sábado, novembro 03, 2012

Solano Portela

Quando ganhar da Argentina não traz muita alegria...


Como cristãos, podemos e devemos construir em cima do saber amealhado através dos séculos, pois toda verdade é verdade de Deus. No entanto, é necessário que as lacunas e insuficiências das propostas pedagógicas contemporâneas sejam reconhecidas. Elas simplesmente não satisfazem as necessidades das escolas cristãs.

Mas não são somente as escolas cristãs que se acham mal servidas no campo educacional. Essa deficiência se estende a todos os educandos, que se veem presos a um sistema educacional que perdeu o alicerce; flutua num pântano de ideias, impelido pelos fortes ventos de pressões da academia corporativa; e ameaça afundar vagarosamente na areia movediça da mediocridade dos pífios resultados de avaliações internacionais.

Nos resultados do teste internacional de aferição de compreensão de leitura e matemática – o PISA 2009, o Brasil ficou situado em 53º lugar, entre 63 países. É verdade que a Argentina ficou em 58º lugar, mas isso não é muito consolo para nós – vagamos juntos, solidários na miséria com nossos hermanos portenhos, no rio da insuficiência. Em 2007, no teste de matemática, também em 53º lugar (naquela ocasião, entre 57 países), o Brasil ficou à frente apenas da Tunísia, Qatar e Quirguistão! Que companhia!

(trecho do livro – “O que estão ensinando aos nossos filhos”? Já disponível na Editora FIEL: http://www.lojafiel.net/produto.aspx?ProCodigo=330)

Solano Portela

Postado por Solano Portela.

Sobre os autores:

Dr. Augustus Nicodemus (@augustuslopes) é atualmentepastor da Primeira Igreja Presbiteriana de Goiânia, vice-presidente do Supremo Concílio da Igreja Presbiteriana doBrasil e presidente da Junta de Educação Teológica da IPB.

O Prof. Solano Portela prega e ensina na Igreja Presbiteriana de Santo Amaro, onde tem uma classe dominical, que aborda as doutrinas contidas na Confissão de Fé de Westminster.

O Dr. Mauro Meister (@mfmeister) iniciou a plantação daIgreja Presbiteriana da Barra Funda.