segunda-feira, julho 30, 2007

Augustus Nicodemus Lopes

Por Que Seu Comentário Não foi Publicado

De vez em quando tomo conhecimento de que algumas pessoas se queixam de que os comentários que elas colocam aos nossos posts não são publicados, não aparecem naquela lista de opiniões que fica abaixo da postagem inicial. Geralmente essa reclamação parte de pessoas que discordam das nossas posições colocadas nos posts.


Para começar, acho que a reclamação não é totalmente justa. Temos publicado inúmeros comentários discordantes, que se manifestam contrariamente ao que postamos, que promovem posições contrárias às nossas e que por vezes até são bem provocadores. Alguns deles foram publicados mesmo sendo de pessoas não identificadas.



Todavia, é verdade que deixamos de publicar alguns.


Existem alguns motivos para isso. O primeiro de todos é que nós optamos desde o início do Tempora-Mores por moderar os comentários, isto é, exercer o direito de dono de blog de colocar em seu blog aquilo que ele deseja. Se alguma pessoa quer publicar suas idéias, ela tem o direito de abrir um blog próprio e postar lá o que pensa, e interagir com os leitores. Qualquer um pode começar seu próprio blog.

Por que alguns preferem não fazer isso e simplesmente colocar suas idéias sob a forma de comentário e iniciar um debate num blog de outros que já tem uma certa audiência? Advinha! Audiência mesmo!!!!


Alguns comentários não são publicados pelo tom agressivo, provocador e insultuoso dos autores, que via de regra se escondem atrás do anonimato, coisa possível no Blogger. Já recebemos, e continuamos a receber, comentários contendo insultos, palavrões, insinuações maldosas que atingem inclusive nossas famílias. É claro que não vamos publicá-los.


Outros comentários deixam de ser publicados porque fica evidente para nós que a intenção do autor é simplesmente provocar ou polemizar. Ele escreve um primeiro comentário que é postado e respondido. Em seguida, dá a réplica, que é publicada e respondida. Aí, ele vem com a tréplica, e assim ad infinitum. Não podemos ficar num debate sem fim, às vezes com pessoas que nem conhecemos, que usam pseudônimos ou anonimidade. Numa certa altura do debate, simplesmente paramos de publicar os comentários, quando achamos que o suficiente já foi dito.


A rigor, não teríamos que responder a comentário algum. Muitos autores de blogs muito lidos nem abrem a possibilidade para comentários aos seus posts. Outros permitem os comentários, mas simplesmente nem os respondem. Ficam lá publicados para os demais lerem e tirarem suas conclusões. Nós do Tempora-Mores optamos por responder aqueles comentários que nós entendemos que enriquecem o assunto, quer pelo contraditório, quer por mais informações, quer pelas correções que nos fazem.


Também evitamos comentários que procuram envolver na discussão as instituições nas quais estamos envolvidos como profissionais ou pastores. O Tempora-Mores não representa nenhuma dessas instituições e não escrevemos ali em nome delas.


Enfim, seu comentário será sempre bem vindo, se respeitar as normas de civilidade que devem reger o tráfego de informações na blogosfera: identifique-se, seja cortês e educado, não monopolize a discussão e saiba que esse blog tem a moderação de comentários ativada.

Augustus Nicodemus Lopes

Postado por Augustus Nicodemus Lopes.

Sobre os autores:

Dr. Augustus Nicodemus (@augustuslopes) é atualmentepastor da Primeira Igreja Presbiteriana de Goiânia, vice-presidente do Supremo Concílio da Igreja Presbiteriana doBrasil e presidente da Junta de Educação Teológica da IPB.

O Prof. Solano Portela prega e ensina na Igreja Presbiteriana de Santo Amaro, onde tem uma classe dominical, que aborda as doutrinas contidas na Confissão de Fé de Westminster.

O Dr. Mauro Meister (@mfmeister) iniciou a plantação daIgreja Presbiteriana da Barra Funda.

15 comentários

comentários
Anônimo
AUTOR
31/7/07 16:08 delete

Então vamos comentar!!!!

"Cl 3:8 Mas agora, despojai-vos também de tudo: da ira, da cólera, da malícia, da maledicência, das palavras torpes da vossa boca.

A internet tem sido um veiculo onde as pessoas por traz de um teclado dissem as mais variadas palavras mais torpes, Mesmo entre irmãos. Quando colocamos algum artigo que a "maioria" não aceita por ser fundamentalista e não relativista, somos atacados por estes ferozes dominadores das palavras de baixo nivél que estão em toda parte. Cl 3:8 cabe para comentarios que postamos na internet.
Em Cristo que nos fortalece - Gilberto Sampaio

Responder
avatar
Anônimo
AUTOR
31/7/07 19:53 delete

Não sei o que motivou este artigo, mas o julgo desnecessário.

