segunda-feira, fevereiro 28, 2011

Mauro Meister

Treinamento do Logos Bible Software

O Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper tem uma parceria com a Logos Bible Software, uma publicadora de livros teológicos e ferramentas de pesquisa bíblica eletrônicos. O software propriamente dito, é gratuito. O que é comprado são os livros e ferramentas, que podem ser adquiridos individualmente ou em pacotes. 

As vantagens dos livros eletrônicos são imensas pela sua indexação e integração, além dos pacotes de pesquisa por passagem bíblica, guias exegéticos, temáticos e muitos outros. São muitas as possibilidades dentro do software, só vendo para entender! Além disso, o Logos faz a integração com o iPhone, iPad e sistemas Android, além de uma versão online na qual você acessa boa parte da sua biblioteca de qualquer computador, pelo site Biblia, inclusive os textos originais (eu consigo abrir 728 dos meus livros em qualquer computador conectado à rede). As versões da Bíblia da Sociedade Bíblica do Brasil estão disponíveis para a versão Windows e Mac do Logos (Biblioteca Digital da Bíblia).

Nos dias 21 e 22 de março teremos um curso do Logos e eu pensei que entre nossos leitores teríamos alguns interessados.O pacote exigido para este curso é o pacote Scholar's. O instrutor será o professor residente do CPAJ, Tarcízio Carvalho.

Nesta página você pode acessar os dados do curso:
http://www.mackenzie.br/cursologos.html
Nesta página você pode acessar os dados do programa de descontos acadêmicos:
http://www.mackenzie.br/fileadmin/Mantenedora/CPAJ/swf/index.html
Este é o site da Logos: 

Para inscrição no curso, escreva para academicocpaj@mackenzie.br

Se houver um grupo interessado neste curso em uma região, podemos levar o curso até você. Escreva para academicocpaj@mackenzie.br para obter maiores informações.

Disclaimers:
1. Não somos representantes comercias da Logos e não vendemos os produtos da Logos. Caso vá fazer o curso, a compra é feita diretamente com a Logos nos Estados Unidos com cartão internacional.
2. Vou responder perguntas sobre o Logos desde que o leitor tenha tido o mínimo trabalho de buscar nos sites indicados as informações básicas.

Se você não tem qualquer interesse em livros eletrônicos, existe algo que pode mudar sua opinião e recomendo que assista o filme abaixo:




Mauro Meister

Postado por Mauro Meister.

Sobre os autores:

Dr. Augustus Nicodemus (@augustuslopes) é atualmentepastor da Primeira Igreja Presbiteriana de Goiânia, vice-presidente do Supremo Concílio da Igreja Presbiteriana doBrasil e presidente da Junta de Educação Teológica da IPB.

O Prof. Solano Portela prega e ensina na Igreja Presbiteriana de Santo Amaro, onde tem uma classe dominical, que aborda as doutrinas contidas na Confissão de Fé de Westminster.

O Dr. Mauro Meister (@mfmeister) iniciou a plantação daIgreja Presbiteriana da Barra Funda.

14 comentários

comentários
Anônimo
AUTOR
28/2/11 10:35 delete

Gratuito, mas proprietário. O ideal seria apoiar a Sociedade Bíblica Crosswire e seu projeto Sword, que é livre.

Responder
avatar
28/2/11 10:56 delete

De fato, o Logos Software 'e uma ferramenta indispensavel para o ministro reformado e outros, pois oferece ferramentas facilmente disponiveis que, ajudarao os ministros a entender, tanto a estrutura gramatical do texto, como o genero literario e as implicacoes praticas do mesmo. O que certamente redundara em uma grande bencao para a vida do ministro e da igreja local. A unica coisa que me preocupa 'e saber que, muitos alunos nao entendem o proposito dessa ferramenta, e em vez de apreenderem as linguas biblicas, apenas decidem depender exclusivalvente do Software. Nao sabem eles que, tal ferramenta (Logos) seria mais eficiente com o auxilio do conhecimento das linguas biblicas.

Responder
avatar
28/2/11 11:22 delete

Rev. Mauro,

O senhor conheçe o software da Olivetree.com? , ele também é disponível em várias plataformas, eu achei o melhor programa para IPhone e IPad, o preço dos comentários também são acessíveis. gostei muito. Vi sendo recomendado por John Piper na Desiring God Conference. abs reformados.

