sexta-feira, abril 05, 2013

Augustus Nicodemus Lopes

Fé e Ciência no Século XXI - próximo grande evento no Mackenzie!

A relação entre fé e ciência continua no palco das grandes discussões de nossos dias. O tema será alvo de um encontro a ser realizado no Mackenzie nos dias 14 a 15 de maio. Já estão confirmados os seguintes palestrantes:


Dr. Karl Kienitz - concluiu o doutorado em Engenharia Elétrica na Eidgenössische Technische Hochschule Zürich (ETHZ), Suíça, em 1990. Atualmente é Professor Associado do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Foi bolsista da Fundação Humboldt e pesquisador visitante do Centro Aeroespacial Alemão (DLR) em 1996/7 e 2004/5, e da Universidade Técnica de Berlim de 12.2012 a 02.2013. Publicou mais de 30 artigos em periódicos especializados e mais de 120 trabalhos em eventos. Possui 1 livro publicado na área de Engenharia Elétrica. Atua nas áreas de Engenharia Elétrica e Engenharia Aeroespacial, com ênfase em Sistemas e Controle.

Dr. Anderson Correia - Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Campinas (1998), mestrado em Engenharia de Infraestrutura Aeronáutica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (2000) e doutorado em Engenharia de Transportes - University of Calgary (2004). Atualmente é professor e pró-reitor de extensão e cooperação do Instituto Tecnológico de Aeronáutica. É pesquisador do CNPQ. Assessor da FAPESP e CNPQ.

Dr. Johannes Janzen - professor de engenharia na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Possui doutorado em Hidráulica e Saneamento pela Universidade de São Paulo com período sanduíche na Universidade de Karlsruhe, Alemanha. Tem experiência na área de Engenharia Civil e Ambiental com ênfase em Fenômenos de transporte e Hidráulica.

Dr. Marcos Eberlin - Graduação (1982), mestrado (1984) e doutorado (1988) em Química pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP e pós-doutorado no Laboratório Aston de Espectrometria de Massas da Universidade de Purdue, USA (1989-1991). Atualmente é professor titular MS-6 da Universidade Estadual de Campinas, na qual coordena o Laboratório ThoMSon de Espectrometria de Massas (http://thomson.iqm.unicamp.br). É membro da Acadêmia Brasileira de Ciências (2002) e comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico (2005). Recebeu o Prêmio Zeferino Vaz de Reconhecimento Acadêmico (2002) e Prêmio Scopus-Capes (2008) de excelência em publicações e formação de pessoal. É presidente (2009) da Sociedade Internacional de Espectrometria de Massas (IMSF) e vice-presidente da Sociedade Brasileira (BrMASS), e editor associado dos periódicos Advances da Royal Society of Chemistry e Jounal of Mass Spectrometry da Wiley. Orientou quase uma centena de mestres, doutores e pós-doutores e seu grupo de pesquisa conta hoje com cerca de 45 pesquisadores. Já publicou cerca de 500 artigos científicos (2012) com mais de 6500 citações em áreas diversas da Química e Bioquímica, e Ciências dos Alimentos, Farmacêutica e dos Materiais

Dr. José Maria Bechara - possui graduação em Bacharelado Em Física pela Universidade de São Paulo (1968) , mestrado em Física [Sp-Capital] pela Universidade de São Paulo (1973) , doutorado em Física [Sp-Capital] pela Universidade de São Paulo (1979) e pos-doutorado pela Massachussets Institute Of Technology (1981) . Atualmente é professor doutor da Universidade de São Paulo.

Dr. Marcel Mendes - Engenheiro Civil pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1971), Mestre em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1999) e Doutor em Ciências (Área de concentração História Social) pela Universidade de São Paulo (2005). Especialista e Consultor na área de estruturas em concreto armado, é Professor Titular e ex-Diretor (três mandatos) da Escola de Engenharia da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como docente-pesquisador nos seguintes temas: Avaliação, Ensino de Engenharia, Ensino de Arquitetura, História da Ciência & Tecnologia no Brasil, História Institucional do Mackenzie e História do Protestantismo no Brasil.

Veja alguns dos temas das palestras e oficinas que serão ministradas:

  • “A história do conflito entre religião e ciência"
  • “Fé cristã & ciência ao invés de especulações teológicas x especulações científicas”
  • “Os limites da ciência”
  • "Fé cristã, ciência, universidade: aprendendo a viver com algumas certezas e muitas perguntas".
  • "A teoria do Design Inteligente: Ciência ou Religião?"
  • “A ciência refuta a fé cristã?”
  • "Ciência e Fé na história do Mackenzie"
Em breve as inscrições estarão aberta ao público.


