Solano Portela

Solano Portela - Livros e Publicações:

Estes são meus livros (Solano Portela). Alguns de autoria plena, outros em co-autoria e ainda outros com a contribuição de um ou mais capítulos. Não os comercializo, nem costumo levá-los para as palestras que faço, mas são todos bem-vindos para contatar as editoras e obtê-los pelas vias usuais, normalmente pela Internet. Indico onde podem ser adquiridos (Clicar no nome da Livraria ou Editora) e aponto o último LINK acessado dos livros (Clicar no título, abaixo da imagem):

A maioria desses (1 a 6) disponíveis na LOJA – Livraria Reformada:

1. A Lei de Deus Hoje

2. Cinco Pecados que ameaçam os Calvinistas
3. A Pena Capital e a Lei de Deus
4. Fazendo a Igreja Crescer (em co-autoria com William Smith)
5. O que é a Fé Reformada? (um capítulo)
6. Disciplina na Igreja: A Marca em Extinção (dois capítulos)

7. Fé Cristã e Misticismo (um capítulo)

8. O Que Estão Ensinando aos Nossos Filhos?
9. A Glória da Graça de Deus (um capítulo)

10. Fundamentos Bíblicos e Filosóficos da Educação (volume 1, da série “Fundamentos” – Capítulo sobre Construtivismo)
11. Organização e Desenvolvimento de uma Escola Cristã (Organizador e Bibliografia)

 Disponível na Editora Monergismo:
12. Calvino Mestre da Igreja (um capítulo)



Disponível no GRUPO A (Humus):
14. Desafios da Gestão Universitária Contemporânea (um capítulo)




15. Competitividade e mudanças no DNA Institucional: Construindo a Educação Superior do Futuro (um capítulo)

Disponível na VINACC:





16. (Visão Cristã da) Educação Escolar

Disponível na Editora Mackenzie:











Além desses livros, tenho artigos no meu site "semi-congelado": solanoportela.net; diversos artigos publicados na Revista Acadêmica Fides Reformata, do Centro Presbiteriano de Pós Graduação Andrew Jumper; lições de Escola Dominical escritas para a Casa Editora Presbiteriana; diversos textos espalhados pela Internet e vídeos no YouTube; e alguns artigos escritos para as Revistas (algumas extintas): Pensador Cristão; Ética Cristã; Ultimato (no passado), além de entrevistas para as revistas Nova Escola, Educação Superior, Vinde, entre outras.

3 comentários

comentários
5/9/16 22:34 delete

Olá, irmão Solano!

Sou David Monteiro. Estou lendo seu livro:o que estão ensinando aos nossos filhos. Fiquei muito impactado com suas criticas ao construtivismo. Estudo química na UFMS, curso de licenciatura.

Estou no final do curso, escrevendo o projeto da minha monografia e a minha proposta é desenvolver uma sequencia didática para o ensino da Lei de Boyle a partir da perspectiva cristã. Estou usando Kuyper, Dooyeweerd, Nancy Pearcey, Alister McGrath como referencial teórico para as discussões sobre Cosmovisão e Filosofia Cristã e da Ciência. Porém, estou um tanto confuso no que desrespeito ao referencial teórico para a área do ensino. E estou perguntando para quem posso sobre o que usar como referencial de ensino na perspectiva cristã. Por enquanto estou usando David Ausubel, mas, algo me diz que estou cometendo uma contradição. Meu conhecimento em teologia é pouco, sou muito amador nessa área, enquanto ao ensino, minha formação é a básica das instituições federais, ou seja, o conteúdo explicitamente anticristão.

Não sei se consegui me expressar bem. Mas, minha pergunta é: será que é possível o senhor me dar um direcionamento sobre David Ausubel, e sua teoria da aprendizagem significativa, e também me indicar algo sobre o ensino a partir da cosmovisão cristã? Dei uma olhada no blog O Tempora, O Mores, sobre a Educação Cristã, mas gostaria de algo mais pontual porque infelizmente não tenho mais tanto tempo para me dedicar a um volume grande leitura neste momento.

Achei a lista de livros fantástica, e alguns eu já tenho e outros já li. E mais para frente vou investir neles. Infelizmente me toquei sobre isso agora.

Grato pela atenção.

Att, David Monteiro de Souza Junior.

Desculpe pelo português insuficiente, fui deseducado em um sistema construtivista. kkk...

Fique com Deus.

Responder
avatar
Unknown
AUTOR
12/12/18 04:07 delete

Por que motivo Solano Portela defende a ideia de se pensar biblicamente cosmovisão cristã nas áreas do conhecimento?

Responder
avatar
12/12/18 15:26 delete

Por que motivo não defenderia. Se TODOS têm uma cosmovisão, por que não ficar com aquela que emana do Criador do Universo?

Responder
avatar