sexta-feira, outubro 30, 2009

Mauro Meister

Organização e Desenvolvimento de Escolas Cristãs




Ainda há tempo para se inscrever e participar.

Ano passado a ACSI criou um minicurso sobre liderança e organização de escolas cristãs. Depois publicamos um livro com o mesmo título, que foi lançado no começo deste ano. Na próxima semana vamos repetir a dose e dar outro minicurso de dois dias. O público alvo são tanto os interessados em abrir uma escola cristã como aqueles que já estão envolvidos e gostariam trabalhar o cristianismo de forma mais consistente em sua escola. Veja os detalhes site da associação (www.acsibrasil.org)
Mauro


Mauro Meister

Postado por Mauro Meister.

Sobre os autores:

Dr. Augustus Nicodemus (@augustuslopes) é atualmentepastor da Primeira Igreja Presbiteriana de Goiânia, vice-presidente do Supremo Concílio da Igreja Presbiteriana doBrasil e presidente da Junta de Educação Teológica da IPB.

O Prof. Solano Portela prega e ensina na Igreja Presbiteriana de Santo Amaro, onde tem uma classe dominical, que aborda as doutrinas contidas na Confissão de Fé de Westminster.

O Dr. Mauro Meister (@mfmeister) iniciou a plantação daIgreja Presbiteriana da Barra Funda.

11 comentários

comentários
andré araújo
AUTOR
30/10/09 12:51 delete

Boa tarde, Mauro

escolas alicerçadas nos conceitos cristãos são realmente um sonho para qualquer pai que teme a Deus. Estejamos orando para que muitos cristãos empreendedores sejam estimulados a tornar realidade esse sonho.

Abraço.

Responder
avatar
Anônimo
AUTOR
30/10/09 18:10 delete

Prezado Rev. Mauro Meister

Gostaria de fazer uma pergunta: qual a razão das escolas cristãs, que no passado se destacavam, terem ficado tanto para trás em rankings como o ENEM, p.ex? A melhor forma de destaque para uma escola cristã, que chamaria a atenção para o Evangelho genuíno, além de fornecer um testemunho adicional ao da Igreja, não seria o de buscar a excelência acadêmica, de forma vigorosa?
Uma grande escola, ilha de excelência,não seria a melhor forma de testemunhar ao mundo?

Abraços

Osvaldo Pimentel Filho
IP Vila Mariana – São Paulo

Responder
avatar
30/10/09 23:38 delete

Prezado André,
Obrigado pelo estímulo e orações. Esta tem sido a nossa oração e de nossos associados.

Prezado Osvaldo,

Muito oportuna a sua pergunta. Temos por filosofia na ACSI que a excelência acadêmica deve ser padrão mínimo. De forma alguma queremos escolas cristãs que nos envergonhem academicamente. Por outro lado, o que acontece com muitas escolas cristãs é que perdem o seu foco, visão e missão, que deve ser mais do que excelência acadêmica.

No cerne da educação cristã, a saber, na pedagogia, tanto como filosofia e abordagem epistemológica quanto na prática do ensino, devem estar as raízes do ensino bíblico. Afinal, Paulo ao dizer que “toda Escritura é inspirada por Deus é útil para o ensino” não qualificou dizendo que o limite era a escola dominical, grupos de estudo bíblico ou qualquer outra atividade eclesiástica.

A Escritura é útil para o ensino! Como?

Dando-nos a base para uma visão de mundo que corresponde à realidade do Criador e da criação. Sem esta base o ensino é falto, incompleto e, em última análise, contrário à própria Escritura. Este ensino não sabe “anular sofismas” (2Co 10.4). Logo, creio que precisamos mais do que excelência, mas precisamos de excelência cristã no ensino.

Quanto a escolas cristãs que eram referência terem ficado para trás, creio que existam e que, para algumas delas, até exista alguma explicação razoável (ENEM). Infelizmente educação virou mercado e há muita luta pelo espaço. Algumas dessas escolas foram modelo e deixaram de ser por não terem encontrado forma de ‘concorrer’ com um mercado selvagem.

