org.). Panorama do pensamento cristão. Rio de
Janeiro: CPAD, 2001.
PEARCEY, Nancy. Verdade absoluta: libertando o
cristianismo de seu cativeiro cultural. Rio de Janeiro: CPAD, 2006.
PLANTINGA,
Cornelius. O crente no mundo de Deus.
São Paulo: Cultura Cristã, 2007.
SIRE,
James. O universo ao lado: um catálogo de cosmovisões. São Paulo:
Editorial Press, 2001.
STOTT, John R.
W. Crer é também pensar. São Paulo:
A.B.U., 1984.
VEITH, Gene
Edward. Deus em ação: a
vocação cristã em todos os setores da vida. São Paulo: Cultura Cristã, 2007.
WOLTERS, Albert
M. A criação restaurada: base bíblica
para uma cosmovisão reformada. São Paulo: Cultura Cristã, 2006.
Educação Cristã e Filosofia - Pós-modernidade
GRENZ, Stanley
J. A busca da moral: fundamentos
da ética cristã. São Paulo: Vida Acadêmica, 2006.
GRENZ, Stanley
J. Pós-modernismo: um
guia para entender a filosofia do nosso tempo. São Paulo: Vida Nova, 1997.
SALINAS, Daniel; ESCOBAR, Samuel. Pós-modernidade: novos desafios para a fé cristã. São
Paulo: ABU, 2002.
VEITH JR, Gene
Edward. Tempos pós-modernos: uma avaliação crista do pensamento e da
cultura da nossa época. São Paulo: Editora Cultura Cristã, 1999.
VEITH, Gene
Edward. De todo o teu entendimento:
pensando como cristão num mundo pós-moderno. São Paulo: Editora Cultura Cristã,
2006.
Educação Cristã, Ciência e Apologética
O tema das origens está diretamente
relacionado à fé cristã e encontra-se debaixo de grande ataque pelo naturalismo
e materialismo filosófico do nosso tempo. Esta seção traz uma série de recursos
a serem utilizados na defesa fé e na compreensão correta da relação entre fé e
razão, igreja e ciência. Diferentes linhas de exposição quanto às origens serão
encontradas nestes livros, como por exemplo, criacionismo da Terra Jovem,
Design Inteligente e outras variações. Aqueles que acreditam que a evolução das
espécies foi um mecanismo utilizado por Deus são chamados de evolucionistas
teistas. Procuramos não relacionar obras dessa corrente por convicção de que
ela não faz justiça aos relatos bíblicos e à historicidade do relato da
criação. Algumas das obras abaixo não têm qualquer aspecto religioso. Procedem
de cientistas que discordam das explicações darwinistas para a origem e
desenvolvimento das espécies. Muitos desses argumentos são pertinentes e podem
ser utilizados pela educação cristã.
ANDREWS, E.H. No princípio: um guia básico para
confrontação entre criação e evolução. 3. Ed. São José dos Campos: Editora
Fiel, 1991.
BEHE, Michael J.
A caixa preta de darwin: o
desafio da bioquímica à teoria da evolução. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1997.
BRAND, Leonard. Fé,
razão e história da terra. São Paulo: Unaspress, 2005.
BYL, John. Deus e cosmos: um conceito cristão do
tempo, do espaço e do universo. São Paulo: PES, 2003.
COUSINS, Peter
James. Ciência e fé: novas
perspectivas. São Paulo: ABU Editora, 1997.
HOOYKAAS, R. A religião e o desenvolvimento da ciência
moderna. Brasília: Editora da Universidade de Brasília, 1988.
JOHNSON, Phillip
E. As perguntas certas. São Paulo:
Cultura Cristã, 2004.
JOHNSON, Phillip
E. Ciência, intolerância e fé: a
cunha da verdade: rompendo os fundamentos do naturalismo. Viçosa: Ed. Ultimato, 2004.
JOHNSON, Phillip
E. Como derrotas o evolucionismo com
mentes abertas. São Paulo: Cultura Cristã, 2000.
JOHNSON, Phillip
E. Darwin no banco dos réus. São
Paulo: Cultura Cristã, 2008.
JÚNIOR, Almir
dos Santos Gonçalves. Quando deus criou
o mundo. Rio de Janeiro: JUERP, 1996.
LOURENÇO,
Adauto. Como tudo começou: uma
introdução ao criacionismo. São José dos Campos, SP: Editora Fiel, 2007.
LUCAS, Ernest. Gênesis hoje: gênesis e a questão da
ciência. São Paulo: ABU Editora, 1994.
MACARTHUR, Jr,
John. Criação ou evolução. São
Paulo: Cultura Cristã, 2004.
