terça-feira, dezembro 29, 2009

Augustus Nicodemus Lopes

O Tempora, O Mores! - ainda em 2010.


          Em 15 de dezembro de 2005 Solano Portela inaugurou o nosso blog com o texto "Qual a visão estética correta?" A idéia do blog veio de Norma Braga, nossa amiga e irmã em Cristo, que nos encorajou a utilizar esta ferramenta, para criar um espaço onde pudéssemos livremente, sem compomisso com datas e prazos, ir postando nossas idéias sobre virtualmente qualquer assunto que nos interessasse.

          Tímido a princípio, o Tempora-Mores, nesses quatro anos, aos poucos foi se tornando mais do que um hobby para Solano, Mauro e eu. Virou praticamente um ministério, embora ainda relutemos a aceitar qualquer compromisso emocional e moral de escrever regularmente. Escrevemos quando nos dá na telha e sobre o que quisermos.

          O blog se tornou um espaço visitado por muitos interessados no que calvinistas teriam a dizer sobre política, aborto, homossexualismo, teologia, natal, sucessos do cinema, best sellers, casos atuais e polêmicos, bem como sobre outras correntes teológicas como liberalismo, neo-ortodoxia, neopentecostalismo e neopuritanismo. O volume de acessos e de referências em outros blogs e sites, foi muito além de qualquer expectativa nossa.

          Algumas das postagens aqui provocaram mais de uma centena de reações e comentários, como "Deus odeia o pecado mas ama o pecador - é isso mesmo?" de Solano, ou o nosso texto com uma "Carta a Bultman". Dá para perceber claramente que os nossos leitores que acabam comentando se dividem entre os que apreciam a teologia calvinista e os que a detestam. Entre estes últimos encontramos os que conseguem aproveitar a oportunidade que damos, para que os leitores comentem, para expressar suas divergências de maneira bem educada e respeitosa. Outros, acham que aqui é um espaço público e que eles têm direito de réplica ou de dizer o que pensam quantas vezes quiserem e da forma como quiserem.

          Na verdade, optamos pela moderação de comentários desde o início. Publicamos os comentários que acharmos por bem. Temos geralmente recusado os chamados "hate-mails", aqueles comentários de pessoas que evidentemente querem apenas discutir e polemizar, que foram escritos de maneira insultuosa e ofensiva, visando nada mais que a polêmica. Geralmente preferimos que as pessoas se identifiquem, mas temos publicado vários comentários anônimos que nos parecem úteis.

         E existem aqueles que querem ganhar espaço aproveitando a popularidade do Tempora-Mores. São pessoas que discordam visceralmente de nós e que ficam nos chamando de covardes por não publicarmos os comentários delas, além de outros insultos não publicáveis. Mas, o raciocínio é o seguinte: se eles acham que estão certos e com a verdade, abram seu próprio blog e exponham suas idéias. Nós é que não vamos dar plataforma e espaço ilimitado para liberais, libertinos, neo-ortodoxos, neopuritanos e coisas afins. No máximo teremos uma troca de comentários e pronto.

        Às vezes alguém coloca um comentário contrário enorme a ponto de dividi-lo em dois ou três. Não temos tempo para ler, pesquisar e responder item por item. Muitos desses publicamos; outros deixamos sem resposta; alguns, sem pertinência, simplesmente rejeitamos. Na realidade, gostaríamos de reciprocar e comentar muito mais do que fazemos, ou até de escrever sobre mais assuntos pertinentes, mas temos muitas outras atividades e não podemos ficar escravizados do blog. Em outras ocasiões, alguém levanta um assunto que eu simplesmente não tenho a menor vontade de discutir. Solano e Mauro são menos temperamentais neste ponto.

        A verdade é que ao final não existe uma regra rígida, fixa e imutável sobre publicação de textos ou comentários. No meu caso, vai muito do momento. Já exclui comentários e me arrependi depois, pois perdi um ótima chance de mostrar, com um exemplo concreto, a falácia do raciocínio de liberais e libertinos.

       A grande maioria dos comentaristas, todavia, é bem humorada, interessada e temos aprendido bastante com eles. Eles nos têm dado dicas, apontado caminhos, sugerido links e com sua discordância, tem nos ajudado a amadurecer as idéias. Obrigado a todos vocês.

       Pretendemos continuar em 2010 a publicar o que quisermos, quando quisermos e ainda abrir o espaço para nossos leitores comentarem. E as regras para publicação serão as mesmas.