Por outro lado, dou o exemplo do próprio Mackenzie. Entre mais de 1200 escolas em SP, está na faixa dos top 8%. Isto sem ter turno duplo, concentração exclusiva em testes, praticando educação inclusiva (não tem ‘turma dos burros e turma dos feras’ como muitas escolas por ai e que estão no topo do ranking). Creio que se soubermos praticar uma boa educação cristã, consistente, coerente, insistente sobre os valores do cristianismo bíblico, temos tudo para nos tornarmos referência. O primeiro lugar do ENEM no estado do Pará (escolas particulares) é o Centro de Estudos JOHN KNOX. Uma escola cristã que tem praticado educação cristã consistente há bastante tempo e não só busca a excelência como tornou-se referência.

Dentre as 50 melhores do pais, conheço algumas e posso dizer, são quase um campo de concentração! Ser referência estatística a este preço, não vale a pena...

abs
Mauro

Responder
avatar
O pregador
AUTOR
31/10/09 00:29 delete

Graça e Paz!!!
Rev. Mauro

Antes de tudo, quero pedir perdão a vocês que fazem, de forma tão nobre, este Blog, e dizer que só ontem tive conhecimento do sesquicentenário da Igreja Presbiteriana Do Brasil.

Sei que esta data não foi comemorada ontem, por isso me perdoe.
Entretanto quero parabeniza-los por esta data ao importante, que, mesmo contra a vontade de muitos, deve ser um dia de Ação de graças por uma Igreja que mesmo tendo suas limitações, entenda não é uma critíca,tem abençoado muito essa nação!

Parabéns a vocês Presbiterianos por esta data tão importante na vossa história.
Deus os abençoe!!!!

Responder
avatar
Anônimo
AUTOR
31/10/09 10:40 delete

No aniversário da Reforma, chega à blogosfera o "5 Calvinistas" Não tem nada da importância histórica e teológica dos "Cinco Solas" e dos "Cinco Pontos", mas procura ser fiel a eles. São cinco blogueiros, de confissões religiosas e filiações denominacionais diferentes, mas que têm em comum o calvinismo como visão de mundo e expressão do evangelho de Jesus Cristo, além da disposição de expor e defender a "fé que uma vez por todas foi entregue aos santos" (Jd 1:3).

Responder
avatar
31/10/09 16:51 delete

Caro Mauro
Gostaríamos de ver mais posts seus neste blog. Fale também sobre assuntos teológicos e atualidades dentro da visão bíblica.

Responder
avatar
31/10/09 18:14 delete

Prezados 5 mosquet... oops, calvinistas. Parabéns pela iniciativa. Por certo precisamos de mais gente escrevendo, divulgando e proclamando a fé bíblica. O layout ficou muito bacana. Ainda vamos achar um cabra que entenda do riscado para melhorar a cara do tempora. Um por todos e...

amplexos,

Mauro

Responder
avatar
31/10/09 18:16 delete

Prezado João Armando,

Obrigado pelo estímulo. Terei tais palavras na mente. Vontade tenho... vamos ver se consigo produzir mais.

abs
Mauro

Responder
avatar
Oliveira
AUTOR
2/11/09 21:45 delete

Caro Prof. Mauro

É um sonho meu... criar uma escola nestes moldes daqui uns 10 anos.

Não fui visitá-lo em maio porque não deu mesmo.

Fica para uma outra oportunidade.

Saudações.

Sim... gostei da dica de o senhor publicar mais sobre o assunto.

Responder
avatar
O pregador
AUTOR
4/11/09 00:10 delete

Concordo com o Irmão J. Armando.
Conhecemos um pouco da sua capacidade como expositor do Antigo Testamento.
Apareça mais vezes!!!!

Graça e Paz!!!!

Responder
avatar
Anônimo
AUTOR
4/11/09 20:50 delete

Valeu pela mudança do riscado. Era um suplício ler aquela fonte de cor estranha... eu recortava e colava noutro editor pra ler. Afinal, o conteúdo do blog vale isso. Continuem assim (o visual e o vigor dos artigos...!)

Responder
avatar