quarta-feira, junho 10, 2009

Mauro Meister

Semana Calvino

Encontram-se disponíveis os vídeos das palestras da "Semana Calvino", realizada na Universidade Presbiteriana Mackenzie em celebração aos 500 anos do nascimento do Reformador de Genebra.

Dentre os palestrantes, tivemos o Dr. John Hesselink, autoridade reconhecida no campo de estudos de João Calvino e calvinismo. Temas como "Calvino e Educação", "Em Busca do Calvino histórico", "Calvino e Lutero, Convergências e Divergências", "Calvino e a Oração", entre outros, foram tratados nas palestras do evento. Clique nos links abaixo para assistir ou baixar as palestras no formato que desejar.


"Em Busca do Calvino histórico"
Prof. Dr. Alderi Souza de Matos

FLV

MP4

WMV







"Calvino e Lutero, Convergências e Divergências"
Prof. Dr. Ricardo Willy Rieth

FLV

MP4

WMV







"Calvino e Expiação"
Dr. John Hesselink

FLV

MP4

WMV






"Calvino e a Oração"
Prof. Dr. Hermisten M. P. Costa

FLV

MP4

WMV







"Calvino e o Espírito Santo"
Prof. Dr. John Hesselink

FLV

MP4

WMV







"Calvino: Sobre este Mundo e o Próximo"
Prof. Dr. John Hesselink

FLV

MP4

WMV

Mauro Meister

Postado por Mauro Meister.

Sobre os autores:

Dr. Augustus Nicodemus (@augustuslopes) é atualmentepastor da Primeira Igreja Presbiteriana de Goiânia, vice-presidente do Supremo Concílio da Igreja Presbiteriana doBrasil e presidente da Junta de Educação Teológica da IPB.

O Prof. Solano Portela prega e ensina na Igreja Presbiteriana de Santo Amaro, onde tem uma classe dominical, que aborda as doutrinas contidas na Confissão de Fé de Westminster.

O Dr. Mauro Meister (@mfmeister) iniciou a plantação daIgreja Presbiteriana da Barra Funda.

12 comentários

comentários
10/6/09 23:21 delete

Dr. Augustus, agradeço a Deus por mais este presente que nós internautas ganhamos através do seu blog. Acabei de baixar as palestras. Gostaria de saber se as aulas da Escola Dominical da IPB de Sto. Amaro são filmadas ou gravadas, e nesse caso, se seria possível disponibilizá-las no blog para download. Mais uma vez, obrigado por tudo. Convido o senhor a dar uma olhada no blog "Calvinistas, graças a Deus" (www.alegrem-se.blogspot.com)e deixar ali sua opinião. Que Deus o abençoe ricamente em Cristo Jesus.

Responder
avatar
remanecente
AUTOR
11/6/09 18:55 delete

com todo respeito perguto:se fossemos comemorar dadta de nascimento de todos que já morreram em Cristo penso que deveriamos começar pelos apóstulos mas com muito receio de não aparentar idolatria!!!.

Responder
avatar
11/6/09 23:56 delete

Grato reverendo Mauro, vou vê-las agora mesmo.

Responder
avatar
12/6/09 12:01 delete

Prezado 'remancente' [a grafia deve estar certa por se tratar de um nome próprio, ainda que com inicial minúscula], não se sabe bem do que e, com certeza, um ‘remanecente’ bem novo, que teve seu perfil criado em maio de 2009 e UM (01) acesso ao perfil (provavelmente o meu)...

Por ser tão novo, pode ser que desconheça um pouco a história da igreja, logo, será perdoado.

Primeiro, não sabemos a data de nascimento dos [sic] "apóstulos", logo, tecnicamente, teríamos um sério problema e se repetiriam todas as controvérsias sobre a celebração do nascimento de nosso salvador... busquemos evitar isto... [trata-se do chamado Natal].

Ainda mais, se sua 'remancencia' for tal que inclua os 'apóstulos' contemporâneos, seria, mesmo, gente demais para celebrar o aniversário de nascimento...

Segundo, se vc se der ao trabalho de verificar o início da primeira mensagem, deverá encontrar uma palavra do chanceler da universidade expressando exatamente esta preocupação sua quanto a questão da idolatria. Foi um evento reconhecendo a grande contribuição de um irmão em Cristo que não foi 'apóstulo', quase 1500 anos depois dos mesmos, e que deixou uma marca impressionante na história. Com certeza, alguns outros POUCOS irmãos deixaram uma marca tão visível e tão extensa. Quando chegar a vez deles, nossas futuras gerações celebrarão.