       Agradecemos a todos que nos lêem e nos acessam. Um Feliz 2010!

Augustus, pela equipe do Tempora-Mores

Augustus Nicodemus Lopes

Postado por Augustus Nicodemus Lopes.

Sobre os autores:

Dr. Augustus Nicodemus (@augustuslopes) é atualmentepastor da Primeira Igreja Presbiteriana de Goiânia, vice-presidente do Supremo Concílio da Igreja Presbiteriana doBrasil e presidente da Junta de Educação Teológica da IPB.

O Prof. Solano Portela prega e ensina na Igreja Presbiteriana de Santo Amaro, onde tem uma classe dominical, que aborda as doutrinas contidas na Confissão de Fé de Westminster.

O Dr. Mauro Meister (@mfmeister) iniciou a plantação daIgreja Presbiteriana da Barra Funda.

45 comentários

comentários
30/12/09 16:23 delete

Olá, professor [es]!

Certeza q o Tempora tem sido bençao na vida de muitas pessoas. Dá pra perceber q a baase dele é bem ministerial. Q bom! Há mtas maneiras de se ensinar, e esse blog tem servido à cultura bíblica e à teologia bíblica no nosso meio. Aliás, atravessou mares não é?

Tenho lido quase todos os comentários, e me admiro com as respostas dos três, principalmente qdo sujeitos à observaçoes depreciativas dos seus leitores ofensivos.

Q Deus abençoe vcs e lhes dê um santo e sereno 2010! Continuem olhando para o alvo e sendo uma bençao na vida dos evangélicos.

angelica.

Responder
avatar
30/12/09 16:36 delete

Que Deus os abençoe para que este trabalho continue ainda por muitos e muitos anos. Ler seus textos tem aberto meu entendimento para muitas coisas, e me abençoado muito.

Feliz Ano Novo.

Responder
avatar
MAC
AUTOR
30/12/09 17:09 delete

Ta aí uma equipe abençoada e que, creio eu, não é por acaso que o Tempora-Mores tem sido tão acessado. Verdadeiramente o Senhor tem usado este espaço para edificar a vida de todos, sejam freqüentadores assíduos ou meros expectadores.
Não sou calvinista, porém, no decorrer de todo esse tempo que venho acompanhando vocês, tenho sido agraciado com ótimas postagens. Parabenizo aos três (Solano, Mauro e Augustus) pelo sucesso - no bom sentido -, pelo respeito, pela disposição e por fim, quero deixar registrado aqui minha admiração pelos senhores e minha gratidão ao Senhor, por dar a todos nós, seguidores do TM, três irmãos em Cristo tão estimáveis.
Que o Senhor possa prover a equipe do TM saúde, sabedoria, graça e misericórdia.
Tenham uma passagem de ano tranqüila e abençoada.

Em Cristo, Mac.
Do a-milenismo.blogspot.com

Responder
avatar
Anônimo
AUTOR
30/12/09 17:44 delete

A Paz de Cristo, Dr. Augustus!

Fico muito feliz por saber que em 2010 ainda contaremos com suas publicações. Bom, não sou calvinista, mas tenho aproveitado muito do seu blog, a ponto de lhe enxergar como o melhor teólogo brasileiro que conheço (ainda que virtualmente), tendo assim grande estima por sua pessoa, ainda que não o conheço pessoalmente, mas tenho essa esperança...rsrsrs.
Peço a Deus que continue te abençoando, como também ao Dr. Mauro e ao Dr. Solano, pessoas que tem dado uma "cara" diferente (mais bíblica) ao evangelicalismo brasileiro, além daquele que conhecemos, e que sabemos que não vai tão bem assim.
Muito obrigado por tudo meu irmão e que em 2010 possamos contar com suas postagens, e que elas sejam ainda mais frequentes...(rsrsrs).

Cleiton Tenório
São Sebastião/SP

Responder
avatar
30/12/09 18:33 delete

Olá, amados.

O Tempora-Mores tem se mostrado cada vez mais um intrumento precioso na batalha pela fé.

Creio que a proposta de um blog como este é extremamente benéfica tanto pelo conteúdo quanto pela forma. O conteúdo é denso da Palavra de Deus, o que lhe confere autoridade e relevância; a forma interativa e menos formal exala uma "humanidade" dos pensadores/escritores que, dentre outros benefícios, nos faz perceber que não estamos lidando com abstrações acadêmicas, mas com a Palavra viva de Deus que transforma vidas. O blog, de certa forma, contribui para desconstruir o estereótipo de que teologia é feita por acadêmicos (meio descompromissados com "a vida real") e para acadêmicos. Além de provar que calvinistas também são legais! (rsrs).

