segunda-feira, outubro 03, 2011

Augustus Nicodemus Lopes

Emails a Jovem Cristã com Primeiro Namorado - comunicação

Enviada de: Augustus Nicodemus Lopes
Enviada em: 01/10/2011
Para: Maria do Socorro
Assunto: RES: Pastor, me ajude
--------------------------------------------------------------------------------------------------
 Oi, Maria do Socorro,

Recebi seu email pedindo ajuda para saber como se conduzir, como jovem crente, agora que está namorando pela primeira vez. Meu tempo está apertado, e neste email vou apenas começar, depois escrevo mais.

Você me pede orientações bíblicas sobre o namoro. Bom, você sabe que não havia namoro nos tempos bíblicos e portanto não temos textos diretos sobre o assunto. Mas, podemos aprender com os princípios da Bíblia sobre casamento, relacionamentos, sexo e assim por diante.

Para começar, o casamento é uma instituição divina, estabelecida por Deus na criação, entre um homem e uma mulher e que tem o propósito de durar até a morte. O divórcio, segundo eu entendo (há controvérsias neste ponto) somente em dois casos, adultério e abandono. Diante disto, acredito que todo namoro deve visar o casamento. Não creio em "ficar", namorar por namorar ou para se divertir apenas. O namoro é um período de conhecimento mútuo, intectualmente, emocionalmente e socialmente. Por este motivo, e considerando as complicações e perigos do "namoro" moderno, muitos líderes cristãos defendem o sistema de "corte," onde não há troca de carícias, descobertas íntimas e avanço de sinal. O foco é no fortalecimento da amizade e na construção da confiança, duas coisas que serão inclusive mais importante do que o sexo no casamento futuro.


Pensando nisto, crente deveria namorar somente quem fosse crente. Fiquei muito feliz que foi esta a sua decisão e que o Cardoso é um jovem crente comprometido com Deus. Embora o fato de que ambos são crentes em Jesus Cristo não garanta um namoro e um casamento feliz e bem sucedido, com certeza já é uma base sobre a qual o relacionamento pode se firmar e encontrar apoio nas horas de crise.

Bom deixe-me agora mencionar algumas áreas importantes a serem observadas pelos namorados cristãos.

A primeira é a COMUNICAÇÃO. Poucas áreas dão tantos problemas no namoro como esta. Tem gente que não sabe ouvir; outras falam demais e falam de si mesmo o tempo todo. E há o outro extremo, pessoas que não falam, ou falam pouco. Pior, tem jovens que são ríspidos e grossos, rudes e mal educados e que não entendem as diferenças naturais e óbvias entre homem e mulher.

A Bíblia nos ensina a falar positivamente, de maneira construtiva, mesmo quando for necessário corrigir e criticar o outro. Veja só estas passagens:
  • Provérbios 16:24 - Palavras agradáveis são como favo de mel: doces para a alma e medicina para o corpo.
  • Provérbios 16:21 - O sábio de coração é chamado prudente, e a doçura no falar aumenta o saber.
  • Provérbios 12:25 - A ansiedade no coração do homem o abate, mas a boa palavra o alegra.
Também aprendemos que é preciso moderar a língua e pensar antes de falar:
  • Provérbios 10:19 - No muito falar não falta transgressão, mas o que modera os lábios é prudente.
  • Provérbios 17:27-28 - Quem retém as palavras possui o conhecimento, e o sereno de espírito é homem de inteligência. Até o estulto, quando se cala, é tido por sábio, e o que cerra os lábios, por sábio.
  • Provérbios 22:11 - O que ama a pureza do coração e é grácil no falar terá por amigo o rei.
  • Provérbios 13:3 - O que guarda a boca conserva a sua alma, mas o que muito abre os lábios a si mesmo se arruína.
É muito importante sempre dizer a verdade:
  • Mateus 5:37 - Seja, porém, a tua palavra: Sim, sim; não, não. O que disto passar vem do maligno.
  • Mateus 12:36-37 - Digo-vos que de toda palavra frívola que proferirem os homens, dela darão conta no Dia do Juízo; porque, pelas tuas palavras, serás justificado e, pelas tuas palavras, serás condenado.
Mas, aprenda também a falar a verdade mas sempre no tempo certo e da maneira certa. A falta de sabedoria em dizer a verdade tem estragado muitos relacionamentos. Veja só:
  • Provérbios 15:23 - O homem se alegra em dar resposta adequada, e a palavra, a seu tempo, quão boa é!
  • Provérbios 24:26 - Como beijo nos lábios, é a resposta com palavras retas.
  • Provérbios 25:11 - Como maçãs de ouro em salvas de prata, assim é a palavra dita a seu tempo.
  • Provérbios 29:20 - Tens visto um homem precipitado nas suas palavras? Maior esperança há para o insensato do que para ele.
 E por fim, se esforce para escutar antes de responder:

  • Provérbios 18:13 - Responder antes de ouvir é estultícia e vergonha.

Bom, é só por enquanto. No próximo email vou responder sua pergunta sobre contato físico no namoro. Por enquanto, pense nestas passagens e procure aplicar à comunicação entre você e o Cardoso. Como eu disse, esta é uma área que traz muitos problemas no namoro e não fica melhor depois do casamento - é preciso aprender a se comunicar desde o princípio do relacionamento e construir hábitos saudáveis quanto à maneira de dizer as coisas.

Um abraço!
Augustus

[Aos leitores do blog: Maria do Socorro é um nome fictício.]

Augustus Nicodemus Lopes

Postado por Augustus Nicodemus Lopes.

Sobre os autores:

Dr. Augustus Nicodemus (@augustuslopes) é atualmentepastor da Primeira Igreja Presbiteriana de Goiânia, vice-presidente do Supremo Concílio da Igreja Presbiteriana doBrasil e presidente da Junta de Educação Teológica da IPB.

O Prof. Solano Portela prega e ensina na Igreja Presbiteriana de Santo Amaro, onde tem uma classe dominical, que aborda as doutrinas contidas na Confissão de Fé de Westminster.

O Dr. Mauro Meister (@mfmeister) iniciou a plantação daIgreja Presbiteriana da Barra Funda.

7 comentários

comentários
4/10/11 07:52 delete

Conselhos que estes, Rev. Augustus, que pertimentes até mesmo para o casamento.
Deus nos abençoe.

Responder
avatar
Oliveira
AUTOR
4/10/11 23:59 delete

Nobre reverendo

Assisti um vídeo recente seu e percebi um homem cansado.
E especulei se talvez não estaria enfadado de ficar sempre repetindo as mesmas coisas.

Bem, minhas palavras são no sentido de estimulá-lo a continuar lutando.
Repito o que já disse em outro lugar, que apesar de ter sido criado desde menino na igreja, e apesar de ser atento leitor das escrituras, a ótica sinergista, pentecostal e dispensacionalista tudo influenciava.

Isto tudo era ensinado como sendo o mais puro Evangelho.

Só fui conhecer as doutrinas de Graça do ponto de vista reformado através do seu ministério na internet, e também pelo ministério do Felipe lá no Monergismo.

Então não se enfade com os e-mails, twiters, facebooks, etc...

Deus te chamou também para isto, e se eu choro sempre que penso na minha conversão, e ela se deu graças ao senhor, ao Felipe, ao Vincent Cheung, ao Spurgeon e outros tantos que só fui ler depois que vocês chegaram a mim pela web, a mesma coisa pode ocorrer com muitos outros.

Sei de muitos que criaram seus próprios blogs inspirados no senhor.

Um dia destes li com tristeza suas palavras dizendo que estava enfadado de escrever cartas, e agora vejo com muita alegria que elas tem voltado. É um recurso que usas muito pedagógico.

Que Deus lhe dê forças para continuar.

Acredite em mim, antes do blog e da web, eu não tinha a mínima idéia de quem era o senhor. Chanceler para mim era o Bismark... risos...

