quarta-feira, janeiro 12, 2011

Augustus Nicodemus Lopes

É gente?

Recebi esta semana. Réplica de plástico de um feto de 12 semanas feito pelo pessoal pró-vida da Espanha, chamado de Bebè Aido. Usado para ajudar as mães que pretendem abortar com 12 semanas de gravidez a entender que não estão apenas "extraindo" uma "coisa" de seu ventre.

Augustus Nicodemus Lopes

Postado por Augustus Nicodemus Lopes.

Sobre os autores:

Dr. Augustus Nicodemus (@augustuslopes) é atualmentepastor da Primeira Igreja Presbiteriana de Goiânia, vice-presidente do Supremo Concílio da Igreja Presbiteriana doBrasil e presidente da Junta de Educação Teológica da IPB.

O Prof. Solano Portela prega e ensina na Igreja Presbiteriana de Santo Amaro, onde tem uma classe dominical, que aborda as doutrinas contidas na Confissão de Fé de Westminster.

O Dr. Mauro Meister (@mfmeister) iniciou a plantação daIgreja Presbiteriana da Barra Funda.

14 comentários

comentários
Anônimo
AUTOR
12/1/11 13:47 delete

Pastor Augustus,

É gente, com carne e osso... Boa postagem!

A minha esposa e eu estamos planejando em não termos mais filhos. Nos foi sugerido o DIU [desculpe se escrevi a palavra errada], entretanto, o que importa aqui é que creio que este método ainda assim pode ser uma forma de aborto, apesar de haver algumas ressalvas.

Penso que precisamos nos posicionar seriamente sobre o assunto cada vez mais em nosso mundo contemporâneo.
Que Deus continue abençoando ao pastor.

Um forte abraço,
Marcos Sampaio

Responder
avatar
12/1/11 14:16 delete

É SIM!
Pena que muita gente não vê assim.
Volta Logo Senhor Jesus!
A paz
Tales

Responder
avatar
12/1/11 14:44 delete

Reverendo,

a partir do 3º mês o feto já está todo formado e só vai crescer. Isso é consenso entre os cientistas. Porém, e antes? É vida? A partir da fecundação é vida? O que o senhor diz sobre isso?.
Um abraço.
Caponi

Responder
avatar
Marcelo
AUTOR
12/1/11 15:38 delete

Professor Augustus Nicodemus,
A graça e a paz.


Sim, é gente. E como dói meu coração ao lembrar que há tantas mulheres arrancando violentamente esses pequeninos de SEUS ventres, como se não fossem uma pessoa, como se fossem um mal a ser extirpado.

Como dói.

Marcelo Hagah
João Pessoa=PB

Responder
avatar
Dovaniano
AUTOR
12/1/11 16:34 delete

A Paz do Senhor, Pr Augustus!

Eu acabei de ler uma postagem no Blog do Julio Severo que descreve a experiência de uma mulher que trabalhava na 'Federação de Planejamento Familiar' (a maior rede de clínicas de aborto dos EUA). Ela teve sua vida radicalmente mudada depois que assistiu a um aborto guiado por ultrassom de um feto de 13 semanas. É comovente. Não consigo imaginar como é possível que uma mãe (ou qualquer outra pessoa) possa consentir com um aborto!

No texto, a mulher declara: "O que estava no útero dessa mulher a apenas um momento atrás estava vivo. Não era apenas massa, apenas células. Era um bebê humano. E estava lutando por sua vida! Uma batalha que ele perdeu numa fração de segundos. O que eu disse para as pessoas durante anos, o que tenho crido, ensinado e defendido, é mentira”.

Eu realmente torço para que esta iniciativa pró-vida surta efeito e salve muitas vidas!

Fica na Paz do Senhor!

Responder
avatar
12/1/11 17:26 delete

Dr Augustus, o irmão começa o ano com uma discussão e tanto.

Do ponto de vista científico, a tendência é considerar o início da vida como o oposto do fim da vida. É até lógico. Ou seja, a vida só começa quando há alguma atividade neurológica. Sendo assim, apenas a partir da 12 semana de idade gestacional.

Ao ler a Bíblia, não a vejo determinar o início da vida, mas vejo indícios de que ela começa no ato da concepção. E acredito que essa deve ser a posição reformada também.

Para concluir, se começa na concepção ou na 12a. semana, toda vida emana de Deus e a Ele é que vamos prestar contas, cientistas, juristas, médicos e/ou teólogos.

Até mais, Marcos.

Responder
avatar
12/1/11 19:46 delete

Sendo breve, como o post foi, como pode Edir Macedo e IURD serem favoráveis ao aborto?