O Tempora-Mores conseguiu isso. Temos uma teologia que, além de acadêmica devido o rigor metodológico, também é calorosamente pastoral. As tais luz e calor de que falavam os puritanos...

Deus os abençoe nesse ministério, nunca permitindo que perdam o foco.

Um Feliz 2010 a todos - escritores e leitores.

Responder
avatar
30/12/09 19:11 delete

É, 2010 promete! ano de Copa do mundo, de Eleições e de mais "O Tempora, O Mores"!!! Mesmo se o Brasil perder a Copa ou o meu candidato preferido não ganhar a eleição, ainda estarei feliz, pois ainda teremos artigos maravilhosos do TM !!!
Um 2010 repleto de Cristo!!!
seu servo,
Pr. João Duarte de Alencar

Responder
avatar
Cicero
AUTOR
30/12/09 19:22 delete

Pessoal, Deus abençoe vocês e os seus hoje e sempre.

FELIZ ANO NOVO O ANO TODO.

Presb. Cicero da Silva Pereira

Campina Grande - PB

Responder
avatar
30/12/09 21:27 delete

Graça e Paz irmãos!

Esse Blog tem sido uma benção para todos que o acessamos, fico feliz de saber que continuara em 2010, não podia deixar de ser assim rs,rs
Um Ano Novo abençoadissimo por Deus aos irmãos Nicodemus, Portela e Meister e claro a todos os demais irmãos!

Responder
avatar
amaury
AUTOR
30/12/09 22:16 delete

Aos 3 blogueiros e especialmente ao Augustus, desejo as bênçãos de Deus sobre vosso 2010.
E não mudem nada no blog, que está ótimo.
Um abraço.

Responder
avatar
Felipe Barbara
AUTOR
30/12/09 22:31 delete

Realmente Rev. Augusto, este blog tem nos inspirado, para mim que venho de uma cultura pentecostal, esta ferramenta tem sido uma alternativa à palavra que sempre escuto na maioria dos cultos que tenho assistido. Gostaria de agradecer a todos os colaboradores do Tempora-mores por nos dar a oportunidade de enxergar a palavra de Deus, bem como as outras coisas, de uma outra óptica. E gostaria de enfatizar que esse blog nos deu várias idéias que estamos aplicando em nosso blog, claro que estamos começando agora e não temos nem 5% do conhecimento dos autores deste, mas estamos tentando (rsrsrsrsrs).

Responder
avatar
31/12/09 00:03 delete

O blog é realmente muito bom.
Eu fiquei muito assustado em ver que o senhor colocou os neopuritanos em meio a liberais e libertinos.

Responder
avatar
31/12/09 00:50 delete

Desejo a vocês do Tempora(Augusutus, Solano e Mauro) um feliz ano-novo repleto de bençãos de nosso Senhor Jesus! e que mais artigos sejam escritos para a Glória do Seu Nome.

Um forte abraço!

Responder
avatar
31/12/09 09:58 delete

Irmãos, o blog o Tempora-Mores, tem sido um benção em minha vida e referência para vários estudos q tenho feito na igreja, e também serviu de incentivo para a criação do meu blog e de um blog para a minha igreja. Que Deus os abençoe no ano de 2010 para que possam continuar com este ministério.

Um abençoado 2010,

Pb. Erikson

Responder
avatar
31/12/09 14:29 delete

paz de Deus a todos me chamo Daniel correia e sou de Recife gostaria de demonstrar minha gratidâo a Deus por ter descoberto neste ano o blog tempora mores pois ele é o melhor que já participei e agradecer a equipe que o conpôe, foram discursôes maravilhosas por todo o ano e se Deus quiser continuará em 2010 a todos um feliz 2010 e que vcs continuem com esse nivel de argumentos e ideias Deus abençoe a todos.

