sexta-feira, fevereiro 26, 2010

Matemática Teológico-eclesiástica

Como estes são temas recorrentes em nosso blog, e andamos um pouco 'parados' nos posts, vou lançar um desafio sério aos leitores (motivação para o fim de semana):

Completarem a série de cálculos usando fórmulas.

A série inicial retirei de um livro de Mark Driscoll, Confissões de um pastor da reformissão (Rio de Janeiro: Editora Tempo de Colheita, 2009):


Evangelho + Cultura - Igreja = organização para eclesiástica


Cultura + Igreja - Evangelho = Liberalismo


Igreja + Evangelho - Cultura = Fundamentalismo


Evangelho + Cultura + Igreja = Reformissão

As fórmulas podem ser mais elaboradas e ir além das duas operações básicas acima. Imagine-as com multiplicação e divisão, em alguns casos, números não inteiros, a necessidade de encontrar o MDC, etc.

Vejamos os resultados...

53 comentários:

Cristiano Silva disse...

Homem - Deus = Nada

Deus - Homem = Deus

Sei que a intenção era usar os símbolos Cultura, Igreja e Evangelho, mas acho que vale.

Anônimo disse...

Cultura - Igreja - Evangelho = Ocidente.

Geazy Liscio disse...

Olá!


Gostei da Iniciativa. Ai vai uma formula relacionada ``pregações´´ modernas.


Pregação + Psicologia - teologia = Palestras motivacionais.


Flw!!

Tales Paranahiba disse...

(Evangelho/10 [dízimo do evangelho]) - cultura - igreja + mega templos + pastores voadores = neopentecostalismo de primeira classe [vôo executivo]

(Evangelho/10 [dízimo do evangelho]) - cultura + subcultura - igreja + portinholas de garagem e bares = neopentecostalismo de coletivo [buzão lotado de gente no calor de 40ª chegando do trabalho]

Filipe Niel disse...

Oi Mauro, obrigado por citar o livro do Mark Driscoll e colocar um link para o nosso blog. Na verdade o blog está parado, estamos remodelando e nas próximas semnas devemos coloca-lo para funcionar de novo.
Ainda este ano devemos lançar mais alguns livros do Mark Driscoll.

Juan de Paula disse...

Prezado Mauro,

não me arriscarei com as contas (risos) mas obrigado por indicar um livro tão relevante que tem impactado minha vida e muitos amigos no ministério.:)

Um abraço,
Juan

Anônimo disse...

Igreja + Evangelho - Cultura + Saltério Genebrino = neopuritanos

Cristiano Silva disse...

Aproveitando o ensejo, alguém poderia me "apresentar" o Rev. Mark Driscoll (indicando links, por exemplo)? Qual sua proposta de trabalho, se é boa ou não, e como ele difere do enfoque "de propósitos" do Rick Warren.

Abraços.

Mauro Meister disse...

Estou gostando das fórmulas!
Por engano recusei um comentário da Thais e não tem como recuperar. Por favor, poste novamente...
abs
Mauro

Jeferson Muraca disse...

A oração é um número primo = reconhecimento, adoração, esperança, submissão, provisão, perdão e proteção.

oração + oração = comunhão

(oração)² = intercessão

(oração)³ = perseverança

oração : 0 = nulo

oração : 1 = Daniel

oração : 2 = fariseu

oração : 50 = confusão

MMC oração = "Em nome de Jesus"

MDC oração = "Seja feita a Tua vontade".

Norma disse...

Hahahahahaha!

Muito divertidas essas fórmulas e as dos leitores estão também ótimas!

Lá vão as minhas:

Cultura + Igreja - Evangelho + Marxismo = Teologia da Libertação

Amor pelos Pobres + Boas Intenções + Cristianismo Light - Evangelho - Informação = Crente esquerdista

Igreja + Evangelho - Cultura - Leitura + Televisão = Crente alienado

Cultura + Igreja - Evangelho + Filosofia Moderna + Empáfia = Liberalismo acadêmico

Mauro Meister disse...

Para a apresentação de Driscoll, Niel, Juan e outros...

abs
Mauro

Anônimo disse...

Prezado Reverendo Mauro,

Gostaria que comentasse o doumentário neo-ateu: O Ridículo das Religiões. (http://www.youtube.com/watch?v=sfgBjMX0KT4)

Precisamos ter uma resposta inteligente a respeito dessa investida de um humorista sobre a religião. Creio que não precisamos correr do desafio.