Como pode o próprio Macedo vir a público pregar incentivando o aborto como forma de planejamento familiar" (http://www.youtube.com/watch?v=PtDd9OEKyvI&playnext=1&list=PL357C775CFA50C011&index=3)

Deus tenha misericórdia de nossa nação e de tantos que têm enchido catedrais para beber esta água barrenta.

Responder
avatar
12/1/11 20:58 delete

Olá, professor!

Pois é... q imagem pra apimentar a consciência dos blogueiros nesse começo de ano, hein?!

Eu devo estar meio desfasada como pediatra: não me lembro de ter aprendido q a vida só começa com a atividade neurológica! Aiás, qdo as células, evidentemente vivas, vão se transformando através da divisào celular e formam do óvulo fecundado o embrião, essas células, cheias de vida!, vão formando progressivamente através de multiplicação [divisão] os diversos tecidos q formarão
os órgaos e sistemas, inclusive o neurológico!

Evidentemente, se se bloqueia a divisão celular, não haverá o sistema nervoso e assim por diante.

Pra mim, concebeu é "gente", pois vive!; ainda que na sua forma incompleta ou em formação.

A interrupção desse processo ou desenvolvimento, poderia ser comparada como se se tirasse a vida de uma criança maiorzinha ou a impedisse de atingir a idade adulta: Mata!

Entendo essa interrupção, esse aborto, como um crime, dos mais cruéis, praticado contra uma vítima indefesa.

Aliás, aproveitando a tese da morte encefálica, não concordo inclusive ou questiono [em medicina, cada caso é um caso]com o desligamento da aparelhagem de pacientes na UTI, nessas condições no procedimento assim cnem no procedimento assim chamado eutanásia.

Bom post.
abraços,
angelica.

Responder
avatar
13/1/11 00:07 delete

Graça e paz Reverendo! Realmente é de cortar coração que alguns grupos queiram se insurgir contra algo tão pequeno e tão frágil. É uma vida, é uma pessoa, que Deus nos ajude e que o assassinato de inocentes nunca seja legalizado em nosso país.

Responder
avatar
Sandro
AUTOR
13/1/11 08:32 delete

É gente sim!

Agora, quem mata e ensina a matar uma pessoinha tão indefesa é cristão? Difícil de acreditar...

E quem apoia os que assim o fazem?

Responder
avatar
13/1/11 11:06 delete

Caros amigos,

Dêem uma olhada neste artigo que escrevi faz algum tempo sobre o assunto e que talvez responda às perguntas feitas aqui:

http://www.monergismo.com/textos/etica_crista/abordo_pontos_cruciais_nicodemus.htm

Abraços!

Responder
avatar
Danilo Neves
AUTOR
13/1/11 11:18 delete

A réplica de plástico é uma "coisa". O que ela representa, não! A apelação da imagem é válida e incômoda para aqueles que não querem ver.

A réplica não simboliza um androide imerso em líquido, uma boneca de tecido ou mero aglomerado de células. A imagem diz o que nós éramos com 12 semanas de vida (inclusive as "mães" que abortam), e o que diferencia um adulto de um Aido é o tempo e a nutrição e não o tipo de mãe (a que mata e a que deixar viver). A vida existe em ambas as fases do desenvolvimento humano. Se assim não fosse para o feto, o próprio corpo materno o expeliria do ventre. Como dizem os mais céticos, "a própria natureza se encarregaria do serviço". Mas infelizmente o Bebê Aido são os Joões e as Marias que morrem diariamente, vítimas de suas próprias mães que não querem ver.

Porém, o Criador vê. Ai dessas mães no dia, hora, minuto e segundo em que o grande Juiz romper a dimensão do céu para estabelecer o Seu Reino de justiça na terra!

Obs.: Os kits de saúde do governo brasileiro deveriam incluir mais esse plástico e não somente panfletos e camisinha. Quem sabe isso seja possível com a mobilização dos grupos pró-vida daqui! Oremos por eles!

Responder
avatar
O pregador
AUTOR
13/1/11 14:16 delete

Graça e Paz!

Santa discussão Reverendo.
Se os irmãos me permitirem quero fazer duas perguntas:

-se não é gente, por que no Salmo 127 a palavra de Deus compara aqueles de quem Deus cuida com bebês?
"aos seus amados da enquanto dormem"

-se não é gente, por que Deus se preocuparia conosco e com nossos pensamento a ponto de nos observar,com diz o salmo 139?

Eu faria outra pergunta tão chocante quanto essa: Dues considera com ser vivo??? A resposta é simples...

No mais, Belo post Reverendo.
que Deus abençoe todos vocês.

Responder
avatar
nothing
AUTOR
28/1/11 12:49 delete

Pessoal sugiro que assistam o seguinte vídeo no YT: http://www.youtube.com/watch?v=rztaZbzPOro Realmente é muito edificante.

Responder
avatar