Os leitores anseiam as vezes por muitos dias por um novo assunto neste abençoado blog.
Minha sugestão é que ele seja utilizado de forma mais frequente, quem sabe com colaboração de outras pessoas.

Quem reclama da não publicação de comentários é porque direcionou o mesmo não ao blogueiro, que certamente o leu antes de cortar, mas ao público do blogueiro, e muitas vezes contra aquele.
Então, nesse caso, tesoura neles!!

Responder
avatar
Diego Ramon
AUTOR
1/8/07 03:36 delete

Ok! Tá certíssimo Reverendo!

Diga pro Solano que estamos (particularmente eu estou) sentindo falta dos artigos dele...

O Blog tá massa!!!


... Graça e Paz!

Responder
avatar
Marcelo
AUTOR
1/8/07 08:31 delete

Infelizmente algumas pessoas usam do anonimato para ofender e desqualificar o "blogueiro". Esta é a primeira vez que eu escrevo um comentário nesse blog e, apesar de não concordar com tudo o que os autores escrevem, respeito suas opiniões e às vezes até repasso para meus amigos via email. O que eu não gosto é de covardia. Sim, covardia é o nome certo de quem se esconde atrás do anonimato. Cabe cencura também àqueles que usam de palavrões e palavras insultuosas. Continuem vosso trabalho.
Marcelo de Campos

Responder
avatar
1/8/07 17:58 delete

Prezado Rev. Augustus

achei esse post bastante oportuno. Sempre é bom relembrar as regras de um blog a todos os leitores - eu particularmente procuro comportar-me aqui como se estivesse na casa de cada um dos autores, como um visitante que realmente sou, inclusive identificando a Igreja à qual pertenço.
Acontece no entanto que algumas pessoas (entendo que bem-intencionadas) confundem o blog com um forum, que tem formato e regras distintas - como o antigo Forum Presbiteriano, que existia no site da nossa IPB e que foi desativado.
Lembro que esse Forum começou a receber visitas das mais diversas, de papistas a espíritas, que ali sentiam-se à vontade para disseminar suas doutrinas heréticas, o que certamente ia de encontro ao objetivo do Forum. Para citar um caso, recordo o folclórico Professor adventista Azenilto Brito, (nada contra ele pessoalmente, hein?) que costumava postar comentários quilométricos, de forma obsessiva, difundindo o ponto de vista adventista em todas as seções e assuntos do Forum, de forma tão inconveniente que foi bloqueado...
Espero que ele não descubra esse blog...

Abraços a todos

Osvaldo Pimentel Filho
IP vIla Mariana - SP

Responder
avatar
1/8/07 23:02 delete

Tá certo reverendo, se é moderado então a palavra já diz tudo.

Responder
avatar
Anônimo
AUTOR
2/8/07 01:11 delete

"Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros." (Romanos 12:10).
Não nasci em berço presbiteriano e nem fui criado dentro da linha de teologia reformada, mas fui salvo por Jesus através de outro ramo evangélico e uma das coisas que lá aprendi é que cabe ao cristão ser cordial e elegante no trato com as pessoas, independente das formas de contato que tivermos com elas.
Hoje sou presbiteriano, conheci e pus à prova a teologia reformada e agora me identifico com ela. Procuro frequentar sites e blogs que se enquadrem nessa linha teológica, pois me sinto edificado. Raramente visito sites ou blogs de outra linha, mas procuro sempre respeitar as opiniões dos outros, mesmo que não sejam semelhantes as minhas.
Às vezes tento me conter e não fazer nenhum comentário, mas por vezes o conteúdo do post me leva a tomar partido e postar algum comentário. Já fiz isso aqui e em outros blogs. É provável que meus comentários já tenham despertado incomodo em outros leitores, pois Tiago nos diz que "se alguém não tropeça no falar é perfeito varão", mas jamais intentei ofender a consciência de ninguém. Creio que aos cristãos é permitido terem opiniões diferentes, mas o amor mútuo é mandamento do Senhor para nós e isso implica em respeito ao próximo mesmo que ele pense diferente da gente.
Irmãos do blog, continuem firmes na obra de vocês, pois muitos são edificados, e lembrem-se que nem Jesus, o mais perfeito homem que já pisou nessa terra, agradou a todo mundo.
Deus tenha misericórdia de nós todos, nos dê discernimento e pasciência no trato com o próximo.
Deus abençoe a todos.
Eduardo Rosa.

Responder
avatar
Anônimo
AUTOR
2/8/07 12:51 delete

Olá blogueiros amados!

Me considero perfeccionista de vez em quando com os outros, mas o blog de vocês está interessante o bastante para que eu entre (e comente!).