Responder
avatar
Anônimo
AUTOR
31/12/09 15:19 delete

Reverendos,
Augustus, Mauro e Solano
Agradeço à Deus pela vida de vocês.
Também pela continuidade do Blog.
Me ajudou com minhas dúvidas.
Agradeço pela paciência e humildade em acolher comentários de quem está aquém em Teologia.
Que Deus continue abençoando-os.
Feliz 2010 prá vocês e suas famílias.
Tânia Cassiano

Responder
avatar
Danilo Neves
AUTOR
31/12/09 15:36 delete

Augustus
Solano e
Mauro,

o blog dos irmãos é e será um reflexo da vida de cada um de vós. Por isso, continuem se preparando para vocês sempre responderem a todo aquele que vos pedir a razão da vossa esperança. Batalhem pela fé que nos foi entregue como bons soldados vestidos com toda a armadura de Deus. Reprovem as obras infrutíferas das trevas, edifiquem os seus irmãos, afastem de vossos corações a soberba. Santifiquem a Cristo, como Senhor, e glorifiquem a Deus em tudo e por tudo. Quando desanimarem, se lembrem do Senhor Jesus e do que Ele fez. Dêem graças a Deus por cada comentário que vos injuriarem e os respondam com mansidão e temor. Orem por esse ministério e que todo o conhecimento e inteligência dos irmãos jamais se volte contra a Palavra de Deus. Vigiem. Vocês estão incumbidos da defesa do evangelho, proclamando a Cristo Jesus por amor e que isso lhes sejam toda a motivação para a escrita, hoje e sempre. Amém!

Responder
avatar
Brito
AUTOR
31/12/09 21:26 delete

Olá Rev,

Esse blog tem sido de grande ajuda para irmãos que defendem a fé Reformada. Conheci seu blog por meio do livro - O que estão fazendo com a igreja? O mesmo me motivou a expor idéias e sermões que prego sobre o púlpito de nossa igreja
http://aartedaexposicaobiblica.blogspot.com/

Que Deus continue abençoando.

Soli Deo Gloria!!!

Responder
avatar
carlos
AUTOR
31/12/09 21:43 delete

Olá Nicodemos,Solano e Mauro,desejo um feliz ano novo para todos vocês.Continuem a aperfeiçoar o blog que está uma maravilha.Sugiro algumas postagens,sobre:Resenhas de livros pertinentes ao estudo teológico,estudos Biblicos Sistemáticos,no rastro dos comentários de Calvino,Temas polêmicos como feminismo evangelico,Igrejas Emergentes hoje,Denominacionalismo.Bem são apenas sugestões.FELIZ ANO NOVO.

Responder
avatar
Anônimo
AUTOR
1/1/10 10:41 delete

Olá! Conheci esse blog através de uma amigo, e fiquei maravilhado devido ao grande e vasto conteúdo teológico aqui. Aprendi muito lendo diversos posts publicados. Que Deus possa continuar a vos abençoar nesse novo ano. Um grande abraço!

Responder
avatar
Rosangela
AUTOR
1/1/10 20:19 delete

Conheci este blog, quando resolvi estudar a Palavra de Deus, num dos estudos traduzido por Felipe Sabino de Araújo Neto no site monergismo, desde então não consigo ficar sem ler este blog normalmente não faço comentários, gosto de ler os seus argumentos, com certeza verifico sempre a Bíblia e muitas vezes me sinto bem em saber que existem pessoas que defendem os propósitos de Deus da forma correta, eu descobrir a pouco mais de dois anos está nova vida, ou visão deste mundo maravilhoso e triste também, espero que continue com o O Tempora-Mares eu preciso aprender mais sobre a Palavra que Deus.
Que Ele continue abençoando os Senhores.
Obrigada
Rosangela

Responder
avatar
Anônimo
AUTOR
1/1/10 20:42 delete

Prezado Rev. Augustus Nicodemus, Graça e Paz!

Muito obrigado ao senhor, ao Rev. Mauro Meister e ao Presb. Solano Portela por este blog que tem sido uma bênção na minha vida e na vida de muitas pessoas, tenho aprendido bastante aqui. Que Deus continue a inspirá-los a escrever tão bem, com discernimento e visando à glória do Nosso Rei, Senhor e Salvador Jesus Cristo sobre os mais variados temas. Muito obrigado mesmo, creio que foi a Providência que me fez deparar com o TM quando eu procurava sites cristãos na rede. Que Deus abençoe aos senhores e aos seus familiares! Um 2010 de muitas bênçãos, aprendizados e posts!

Osmar Neves, Padre Bernardo-GO em 01/01/2010.

