domingo, setembro 23, 2018

Solano Portela

Os nazistas não eram a favor do aborto?


Depois que a tabela abaixo comparando nazismo, esquerda e direita foi publicada e circulada em mídia social (obviamente um resumo de uma situação complexa), alguns comentários refletiram um mito, que tem se perpetuado: o de que os nazistas  não eram a favor do aborto. Suas práticas em manipulação da vida eram todas relacionadas com a eugenia, ou seja, ações destinadas a melhorar a qualidade genética da população. No caso deles, significava a “purificação” da raça humana com o desenvolvimento e criação de uma “pura” raça ariana.

Seus experimentos, nessa linha, seriam tão somente dentro da eugênica e, mesmo sendo condenáveis, não caracterizariam o favorecimento ao aborto. Os defensores contemporâneos do aborto chegam ao absurdo de dizer que aqueles que se posicionam contra o aborto, são semelhantes aos nazistas – seguindo a irracionalidade de equacionar nazismo com posições à direita e não à esquerda do espectro político. A líder feminista Glória Steinem escreveu na revista norte-americana MS (número de outubro de 1980): “O próprio Hitler e a doutrina nazista que ele criou, eram inequivocamente contra o direito individual de abortar. A ilação é a de que ser contra o aborto, faz de você um nazista.

A esquerda quer se livrar da situação incômoda de carregar a semelhança de suas posições com o nazismo; identificar a direita com o infame Hitler é típico das calúnias que gostam de disseminar. Mas algumas verdades precisam ser resgatadas, pois esse entendimento não representa o descaso pela vida encontrado no nazismo:

1. Os defensores do aborto gostam de se intitular pró escolha (contrapondo-se aos conservadores, que são contra o aborto, que se intitulam pró vida). No nazismo, o corpo da mulher pertencia ao estado (alguma semelhança com os regimes totalitários de esquerda?), se havia alguma “escolha” nesse sentido, ela era do estado e não da mulher. Se os nazistas promoviam, em algumas ocasiões regulamentos contra o aborto, era em escala limitada, apenas para mulheres arianas saudáveis e a definição era do estado (para mais detalhes – é bom ler o livro (Eggert e Rolston (1996), Abortion in the New Europe – A New Handbook, p.114).

2. Em 1939, o chefe da SS, Heinrich Himmler, registrou que em torno de 600 mil abortos eram realizados por ano, na Alemanha. Ele se mostra espantado e faz uma argumentação para controlar a prática, mas não é por nenhum escrúpulo relacionado com a vida das crianças abortadas, mas porque eram exatamente as mulheres arianas, saudáveis, que estavam impedindo a formação de milhares de soldados. Diz ele: “Se conseguirmos parar esses abortos, teremos a possibilidade de ter 200 regimentos, ou mais, a cada ano” (Clay e Lipmann (1995), Master Race: The Lebensborn Experiment in Nazi Germany, pp.66-67)! Lebensborn foi uma propriedade rural criada pelo chefe da SS, com a única finalidade de procriação – mulheres eram selecionadas e enviadas para essa fazenda de reprodução, e soldados, escolhidos para serem os reprodutores. Nesses campos de reprodução o aborto era, obviamente, proibido. Ou seja, nada a ver com o favorecimento estatal ao aborto, que era política de estado, fora desses bolsões de exceção.

3. Na invasão da Polônia pelos nazistas, eles avançaram em cima de um país onde a orientação católico-romana proibia o aborto (1939). Uma das primeiras medidas tomadas pelos nazistas, foi a de revogar as leis anti-aborto. Na realidade, um decreto foi emitido e uma campanha disparada encorajando as mulheres polonesas a abortarem. O nome dessa campanha era Liberdade de Escolha (Auswahl freiheit). Soa familiar? Com quem, contemporaneamente, se identificam os nazistas?

4. Dietrich Bonhoeffer (1906 –1945), pastor que fez oposição a Hitler, conhecia muito bem o direcionamento do nazismo, bem como suas atrocidades. Ele foi preso em 1943 e executado em 1945, por sua resistência, e escreveu o seguinte em livro inacabado, publicado após sua morte: “A destruição do embrião no ventre da mulher é uma violação do direito à vida, que Deus concedeu sobre esse ser vivo... O fato simples é a certa intenção de Deus de criar um ser humano, e esse ser nascente está sendo deliberadamente privado de sua vida [pelo aborto]. E isso não é nada menos do que assassinato” (1949, Ethics, pp.175-176).