MCGRATH,
Alister. Fundamentos do diálogo entre
ciência e religião. São Paulo: Edições Loyola, 2005.
MCGRATH,
Alister. O deus de Dawkins: genes,
memes e o sentido da vida. São Paulo: Shedd Publicações, 2008.
MCGRATH,
Alister; MCGRATH, Joanna. O delírio de
Dawkins: uma resposta ao fundamentalismo ateísta de Richard Dawkins. São
Paulo: Mundo Cristão, 2007.
MORRIS, Henry. Criação ou evolução. São José dos Campos:
Editora Fiel, 1996.
MORRIS, Henry. O enigma das origens: a resposta.
[s.n.]: Editora Origens, 1974.
SILVA NETO,
Cristiano P. Origens: a verdade
objetiva dos fatos. Belo Horizonte: ABPC e Editora Origens LTDA, 2003.
PEARCEY, Nancy;
THAXTON, Charles B. A alma da ciência: fé cristã e filosofia natural. São Paulo: Cultura Cristã, 2005.
Educação Cristã, Teologia e Igreja
Algumas dessas obras são mais
relacionadas com educação religiosa, mas seus princípios podem ser igualmente
estudados e relacionados com a educação cristã escolar.
CARVALHO,
Antonio Vieira de. Teologia da educação cristã. São Paulo: Eclésia, 2000.
CONCEIÇÃO, Eurípedes da. Ensinando através do caráter. São Paulo: Cultura Cristã, 2004.
GEORGE, Sherron
K. Igreja ensinadora: fundamentos
bíblico-teológicos e pedagógicos da educação cristã. Campinas: Luz para o
caminho, 1993.
LOPES, Augustus Nicodemus. Educação
teológica reformada: motivos e desafios. São Paulo: Fides
Reformata,
Vol. IX, n. 2, 2004.
OYBEKK, Inger. Orientados
para orientar: subsídios
para orientadores de culto infantil e escola dominical. São Leopoldo: Sinodal,
1996.
PAZMIÑO Robert
W. Deus nosso mestre: bases
teológicas da educação cristã. São Paulo: Cultura Cristã, 2006.
PAZMIÑO, Robert
W. Elementos básicos do ensino para cristãos. São Paulo: Cultura Cristã,
2006.
PAZMIÑO, Robert
W. Temas fundamentais da educação
cristã. São Paulo: Cultura Cristã, 2008.
REIS, Gildásio Jesus Barbosa. Princípios norteadores para uma Educação
Cristã Reformada. Artigo publicado na revista Teologia Para a Vida, Vol. I, nº 1, p. 29. São Paulo: Seminário
JMC, 2005.
RICHARDS,
Lawrence O. Teologia da educação cristã. 3. ed. São Paulo: Vida Nova, 1996.
Educação Cristã, Família e Sexualidade
A amplitude dessa área é imensa e
muitos livros poderiam ser aqui relacionados. Aqui esta uma pequena amostragem destas
obras em reconhecimento ao entrelaçamento da família com a escola para o
adequado reforço e eficácia dos aspectos disciplinares e comportamentais.
GRONINGEN, Harriet Van; GRONINGEN, Gerard Van. A família da
aliança. 2. ed. São Paulo: Editora Cultura Cristã, 2002.
LOPES, Augustus
Nicodemus Gomes. A Bíblia e sua família.
São Paulo: Cultura Cristã, 2000.
MACARTHUR, Jr,
John. Como educar seus filhos segundo a
Bíblia. São Paulo: Cultura Cristã, 2001.
NICOLOSI,
Joseph; NICOLOSI, Linda Ames. Homossexualidade:
um guia de orientação aos pais para a formação da criança. São Paulo: Shedd
Publicações, 2008.
PETERSEN, J. A. Filhos
precisam de pais. São Paulo:
Editora Fiel, 1974.
RAMOS, André
Luiz. Educação cristã no lar. Campinas,
SP: LPC comunicações, 1999.
TRIPP, Ted. Pastoreando o coração da criança. São José dos Campos: Fiel, 2000.
SANTOS, Valdeci
da Silva. Homossexualismo. São
Paulo: Cultura Cristã, 2006.
Teses e Dissertações sobre Educação Cristã
Ao longo dos últimos anos tem
surgido um maior interesse pelo tema da educação cristã, seus fundamentos e
práticas, tanto no campo eclesiástico quanto no campo escolar. A manifestação
disto é percebida no número de teses e dissertações que foram produzidas nestes
últimos anos tratando de diversos aspectos do tema. A lista abaixo caracteriza
vários destes esforços e aponta para interessantes caminhos que podem ser
seguidos dentro desse campo. A quase totalidade destas obras esta disponível na
biblioteca Gerard Van Groningen, do Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew
Jumper. O catálogo eletrônico encontra-se disponível no endereço http://www.mackenzie.br/bibliotecas.html.
