Guilherme Reiss

Sobre o Blog

Dr. Augustus Nicodemus (@augustuslopes) é conhecido autor e conferencista. Atualmente é também pastor da Primeira Igreja Presbiteriana de Recife, vice-presidente do Supremo Concílio da Igreja Presbiteriana do Brasil e vice-presidente da Junta de Educação Teológica da IPB. O site da sua igreja em Recife é https://primeiraigreja.org.br/.

O Prof. Solano Portela é Professor-Coordenador no Centro Presbiteriano de Pós Graduação Andrew Jumper, em cursos de Educação Cristã, e professor de Teologia Sistemática do Seminário Presbiteriano José Manoel da Conceição (JMC) - São Paulo. Serve como Presbítero (emérito), prega e ensina na Igreja Presbiteriana de Santo Amaro, onde tem uma classe dominical, que aborda assuntos teológicos e exposições bíblicas. Os cultos dominicais na Igreja de Santo Amaro, em épocas "normais" (não-pandemia) são realizados às 9h00m e 18h30m. A Escola Dominical tem início às 10h00m. Venha e visite-nos (R. Promotor Gabriel Netuzzi Perez, 289, Sto. Amaro, SP – Fone: 11-5521-4495).  Siga o Canal no Youtube.

O Dr. Mauro Meister (@mfmeister) é Diretor do Centro Presbiteriano de Pós Graduação Andrew Jumper, Diretor Executivo da Associação Internacional de Escolas Cristãs e pastor efetivo da Igreja Presbiteriana da Barra Funda, Avenida Thomas Edison, 320 - Barra Funda, São Paulo - SP.
Nossa programação regular aos domingos (quando não há lockdown!) é:
- 9:30h - Escola Dominical - Infantil e adulto - Currículo unificado
- 10:30h - Culto Público ao Senhor
Sempre há uma ocasião de perguntas e respostas após culto!
Siga nossas mídias: Youtube, Instagram, Facebook, Twitter



39 comentários

comentários
kiiiq
AUTOR
2/9/16 21:03 delete

Vcs indicam o seminário JMC ??? Estou no aguardo.

Responder
avatar
Veron
AUTOR
3/11/16 10:33 delete

Graça e paz!
Gostaria de que o sr. me ajudasse, dando uma interpretação calvinista sobre estes versiculos, os arminianos falam que aqui há a possibilidade de perda da salvação, nós calvinistas defendemos a segurança de salvação, estou preparando um estudo bíblico para o campo missionario que estou plantando aqui na Paraíba. Poderia me ajudar?
"18 Eu, a todo aquele que ouve as palavras da profecia deste livro, testifico: Se alguém lhes fizer qualquer acréscimo, Deus lhe acrescentará os flagelos escritos neste livro; 19 e, se alguém tirar qualquer coisa das palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte da árvore da vida, da cidade santa e das coisas que se acham escritas neste livro" (Ap 22.18-19.

Responder
avatar
7/11/16 19:04 delete

Caro irmão: Sugiro que dê uma lida em postagem anterior deste BLOG em:
https://tempora-mores.blogspot.com.br/2016/08/podemos-perder-salvacao-em-cristo.html
Abs
Solano

Responder
avatar
Unknown
AUTOR
28/11/16 20:47 delete

Irmão Solano Portela,

Graça e Paz do Senhor Jesus!

Há algum tempo me identifico com a Fé Reformada e não tenho dúvidas de minhas convicções sobre os 5 pontos do calvinismo. Porém, como explico para um não-reformado o texto de Apocalipse 22.19: "e se alguém tirar qualquer coisa das palavras do livro desta profecia, Deus lhe tirará a sua parte da árvore da vida, e da cidade santa, que estão descritas neste livro"

Responder
avatar
Unknown
AUTOR
14/1/17 16:47 delete

Boa tarde Reverendo
Tenho um questionamento pra lê fazer
Li hoje, 14/01/17, no jornal o globo que o prefeito Crivella chamou para a pasta de diversidade (GLBT)do município um cidadão por nome Nélio Georgini que se apresenta como membro dá igreja presbiteriana no rio
Esse cidadão é casado com o bancário Ronnie adams
Me esclareça essa presbiteriana que ele se refere é a IPB?
Sou membro dessa igreja e ficaria muito decepcionado em saber que estamos nos moldando as vontades do mundo
Tenho por referência a palavra ministrada por essa denominação
A seriedade com que trata o evangelho
E sinceramente eu necessito que a igreja continue assim. Eu como pecador necessito desse espaço pra aprender a viver nesse mundo sem me contagiar por ele.
Lá ouvi de verdade o evangelho e foi com uma dor no peito que li essa matéria
Me diga Reverendo, a igreja IPB está de acordo com isso? Está aliada ao movimento GLBT?