Portanto, considerar que os nazistas não favoreciam o aborto, simplesmente porque mantinham uma exceção compulsória para as mulheres arianas, minimiza as atrocidades relacionadas com a eugenia, mas também não reconhece, nem faz justiça, aos milhões de vidas abortadas por ação direta da filosofia e do regime nazista. Existem muitas outras citações de Martin Bormann, Josef Mengele e até do próprio Hitler, que substanciam o favorecimento ou imposição do aborto, e o desprezo pela vida. E essa política nazista é a que a esquerda emula e quer implantar extensivamente em nosso país.

Solano Portela, 2018

Solano Portela

Postado por Solano Portela.

Sobre os autores:

Dr. Augustus Nicodemus (@augustuslopes) é atualmentepastor da Primeira Igreja Presbiteriana de Goiânia, vice-presidente do Supremo Concílio da Igreja Presbiteriana doBrasil e presidente da Junta de Educação Teológica da IPB.

O Prof. Solano Portela prega e ensina na Igreja Presbiteriana de Santo Amaro, onde tem uma classe dominical, que aborda as doutrinas contidas na Confissão de Fé de Westminster.

O Dr. Mauro Meister (@mfmeister) iniciou a plantação daIgreja Presbiteriana da Barra Funda.

9 comentários

comentários
l
AUTOR
23/9/18 14:20 delete

Só um detalhezinho: títulos em português têm apenas o primeiro elemento em maiúscula. Mesmo que seja apenas um artigo. Colocar o primeiro nome em maiúscula é um meio termo que eu mesmo já usei por insegurança, antes de entender a regra — que é comum às línguas latinas mas veio caindo em desfavor frente à norma germânica por influência do alemão, pelo menos até o Acordo ortográfico, ilegítimo no todo mas correto em vários detalhes.

Responder
avatar
23/9/18 17:51 delete

Corrigido, mestre! Obrigado.

Responder
avatar
Unknown
AUTOR
24/9/18 07:22 delete

Obrigada, por compartilhar! Sou sempre abençoada com conhecimento sóbrio e sadio, qd leio aqui do irmãos do Têmpora!Mores!
Que Deus continue abençoando-os!

Responder
avatar
25/9/18 09:30 delete

Ótimo texto! Você tem alguma fonte para a informação número 3? Dei uma pesquisada no google e não encontrei...

Responder
avatar
26/9/18 19:09 delete

Nils -

Em 25 de novembro de 1939 a Comissão do Reich para o Fortalecimento da Raça Alamã (RKFDV), uma organização da SS, emitiu esse decreto:

"Todas as medidas que tendem a limitar nascimentos, devem ser toleradas e apoiadas. O aborto na área remanscente da Polônia deve ser declarada livre de punição. Os meios para realização de abortos ou utilização de meios contraceptivos podem ser ofertados publicamente sem restrições policiais. A homossexualidade deve ser declarada legal. As instituições e pessoas envolvidas profissionalmente na prática do aborto não devem sofrer interferência da polícia". FONTE: Os Planos Secretos dos Nazistas para a Europa Ocidental (Secret Nazi Plans for Eastern Europe), 1961, p.171.

Responder
avatar
Anônimo
AUTOR
30/9/18 21:11 delete Este comentário foi removido pelo autor.
avatar
Unknown
AUTOR
8/10/18 16:43 delete

Mais um bom texto para edificação e esclarecimentos de ideologias (perniciosas em suas essências).

Responder
avatar
Unknown
AUTOR
28/11/18 14:27 delete

Gostaria de solicitar ao teólogo reformado ler um artigo que doifpublicado hoje, 28/11/18, no Terra, Brasil, com o titulo: "Brasil, um País do passado.",por um colaborador europeu de um jornal alemão, "Philip Lich Terbeck", o colaborador mora no Brasil e trabalha ao que parece como correspondente,e parece ser da esquerda europeia, e fala da influência evangélica nos atuais rumos da politica. Eu escrevi uma comentário resumido em seguida explicando a nova posição em geral de grande parte dos cristãos na preferência eleitoral nestas eleições últimas, sob o pseudônimo Alvaresto Tomir.

Responder
avatar
11/5/19 12:54 delete

Artigo bastante esclarecedor, a esquerda mente muito sobre isso, porque desejam se livrar dessa fama nazista.Parabéns!
Gostaria que lessem meu site: https://sites.google.com/view/sementeseternas/home

Responder
avatar