Responder
avatar
Breno Brandão
AUTOR
1/1/10 21:31 delete

Paz irmãos do Blog tempora mores

Acompanho sempre, sempre mesmo o blog tempora mores, super edificante e muito bom, nos ensina muito com os artigos postados aqui.

Rev. Augustus Nicodemus, eu tenho uma pergunta que tenho curiosidade ha algum tempo de sana-la.
De onde, quando e como surgiu a palavra teologia e o estudo teologico?

Teria como o rev. me ajudar nessa questão? me ajudaria muito e concerteza a alguma(s) outra(s) pessoa(s) que tem essa mesma duvida.

Excelente blog, concerteza Deus esta reservando grandes bençãos a todos nós nesse ano de 2010.

Breno

Responder
avatar
Norma
AUTOR
1/1/10 22:17 delete

Queridos temporinos,

Que honra ter participado da gênese desse projeto! Que 2010 seja um ano ainda mais abençoador, nas mãos de nosso Pai celeste, para todos os que vêm aqui e vão ao meu blog receber orientação, instrução, alívio.

Grande abraço!!!

Responder
avatar
1/1/10 22:20 delete

Nobres parceiros e amigos, que Deus em Cristo continue vos abençoando no novo ano que se inicia.

(Ef 3.20-21)

Abraços!

Responder
avatar
WSantana
AUTOR
2/1/10 21:18 delete

Queridos irmãos em Cristo Nicodemus, Solano e Mauro

Temos sido extremamente edificados e ensinados pelos assuntos aqui expostos e comentados.

O controverso, por vezes, dá-nos condições de melhorarmos,corrigirmos, e ao menos, nos faz refletir.

Continuem a nos ensinar, dando-nos oportunidade de aprender.

A voces e todos os leitores deste, que Deus proporcione um feliz 2010

Responder
avatar
2/1/10 22:01 delete

Elano,

Você disse:

"...Eu fiquei muito assustado em ver que o senhor colocou os neopuritanos em meio a liberais e libertinos."

Pois é, para mim o neo-puritanismo é um desvio do Evangelho bíblico em alguns pontos, e como tal, traz escravidão, superstição e outros males ao povo de Deus. Não é pernicioso da mesma forma que o liberalismo teológico, mas não deixa de ser um movimento pernicioso.

Responder
avatar
2/1/10 22:02 delete

Breno,

Você perguntou:

"De onde, quando e como surgiu a palavra teologia e o estudo teologico?"

Sem fazer uma pesquisa maior: "teologia" é uma palavra grega usada por Platão para o estudo das coisas míticas e lendárias e mais tarde veio a ser usada pelos gregos para designar a religião e o estudo de seus muitos deuses. Foi o Cristianismo, porém, que definiu mais exatamente teologia como o estudo de Deus, ou mais exatamente, o estudo de Deus a partir de sua revelação a nós nas Escrituras. Alguns acrescentariam a revelação natural e o estudo de nós mesmos como fontes próprias da teologia, mas o Cristianismo histórico sempre considerou que o objeto propriamente dito da teologia são as Escrituras, onde Deus se revela de forma suficiente a nós.

Atualmente é praticamente impossível classificar de maneira exaustiva ou mesmo lógica os diversos tipos de teologias existentes, pois dependerá (1) das fontes utlizadas; (2) do método de interpretação bíblica; (3) da intenção; (4) dos pressupostos sobre Deus e as escrituras, etc.

Aqui no Tempora-Mores entendemos que as Escrituras são a única fonte confiável para o estudo de Deus, embora não desprezemos a contribuição da revelação natural e das ciências. Nossos pressupostos são a inerrância da Bíblia e a proposicionalidade da sua revelação.

Abs.

Responder
avatar
3/1/10 12:51 delete

Prezado Pastor Augustus, temos um respeito muito grando pelo senhor e pelos seus colegas do blog! Crescemos muito com as publicações que o senhor faz! O Espirito de Deus testifica com nosso espirito que o que o senhor escreve é biblico! Oramos à Deus para que em Jesus voces continuem a publicar sobre os diversos assuntos que acham pertinentes para a nossa edificação! Deus os abençoe em 2010 e sempre! Dos amigos e irmãos em Cristo Jesus Frederico e Maria Aguiar Ruegger

Responder
avatar
Breno
AUTOR
3/1/10 17:02 delete

Rev. Augustus Nicodemus, obrigado pela resposta.