Não sei se vocês o conhecem, mas sou sobrinha do Ashbel Simonton, presbítero da primeira IPB em Vitória. Foi ele quem me passou o blog e eu realmente fiquei admirada. Bem, já era esperado de pastores tão bem citados como os senhores... mas finalmente encontrei uma linguagem mais explícita sobre a palavra de Deus, pelo menos para mim.

Apreciei bastante o seu blog!

Fiquem na Paz!

Responder
avatar
Anônimo
AUTOR
6/8/07 11:43 delete

Caro Professor Augustus,
Concordo com o senhor. Saliento que, ver a minha opinião publicada não é interesse primário. Várias vezes foram permitidas as publicações dos meus comentários , mas o mais importante é contentar-me por saber que poder expressar a minha opinião, bem como vê-la publicada é permitido por decreto do Eterno. Creio que todos as decisões e movimentos humanos, incluindo a sua moderação nesse blog, estão exaustivamente previstos nos eternos decretos de Deus. Portanto, contento-me, de acordo com a vontade decretada do Soberano, por poder, até quando Ele assim decretar, acessar e comentar os seus posts, mesmo quando a publicação do meu comentário não tenha sido decretada por Ele. Sei que se a publicação for decreto do Soberano Deus certamente ocorrerá.

Um abraço,
KILMER

Responder
avatar
Anônimo
AUTOR
8/8/07 00:07 delete

"Por que alguns preferem não fazer isso e simplesmente colocar suas idéias sob a forma de comentário e iniciar um debate num blog de outros que já tem uma certa audiência? Advinha! Audiência mesmo!!!!"

subiu a vaidade...

Responder
avatar
8/8/07 09:52 delete

Gilberto,

Eu também tenho ficado impressionado com o uso de palavrões pelos evangélicos no Orkut, nos blogs e na Internet em geral, além do péssimo português...

Diego,

Solano e Mauro tiraram férias e me deixaram com a responsabilidade de escrever durante o mês de julho, e pelo jeito, vai ter que ser agosto também.

Marcelo,

Bem vindo a nosso blog, obrigado pelo comentário.

Osvaldo,

Eu também espero que o Azenilto não chegue por essas bandas!

Eduardo,

Fico feliz em conhecer mais um reformado!

Gabriela,

Qualquer parente do Ashbel é meu amigo!! Bem vinda ao nosso blog!
Um abraço a todos!

Responder
avatar
8/8/07 09:57 delete

Manoel,

“Subiu a vaidade...”

Mas, o que é que você queria que eu dissesse? Que nosso blog não tem audiência? É claro que ele não chega nem perto de grandes blogs evangélicos pela Internet. Foi por isso que eu disse que ele tem "uma certa" audiência.

Não é o mais lido, mas também não está entre os esquecidos. Achei que fiz uma representação correta.

Agora, seu comentário tem cara de dor de cotovelo...

Responder
avatar
Samuel Braz
AUTOR
9/8/07 10:09 delete

Pr Nicodemus,
Concordo de forma plena a respeito da sábia atitude dos senhores. Até mesmo nós que de vez em quando comentamos alguma coisa, nos sentimos mais seguros quando participamos de algo mediado. Pela internet existem muitos foruns, e como não podia ser diferente, repleto de pessoas com más pensamentos, o que resulta quase sempre, em uma atitude completamente contrária ao Cristianismo.

Além do mais, o Tempora-Mores, ja deixou de ser simplesmente um blogger, ja é, pelo menos para mim, um grande ponto de referência.

Graça e Paz!

Responder
avatar
Unknown
AUTOR
22/8/07 10:28 delete

REV AUGUSTUS É COM PRAZER QUE ACESSO SEMPRE O ESPAÇO DOS IRMÃOS,CONTINUE FIRME,O ESPAÇO É UM DOS MAIS CENTRADOS E EQUILIBRADOS QUE VISITO NA NET.QUE CONTINUE ABENÇOANDO AOS PASTORES E SUAS FAMÍLIAS.GABRIEL CEZAR DE REZENDE,IGREJA PRESBITERIANA DE BARRA DO PIRAÍ.A PAZ DE CRISTO SEJA O ÀRBITRO EM NOSSOS CORAÇÕES.

Responder
avatar
29/6/09 20:17 delete

Pr. Nicodemus melhor que suas postagens, são as suas respostas aos comentarios. Esse blog é muito bom. Abandonei a leitura de "Cristianismo Verdadeiro" Willian Wilbeforce para ler o blog, o problema é que sempre paro para ver os comentarios... Deus o abençoe sempre.
A partir de agora farei como o irmão Pimentel, identificação completa.
Adonias Soares
I. Ev. Congregacional da Relva.

Responder
avatar