Responder
avatar
17/1/17 20:04 delete

Caro Jefferson:

Não conheço o caso, nem as pessoas envolvidas, nem se são da Igreja Presbiteriana do Brasil, ou de outra vertente presbiteriana (Unida, Independente, Renovada, etc.). Sei que a I.P.B., considera a questão como a Bíblia a considera - um pecado sexual. Na realidade, há um documento de 2007, que transcrevo abaixo, que deixa clara, a posição. Espero que esclareça.

Pb; Solano Portela

Manifesto Presbiteriano sobre a Lei da Homofobia

"Quanto à chamada LEI DA HOMOFOBIA, que parte do princípio que toda manifestação contrária ao homossexualismo é homofóbica, e que caracteriza como crime todas essas manifestações, a Igreja Presbiteriana do Brasil repudia a caracterização da expressão do ensino bíblico sobre o homossexualismo como sendo homofobia, ao mesmo tempo em que repudia qualquer forma de violência contra o ser humano criado à imagem de Deus, o que inclui homossexuais e quaisquer outros cidadãos.
Visto que: (1) a promulgação da nossa Carta Magna em 1988 já previa direitos e garantias individuais para todos os cidadãos brasileiros; (2) as medidas legais que surgiram visando beneficiar homossexuais, como o reconhecimento da sua união estável, a adoção por homossexuais, o direito patrimonial e a previsão de benefícios por parte do INSS foram tomadas buscando resolver casos concretos sem, contudo, observar o interesse público, o bem comum e a legislação pátria vigente; (3) a liberdade religiosa assegura a todo cidadão brasileiro a exposição de sua fé sem a interferência do Estado, sendo a este vedada a interferência nas formas de culto, na subvenção de quaisquer cultos e ainda na própria opção pela inexistência de fé e culto; (4) a liberdade de expressão, como direito individual e coletivo, corrobora com a mãe das liberdades, a liberdade de consciência, mantendo o Estado equidistante das manifestações cúlticas em todas as culturas e expressões religiosas do nosso País; (5) as Escrituras Sagradas, sobre as quais a Igreja Presbiteriana do Brasil firma suas crenças e práticas, ensinam que Deus criou a humanidade com uma diferenciação sexual (homem e mulher) e com propósitos heterossexuais específicos que envolvem o casamento, a unidade sexual e a procriação; e que Jesus Cristo ratificou esse entendimento ao dizer, "desde o princípio da criação, Deus os fez homem e mulher" (Marcos 10.6); e que os apóstolos de Cristo entendiam que a prática homossexual era pecaminosa e contrária aos planos originais de Deus (Romanos 1.24-27; 1Coríntios 6:9-11).
A Igreja Presbiteriana do Brasil MANIFESTA-SE contra a aprovação da chamada lei da homofobia, por entender que ensinar e pregar contra a prática do homossexualismo não é homofobia, por entender que uma lei dessa natureza maximiza direitos a um determinado grupo de cidadãos, ao mesmo tempo em que minimiza, atrofia e falece direitos e princípios já determinados principalmente pela Carta Magna e pela Declaração Universal de Direitos Humanos; e por entender que tal lei interfere diretamente na liberdade e na missão das igrejas de todas orientações de falarem, pregarem e ensinarem sobre a conduta e o comportamento ético de todos, inclusive dos homossexuais.
Portanto, a Igreja Presbiteriana do Brasil reafirma seu direito de expressar-se, em público e em privado, sobre todo e qualquer comportamento humano, no cumprimento de sua missão de anunciar o Evangelho, conclamando a todos ao arrependimento e à fé em Jesus Cristo".