AMARAL FILHO,
Wilson do. O projeto educacional de deus:
uma proposta bíblico-teológica para a educação cristã. Dissertação
(Mestrado em Teologia). Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper,
Instituto Presbiteriano Mackenzie, São Paulo, 1998.
ANJOS, Marcos
Rodrigues Isidoro dos. Resgatando a
importância da escola dominical como instrumento eficaz da educação cristã
hoje. Dissertação (Mestrado em Teologia). Centro Presbiteriano de
Pós-Graduação Andrew Jumper, Instituto Presbiteriano Mackenzie, São Paulo,
2001.
BARBOSA, Geraldo
Henrique Lemos. Resgatando o passado
para transformar a presente análise dos princípios de educação cristã paulinos
na carta a Tito. Dissertação (Mestrado em Teologia). Centro
Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper, Instituto presbiteriano
Mackenzie, São Paulo, 2001.
CARDIN, Hélder
de Salles. A incumbência primária da família na educação dos filhos na primeira
infância. 2007. Dissertação (Mestrado em Teologia). Centro Presbiteriano de
Pós-Graduação Andrew Jumper, Instituto Presbiteriano Mackenzie, São Paulo,
2007.
CARDOSO, Rogério
da Silva. Didática Magna de Comenius: uma
proposta pedagógica confessional cristã sob a influência do pensamento
humanista protestante. Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião).
Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2007.
COUTO, Silas
Antônio do. Educação cristã: perspectivas
do culto presbiteriano. Dissertação (Mestrado em Teologia Pastoral). Centro
Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper, Instituto Presbiteriano
Mackenzie, São Paulo, 2002.
FERREIRA, Ozny. Escola bíblica dominical: vida cristã
como parâmetro da prática pedagógica. Dissertação (Mestrado em Educação
Cristã). Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper, Instituto
Presbiteriano Mackenzie, São Paulo, 2001.
FERREIRA, Regina
Fonseca Accioly. A importância do
planejamento curricular na escola bíblica dominical. Dissertação
(Mestrado em Teologia). Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper,
Instituto Presbiteriano Mackenzie, São Paulo, 2005.
FICKER, Azenethe
de Azevedo. Independência ou morte:
grito decisivo para a educação cristã. Dissertação (Mestrado em Educação
Cristã). Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper, Instituto
Presbiteriano Mackenzie, São Paulo, 1999.
HAERTEL, Marilú
Cleunice Branco. Educação cristã: a
proposta de formação integral da carta de Paulo aos romanos (Rm 12.1 e 2).
Dissertação (Mestrado em Educação Cristã). Centro Presbiteriano de
Pós-Graduação Andrew Jumper, Instituto Presbiteriano Mackenzie, São Paulo,
2001.
LOBO, Iône
Cristina Ramos de Oliveira. A metáfora
do corpo e a importância educacional para a prática ministerial da igreja. Dissertação
(Mestrado em Educação Cristã). Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew
Jumper, Instituto Presbiteriano Mackenzie, São Paulo, 2001.
MASSOTTI, Roseli
de Almeida. Erasmo Braga e o valores
protestantes na educação brasileira. Dissertação (Mestrado em Ciências
da Religião). Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2007.
MOURA, Roseli
Pereira Corrêa de Lima e. A perspectiva
cristã da educação e as bases da escola de confissão protestante. Dissertação
(Mestrado em Teologia). Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper,
Instituto Presbiteriano Mackenzie, São Paulo, 2007.
RESENDE, Adriana
Torquato. Valores educacionais cristãos
presentes nos contos de Grimm: um estudo introdutório. Dissertação
(Mestrado em Teologia). Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper,
Instituto Presbiteriano Mackenzie, São Paulo, 2003.
RIBEIRO, Marco
Antônio Baumgratz. O lugar da fé na
“Didática Magna” de João Amós Comênio. Dissertação (Mestrado em
Teologia). Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper, Instituto
Presbiteriano Mackenzie, São Paulo, 2003.
ROCHA, Ana Maria
Coelho. Fé vivenciada com adolescentes:
de corpo inteiro no corpo de Cristo. Dissertação (Mestrado em Educação
Cristã). Seminário Presbiteriano do Sul, São Paulo, 1998.
RODRIGUES,
Jônatas Barbosa. A família cristã como
agência para a promoção de um cristianismo autêntico. Dissertação
(Mestrado em Educação Cristã). Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew
Jumper, Instituto Presbiteriano Mackenzie, São Paulo, 2001.
