sexta-feira, maio 01, 2009

Augustus Nicodemus Lopes

No ar os vídeos das palestras do II Simpósio Darwinismo Hoje

Já estão disponíveis em diversos formatos para download e para assistir direto as palestras do II Simpósio Darwinismo Hoje no site do Mackenzie.

Link: http://www.mackenzie.br/2_darwinismo_videos.html

Formatos:

- Flash Video - FLV - 640x480 - 640Kbps
- Windows Media - WMV - 320x240 - 320Kbps
- IPhone/iPod touch - MP4 - 320X480

Estão disponíveis as palestras de

- Dr. John Lennox
- Dr. Paul Nelson
- Dr. Marcos Eberlin
- Dr. Aldo Mellender
- Dr. Gustavo Caponi
- Prof. Maurício Tuffani

E o debate na Mesa Redonda.

DIVULGUEM!

Augustus Nicodemus Lopes

Postado por Augustus Nicodemus Lopes.

Sobre os autores:

Dr. Augustus Nicodemus (@augustuslopes) é atualmentepastor da Primeira Igreja Presbiteriana de Goiânia, vice-presidente do Supremo Concílio da Igreja Presbiteriana doBrasil e presidente da Junta de Educação Teológica da IPB.

O Prof. Solano Portela prega e ensina na Igreja Presbiteriana de Santo Amaro, onde tem uma classe dominical, que aborda as doutrinas contidas na Confissão de Fé de Westminster.

O Dr. Mauro Meister (@mfmeister) iniciou a plantação daIgreja Presbiteriana da Barra Funda.

16 comentários

comentários
1/5/09 18:13 delete

Aêêê! Muito obrigado a toda a equipe!
Bernardo!

Responder
avatar
2/5/09 03:05 delete

Obrigado pela informação, ela é muiiito necessária. Deus abençoe.

Responder
avatar
Ricardo
AUTOR
3/5/09 05:38 delete

Obrigado. A propósito, o prof. Adauto Lourenço não participou do Simpósio, como havia sido previamente anunciado?

Ricardo

Responder
avatar
3/5/09 18:56 delete

Senhores sintam-se a vontade para divulgar o que quiserem qundo necessário em PresbiterianosOnline
temos 3000 membros cadastrados
acessem www.presbiterianos.ning.com

Sidney Santos Administrador

Responder
avatar
Danilo Neves
AUTOR
5/5/09 00:13 delete

DIVULGUEM mesmo!!!!! Especialmente nas Universidades.

Geralmente existe aquele professor efetivo de uma faculdade que é cristão de verdade, mas que é tão desligado do assunto "criacionismo-darwinismo" que nem sabe que existe essas palestras. Na minha faculdade tem 2 desse tipo, rsrsrs... Fiz até um prof espírita assistir essas palestras, kkk!

Abç a todos

Responder
avatar
Anônimo
AUTOR
5/5/09 01:16 delete

SOU PROFESSOR DE FILOSOFIA DA FACULDADE DECISÃO-PE E EXATAMENTE HOJE ESTAVA EXPLICANDO PARA MEUS ALUNOS SOBRE A DIFERENÇA ENTRE TEORIA E TESE E PORQUE O EVOLUCIONISMO FICA SOMENTE NO CAMPO DA TEORIA. ESSES VÍDEOS IRÃO AJUDAR BASTANTE...CONTRIBUIÇÃO EXTREMAMENTE IMPORTANTE DA NOSSA UNIVERSIDADE PRESBITERIANA. ISSO É, DE FATO, A ESSÊNCIA DO CALVINISMO. QUANDO PUDEREM, ACESSEM NOSSO BLOG, SERÁ UM GRANDE PRAZER VER SEUS COMENTÁRIOS, CRÍTICAS E SUGESTÕES:
www.filosofiacalvinista.blogspot.com
Parabéns ao Makenzie!

Presb.Fábio Correia
MEstre em filosofia pela UFPE

Responder
avatar
5/5/09 21:05 delete

Ok. Então vamos trabalhar.

Responder
avatar
DÉBORA
AUTOR
6/5/09 07:31 delete

Oba, que notícia boa! Vou baixá-los!
Abraços!

Responder
avatar
Anônimo
AUTOR
7/5/09 01:26 delete

Olá, Rev. Augustus.

Tenho um pergunta: A igreja hoje, recebeu a autoridade de Jesus para expulsar demônios? Ou em vez de expulsar o demonio devemos orar a Deus pedindo que Ele expulse o demonio?

Abs.

Leonardo

Responder
avatar
7/5/09 10:16 delete

Ricardo,

Adauto Lourenço participou, mas não foi gravado, infelizmente.

