quinta-feira, dezembro 22, 2005

Augustus Nicodemus Lopes

Este Negócio de Blog está me Matando!

Quando meu amigo Celsino Gama me sugeriu que fizéssemos um blog juntos, resolvi não aceitar, pois suspeitava que não teria o tempo necessário. Mas, a idéia ficou na minha cabeça, remoendo, remoendo. Quando compartilhei-a com Solano Portela e Mauro Meister, os dois resolveram na hora que faríamos um blog a três. Fiquei animado com o projeto e aceitei. Preciso até pedir perdão ao Celsino...

Mas, estou descobrindo que o problema não é tanto a falta de tempo (que continua sendo um problema), mas o gênero literário do blog, coisa nova, fruto da tecnologia, da internet e dos tempos e mores em que vivemos (para justificar um pouco o título deste blog). Passei a vida toda escrevendo livros, comentários bíblicos, cursos teológicos, artigos para revistas científicas, para a internet, para jornais... o formato varia um pouco, é verdade, mas no fundo é tudo muito parecido.

Neste pouco tempo de bloggista, já descobri que estou diante de um desafio diferente. Ñada do que fiz antes cabe num blog. O blog, por ser uma espécie de diário aberto a todos, exige um tom intimista, pessoal, e quase de confissão, mas com limites por ser público. Exige que o autor se desnude, que abra o coração, ao mesmo tempo em que mostre o que pensa acerca dos assuntos sobre os quais escreve. Pois quem quer ler teologia, vai para os sites teológicos ou compra livros e revistas. Mas quem quer saber o que um determinado autor ou teólogo pensa, sente e como ele reage, vai para o blog dele. Todo mundo espera que o blog seja mais pessoal. Acho que vou tentar por algum tempo. Acho que ainda posso aprender algo, apesar do adágio popular "papagio velho não aprende a falar".

Augustus Nicodemus Lopes

Postado por Augustus Nicodemus Lopes.

Sobre os autores:

Dr. Augustus Nicodemus (@augustuslopes) é atualmentepastor da Primeira Igreja Presbiteriana de Goiânia, vice-presidente do Supremo Concílio da Igreja Presbiteriana doBrasil e presidente da Junta de Educação Teológica da IPB.

O Prof. Solano Portela prega e ensina na Igreja Presbiteriana de Santo Amaro, onde tem uma classe dominical, que aborda as doutrinas contidas na Confissão de Fé de Westminster.

O Dr. Mauro Meister (@mfmeister) iniciou a plantação daIgreja Presbiteriana da Barra Funda.

5 comentários

comentários
Norma
AUTOR
23/12/05 15:03 delete

Augustus, você está se saindo muito bem! É só continuar! O tom é só um pouquinho menos formal, não precisa ser tão intimista. Mas o mais legal dos blogs é que eles tornam o autor acessível aos leitores. Eu acho esse contato tête-à-tête uma das melhores qualidades do mundo dos blogueiros. Parabéns pelos textos e não precisa mudar nada, tá tudo muito bom! Abração!

Responder
avatar
Norma
AUTOR
23/12/05 15:05 delete Este comentário foi removido por um administrador do blog.
avatar
27/12/05 11:03 delete

Legal!

que Deus te abençoe Pastor Augustus!

Eu to lendo os textos e sendo muito edificado!

Responder
avatar
4/1/06 06:47 delete

Parabéns pela iniciativa, inda mais sabendo que tempo livre é coisa que vcs não tem!

Vale a pena ler a entrevista do Christopher Locke 'about blogging'. Esse cará é um dos expoentes em explicar o mundo digital (foi co-autor do www.cluetrain.com - um manifesto com 95 teses!).

http://www.davidnewberger.com/2006/01/02/10-questions-with-chris-locke-on-blogging/

Tem tudo a ver com o seu drama mas o caminho é esse mesmo (sorry pela aparencia de presunção no incentivo).

Permita-me elocubrar um pouco mais: quem não bloggar (e que tem o que 'falar') vai perder o bonde da história e seremos cobrados por essa omissão!

Responder
avatar
10/1/06 23:53 delete Este comentário foi removido por um administrador do blog.
avatar