segunda-feira, maio 04, 2015

Augustus Nicodemus Lopes

"A Casa do Pai e o Caminho até Lá"



A Casa do Pai e o Caminho até Lá - exposição de João 14:1-14 feita na conferência em Orlando de The Gospel Coalition. Em inglês, mas legendada pelo Vinícius Musselman​. 

Augustus Nicodemus Lopes

Postado por Augustus Nicodemus Lopes.

Sobre os autores:

Dr. Augustus Nicodemus (@augustuslopes) é atualmentepastor da Primeira Igreja Presbiteriana de Goiânia, vice-presidente do Supremo Concílio da Igreja Presbiteriana doBrasil e presidente da Junta de Educação Teológica da IPB.

O Prof. Solano Portela prega e ensina na Igreja Presbiteriana de Santo Amaro, onde tem uma classe dominical, que aborda as doutrinas contidas na Confissão de Fé de Westminster.

O Dr. Mauro Meister (@mfmeister) iniciou a plantação daIgreja Presbiteriana da Barra Funda.

6 comentários

comentários
4/5/15 12:18 delete

Olá senhor Augustus, (sempre que menciono seu nome parece que estou, em minha cabeça, de alguma forma, direcionando o que eu vou falar ao mês de "Agosto" - perdão por isso rsrsrrs)

Pastor, há algumas dias fui tomado de uma enorme duvida com relação a algumas ocorrências que fizeram Davi ser, de todos da sua família, o menor em tamanho e possuir também uma aparência física diferenciada das dos seus outros irmãos. Me surgiu esta intrigante e confusa questão, coisa que nunca tinha me acontecido antes, quando o pastor de minha congregação, convictamente que as palavras do seu estudo eram sinceras, declarou Davi como sendo o único filho de Jessé que fora nascido de uma meretriz. Talvez, este é um pensamento meu, todos os outros da congregação não se assustaram ao ouvir isto que 'Davi nasceu de uma prostituta', mas eu fiquei apavorado com aquelas declarações. Em minha cabeça eu dizia 'isto não pode ser assim, isto é um equivoco'. Porém, sendo ele meu pastor eu não ousei manifestar-me para salvar o pobre Davi deste mal. O fragmento principal que ele usou para sustentar sua pesquisa e estudo foi o Salmo 51.5 "Eis que em iniquidade fui formado, e em pecado me concebeu minha mãe", e alguns outros Salmos que Davi, melancolicamente, expressa as fortes convicções de pecado que ele tinha dele mesmo. "Daí" - ele diz - "este é o motivo de Davi ser o 'diferente' de sua família, Jessé era adultero, a mãe era uma meretriz, ele não poderia deixar de ser diferente". Para mim, este meu pastor deveria ter estudado um pouco mais e, além de querer ser sincero ou fundamentalista, deveria ter mais um pouco de cuidado na hora de encarar figuras de texto, representações e todo o mais.
Sr. Agosto, rsrsrs brincadeira - está é minha questão, o que você acha que a bíblia tem a dizer com relação às aplicações feitas pelo meu pastor?

PS: parabéns pelo livro Apóstolos, excelente estudo! Estava pensando comigo mesmo que se não fosse estes poucos escritores cristãos brasileiros (como você) que se dedicam a realizar estes estudos outros estrangeiros viriam, analisariam o nosso contexto, e fariam um estudo e ainda publicariam para nós. Isto seria uma vergonha, tendo em vista o vasto número de evangélicos no país, mas ainda assim em certos isso acontece.

Obrigado, Marco Antonio!

Responder
avatar
Ely Pereira
AUTOR
7/5/15 10:03 delete

Pastor, qual o texto que dá base à liturgia do culto no novo testamento? E qual é o texto no novo testamento que fundamenta o louvor dentro do culto tal qual conhecemos hoje?

Responder
avatar
Jaime Alves.
AUTOR
19/5/15 18:19 delete

Eu não sei até aonde Deus vai me levar,
mas seja aonde eu for, levarei comigo muita coisa boa que colhi deste Reverendo que aprendi a admirá-lo.

Responder
avatar
19/6/15 11:35 delete

Bom dia nobre reverendo e demais escritores do blog, gostaria de pedir para que fosse divulgado nosso blog, escrevemos e publicamos textos com visão calvinista, com a intenção de alcançar outras pessoas que estão perdidas em meio a tanta "teologia" e "doutrinas".
Aaah, já ia me esquecendo, sou um jovem assembleiano, nascido e criado, existe um grande número de jovens com essas raízes que estão descobrindo a cosmovisão calvinista como a mais fiel às escrituras.
O nosso endereço é: http://www.calvinizando.blogspot.com.br

Paz e Graça

Responder
avatar
19/6/15 16:16 delete

Augustus Nicodemus é, com certeza um dos grandes vultos da Igreja.

Responder
avatar
Unknown
AUTOR
15/12/15 14:41 delete

Parabéns,é sempre muito bom ouvir o irmão. Deus o abençoe.

Responder
avatar