Augustus Nicodemus Lopes

Postado por Augustus Nicodemus Lopes.

Sobre os autores:

Dr. Augustus Nicodemus (@augustuslopes) é atualmentepastor da Primeira Igreja Presbiteriana de Goiânia, vice-presidente do Supremo Concílio da Igreja Presbiteriana doBrasil e presidente da Junta de Educação Teológica da IPB.

O Prof. Solano Portela prega e ensina na Igreja Presbiteriana de Santo Amaro, onde tem uma classe dominical, que aborda as doutrinas contidas na Confissão de Fé de Westminster.

O Dr. Mauro Meister (@mfmeister) iniciou a plantação daIgreja Presbiteriana da Barra Funda.

9 comentários

comentários
5/4/13 19:35 delete

Desse participarei, se Deus quiser! Abraços!

Responder
avatar
6/4/13 09:14 delete

Puxa, que surpresa! Não sabia que estavam organizando esse evento, tão importante e estratégico.

O grupo de cientistas cristãos, que começou a se reunir este ano por ocasião do Encontro Nacional de Cientistas Cristãos e estamos tentando constituir uma associação, estava se articulando para realizar eventos desse tipo, e havíamos combinado (Marcos Eberlin, inclusive) de solicitar o apoio da Universidade Mackenzie. Parece que nos atrasamos... (Rsrsrs). Mas que bom que já vai acontecer esse, quanto mais oportunidades em prol do Reino, melhor.

Gostaria MUITO de estar presente e assistir os debates, porém, terei que ir a São Paulo para a ACSI no final de maio, e minha agenda não comportaria duas saídas de Fortaleza num prazo tão curto...

Espero que o evento seja filmado e disponibilizado em DVD.

Parabéns à Mackenzie, mais uma vez, por sua amplitude de visão e coragem de promover a Verdade.

Responder
avatar
7/4/13 02:08 delete

Farei enorme esforço para comparecer.

Responder
avatar
7/4/13 12:35 delete

Quando acontecerá eventos como este em Brasília?

Tenho observado que estes encontros acontecem mais no RJ e SP.

Edinei

Responder
avatar
9/4/13 16:22 delete

Olá, pastor.

Me desculpe sair do assunto do post, mas o senhor teria algum comentário acerca dessa nova resolução da igreja americana? http://noticias.gospelmais.com.br/acordo-evangelicos-reconhecam-batismos-catolicos-49178.html

Na verdade, sempre tive dúvidas sobre esse tema, já que o próprio Calvino rechaça o segundo batismo em seu capítulo sobre o assunto, crítica notadamente direcionada aos anabatistas, mas que lhe cabe por ter sido ele mesmo batizado na Igreja Católica.
Agradeço muito sua atenção e seu esforço pela edificação do Corpo de Cristo.

Abraço,

William Teixeira

Responder
avatar
FolksX
AUTOR
15/4/13 13:22 delete

Reverendo, essas palestras serão filmadas e disponibilizadas no youtube? Acredito ser extremamente edificante, visto que muitas pessoas gostariam de ir mas não podem. Paz do Senhor Jesus.

Responder
avatar
26/4/13 16:10 delete

Caro William,

Calvino reconhecia que o batismo feito na Igreja Católico era válido porque era feito com água em nome da Trindade. Mas isto não quer dizer que Calvino aceitava que católicos que seguiam as doutrinas católicas eram salvos. Ele fala da necessidade de arrependimento e fé em Cristo e nele somente, para a salvação. Para Calvino, a Igreja Católica havia se desviado da verdade do Evangelho embora tivesse mantido algumas verdades, como a Trindade, a humanidade e divindade de Cristo, etc.

Muitos reformados hoje entendem que deveríamos acrescentar mais um item aos dois que Calvino considerava como necessários para a legitimidade do batismo. Ou seja, que seja administrado por um ministro de uma igreja que seja fiel à Palavra de Deus. É assim que pensa, por exemplo, a IPB.

Veja que as igrejas mencionadas no artigo e que assinaram o acordo são de linha liberal. A presbiteriana mencionada é a famosa PCUSA que ordena homossexuais ao ministério.

Abs.

Responder
avatar
26/4/13 16:11 delete

FolksX,

As palestras serão gravadas e disponibilizadas na internet.

Abs.

Responder
avatar
Unknown
AUTOR
31/3/16 01:21 delete

O link das palestras gravadas e disponibilizadas na internet seria ótimo, não encontrei no Google.

Responder
avatar