Responder
avatar
Unknown
AUTOR
19/2/17 08:56 delete

Estimados responsáveis pelo site. Procuro informação sobre a compatibilidade entre teologia reformada X cremação. Podem me ajudar? Grato

Responder
avatar
28/2/17 11:25 delete

Caro Carlos: Procurei com o Rev. Augustus, que tem tratado deste tema. Ele disse que lembra de ter respondido a um "Twit", não sabe se à sua pessoa, indicando um programa no qual trata do assunto. Coloco o link abaixo:
https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=2&cad=rja&uact=8&ved=0ahUKEwiH5YnR_rLSAhVFhpAKHZRHDBAQtwIIJjAB&url=https%3A%2F%2Fwww.youtube.com%2Fwatch%3Fv%3Dsv0eIQFhEy8&usg=AFQjCNGmKlq9fGSJl0pyrK6p5Gda1pLjVw&sig2=oSwmMHKhZULLnO2hdudSFg&bvm=bv.148441817,d.Y2I

Em adição, O Rev. Leandro Lima trata desse assunto em:
https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&cad=rja&uact=8&ved=0ahUKEwiH5YnR_rLSAhVFhpAKHZRHDBAQtwIIIzAA&url=https%3A%2F%2Fwww.youtube.com%2Fwatch%3Fv%3DkTBZA8RZPaY&usg=AFQjCNFAYlcKltg2RB4Cy3F14ncz9DkSuw&sig2=1umxuIo8XMqZsMhQ3CoAJg&bvm=bv.148441817,d.Y2I

Espero que ajude,
Solano

Responder
avatar
Unknown
AUTOR
12/3/17 18:47 delete

Boa tarde

Minha igreja tem o costume de tocar o shofar e celebrar as festas judaicas, porém não tendo elas como requisito para salvação e nem mesmo para ser mais santo, simplesmente como algo simbolico.
ja vi varios artigos e não consegui uma resposta clara, gostaria de saber se ha algum problema

obrigado e que Deus abençoe vocês.

Responder
avatar
19/4/17 10:48 delete

Caro Rev Solano,

O título de seu livro publicado pela Editora Fiel é: O Que Estão Ensinando aos Nossos Filhos, na página deste blog, na sessão de bibliografias - educação, está com título grafado diferente (errado). Lembrando que esta publicação recebeu o Prêmio Areté 2012, de melhor livro de educação cristã.

Grata,
Renata Gandolfo

Responder
avatar
25/4/17 15:54 delete

Cara Renata:

Obrigado. Presumo que você se refere a esse título:
PORTELA, F. Solano. Educação Cristã? São José dos Campos: Fiel.
A Bibliografia que está no site é a que consta no meu livro "O Que Estão Ensinando aos Nossos Filhos". Ela se refere ao que existia até então. O meu livro, com esse nome, não estava escrito ainda. O título que consta na Bibliografia é do livreto publicado pela Editora Fiel em 1988, que foi o gênese de todo o trabalho desenvolvido a longo de 30 anos nessa área. A Editora FIEL me pediu para expandir e adicionar vários capítulos adicionais. Então temos as duas obras. Grato pela gentileza de indicar o prêmio recebido pelo livro (Prêmio Aretê de melhor livro de Educação Cristã, em 2012).
Que Deus a abençoe,
Solano

Responder
avatar
chavestagua
AUTOR
7/5/17 07:01 delete

Bom dia! Se possível, gostaria da análise bíblica-teológica da música "dono de toda ciencia" - Grupo Preto no Branco. Desde já agradeço.

Nada é igual ao Seu redor
Tudo se faz no Seu olhar
Todo o universo se formou no Seu falar
Teologia pra explicar ou big bang pra disfarçar
Pode alguém até duvidar sei que há um Deus a me guardar

E eu tão pequeno e frágil querendo Sua atenção
No silêncio encontro resposta certa então
Dono de toda ciência, sabedoria e poder
Oh dá-me de beber da água da fonte da vida
Antes que o haja houvesse
Ele já era Deus
Se revelou ao seus
Do crente ao ateu
Ninguém explica Deus

Nada é igual ao Seu redor
Tudo se faz no Seu olhar
Todo o universo se formou no Seu falar
Teologia pra explicar ou big bang pra disfarçar
Pode alguém até duvidar sei que há um Deus a me guardar

E eu tão pequeno e frágil querendo Sua atenção
No silêncio encontro resposta certa então.
Dono de toda ciência, sabedoria e poder
Oh dá-me de beber da água da fonte da vida
Antes que o haja houvesse
Ele já era Deus
Se revelou ao seus do Gentil ao Judeu
Ninguém explica Deus