Rev. Augustus uma outra duvida que tenho e se possivel for para o rev. responder, o site Wikipédia é uma forma de fonte segura de pesquisa academica e forma de conhecimento ? Podemos considerar seguro a pesquisa na wikipédia e tela como fonte de informações seguras?

abraços paz.

Breno

Responder
avatar
3/1/10 21:14 delete

Breno,

Devido à sua natureza, a Wikipedia não é considerada fonte acadêmica confiável para pesquisas e trabalhos acadêmicos. Mas ela poode ser útil para informações genéricas rápidas.

Abs.

Responder
avatar
4/1/10 10:26 delete

Dr Augustus, excelente texto e muito coerente com os propósitos do blog!!! Um grande abraço a você, Mauro e Solano!

Ademir Ortega Garcia
IPB Renascença - Sao Luis - MA

Responder
avatar
Anônimo
AUTOR
4/1/10 15:04 delete

Prezados Rev. Augustus Nicodemus e Mauro Meister e Presbítero Solano Portela

que o Senhor os continue usando como Seu instrumento para edificação e reforma de Sua Igreja, por muitos e muitos anos.

Abraços

Osvaldo Pimentel Filho
IP Vila Mariana - São Paulo

Responder
avatar
4/1/10 18:27 delete

Prezado Reverendo Augustus aqui estou de volta para agora perguntar sobre o nome do blog O Tempora O Mores. Encontrei na Internet o texto abaixo escrito por Cícero. Nesse texto aparece a expressão O Tempora O Mores. Gostaria que o senhor nos explicasse o nome e se possível o texto de Cícero. Grato Frederico e Maria Aguiar Ruegger

[1] Quo usque tandem abutere, Catilina, patientia nostra? quam diu etiam furor iste tuus nos eludet? quem ad finem sese effrenata iactabit audacia? Nihilne te nocturnum praesidium Palati, nihil urbis vigiliae, nihil timor populi, nihil concursus bonorum omnium, nihil hic munitissimus habendi senatus locus, nihil horum ora voltusque moverunt? Patere tua consilia non sentis, constrictam iam horum omnium scientia teneri coniurationem tuam non vides? Quid proxima, quid superiore nocte egeris, ubi fueris, quos convocaveris, quid consilii ceperis, quem nostrum ignorare arbitraris? [2] O tempora, o mores! Senatus haec intellegit. consul videt; hic tamen vivit. Vivit? immo vero etiam in senatum venit, fit publici consilii particeps, notat et designat oculis ad caedem unum quemque nostrum. Nos autem fortes viri satis facere rei publicae videmur, si istius furorem ac tela vitemus. Ad mortem te, Catilina, duci iussu consulis iam pridem oportebat, in te conferri pestem, quam tu in nos [omnes iam diu] machinaris. Cicero!

Responder
avatar
Anônimo
AUTOR
5/1/10 09:02 delete

Parabéns! Pelo 4º Aniversário. Postagens abençoadoras, mesmo as provocativas, me fizeram refletir.
Abraços!

Responder
avatar
Jonas 121314
AUTOR
5/1/10 11:38 delete

Fico muito feliz de poder contar com esse abençoado blog, sempre que tenho alguma dúvida pesquiso aqui, revejo as postagens anteriores e descubro muitas coisas interessantes. Gosto muito do jeito fácil com que os senhores escrevem principalmente o Sr. Augustus Nicodemus, tenho alguns sermões em áudio dele no meu computador, espero ainda encontrá-los pessoalmente. Sou membro de uma congregação presbiteriana em Senador Canedo, os trabalhos nela começaram no inicio do ano, essa semana irá ter uma gincana sobre o livro de Oséias, só que mesmo lendo o livro todo ainda não consegui achar uma melhor interpretação do primeiro capitulo, principalmente os primeiros versículos que falam sobre a esposa de Oséias, não entendo se o Senhor o manda contrair matrimonio com uma prostituta de fato, se a passagem deve ser entendida de maneira literal, gostaria muito que respondessem, ou me indicassem onde posso obter essa resposta, pois já pesquisei e não encontrei algo confiável e claro, inclusive achei um comentário de Calvino sobre o livro, mas ele é meio complicado de entender.