Pb. Frank Penha

Responder
avatar
28/2/11 12:11 delete

Caro Leandro,
Sou totalmente favorável ao software livre e o eSword é muito bom. Por outro lado, uma coisa não elimina a outra. O fato é que a ferramenta 'comercial' é muito evoluída e facilita muito os estudos avançados. Os livros tem caráter comercial e são vendidos como qualquer outro na prateleira de livrarias.

abs
Mauro

Responder
avatar
Casal 20
AUTOR
28/2/11 12:23 delete

HAHAHAHAHA!!!

O vídeo é uma graça!

Amei!

Abraços sempre afetuosos.

Responder
avatar
28/2/11 15:11 delete

Caro Rev. Mauro Silva,

Eu diria que o Logos é uma ferramenta muito boa e importante para que pastores desenvolvam ainda mais o seu conhecimento das línguas originais e suas implicações para a exposição bíblica. Nisto, funciona de maneira excelente, sem sombras de dúvidas. Muitos recursos encontrados nele podem ser, em alguma medida, encontrados em outros softwares. Creio que o Logos se apresenta como a ferramenta mais completa que hoje existe no mercado.

Quanto à sua preocupação, ela deve, de fato, ser objeto de nossa consideração constante. O que está acontecendo em muitas instituições de ensino teológico é, até mesmo, a eliminação completa do ensino das línguas originais. Mas este problema não é em função da existência ou não de ferramentas como o Logos. Antes das ferramentas eletrônicas era o interlinear! O problema é de caráter teológico, onde o necessário é avaliado com um programa pragmático.

abs
Mauro

Responder
avatar
28/2/11 15:22 delete

Caro Frank,

O programa do Olivetree é muito bom. Eu mesmo já o usei em diferentes ocasiões. Começou como uma ferramenta gratuita e terminou acrescentando uma parte comercial. As traduções para o português são pagas, mas tem muitos recursos gratuitos. O que é necessário entender é que o tipo de indexação feita nos livros da Logos é muito mais do que uma indexação simples. Isto aumenta a capacidade de uso dos recursos do software.

abs
Mauro

Responder
avatar
28/2/11 15:32 delete

Caro casal 20,

Dizem que a informática foi inventada para resolver todos os problemas que não tínhamos!

Mauro

Responder
avatar
Marasca
AUTOR
28/2/11 20:55 delete

Nao vi nada de gratuito que pudesse baixar. Deve estar muito escondido, sério rs
Se pudessem disponibilizar um link direto seria interessante.

Sergio

Responder
avatar
1/3/11 20:50 delete

Nossa, esse vídeo é hilário!!! Caro Rev. Mauro, esse software teria alguma semelhança com o que a SBB produz (Biblos)?

Responder
avatar
Anônimo
AUTOR
8/3/11 02:28 delete

Nota 10 heim!!!!!!!!!
Paz e graça.

Responder
avatar
Edu Faria
AUTOR
15/3/11 11:18 delete

Olá pessoal,
Gostaria de encorajar a todos os pastores a fazer este curso. Fiz um curso semelhante com o Dr. Carl Bosma, e foi muito proveitoso.
Tenho a Scholar's Library no meu Logos e tem sido uma verdadeira bênção em meu ministério.
Abraços a todos,
Pr. Edu Faria.

Responder
avatar
15/3/11 13:20 delete

O Sword quebra um galho pra quem apenas estuda a bíblia, no entanto para mim que trabalho com obras em grego koiné e Bizantino somente o Logos Bible satisfaz aquilo que procuro com sua gama de dicionários especializados de Grego e versões bíblicas relacionadas ao texto crítico.

Sem contar que no Sword não tenho acesso a LXX de Gottingen, Pais da Igreja e tudo isso com indexação morfológica das palavras em grego.

Abraços.

Responder
avatar
Rafiwskis
AUTOR
27/3/11 15:54 delete

O BibleTime é livre, mantido pela sociedade bíblica Crosswire e possui acesso à LXX, tem suporte à indexação morfológica e deixou de estar disponível só para Linux, já existem versões para MacOSX e Windows.

Responder
avatar