De fato, Calvino, tinha um certo temor quanto a idolatria, e isto ele expressou claramente nos seus escritos, que foram revistos, analisados e avaliados durante este evento. Aliás, sua preocupação era tal que pediu para ser enterrado em um túmulo sem identificação, para que ninguém fosse lhe prestar romaria idólatra.

Mas, como todo o respeito, pode ser que estejamos errados em fazê-lo juntamente com mais alguns milhares de cristãos ao redor do mundo que estão fazendo eventos em todos os continentes, escrevendo dezenas de livros e centenas de artigos em celebração à data.


Abs
Mauro

Responder
avatar
12/6/09 13:18 delete

Excelente resposta ao tal "remanecente" (espero que seja o último), Pr. Mauro, e peço perdão pelo primeiro comentário, pensei que a postagem era do Dr. Augustus. De qualquer forma, estendo o convite para todos os irmãos que colaboram neste excelente blog, bem como aqueles que como eu fazem visitas constantemente... abraços e vamos sim comemorar esta data, bem como tantas outras referentes à bendita Reforma.

Responder
avatar
12/6/09 14:28 delete

Mauro,

Boa resposta. O zelo sem entendimento de gente como este "remanecente" tem sido responsável pela pecha de obscurantismo, atraso, cegueira e ignorância que pregaram na testa dos evangélicos. Ainda bem que ele é somente um remanecente e não representa a totalidade dos evangélicos.

Responder
avatar
13/6/09 22:57 delete

Nobres pastores, quero mais uma vez parabenizar os irmãos pela grande contribuição de vosso blog, com temas de grande relevância teológica.

Que o Senhor continue vos abençoando!

Pr. Altair Germano

Responder
avatar
15/6/09 09:35 delete

Olá srs.

Parece tudo muito interessante, e assim que tiver tempo (e um micro consertado) pretendo estudar um pouco com este material.

Só gostaria de ter visto algo voltado para uma reflexão do legado de Calvino, ou melhor dizendo, como as ditas igrejas calvinistas se encontram hoje, especialmente na realidade brasileira: erros e acertos.

Abraços.

Responder
avatar
18/6/09 21:14 delete

Querido prof. Meister,

q boa idéia ter disponibilizado as palestras desse Simpósio. Acabei de assistir a primeira, com o prof. Alderi.

Agora q não estou mais "presa" ao mestrado, vou conseguir ouvi-las quase q diariamente.

Uma benção!

Um grande abraço,
Angélica Mansano.

Responder
avatar
Anônimo
AUTOR
18/6/09 23:06 delete

Nicodemus,

Pelo que pude entender até o momento, Calvino deu um recado muito simples:

1) A religião Cristã foi distorcida pela Igreja Católica;
2) Era imprescindível que se restaurasse o direito de uma vida cristã honesta e sóbria;
3) A Bíblia, embora apresente dificuldades em alguns pontos, é absolutamente clara nas questões essenciais, estando ao alcance de (quase) qualquer pessoa;
4) É preciso não ter medo de se destacarem alguns pontos difíceis da Bíblia, como a predestinação, mas sem que isso se torne uma doutrina;
5) O homem conhece a Deus por meio da Palavra, além de ter à sua disposição a bíblia da natureza. Por isso precisa aprender a ler e a pesquisar as verdades naturais;
6) Havendo dúvidas, entreguemo-nos ao Espírito Santo que, quando lhe aprouver, ele nos instruirá sobre aquilo que for relevante para a salvação.

Acredito que o excesso de interpretação das ideias simples de Calvino possa ter criado uma religião que ele mesmo condenaria.

Com muito respeito por Calvino, porém, sem ser um calvinista

Responder
avatar
Anônimo
AUTOR
25/6/09 22:58 delete

Infelizmente não consigo gravar as palestras sobre Calvino como fiz com as do II Simpósio Darwinismo Hoje. Há algo que possa ser feito para consegui-lo?
Muito obrigado, Dênis Stocklos

Responder
avatar
Helton Bruno
AUTOR
27/6/09 19:38 delete

Paz Irmãos!
Gostaria de saber o porque nunca chaman preletores como R.C.Sproul, John MacArthur Jr. dentre outros que nós brasileiros somos mais familiarizados?

desde de ja agradeço as resposta!

e parabenizo a todos por mais esse simposio!! e a Deus seja a Glória.

Responder
avatar