Responder
avatar
Seminarista Joel
AUTOR
5/1/10 12:18 delete

Teologia de um modo descomplicado e abençoado!!Mesmo não agradando a todos,uma vez que Aquele que é perfeito não agradou,honra o nome de Deus por exaltar as verdades contidas nas Escrituras com coerência e ousadia atendo-se apenas ao que o texto sagrado diz,não indo além para não incorrer em erros doutrinários.
Que vocês que fazem esse blog sejam ricamente abençoados neste ano de 2010 e que tragam um pouco mais de luz para este mundo tenebroso pela pregação reformada do evangelho,obra para qual vocês foram eleitos antes que houvesse mundo!!!

Nas palavras do meu irmão Presb. Cicero: "Deus abençoe a vocês e aos seus!!!"
Seminarista Joel da Silva Pereira
Campina Grande,PB.

Responder
avatar
5/1/10 17:31 delete

Apologetas virtuais e profetas de internet


BLOGOSFERA CRISTÃ SE EXPANDE E QUANTIDADE DE PÁGINAS DE TEOLOGIA E DEFESA DA FÉ CHAMA A ATENÇÃO DOS INTERNAUTAS
A apologética, ou defesa da fé, sempre foi tema controverso entre os evangélicos. Normalmente associada ao combate ideológico e espiritual a seitas e heresias, ela costuma dar pano para manga nas igrejas, salas de aula de seminários e congressos. Da denúncia das crenças consideradas antibíblicas à “caça às bruxas” dos modismos teológicos, a prática apologética nem sempre encontra espaço apropriado para discussão. O estudo acerca do assunto padece, por um lado, da falta de tempo do interessado para aprofundar-se e da carência de instrutores realmente preparados. Mas há ventos de mudança à vista. Um movimento na internet vem sendo o contraponto positivo destes dias de liquidificador teológico no meio evangélico: os blogs apologéticos. Eles constituem um subconjunto de um universo de mais de 20 mil blogs cristãos brasileiros, reunindo em torno de 2 mil blogueiros apologetas e um público que varia entre 1,6 e 1,8 milhões de visitantes/mês.

É um novo tipo de fórum, onde discussões antes restritas ao âmbito acadêmico estão atraindo cada vez mais crentes. Os blogs apologéticos têm denunciado uma apostasia em franco crescimento na Igreja Evangélica, mas não é só isso. Além de incentivar o consumo de literatura cristã, eles oferecem material devocional e suprem as deficiências das escolas dominicais – e o grande avanço foi a abertura de espaço para o interesse de um público crescente, germinando uma “semente bereiana” que incentiva o contato diário com a Palavra de Deus, com linguagem acessível, muitas vezes bem humorada, e de acesso gratuito. Os grupos se formam em função de interesses comuns, como combate a modismos, doutrina cristã, heresiologia, defesa da fé… Sobra até para a denúncia de picaretagens e desmandos tristemente praticados “em nome de Jesus”. Uma verdadeira inclusão teológica digital!

Campeões de audiência da apologética

O Tempora, o mores! (http://tempora-mores.blogspot.com) – Reflexões de calvinistas sobre quase tudo – inclusive, religião!

E agora, como viveremos (http://comoviveremos.com) – A sociedade pelas lentes de um antropólogo cristão pentecostal. Temas polêmicos

Renato Vargens (http://renatovargens.blogspot.com) – Traz a visão de um reformado sobre o cotidiano. Textos curtos e leves, mas afiados

Pr. Altair Germano (http://www.altairgermano.com) – Pentecostal. Exorta a melhor formação dos líderes como elemento de mudança

Genizah (www.genizahvirtual.com) – Teologia em linguagem simples e criativa. Apologética com humor. As novidades do absurdário gospel

Púlpito cristão (www.pulpitocristao.com) – Bem diversificado, é um blog engajado no combate ao estelionato religioso. Sobra até para as profetadas, inclusive aquelas com interesse político

Pavablog# (pavablog.blogspot.com) – Provocativo e irreverente. Cristianismo, política, humor e conteúdo cultural

Popularity: 1% Fonte: Revista cristianismo hoje

Responder
avatar
Jonas maciel
AUTOR
5/1/10 17:34 delete

Olá, sou eu mais uma vez, ainda espero respostas sobre o livro de Oséias, mas, agora estou postando para pedir orientações sobre meu Blog, eu o criei recentemente, eu anoto as mensagens de domingo de minha Igreja, que é uma congregação presbiteriana em Senador Canedo - GO, e aí tento publica-las da maneira mais fiel possivel, gostaria muito que o Sr. visitasse o meu Blog e me desse algumas orientações sobre postagens. Ainda gostaria de pedir autorização para postar comentarios seus em meu Blog.

