sexta-feira, abril 02, 2010

Mauro Meister

Páscoa e Liberdade

Tanto para o povo hebreu, que viveu durante 430 anos no Egito, quase todo esse tempo em regime de escravidão, quanto para os cristãos, a páscoa tem um significado essencial: libertação. Aproveitando-nos do tempo e da época em que, com grande estardalhaço de coelhos e ovos se comemora a páscoa comercial, que traz alguma esperança de livramento da opressão da crise econômica para muitos envolvidos no mundo dos negócios, convido o leitor a refletir sobre o significado básico deste precioso evento.

Quando se fala em libertação, presume-se que existe a liberdade, bem como o cerceamento dela. A sua existência carece de uma definição, até mesmo para que possamos começar a conversar. Assim, nem a liberdade está livre de uma definição que a resuma, conceitue e lhe dê significado além da própria palavra.   O conceito libertário, tão propagado nas décadas revolucionárias do final do século passado, em que o homem almejava ser “uma metamorfose ambulante”,  livre de leis, de conceitos e opiniões formadas, tem provado ser uma ilusão e um caminho de degradação para a raça humana, pois a liberdade de um, nesse sentido, é a prisão de outros. A ideia de uma liberdade absoluta morre quando deixamos de defini-la. Logo, a liberdade só pode ser “liberdade para” ou “liberdade de”, mas nunca “liberdade” só.  

A conhecida história da libertação dos descendentes de Abraão, Isaque e Jacó, registrada no livro do Êxodo (capítulo 12), mostra-nos estes dois lados da liberdade: “da” escravidão no Egito, onde eram oprimidos como etnia, e “para” adorar ao Deus de seus pais de maneira completa. Ali, o povo hebreu não só era escravo no corpo, mas escravo na mente, quando não tinha a liberdade de expressar a sua fé no Deus que havia se revelado aos seus antepassados e os convocava para a adoração verdadeira. O povo era escravo dos ídolos do Egito em suas mais variadas formas, fossem eles ídolos religiosos, culturais ou econômicos.  Nem a liberdade de serem fecundos tinham, pois o soberano da nação mandou assassinar a todas as crianças do sexo masculino que nascessem de mães israelitas (Êxodo 1.15).  

A sua saída do Egito, às pressas depois que seus exatores foram fustigados pela mão de Deus, mostra-nos com clareza que a “liberdade de” tem como propósito a “liberdade para”. Disso os que foram libertados nunca poderiam esquecer, senão tornar-se-iam escravos mais uma vez. Deus lhes proveu uma maneira de manter isto vivo na memória: o povo poderia desfrutar da liberdade obedecendo ao que lhe era ensinado.  Deveriam, todos os anos, reunir-se e celebrar a libertação comendo pães sem fermento durante uma semana, acompanhado de ervas amargas e com a carne de um cordeiro sem defeito, imolado para a ocasião especial. O pão lhes lembraria a rápida fuga, sem o tempo para a preparação do pão com fermento, quando deixaram um país e toda uma vida de escravidão para trás. As ervas seriam a lembrança do amargor de ser escravos e não ter liberdade “de”e “para”. [1] O sangue do cordeiro seria passado nas portas, lembrando-lhes que a sua liberdade foi a custo de sangue e intervenção divina. Assim também lembrariam que não deveriam escravizar outras pessoas. 

Pouco mais de um milênio depois da primeira páscoa, um homem chamado Jesus (em hebraico, Josué), nascido na cidade de Belém da Judéia (que foi o berço do grande rei Davi) e criado no vilarejo de Nazaré (lugar desprezado na “Galiléia dos gentios”), celebrava a Páscoa em Jerusalém junto com outros doze que o seguiam por toda a parte. Sabemos que havia pão e vinho à mesa. Provavelmente serviu-se o cordeiro assado, conforme mandava a lei. Supomos que, por obediência, afinal não houve outro que fosse obediente como Jesus, as ervas amargas estivessem presentes no centro, lembrando-lhes a escravidão passada e a amargura presente. Viviam na Terra Prometida, mas não tomaram posse dela. Tinham suas casas, mas não as possuíam. Criavam seus filhos na religião, mas não eram livres para servir ao Deus verdadeiro. Não eram estrangeiros, mas continuavam escravos. Quase todo o povo sabia desta amarga realidade, mas poucos ousavam articular as palavras que a revelasse. Seus líderes religiosos mentiam a si mesmos, dizendo: “somos descendência de Abraão e jamais fomos escravos de alguém” (João 8.33). Eram escravos do seu próprio orgulho.  Tinham os olhos cegos e o coração endurecido (Isaías 6.10), como o de Faraó, que não os deixara sair do Egito. [1] 

O homem que coordenava a celebração naquele pequeno refeitório tinha uma clara missão: ensinar de maneira definitiva o significado da liberdade, exemplificar de maneira encarnada o que é ser livre e efetivar a libertação daqueles que viessem a conhecer a verdade. [3]. Como fez isto? Encarnando a própria páscoa, experimentando o profundo amargor de ser condenado sem culpa e morto, tornando-se o próprio cordeiro pascal, o Cristo (que significa o ungido, escolhido por Deus). [4]. Assim, o Cordeiro Pascal veio trazer “liberdade para” que o ser humano pudesse ser, amar, servir e conhecer a verdade.  E “liberdade do” pecado escravizante que cega e não permite ao individuo saber, sequer, que é escravo. Não é liberdade absoluta, no sentido pretendido pelo modernismo e pós-modernismo, mas relativa e condicionada à verdade absoluta que a define. Parte fundamental do sentido de liberdade está no respeito ao próximo, que é amar ao próximo como a si mesmo, mas isto fruto de servir a Deus, amando-o do todo coração, força, alma e entendimento.
Como celebramos a liberdade cristã na Páscoa? Conhecendo a Verdade, amando a Deus e ao próximo, obedecendo àquele que nos ensinou a fazer, em memória dele, a encenação daquela última ceia pascal de que ele mesmo partilhou. Repetindo-a constantemente, lembrando-nos que Ele disse que estaria conosco até a consumação dos séculos.

