quarta-feira, março 12, 2008

Mauro Meister

Encontro de Educadores

Já há algum tempo estamos envolvidos com a Educação Cristã Escolar e com vários eventos que reúnem educadores cristãos de nosso país. Quero apresentar aos leitores do Tempora a ACSI (Associação Internacional de Escolas Cristãs - Association of Christian Schools International) e o 7º Encontro Nacional da associação que será no próximo mês de maio, dias 01 e 02.

A ACSI foi fundada há quase 30 anos e dai em diante espalhou-se por mais de 100 países, 5000 escolas associadas e mais de 1.200.000 alunos. No Brasil ainda estamos nos 'humildes começos'. Temos cerca de 70 escolas associadas que atendem cerca de 18.000 alunos. Buscamos dar apoio aos educadores cristãos através da publicação de materiais de fundamentos filosóficos, práticos e didáticos para professores, além de eventos para diretores, professores e alunos, como olimpíadas de matemática e concursos de conhecimentos gerais, Bíblia, geografia e outros.

No dia 30 de abril teremos o Encontro para Diretores de escolas cristãs quando serão discutidos temas relevantes da administração escolar e o tempo é usado para compartilhar caminhos, dificuldades e soluções encontradas nas diferentes realidades das escolas brasileiras.

Dia 01 e 02 receberemos cerca de 400 educadores vindos de todas as partes do Brasil para dois dias de intensas atividades entre plenárias, oficinas e grupos de interesse. Confirmados para este ano já temos David Wilcox (Diretor de Assuntos Internacionais da ACSI Internacional), Estuardo Salazar (Diretor Regional da ACSI na América Latina), Fernando Capovilla (Professor da USP e autor), Solano Portela (Presidente do Conselho da ACSI-Brasil), Anita Gordon (Editora de Materiais Didáticos da ACSI Internacional), Augustus Nicodemus Lopes (Chanceler da Universidade Presbiteriana Mackenzie), Marta Franco Dias da Silva (Vice-Diretora da ACSI-Brasil e diretora da PACA),Steve Babbit (Diretor do Departamento de Publicações da ACSI Internacional), Paulo França e Helder Cardin (Professores do Seminário Bíblico Palavra da Vida), Cássio Miranda (Vice-Presidente do Conselho da ACSI-Brasil), Paulo Debs (autor e Ilustrador de literatura infantil), Débora Muniz,(Diretora do Colégio Presbiteriano Mackenzie - SP) e outros ainda estão por confirmar.

O tema geral do Congresso este ano é Ensinando para Transformar: Cultivando Potenciais em Cristo e as atividades serão no Campus do Mackenzie em São Paulo. Para conhecer mais sobre a associação e o congresso, você pode entrar em contato pelo site ou por email.

Materias publicados pela ACSI no Brasil:

  • Fundamentos Bíblicos e Filosóficos da Educação
  • Fundamentos da Psicologia da Educação
  • Fundamentos Pedagógicos da Educação
  • Enciclopédia das Verdades Bíblicas - Fundamentação para o Currículo Escolar Cristão
  • 100 Idéias que Funcionam (Disciplina na sala de aula)
  • Sala de Aula, Disciplina e Gestão
  • Como desenvolver um modelo de ensino para a integração da cosmovisão
Para 2009: Série Ciências - Projeto Inteligente - livros didáticos para 2º e 3º do ensino Fundamental I e a continuidade das séries nos próximos anos, uma pareceria entre a área de publicações da ACSI e o Sistema Mackenzie de Ensino.

Creio que a Educação Cristã escolar é uma resposta de Deus a um chamado urgente na nossa nação, que é ensinar jovens e crianças com uma visão cristã de mundo, envolvendo, é claro, todas as áreas do conhecimento. Particularmente, conto com suas orações, apoio e divulgação.


Mauro Meister

Mauro Meister

Postado por Mauro Meister.

Sobre os autores:

Dr. Augustus Nicodemus (@augustuslopes) é atualmentepastor da Primeira Igreja Presbiteriana de Goiânia, vice-presidente do Supremo Concílio da Igreja Presbiteriana doBrasil e presidente da Junta de Educação Teológica da IPB.

O Prof. Solano Portela prega e ensina na Igreja Presbiteriana de Santo Amaro, onde tem uma classe dominical, que aborda as doutrinas contidas na Confissão de Fé de Westminster.

O Dr. Mauro Meister (@mfmeister) iniciou a plantação daIgreja Presbiteriana da Barra Funda.

3 comentários

comentários
Anônimo
AUTOR
13/3/08 09:28 delete

Boss, com a graça de Deus estaremos aí trabalhando juntos mais uma vez.

As letrinhas ficaram bem, melhorou bastante já.

Nos vemos em breve...

Grande Abraço, Luis.

ps. Não precisa publicar não...

Responder
avatar
Anônimo
AUTOR
14/3/08 16:57 delete

Sou professor de História e Filosofia e gostaria de saber se existe algum material publicado por vocês que trate dessas disciplinas do ponto de vista da educação reformada.Faço essa pergunta pois me parece que normalmente a atenção é mais voltada para as matérias pedidas no vestibular,a despeito do discurso de formação de consciência cristã.Por favor,perdoe-me se estiver enganado.Sou presbiteriano e li alguns artigos do site da ACSI e gostei muito.
obs:estou como anônimo pois perdi a minha senha.Como eu faço agora??

Responder
avatar
Anônimo
AUTOR
14/3/08 20:41 delete

Graça e Paz do Senhor Jesus Cristo.

Caro Mauro

Primeiramente, gostaria de dizer que fico feliz que a educação no Brasil esteja crescendo através de ações de cristãos reformados, visto que o protestantismo sempre trouxe grande enfase pela área eduacacional desde seu início no sec. XVI, infelizmente aqui no Brasil parece que isso não floresceu, mas nesses últimos dias tem se desenvolvido para a Glória de Deus.

Acredito piamente que o desenvolvimento da educação seja uma responsabilidade muito maior nossa como protestantes devido a tradição que carregamos, como o próprio Dr. Hermisten conta em seu livro "A inspiração e Inerrância das Escrituras" - Pag.81 onde os inventário de livros de cidades protestantes como Tubingen, Speyer e Frankfurt eram muito maiores do que a cidades consideradas católicas do Séc. XVIII.

Deveríamos usar os pietistas neste aspecto como exemplo para que a teologia não fique apenas vínculada a Igreja e possa fazer parte das vidas das pessoas, ortodoxia e ortopraxia de mãos dadas no desenvolvimento educacional das pessoas, impactanto na sociedade. Espero que o intuíto da ASCI seja este, levar uma educação de primeira qualidade pautada nas Sagradas Escrituras para as pessoas.

E rogo a Deus fortemente que logo eu possa fazer parte deste projeto, pois quero realmente contribuir para o improvement da educação brasileira em moldes Cristãos reformados comprometidos com as Sagradas Escrituras, com a sã doutrina e com a qualidade.

Com relação a estética do Blog, em minha opinião ficou muito bom, pois o verde é minha cor favorita e lembra meu time o Coritiba football Clube, mas o preto também era legal, será que o preto não era mais Nicodêmico??? Bom, o que interessa é o espaço que temos para fazer um pouco de teologia.

Em Cristo,

André Geske

Responder
avatar