segunda-feira, junho 28, 2010

Augustus Nicodemus Lopes

Uma igreja dividida

Amigos, no link abaixo estão 4 exposições que fiz em 1Coríntios 1 a 4, sobre as divisões na Igreja de Corinto. Estas divisões eram resultado, entre outras coisas, da formação de grupos em torno de personalidades cristãs que tiveram um impacto na história recente da igreja de Corinto. No decorrer da exposição, trato também da questão da liderança com aplicações para nossos dias.

http://monergismo.com/?p=2506

No site do Monergismo há outras palestras minhas e de outros irmãos, que sempre vale a pena ouvir e meditar.

Um abraço a todos.
Augustus

Augustus Nicodemus Lopes

Postado por Augustus Nicodemus Lopes.

Sobre os autores:

Dr. Augustus Nicodemus (@augustuslopes) é atualmentepastor da Primeira Igreja Presbiteriana de Goiânia, vice-presidente do Supremo Concílio da Igreja Presbiteriana doBrasil e presidente da Junta de Educação Teológica da IPB.

O Prof. Solano Portela prega e ensina na Igreja Presbiteriana de Santo Amaro, onde tem uma classe dominical, que aborda as doutrinas contidas na Confissão de Fé de Westminster.

O Dr. Mauro Meister (@mfmeister) iniciou a plantação daIgreja Presbiteriana da Barra Funda.

3 comentários

comentários
28/6/10 16:06 delete

Olá Augustus, Solano e Mauro, vi esta coleção de João Calvino, são os 22 volumes dos comentários de João Calvino, com 1 copia da Institutas de João Calvino, achei bem interressante e muito barato, da só uma olhada, pena que esta em inglês.
Segue o link:
http://www.christianbook.com/calvins-commentaries-institutes/9780801013317/pd/024405?item_code=WW&netp_id=571455&event=ESRCN&view=details

Responder
avatar
andré
AUTOR
29/6/10 12:12 delete

Reverendo Augustus,

excelente a exposição sobre as divisões na igreja!Como o senhor mesmo disse:

"Estas divisões eram resultado, entre outras coisas, da formação de grupos em torno de personalidades cristãs que tiveram um impacto na história recente da igreja de Corinto".

Acredito que devemos crescer para além dessas coisas. Paulo se considerava o pai desses crentes em Corinto como ele memsmo disse em 1 Co.4:14:

"Não vos escrevo estas coisas para vos envergonhar; pelo contrário, para vos admoestar como a filhos meus amados."

E como um pai, ele suportava determinadas coisas, mas sem nunca ocultar a verdade, pelo contrário, ele usava a verdade como uma ferramenta do amor para ensino, correção e repreensão. Pois como o Senhor Jesus disse a morna igreja de Laodicéia:

"Eu repreendo e disciplino a quantos amo. Sê, pois, zeloso e arrepende-te"

A paz de Cristo!

"Se tu, SENHOR, observares as iniqüidades, Senhor, quem subsistirá?" (Salmos 130:3)

Responder
avatar
Nelson Ando
AUTOR
13/7/10 21:13 delete

Estimado Pr. Augustus,
vale a pena ouvir suas pregações, palestras, e ler seus artigos e livros. No caso de “Uma igreja dividida”, experienciei esta situação na década de 90 quando liderei o grupo minoritário na divisão da Igreja *** em ***. O grupo majoritário (+ ou - 90% da membresia!) foi liderado pelo ex-pastor ***, hoje apóstolo ***, mas se autodenomina de “paipóstolo”. Senti na pele situações que nem um descrente faria com o seu pior inimigo! Mas a Igreja *** está em paz, louva e agradece a Deus pela sua mão forte na solução do problema, pois conseguimos a saída pacífica (e sem escândalo) do grupo liderado pelo ex-pastor ***.

Responder
avatar