Em Cristo

Anônimo disse...

Mensagem de Cristo + Sistematização Sob Medida + Dízimos e Ofertas por Medo ou Expectativa de Vantagens = Negócio Religioso Bem-Sucedido.

Filipe Niel disse...

Pra conhecer mais sobre o Mark Driscoll entre nos seguintes sites:

Em inglês:

www.marshillchurch.org
www.theresurgence.com/blog

Em português:
http://tempodecolheita.com.br/Blog/?p=168
http://tempodecolheita.com.br/Blog/?tag=mark-driscoll
http://eduardomano.net/mark-driscoll-parte-1/

Se você me pedisse para diferenciar o Driscoll do Rick Warren, eu diria que o Warren é um evangélico que tende a ver o homem como sendo essencialmente bom, e que tem uma visão de Deus que é compartilhada pela grande maioria dos evangélicos americanos e brasileiros. Já o Driscoll é um pastor reformado, que vê o homem como sendo totalmente depravado, incapaz de qualquer ato que o leve a merecer o perdão de Deus, e que vê Deus como senhor absoluto do universo que não precisa de nada e nem de ninguém para ser Deus, e que toma suas decisões de forma independente ao homem. Um Deus enorme, que governa todas as coisas e que não divide a sua glória com ninguém. Driscoll não apenas crê nisso, mas aplica isso no seu ministério, buscando ser relevante na cultura em que está inserido, sendo extremamente tradicional em sua doutrina, mas sem tradicionalismos em sua prática. Ele está sempre se perguntando como levar a mensagem sem comprometer o conteúdo?

O próximo livro dele a ser lançado no Brasil virá com uma recomendação do Rev. Augustos Nicodemos, conhecido e respeitado por todos nós.

Em Cristo,

Filipe Niel

Mauro Meister disse...

Senhores leitores matemáticos

AVISO:

Algumas fórmulas não foram publicadas por que contém 'números' (nomes)e não variáveis. Como o ambiente é 'jocoso', evitarei publicar os mesmos...

Mandem novamente com variáveis e poderão ser publicadas...

abs
Mauro

Anônimo disse...

Teologia Bíblica + Estudo Bíblico + Oração + Evangelho - Arminianismo = Calvinismo (1)

Arminianismo = Humanismo (2)

Substituindo (2) em (1) temos:

Teologia Bíblica + Estudo Bíblico + Oração + Evangelho - Humanismo = Calvinismo (3)

Cristiano Silva disse...

@Filipe Niel

Obrigado pelas explicações, gostei bastante.

God bless.

Mauro Meister disse...

Caro Taques,

Ainda bem que vc antecipou a não publicação da sua fórmula, ainda que verdadeira.

abs
Mauro

André disse...

Olá, rev. Mauro!

Coloquei para funcionar meu cérebro de físico e fiz algumas deduções matemáticas, partindo das famosas Equações de Driscoll-Meister (as do post) e inspirado por alguns posts antigos deste blog, que andei lendo recentemente. Parto da segunda e da quarta (na qual renomeei uma variável), apenas invertendo os membros:

Liberalismo = Cultura + Igreja - Evangelho

Ortodoxia bíblica = Evangelho + Cultura + Igreja

Agora proponho a seguinte equação, que nada mais é que o cálculo de uma média aritmética, traduzindo para a linguagem matemática a afirmação do pastor Augustus de que "A neo-ortodoxia é uma tentativa de síntese entre a ortodoxia da Igreja e o liberalismo teológico":

( Ortodoxia Bíblica + Liberalismo ) / 2 = Neo-ortodoxia

Substituindo nessa última equação as duas primeiras, chegaremos a uma definição matemática da neo-ortodoxia, que é a seguinte:

Neo-ortodoxia = [ ( Evangelho + Cultura + Igreja ) + ( Cultura + Igreja - Evangelho) ] / 2 = Cultura + Igreja

Conclusão: o resultado acima demonstra que a variável "Evangelho" desaparece, não exercendo influência alguma sobre o valor da Neo-ortodoxia. Isso se deve ao efeito negativo causado pela presença do Liberalismo.

Abraços!

Juan de Paula disse...

Prezado Cristiano,

complementando o comentário do Niel a respeito de quem é Mark
Driscoll a nível introdutório.