Leonardo,

Creio que a Igreja recebeu essa autoridade. Ao mesmo tempo, ela recebeu também o Evangelho, que é o que efetivamente liberta o ser humano de todos os seus demônios. Não basta expulsar demônios -- eles voltam. A pessoa tem que nascer de novo, ser regenerada e justificada pela fé para ser salva do pior de todos os males, que é a culpa de seus pecados.

Um abraço.

Responder
avatar
Unknown
AUTOR
7/5/09 18:50 delete

Rev Augusto,

O simposio de cidadania e etica do dia 28 e 29 de abril foi gravado?

Grato,

Responder
avatar
7/5/09 21:47 delete

Renato, foi sim. Mas não penso que vai ser disponibilizado no site do Mackenzie. Se quiser cópia, tente falar com Pr. Didimo, didimo@mackenzie.com.br.

Responder
avatar
Anônimo
AUTOR
8/5/09 12:34 delete

Rev. Augustus Nicodemus

Sobre o Simpósio Darwinismo Hoje
haverá comercialização deste evento em mídia DVD (Ex. Luz p/ Caminho)

Grato
Alison

Responder
avatar
Danilo Neves
AUTOR
10/5/09 23:42 delete

Rev. Nicodemus ou presb. Solano ou rev. Mauro Meister:

Como eu devo entender estas passagens:Is 14 e Ez 28?

Deixa eu esclarer mais a dúvida. Eu pensava que ambas são profecias de dupla aplicação. Serviam tanto para os reis quanto para satanás. Acontece que, conversando com o pr. de minha igreja, a linha reformada não é favorável a esta interpretação, disse ele. Quando perguntei que solução a nossa teologia propõe a estas passagens, ele disse que muitos defendem que tais textos se referem somente ao homem e que não falam sobre satanás. Acontece que há um silêncio para explicar várias expressões como, por exemplo, "Tu eras querubim da guarda ungido" (28.14).

Como eu devo me orientar nesses textos?

Abçs.

dnaea@ymail.com

Responder
avatar
11/5/09 19:47 delete

Acredito que esse simpósio tirou todas as dúvidas da importância das denominações. A igreja presbiteriana, juntamente com a junta de ensino acadêmico e teológico na pessoa de seu Chanceler, deu uma das maiores contribuições da história para a sociedade, para a academia, para a ciência e para a igreja, que é a coluna e baluarte da verdade. Parabéns para a universidade Mackenzie e seu Chanceler pelo rico debate.

P.S. Maior contribuição ainda é disponibilizar os vídeos pela internet a todos, mesmo àqueles que não têm condições.

Responder
avatar
11/5/09 22:42 delete

Caro Danilo,

A primeira coisa a ser dita é que a alegação de que a "visão reformada" é
essa ou aquela carece de substância maior, em virtude da existência de várias opiniões, sobre esses textos, dentro do campo reformado.

Em nossa opinião, não se pode afirmar com certeza que Ezequiel e Isaías estavam se referindo à queda de Satanás. Contudo, dentro do campo das possibilidades, cremos que não é impossível. Não há nada que seja fatal ao
entendimento de que eles tinham em mente também a queda do querubim
principal, além da queda dos reis em tela. No campo das probabilidades, também cremos que exista probabilidade que é uma profecia de dupla intenção.
No Novo Testamento há algumas passagens que sugerem (sem serem definitivas) que em um dado momento satanás caiu por causa da arrogância. A principal é 1Tim 3, onde se fala que a condenação do diabo se dará por causa de sua
arrogância. A isto se junte uma suposta referência aos anjos que não guardaram seu status inicial em Judas e II Pedro, e à declaração de Jesus que via satanás cair dos céus.

É tudo acumulatório, circunstancial. Mas quando tomadas juntas, as evidências dão algum suporte à idéia de que Isaías e Ezequiel podem estar se referindo a este episódio angélico.

É bom notar que esses textos são históricos, obviamente com referência primária aos reis, o que não impede que tenham outros sentidos (como no caso do filho de Isaías). No entanto, há escassa base bíblica para serem feitas
as extrapolações que normalmente são feitas, para se ter uma angeologia detalhada, principalmente no que diz respeito aos anjos caídos, via de regra, fundamentada nesses textos.

Interpretar estes textos históricos colocando a pessoa de Satanás como o personagem, seria alegoria; mas, não podemos negar que o linguajar do texto nos atrai a pensar em Satanás e sua queda.

É possível, por outro lado, que os autores dos textos bíblicos tinham um texto/fonte/registro/tradição (etc.) que lhes dava uma descrição do que teria sido o caminho da queda de Satanás; ou então, usaram o seu conhecimento (uma fonte que não temos acesso ou conhecimento), e alegorizaram, sob a direção do Espírito, para aplicar o incidente angélico à queda destes reis.

Um abraço,

Solano, Mauro e Augustus

Responder
avatar