Ninguém explica
Ninguém explica Deus
Ninguém explica
Ninguém explica Deus
E se duvida ou se acredita
Ninguém explica
Ninguém explica Deus
Dono de toda ciência, sabedoria e poder
Oh dá-me de beber da água da fonte da vida
Antes que o haja houvesse
Ele já era Deus
Se revelou ao seus do crente ao ateu
Ninguém explica Deus

Ninguém explica Deus
Ninguém explica
Ninguém explica Deus
Ninguém explica
Ninguém explica Deus
E se duvida ou se acredita
Ninguém explica
Ninguém explica Deus
Deus

Responder
avatar
7/5/17 19:03 delete

Caro Chaves:
Está postada a letra, para ver se algum comentarista se habilita. De minha parte, tenho outras prioridades que me exaurem o tempo! Deus abençoe.
Solano

Responder
avatar
Unknown
AUTOR
21/6/17 17:35 delete

Graça e paz! Gostaria de um estudo sobre as "primícias"... essa forma de ofertar trazida pelas igrejas nos últimos tempos. Há base bíblica para isso? Grato!

Responder
avatar
2/10/17 17:38 delete

Boa tarde meus queridos irmãos;

Ando estudando sobre alguns tópicos importantes de teologia e me deparei com uma dúvida da qual preciso de ajuda.

Como harmonizar o conceito de determinismo divino ou predestinação com a responsabilidade humana/Livre Agência ?

Responder
avatar
6/2/18 11:47 delete

Boa tarde pastor ,estou fazendo uma pesquisa sobre o tema "noite escura da alma" porém não tenho encontrado muitos materiais confiáveis, você poderia me indicar uma bibliografia.
Desde já agradeço.

Responder
avatar
Unknown
AUTOR
17/9/18 14:09 delete

Olá. Gostaria de saber se existe respaldo bíblico para batismo de desejo? se um bebe morre sem ser batizado, devido um aborto, existe respaldo biblico para batismo de desejo?

Responder
avatar
Unknown
AUTOR
10/10/18 09:31 delete

Graça e paz!

Gostaria de saber onde encontro a relação dos livros publicados por vcs. Vejo alguns em sites diversos, mas ainda nao encontrei uma lista completa.

grata

Responder
avatar
10/10/18 10:30 delete

Cara Daniela:

De minha parte, uma relação completa, com os devidos "links", está neste Blog, na página:[https://tempora-mores.blogspot.com/p/solano-portela-livros-e-publicacoes.html
Escrevi aos outros dois participantes, do Blog para ver se há, em algum lugar, uma relação dos livros deles.

Obrigado,

Solano Portela

Responder
avatar
10/10/18 16:20 delete

Daniela:
O Rev. Augustus indica que a melhor relação, atualmente, é a da WIKIPEDIA (procurar por Augustus Nicodemus), ainda que nem todos os livros estejam lá listados (mas é um bom começo).
Solano

Responder
avatar
21/11/18 13:16 delete

Boa tarde, Presbítero Solano. Informo que estou utilizando duas, no máximo três pequenas citações de seu artigo sobre a pena de morte, em meu novo livreto que pretendo publicar no segundo semestre do ano que vem. Título provisório: "As Escrituras e a Morte".
Entrei em contato por aqui pelo fato de que não consegui pelo e-mail solanoportela@solanoportela.net (Endereço não encontrado).

Aproveito para divulgar a V.S.ª meus opúsculos anteriores:

Presbiterianismo em Ubatuba
https://www.clubedeautores.com.br/ptbr/book/237061--Presbiterianismo_em_Ubatuba?topic=cienciashumanasesociais

Correndo atrás do vento (Rabiscos sobre Eclesiastes)
https://www.clubedeautores.com.br/ptbr/book/251065--Correndo_atras_do_vento?topic=doutrinasbiblicas#.W_VQ8zhKjIU

A Realidade do Sofrimento Eterno (E como escapar dele.)
https://www.clubedeautores.com.br/ptbr/book/267156--A_Realidade_do_Sofrimento_Eterno?topic=doutrinasbiblicas#.W_VRIDhKjIU

Deus te abençoe.

Presbítero Alessandro Silva
IPB de Ubatuba/SP

Responder
avatar
21/11/18 14:46 delete

Caro Alessandro:

Tem toda autorização. Meu contato regular - (solano@mackenzie.br).