E só mais um pouco, um dia estava eu a falar com um amigo da minha adolescência sobre o "Antigo Evangelho", no meio da conversa ele me disse que já era calvinista... E eu fiquei de boca aberta "Mas como?" Ele então me disse que pesquisava na internet material para falar na reunião de casais da sua igreja (pentecostal, é acredite...) e deu de cara com o site monergismo além de outros, e depois de algumas leituras estava totalmente fisgado.

Logo o seu ministério é rico e isto deve alegrar o seu coração para que continue.

Linda carta.
Lindos conselhos.
Maravilhoso ministério este que Deus tem lhe dado.
Peça para os outros dois "segurarem os teus braços" e vamos em frente.

Grande abraço!
Ore por mim, Deus sabe os motivos pelos quais sou necessitado.

Responder
avatar
Israel
AUTOR
5/10/11 08:08 delete

Como sempre, prudente, claro e bíblico. Apesar desta colocação ser tida por muitos como "careta", continua sendo desafiadora e oportuna.
Parabéns!
Israel 1IPB Colatina, ES

Responder
avatar
JonesdeLira
AUTOR
21/10/11 14:28 delete Este comentário foi removido pelo autor.
avatar
20/11/11 02:09 delete

Pastor, me gustaría saber cual es su opinión con un caso que hay en mi iglesia; en mi congregación existe una hermana que esta divorciada porque ella adultero, luego de que adultero el esposo quiso mantener el matrimonio pero ella no quiso, en su pecado tuvo otro hijo con otro hombre , después de un tiempo ella volvió a la iglesia indicando que estaba arrepentida de corazón, luego de mantenerla en disciplina y en un tiempo de discipulado y restauración , se le ha dado la facultades de un miembro común , todo estaba bien hasta que un dia ella con casi 40 años de edad, divorciada con 2 hijos, se ha fijado en mi hermano de 18 años los cuales dicen estar muy enamorados , y muy confiados de que no hay evidencia biblica que les impida estar juntos. Yo personalmente he hablado mucho con el , he estudiado la biblia, algunos comentarios y teologias sistematicas, pero me he encontrados con distintas posturas principalmente al hecho de que ellos se puedan o no casar.-
sigo su blog y me gustaria saber cual es su opinion biblica al respecto.- de antemano muchas gracias.- Alberto Sánchez Cabrera , Chile.- reformadoreformandome.wordpress.com

Responder
avatar
23/11/11 22:49 delete

Alberto,

É uma situação muito complicada para poder aconselhar à distância, por internet. Minha sugestão é que você converse com pastores, homens de Deus, que conheçam o caso e a situação bem. Fica muito difícil para mim dizer qualquer coisa à distância, sem conhecer todos os fatos.

Abs.

Responder
avatar
12/7/12 17:28 delete

Prezado Doutor e Reverendo Augustus Nicodemus Lopes,

Muito embora eu já lhe acompanhe a algum tempo, lendo seus excelentes escritos e assistindo seus vídeos, somente agora que descobri seu blog, e acabei passando a tarde lendo suas excelentes postagens. Confesso que estou me deleitando, e com certeza terminarei uma tarde com meu arcabouço intelectual e teológico acrescido; "Louvado seja Deus". Encontrei algumas postagens que me chamaram muito a atenção, como por exemplo, esta e outras que abordam a questão dos relacionamentos entre jovens (namoros), as quais me servirão como subsídeo no exercício de minhas funções eclesiásticas, dentre as quais destado de de lider do ministério de juventude da igreja a qual faço parte. Assim, sendo, e almejando que não só os jovens aos quais lidero, mais muitos outros possam ser edificados e orientados por estes excelentes textos, tomei a liberdade de colocar algumas de suas postagens em meu blog [Blog do Ângelo]: http://pbangelo.blospot.com, evidentemente que lhe dei todos os créditos, destacando de onde emanam tais textos, bem como, colocando os devidos link's para acesso ao seu blog. Espero não ter agido incoerentemente. Sem mais para o momento, encerro lhe agradecendo e desejando que Deus possa continuar lhe abençoando.

Fraternalmente em Cristo,

Ângelo S. Monteiro

Responder
avatar