Abençoada Páscoa a todos! 
Da equipe do Tempora.


[1] Êxodo, capítulo 1, versos 13 e 14a: “então, os egípcios, com tirania, faziam servir os filhos de Israel e lhes fizeram amargar a vida com dura servidão”.
[2] Êxodo, capítulo 7, verso 13.
[3] Evangelho de João, capítulo 8, verso 32: “e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará”.
[4] "Lançai fora o velho fermento, para que sejais nova massa, como sois, de fato, sem fermento. Pois também Cristo, nosso Cordeiro pascal, foi imolado.”  
A foto acima é do conhecido "Jardim do Túmulo", um túmulo datado do primeiro século com características similares à descrição dada nos Evangelhos do lugar onde o Senhor foi sepultado.
Publicado anteriormente na Revista Mackenzie.

Mauro Meister

Postado por Mauro Meister.

Sobre os autores:

Dr. Augustus Nicodemus (@augustuslopes) é atualmentepastor da Primeira Igreja Presbiteriana de Goiânia, vice-presidente do Supremo Concílio da Igreja Presbiteriana doBrasil e presidente da Junta de Educação Teológica da IPB.

O Prof. Solano Portela prega e ensina na Igreja Presbiteriana de Santo Amaro, onde tem uma classe dominical, que aborda as doutrinas contidas na Confissão de Fé de Westminster.

O Dr. Mauro Meister (@mfmeister) iniciou a plantação daIgreja Presbiteriana da Barra Funda.

8 comentários

comentários
2/4/10 01:46 delete

Uma abençoada Páscoa a todos! E que possamos realmente entender a profundeza do significado disso. Irmãos queridos, obrigado pelo excelente texto, pela simplicidade e comunicação tão claras. Fui muito abençoado ao lê-lo! Abraço a todos!

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2/4/10 10:03 delete

Gostaria de convidá-los e a todos os seus leitores para comentarem nosso post sobre a Páscoa publicado com o seguinte título:

"Pascoa não é coisa de Cristão".

www.filosofiacalvinista.blogspot.com

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2/4/10 19:22 delete

Boa Páscoa senhores... Nicós, Obi Wan, Pb. Solano.
Excelente texto. Deus abençoe vcs.

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tania cassiano
AUTOR
2/4/10 20:56 delete

Boa Páscoa para os senhores e família.
Muito bom o texto.
Tânia Cassiano

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Anônimo
AUTOR
3/4/10 07:44 delete

Feliz Páscoa a todos e que o Cristo ressuscitado continue a iluminar cada um e cada uma que segue este blog.

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Unknown
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3/4/10 12:41 delete Este comentário foi removido pelo autor.
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Anônimo
AUTOR
4/4/10 16:05 delete

O povo saiu do Egito mas o Egito foi junto com eles. Voltaram ao Egito nos seus corações, rebelaram-se diversas vezes, fizeram terríveis acusações a Deus e a Moisés e Arão, sofreram muito por isso. Muito semelhante à igreja do Novo Testamento, não só de hoje mas sempre. O que nos consola, ao nos vermos no espelho enquanto estudamos a história deles - como somos parecidos! - é que naqueles 40 anos de idas e voltas no deserto, apesar da expectativa de morte, apesar de saberem que não entrariam na Terra Prometida, a coluna de fogo à noite não se apagou, a nuvem nunca deixou de os guiar, o maná nunca cessou e Jeová continuou a os proteger dos inimigos e até lhes concedeu algumas vitórias militares. Novas revelações foram dadas a Moisés e ao povo, ou seja, Deus os disciplinou mas não os aniquilou, não os abandonou. Isso me consola.

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L' Abri Net
AUTOR
8/4/10 22:40 delete

Jesus Cristo adicionou um novo significado para a comemoração do Pêssach entre os seus discípulos. Pois sabia que, embora Deus tivesse feito o seu povo passar da escravidão para a liberdade, o povo de Deus, em sua maioria, ainda continuou sendo escravo e, agora, de uma escravidão que somente o seu sacrifício na Cruz poderia libertá-los.


A fé em Deus e nas suas promessas sempre foi a grande responsável pela liberdade do povo libertado do Egito e de tantos outros que serviram a Deus antes ou depois dessa ocasião, entretanto a fé estava longe de se fazer parte integrante à vida do povo de Deus.


O povo de Deus precisava de um libertador maior do que o foi Moisés. E Jesus Cristo foi o escolhido e o autorizado por Deus para cumprir essa missão.


Portanto, na última Pêssach Jesus Cristo comemora antecipadamente a vitória que o povo de Deus recebeu com o seu sacrifício vicário.

Esse texto é parte do artigo: A Páscoa e o seu significado para a Igreja de Cristo.
http://labriadalbertooliveira.blogspot.com/

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