Abs

Solano

Responder
avatar
Unknown
AUTOR
16/1/19 10:19 delete

A Paz do Senhor Jesus.

Em uma das pregações o Augustus Nicodemus comentou sobre sua própria experiência de quase abandono da fé devido a algumas aulas e literaturas filosóficas que acompanhou durante seus estudos fora do Brasil.

Até que em um momento difícil entrou em contato com um pastor que conhecia e este o indicou algumas literaturas que foram como antídoto para todo aquele conteúdo nocivo à fé. Eu gostaria de saber quais foram esses livros. Há uma conhecida minha indo por este perigoso caminho e eu gostaria de ter como ajudar.

Desde já agradeço a atenção.

Responder
avatar
Um peregrino
AUTOR
6/6/19 10:41 delete

Eu gostaria também de saber quais foram estes livros-antídotos e quais forão os livros-veneno. Além de saber também em que a fé do Pastor Nicodemus estava baseada na época, e agora. Se ideias filosóficas minam a fé do crente, em que o crente está baseando sua fé, na razão, na irracionalidade, no saber, no não-saber, no instinto, na intuição?

Responder
avatar
21/7/19 13:30 delete

Boa tarde!

Existe os redestinados para a Salvação e predestinados para a perdição de antemão?

Se uma pessoa é predestinada para a salvação de antemão, qual foi a necessidade de Jesus morrer na cruz?
Porque o Espirito Santo precisa convencê-la do pecado da justiça e do juizo?
Porque ela precisa crer que Jesus é o seu Salvador?
Qual a necessidade de se frequentar uma denominação?
Se eu já fui predestinado a perdição, por mais que eu me converta ao evangelho, estarei na condição de perdido.
Se eu já fui predestinado a salvação, não tenho necessidade de me converter, de frequentar uma denominação etc...
Como pode um Deus, permitir que se expusesse em Marcos: 16:15 a pregação a toda a criatura, para que os crerem (não somente a eleitos) e forem batizados serão salvos. João 3:16 diz: Deus amou o mundo, não diz Deus amou os eleitos.

Responder
avatar
15/8/19 18:16 delete

Prezado Presbítero e irmão Solano Portela, dentre os muitos cânticos "espirituais" de hoje, há esse (https://www.letras.mus.br/livres-para-adorar/eu-vou-construir/). A frase que mais me intriga é "digno da minha vida Tu és, Senhor".
Eu acho que não está correta essa afirmação, mas não consigo explicar por que.
Gostaria de um auxílio. Muito grato.
Mauricio Reynaldo. IPB Indaiatuba/SP.

Responder
avatar
maria
AUTOR
16/8/19 14:02 delete

a Paz do Senhor Jesus!

gostaria de receber auxílio quanto uma dúvida,simples, porém, busco exatidão.
estudando e pesquisando, vejo algumas confirmações de que o maná recebeu este nome,devido ao som em hebraico da pergunta feita pelo povo de Israel, "O que é isto?"
gostaria de saber da veracidade dessa informação, visto que não tenho conhecimento em hebraico para confirmar a semelhança.


grata pela atenção,

Deus os abençoe

Alice Silva

Responder
avatar
18/8/19 22:20 delete

Cara Alice:
Essa identificação provavelmente não procede. A expressão de grafia parecida com "O que é isso?" e a palavra Maná (man nah), é do aramaico, que só surgiu séculos depois. Não dá para identificar o nome maná com nenhuma expressão hebraica da época.
Abs
Solano

Responder
avatar
Lucas
AUTOR
22/9/19 21:48 delete

Olá, gostaria de saber o que a Bíblia diz sobre hipnoses

Responder
avatar
Unknown
AUTOR
29/10/19 15:31 delete

Boa tarde ,recentemente li no site das testemunhas de jeová o seguinte:

“A respeito daquele dia e daquela hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o Filho, mas somente o Pai.” (Mateus 24:36) De que modo essas palavras confirmam que Jesus não é o Deus Todo-Poderoso?
Jesus disse que o Pai sabia mais do que o Filho. Se Jesus fosse parte do Deus Todo-Poderoso, no entanto, ele conheceria os mesmos fatos que o Pai. Portanto, o Filho e o Pai não podem ser iguais. Ainda assim, alguns dirão: ‘Jesus tinha duas naturezas. Aqui ele falava como humano.’ Mas, mesmo que isso fosse assim, que dizer do espírito santo? Se o espírito santo e o Pai são parte do mesmo Deus, por que Jesus não disse que o espírito santo sabia o que o Pai sabia?”