SANTOS, Augusto
Schumann dos. A importância do ensino
religioso na formação integral do aluno do ensino fundamental. Dissertação
(Mestrado em Ciências da Religião). Universidade Presbiteriana Mackenzie, 2005.
SILVA, Dirceu
Alves da. O lugar da família na
educação cristã. Dissertação (Mestrado em Educação Cristã). Centro
Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper, Instituto Presbiteriano
Mackenzie, São Paulo, 2001.
VIEIRA, Elizeu
Alves. Educação cristã e manifestações
emocionais. Dissertação (Mestrado em Educação Cristã). Centro
Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper, Instituto Presbiteriano
Mackenzie, São Paulo, 2002.
VIEIRA, Marili Moreira da Silva.
A construção da identidade do professor de escola confessional. Qualificação de
Doutorado em Educação (Psicologia da Educação) da Pontifícia Universidade
Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.
8 comentários
comentáriosFico feliz em ver meu trabalho aqui disponibilizado, o mesmo foi fruto de uma preocupação com o olhar que a Igreja tem dado a educação cristã.
ResponderMeu blog:
http://pensadoreducador.blogspot.com.br/
Ione Lobo
Caros irmãos,
ResponderGostaria que me indicassem cursos livres de Teologia Reformada para iniciar meus estudos na área.
Como sou licenciado em História e moro no interior, tenho preferência por cursos de EAD.
Inicialmente estou pensando em fazer os 3 cursos de especialização oferecidos pelo Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper.
Curso I: Especialização em Estudos Teológicos
Curso II: Especialização em Teologia Bíblica
Curso III: Especialização em Teologia Prática
O que acham? Seria uma boa?
Caro Paulo,
ResponderPerdoe a demora em responder. A mensagem perdeu-se entre muitas.
Eu sou suspeito para lhe recomendar estes cursos em razão de ser professor nestes três programas! E, é claro, será a minha recomendação. Tenho muito prazer em dar estes cursos online e será uma alegria recebê-lo como aluno.
abs
Mauro
Prezado Paulo,
ResponderEu faço o curso de especialização CPAJ. Se querer um curso à distância, o supracitado irá lhe render muitos frutos! Os professores são da mais alta capacidade, material de muita qualidade e financeiramente acessível, pois se paga a cada módulo, com intervalo de quase 60 dias entre os mesmos.
Saudações, a paz do Senhor a todos!
ResponderPrezados, não estou conseguindo localizar as dissertações elencadas na bibliografia sobre Educação cristã. Alguém conseguiu e poderia me ajudar? Por favor.
Rafael de Sousa, Itapipoca-Ce, 17/12/2016.
Prezado Rafael,
ResponderBoa parte destas obras estão na Biblioteca do CPAJ e você pode verificar no seguinte endereço: http://pergamum.mackenzie.br/biblioteca/index.php
Isto não significa que os trabalhos estão disponíveis on-line, ou seja, trata-se de cópia física dos trabalhos.
abs
Mauro
Gostaria de fazer umas perguntas, onde consta na Bíblia que eu tenha que ter ou fazer um curso de teologia, já que tenho em mãos a própria Bíblia, já traduzida e pronta em minhas mãos e na qual ela mesma diz que:
ResponderMas Deus no-las revelou pelo seu Espírito; porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus.
Porque, qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o espírito do homem, que nele está? Assim também ninguém sabe as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus.
Mas nós não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito que provém de Deus, para que pudéssemos conhecer o que nos é dado gratuitamente por Deus.
As quais também falamos, não com palavras que a sabedoria humana ensina, mas com as que o Espírito Santo ensina, comparando as coisas espirituais com as espirituais.
Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.
1 Coríntios 2:10-14;
Aquele que é a Palavra tornou-se carne e viveu entre nós. Vimos a sua glória, glória como do Unigênito vindo do Pai, cheio de graça e de verdade. (João: 1.14);
Mas, como está escrito:As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu,e não subiram ao coração do homem,são as que Deus preparou para os que o amam.
Mas Deus no-las revelou pelo seu Espírito; porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus.
Porque, qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o espírito do homem, que nele está? Assim também ninguém sabe as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus.
Mas nós não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito que provém de Deus, para que pudéssemos conhecer o que nos é dado gratuitamente por Deus.
As quais também falamos, não com palavras que a sabedoria humana ensina, mas com as que o Espírito Santo ensina, comparando as coisas espirituais com as espirituais.
Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.
Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido.
Porque, quem conheceu a mente do Senhor, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo.
1 Coríntios 2:9-16-
Tudo isso não passa de tradições Católicas herdadas por Lutero e João Calvino?