WWW.VIDAPROTESTANTE.BLOGSPOT.COM

Responder
avatar
5/1/10 20:19 delete

Jonas,

LAmento decepcioná-lo, mas nosso blog não é um consultório bíblico. Simplesmente não há tempo para ficar respondendo perguntas dos nossos queridos leitores. O que posso fazer é publicar sua consulta e se alguém quiser responder, publicaremos também.

PElo mesmo motivo - absoluta falta de tempo - não me espere dar uma aula sobre postagem em seu blog. Só posso incentivá-lo a ir em frente. MInha sugestão é que você observe outros blogs e veja como eles fazem, e aprenda imitando.

Quanto à autorização para publicar textos nossos, fique totalmente à vontade.

Um abraço!

Responder
avatar
5/1/10 20:25 delete

Frederico e Maria,

A expressão "o tempora, o mores" significa "que tempos, que costumes!" -- uma expressão de Cícero em seu famoso discurso proferido em 63 d.C. contra o político Catilina. Cícero estava criticando Catilina por estar preparando um golpe político em Roma.

Abraços!

Responder
avatar
Anônimo
AUTOR
6/1/10 08:23 delete

"que tempos, que costumes!"

Os tempos e os costumes já foram piores. Pessoas, especialmente mulheres, eram engordadas para abate em algumas civilizações. Crianças de 4 anos trabalhavam em minas de carvão. Em torno do ano 1000, o medo impedia que as pessoas vivessem como seres humanos.

Eu diria: que bons tempos estamos vivendo atualmente! Temos até mesmo este magnifíco Blog que nos ajuda a ficar atentos quanto às ciladas dos falsos intérpretes da Bíblia.

Responder
avatar
Danilo
AUTOR
8/1/10 16:59 delete

Rev. Augustus!

Parabenizo a equipe pelas conquistas e pela decisão relativa aos comentários.

Estão certíssimos. Quem tem opinião forte, inteligente e relevante, a julgar pelo sucesso do vosso blog e outras mídias, sofre este assédio de quem pensa diferente e se julga no direito de ter sua opinião impressa em blogs, revistas e sites dos quais discordam.

Calvinista, marketeiro e humorista sei bem como o caso é sofro muito com isto, mas vou aproveitar o precedente e adotar a mesma política em meu blog, principalmente em relação aos ANONIMOS.

Caso não tenham visto a matéria na versão impressa, segue o link da citação ao Tempora:

http://cristianismohoje.com.br/ch/apologetas-virtuais-e-profetas-de-internet/


Desejando uma cópia digital da versão impressa da revista, me informe.


Parabéns pelo trabalho!

Graça e Paz!


Danilo Fernandes

http://www.genizahvirtual.com/

Responder
avatar
10/1/10 02:18 delete

Olá, sei que não é o tema do topico mas é uma grande duvida que vem me incomodando,pergunta ao Rev. Augustus Nicodemus, Vi em um site "Monergismo' dizendo que o unico batismo correto e biblico é o aspeção, a um tempo fui batizado na Igreja Batista mas não concordo com sua doutrina, sou calvinista, e pretendo firmimente ir para a IPB, queria saber se nessecito de me batizar novamente, e qual sua opinião se fosse com vc, abraço aguardo sua resposta. Deus o Abençoe. Soli Deo Gloria.

Responder
avatar
11/1/10 12:01 delete

Phillipe,

Só posso responder à partir da minha posição como presbiteriano. Considero que a forma (imersão ou aspersão) não faz parte da essência do batismo. Portanto, irmaõs batistas que são recebidos em igrejas presbiterianas não são rebatizados.

Lembro ao irmão que existem batistas calvinistas no Brasil:
http://www.crbb.org.br/

Abraços.

Responder
avatar
1/2/10 22:19 delete

Pastor Augustus , dou glórias ao Senhor pela sua vida , pela de Solano e por Mauro por esse blog que tanto nos edifica. Deve dar um trabalho....rsrs

Irmão gostaria que um dia, quando houver tempo, que o irmão abordasse o tema Igreja em Casa. Sei que há pequenos grupos que se congregam em casa..há ceia, há batismo, há oração, há pregação e etc. Gostaria de saber sua opinião quanto a isso: pontos positivos e pontos negativos , se é que há e se há biblicamente a necessidade de um templo. Um forte abraço. Anderson Araujo

Responder
avatar