Ele se define como: 1 - Cristão (crê no conteúdo do credo dos apóstolos) ; 2 - Evangelical (crê na inerrância e infalibilidade das Escrituras, na salvação somente em Cristo pela fé mediante a graça para a glória de Deus, no 2o retorno de Cristo); 3 - Missional (termo usado pelos emergentes para a imersão cultural, mas Driscoll readapta o termo para salientar o cumprimento da missão de Jesus no discipulado que inclui tbm evangelização, Driscoll em seus livros salienta não separar os dois como fazemos tradicionalmente. Driscoll usa o termo missional em detrimento do farisaismo em algumas denominações em seu país (pode ser uma critica a vertente radical do fundamentalismo) e 4 - Reformado (crê nas doutrinas da graça ou comumente chamado 5 pontos do calvinismo, Depravação total, eleição, expiação limitada, graça irresistível e perseverança dos santos)

Driscoll se define como teologicamente conservador porém culturalmente liberal.

Ele plantou a Mars Hill Church entre 1995/96 na cidade de Seatlle, chamada de cemitério de igrejas e hoje Mars Hill está a beira de chegar aos 10.000 membros. O estilo da Mars Hill é culturalmente aberto na liturgia por ex mas a pregação é bíblica e reformada (Driscoll foi ameaçado de morte e conta com seguranças porque sofreu atentados quando pregou sobre inferno e pregar sobre inferno na secular Seattle é sinônimo de ser ameaçado de morte).

Ainda na Teologia, Driscoll é complementarista na visão de homem e mulher na Bíblia e contemporanista no quesito dons espirituais extraordinários (seguindo a linha de John Piper, Wayne Grudem e C.J Mahaney).

Um tanto polêmico em sua abordagem, tem amadurecido devido ao contato e mentoreamento através de John Piper, Tim Keller e outros.

Driscoll co-fundou a Acts 29 network que é uma rede interdenominacional de plantação e revitalização de igrejas de persuasão reformissional (seguindo a proposta da postagem, reformado + missional = reformissional). A Acts29 netork chegou ao Brasil (www.atos29brasil.com) com base no Rio de Janeiro e tem treinado plantadores e pastores (inclusive este que vos escreve participa dos treinamentos) e haverá a 1a conferência em maio (olhe o site).

Driscoll é um dos pregadores mais relevantes do meio reformado e cristão que está crescendo e influenciando muita gente.

Espero ter contribuido.

Um abraço,
Juan

Anônimo disse...

(Egos inflamados + discussões intermináveis + relatórios inúteis - objetividade) x camelos (e sapos) engolidos - mosquitos coados + perda de precioso tempo = reuniões de presbitério.

Adalberto A. R. Taques disse...

Não sei se essa vai ser pubicada, mas ai vai assim mesmo... rssss.

Henrique VIII - Filho + Ana Bolena = Igreja Anglicana.
Historicamente falando.

Mauro Meister disse...

Caro anônimo das 10:18,

Sinto muito se seu presbitério é assim. O meu não é! Quem sabe, e a sua percepção que vê o presbitério dessa maneira. De qualquer forma... sinto muito.

Mauro
PS. Mande esta mensagem para os membros do seu presbitério.

Mauro Meister disse...

Taques, taques...

Use variáveis, não números absolutos.

abs
Mauro

Mauro Meister disse...

Caro André,

Nada como uma mente matemática para resolver as equações mais complexas do mundo teológico! Equação resolvida perfeitamente...

Juan e Niel,

Obrigado pela apresentação do Driscoll. Quando escrevi um artigo sobre igreja emergente, alguns anos atrás, já era perceptível que Driscoll não tinha entrado na vala comum do emergentismo com McLaren e outros 'maluquinhos'.

Aliás, saiu uma resenha crítica na Christianity Today dessa semana sobre o livro do Brian McLaren, 'A New Kind of Christianity'. Certamente, um Cristianismo sem Cristo - título do livro do Horton que a Cultura Cristã vai lançar semana que vem no Congresso Internacional de Religião, Teologia e Igreja, focando suas falas no tema do liberalismo teológico.

abs
Mauro

Mauro Meister disse...

Prezado Jeferson,

Sempre fui ensinado que "primo" é a forma como os batistas chamam os presbiterianos. Mas agora está comprovado matematicamente que podemos ser irmãos!!! Uma revelação depois de tantos anos... continuemos a orar por isto!

abs
Mauro

Oliveira disse...