Como responder a esse questionamento ? Desde já agradeço a resposta, que Deus nos abençoe!

Responder
avatar
curiosa
AUTOR
4/11/19 15:37 delete

boa tarde, já li e assisti várias pessoas falando sobre ser normal um casal cristão frequentar motel, porém ainda restam dúvidas sobre ser errado ou não.

Responder
avatar
MARCOS
AUTOR
9/4/20 06:25 delete

HA DOIS PROJETOS DE LEI - JA BEM ADIANTADOS - QUE SERAO O GOLPE FINAL NO MOMENTO EM QUE A POPULAÇÃO NAO TIVER MAIS RECURSOS FINANCEIROS ! A PEC 37/2020 E A PL 1709/2020 - A PRIMEIRA OBRIGA ELEIÇÕES DIRETAS EM CASO DE AFASTAMENTO OU VACANCIA DA PRESIDENCIA SEM DIREITO DO VICE ASSUMIR E PASMEM " INSTITUIÇÕES RELIGIOSAS ESTÃO PROIBIDAS DE SE REUNIR FISICAMENTE ATE´OUTUBRO DE 2020 ( OLHA AS ELEIÇÕES !) https://www25.senado.leg.br/web/atividade/materias/-/materia/141306 - https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=2195722

Responder
avatar
malfilho
AUTOR
20/5/20 20:37 delete

Boa noite. Assisti ao vídeo https://www.youtube.com/watch?v=06Y8F5tyfdE , do Pastor, Nicodemus e gostei muito. No vídeo ele se baseia num texto provavelmente de sua autoria. Gostaria de saber onde eu poderia encontrar esse texto dele para o meu estudo, pois faço faculdade de Teologia e gostaria de me aprofundar na História do Cristianismo. Atenciosamente, Marcos Filho.

Responder
avatar
22/5/20 16:06 delete

Malfilho --- O Rev. Augustus informa que esse é um estudo pessoal dele e, por enquanto, ainda não está disponível em forma escrita, publicada.

Responder
avatar
Toninho
AUTOR
13/10/20 17:09 delete

Irmão, vocês têm algum estudo disponível, sobre a eternidade da pena dos perdidos? Obrigado.

Responder
avatar
24/12/20 08:07 delete

Eu espero que alguém do blog, possa responder essa minha pergunta...

Se Deus é o Todo Poderoso e Soberano, porque Ele não acabou logo com o mal e destruiu satanás com todos os seu anjos caídos, e restaurou a paz na terra, fazendo-a voltar ao que era antes? Porque Jesus teve que sofrer todo aquele martírio e humilhação na cruz? Porque Ele teve que ter uma morte tão cruel? Porque Jesus, sendo Deus, teve que ser barbaramente torturado? Não havia outro meio? Só havia esse meio de nos dar a salvação?
Essa penúria de Jesus na cruz, essa tortura do Calvário, faz com que Deus pareça cruel, mau, e perverso. Eu amo a Deus, creio Nele, o admiro, acho incrível tudo que Ele fez, e a Jesus nem se fala, como pode fazer o que Ele fez, morrer na cruz pra nos salvar, e por pessoas que ainda nem o conheciam?!?
Mas não consigo entender porque TEVE que ser por esse caminho de DOR, se DEUS tem TODO o poder para destruir o mal, Ele não poderia ter "inventado" outra forma menos cruel e ter poupado o Seu filho Jesus? Alguém pode me explicar por favor...

Responder
avatar
25/12/20 23:17 delete

Caro "Tenho uma pergunta:
Para iniciar com a primeira parte de sua indagação, veja os seguinte vídeos: https://www.youtube.com/watch?v=YPKZoMQWHOg e https://www.youtube.com/watch?v=IWwEaQEn8Zo . Para a questão da necessidade da morte de Cristo na Cruz, veja: https://www.youtube.com/watch?v=L1NUq4wKCcY . Se a pergunta é sincera, espero que ajude. Solano Portela

Responder
avatar
17/2/21 05:51 delete

Obrigada irmão Solano Portela, a pergunta é totalmente sincera. Vou ver e ler tudo o que vc me recomendou. Gratidão!

Responder
avatar