quarta-feira, julho 30, 2008

Augustus Nicodemus Lopes

Abertas as Inscrições para o Congresso de Filosofia e Cristianismo

O Mackenzie já abriu as inscrições para o IV Congresso Internacional de Ética e Cidadania, cujo tema é Filosofia e Cristianismo. É mais um Congresso realizado na Universidade que enfoca questões atuais que interessam os estudantes e professores de uma instituição de ensino superior confessional, como é o caso do Mackenzie.

O Congresso acontecerá nos dias 21 a 23 de outubro desse ano, no auditório Ruy Barbosa, no campus do Mackenzie em São Paulo.

O principal palestrante, Dr. Merold Westphal, é um dos membros da tríade de filósofos cristãos contemporâneos que têm conquistado o respeito dos estudiosos pelo rigor e abrangência de seu pensamento. Juntamente com Alvin Plantinga e Nicholas Wolterstorf, ele tem contribuído para aquilo que tem sido chamada de “nova epistemologia reformada,” ou seja, uma abordagem moderna do pensamento cristão às questões básicas e fundamentais da filosofia.

Dr. Westphal falará sobre os seguintes temas:

  • A Oração e o Eu Pós-Moderno
  • Como é Deus?
  • Usos Religiosos do Ateísmo Moderno
  • Fé e Conhecimento
Além de Dr. Westphal, o Congresso conta com a contribuição valiosa de pensadores e teólogos brasileiros, que participarão ativamente nos debates e discussões.

Esse Congresso, como os demais realizados anteriormente, tem como objetivo reafirmar a identidade confessional do Mackenzie. A visão cristã de mundo, também na filosofia, tem o seu lugar na reflexão epistemológica. Uma perspectiva completa e integral deve levar em conta a contribuição histórica do cristianismo para a compreensão das questões básicas com as quais os filósofos sempre se debateram.

As palestras serão transmitidas ao vivo pela Internet no site do evento.

As inscrições podem ser feitas pela Internet.

Augustus Nicodemus Lopes

Postado por Augustus Nicodemus Lopes.

Sobre os autores:

Dr. Augustus Nicodemus (@augustuslopes) é atualmentepastor da Primeira Igreja Presbiteriana de Goiânia, vice-presidente do Supremo Concílio da Igreja Presbiteriana doBrasil e presidente da Junta de Educação Teológica da IPB.

O Prof. Solano Portela prega e ensina na Igreja Presbiteriana de Santo Amaro, onde tem uma classe dominical, que aborda as doutrinas contidas na Confissão de Fé de Westminster.

O Dr. Mauro Meister (@mfmeister) iniciou a plantação daIgreja Presbiteriana da Barra Funda.

5 comentários

comentários
31/7/08 11:05 delete

Olá Rev. Augustus,

Qual a linha epistemológica desta tríade reformada? A de Herman Doyoweerd?

Provavelmente eles também absorveram algo de Schaffer, não?

Será um prazer participar, se não tiver prova no seminário... =P

Fica com Deus

Abraços Reformados

Responder
avatar
4/8/08 09:09 delete

Deus seja louvado... sou estudante de Filosofia e estava aguardando que um destes grandes filósofos cristãos viesse aqui no Brasil. Louvo a Deus pelo Mackenzie e por poder compartilhar um pouco mais daquilo que Deus tem derramado em outros países e infelizmente os livros não chegam aqui.

Abraços.

Ronaldo Barboza de Vasconcelos

Responder
avatar
5/8/08 15:26 delete

André,

Creio que seguem a linha do Doyoweerd.

Ronaldo,

espero que você possa vir!

Abraços.

Responder
avatar
Anônimo
AUTOR
22/9/08 01:41 delete

Reverendo, espero que a editora Cultura Cristã publique mais livros na área de filosofia da religião e é claro de pensadores reformados. Oxalá não demore para termos publicados aqui os livros do Gordon Clark (não sou fã do Van Til)e do Ronald Nash. Que Deus o abençoe e que o Congreso seja um sucesso e uma benção!

PS: Se for possível, disponibilize também no site do Mackenzie alguns vídeos do evento.

Osmar Neves, Padre Bernardo-GO.

Responder
avatar
Anônimo
AUTOR
30/10/08 12:01 delete

sistematica(reformada), me deparei com a seguinte questão: A Conversão é um processo? ou A Salvação é um processo? Eu não acho que não seja, no entanto Berkhof fala em processo de salvação e processo de conversão.
Agradeceria se me desse essa ajuda.

Deus te abençoe.
Obridado.

Responder
avatar