Muito legal a iniciativa deste post. Quebrei a minha cabeça e só consegui chegar nos pobres cálculos abaixo:

Cultura -
Humanismo
----------------
= CulturaCompatível

Igreja +
Evangelho +
CulturaCompatível
-----------------
= X

BomSenso +
MisericórdiaAplicada +
Amor +
TemorDoSenhor +
Oração +
LeituraBiblica +
Teologia
-----------------
= Y

X * Y = VidaCristã

Se retiramos BomSenso, corre-se o risco de algum legalismo.

Se retiramos MisericórdiaAplicada, corre-se o risco de infrutividade.

Se retiramos Amor, corre-se o risco de tudo ser vão.

Se retiramos TemorDoSenhor, corre-se o risco de juízos.

Se retiramos Oração, corre-se o risco de falta de comunhão com Deus.

Se retiramos LeituraBíblica, corre-se o risco de gratativos desvios.

Se retiramos Igreja, corre-se o risco da perda de comunhão dos irmãos.

Se retiramos Evangelho, corre-se o risco de Jesus ficar de fora.

Se retiramos CulturaCompatível, corre-se o risco de nos tornarmos extraterrestes.

Se retiramos Teologia, corre-se o risco de ficarmos sempre reinventando a roda.

Mauro Meister disse...

Ninguém criou uma fórmula específica sobre Teismo Aberto... falta de criatividade, hein pessoal...

Norma, sei que vc é bem capaz...

Mauro

Anônimo disse...

Não seja por isso, ora...

Deus - onisciência - glória - lógica + sabedoria deste mundo = teísmo aberto...

Ou será que não?

Anônimo disse...

Uma das fórmulas citadas é "Evangelho + Cultura - Igreja = organização para eclesiástica". Espero que não encerre qualquer crítica à APEC, Jocum, Sociedade Bíblica do Brasil, Asas do Socorro e, por que não, APMT? (para quem não sabe, é a agência presbiteriana de missões transculturais.) O fato é que muitas igrejas usufruem de tais organizações para abrir e manter trabalhos e congregações. Eu pessoalmente dou o maior valor à Portas Abertas.
Mais - o Exército da Salvação é igreja ou missão? É para-eclesiástica ou eclesiástica? Muitas denominações começaram como organizações para-eclesiásticas. E, cá para nós, muitas "igrejas" estão muito mais para entidades para-eclesiásticas do que para igrejas... Mauro, fica aqui a sugestão - um post sobre tais organizações e a às vezes difícil relação com denominações e "igrejas". E escreva mais, seus posts são sempre bem-vindos.

Leandro RJ disse...

Nunca fui muito bom em Matemática, mas vou tentar, principalmente pela "cutucada" na Teologia Relacional. Gostei do desafio... :)

Ateísmo = 0

Deísmo = Transcendência - Imanência

Panteísmo = Imanência - Transcedência

Teísmo = Transcendência + Imanência

Teísmo Aberto = (Transcedência - Onisciência) + Imanência

Leandro - Rio de Janeiro

Francisco Mário disse...

Já que foi sugerido,

Deus + amor - (justiça x soberania) = Teísmo Aberto

Esli Soares disse...

Seguem algumas...

Vê se faz sentido...

Teismo aberto = Religião – Bíblia + tolerância

Teismo aberto = Buda + Confúcio + Maomé + Filosofia + (Jesus – Bíblia) Obs: lembrando que é preciso resolver primeiro os parênteses

Teismo aberto = Deus – Soberania – onisciência

Humanismo= homem x idolatria

Arminianismo = Bíblia – Conhecimento

Ímpio = homem + soberba

Cristão verdadeiro (CV) = homem + Espírito Santo

Ser humano depois da queda (shdq)= imago Dei + natureza pecaminosa

Eleitos = shdq + E.S

Convertidos = Eleitos + chamada eficaz

Criação = ex nihilo + o Verbo

Pastor de verdade = (CV – dinheiro) + seminário x serviço2

Pastores espertalhões (PE) = homens + discursos + TV

Mega Igrejas da TV = PE + dinheiro3 + crente fraco + imaturos + gananciosos

Achei ótimo as continhas...
no clubinho bíblico (15 anos atrás)do 2ª Grau, eu fiz algo sinilar com a multiplicação de frações:

Cristo (C) está para a Salvação (S) como Pecado (P) para condenação (C) daí é so multiplicar as relações que dá certo:

Condenação de Cristo = Salvação do Pecador em outras palavras Is 53.

Na Paz daquele 3 = 1

Esli Soares

Anônimo disse...

Deus - Bíblia + Livre Pensamento = Teísmo Aberto

Ruy disse...

Estou gostando desse brincadeira.

Igreja - Evangelho - Deus = Fanatismo

Ruy disse...

teismo aberto - evangelho - oniciência = "d"euses

Geraldo Henrique dos Santos Melo disse...

Vou tentar...

Teologia aberta = Deus - Deus.
Deus - Deus = 0.
Então:
Teologia Aberta = 0.

Teologia Aberta = homem fraco + deus fraco = DESESPERO.

Teologia aberta = HOMEM/deus

Teologia Cristã = DEUS/homem

Teologia aberta: Deus = imagem do homem.

Teologia Cristã: Homem = Imagem de Deus.

Teologia Aberta = História - propósito + homem depravado - Cristo poderoso para salvar = certeza do inferno.

Teologia Cristã = História + propósito + Homem depravado + Cristo que salva = esperança do céu.

Geraldo Henrique dos Santos Melo disse...

Teologia Bíblica + Cultura + Criatividade + Atualidade = http://tempora-mores.blogspot.com

Geraldo Henrique dos Santos Melo disse...

Antigo Testamento + Novo Testamento = Visão bíblica cristã reformada.

Novo Testamento / Antigo Testamento = Visão bíblica batista.

Wilson S. Bento disse...

(falta de ensino)+(preguiça de ler a bíblia)+(BBB2010)= (igreja do século XXI)

Anônimo disse...

Caro Geraldo Henrique - achei infeliz seu comentário sobre a "visão bíblica batista". Achei infeliz também a publicação. Se não por nada, muitos irmãos batistas leem e acompanham o blog. Temos muitíssimo mais em comum com eles do que qualquer opinião secundária. O que Spurgeon, por exemplo, diria desse comentário, que sua visão bíblica é "NT / AT"? O blog não merecia isso, nem o amor cristão.
P.S. Não sou batista.

Anônimo disse...

neo-puritano + neo-presbiteriano =
radicais livres e vergonha presbiteriana.

miguel silva (blog a pena afida)

Anônimo disse...

Igreja - Evangelho - Deus de Poder - Escola Bíblica - Classe dos Bereanos + Shows + Milagres + Títulos pomposos (bispa, apóstolo, apóstola, paipóstolo e quejandos) + Marketing x Poder de Deus (o negócio é exigir + prosperidade + saúde, pois somos filhos do Dono)= comunidade evangélica brasileira.

Nelson Ando disse...

Igreja - Evangelho de Cristo + Evangelho da Prosperidade (da Saúde e quejandos) - Palavra de Deus + Palavra do Líder + Marketing = Neopentecostalismo

Anônimo disse...

Como alguns aqui já disseram nunca fui muito bom em matemática....
mas sendo desafiado pelo Mauro....segue aqui algumas fórmulas simples....


Homem + Desobediência = Pecado

Pecado + Homem = Morte

Morte + Homem = Depravação Total

Deus + Soberania = Eleição Incondicional

Jesus + Eleição Incondicional = Expiação Limitada

Expiação Limitada + Evangelho = Graça Irresistivel

Deus + Homem = Perseverança dos Santos

Maykon Johny disse...

Deísmo + Moralismo = Pentecostalismo

Deísmo + Oportunismo = Neo-Pentecostalismo

Televisão - Bíblia + Retórica = Tele-Evangelismo

Rock + Pagode + Funk + Axé + Ganancia + "conversão" = Mercado Gospel

Calvinismo - Cristo = Direitismo Religioso

Utopias Humanistas + Teologia - Cristo = Esquerdismo Religioso

Adalberto A. R. Taques disse...

Ok... um post light.
Já q o lance é Teísmo Aberto, ai vai:

"deus emo" - soberania = deus chorando sem poder fazer nada pelos homens.

Abs, Mestre Obi Wan!

José Valdeci Monteiro disse...

Espero poder contribuir:
Trízimo + Cura + Marketing + Apóstolos(hoje) - Evangelho - Exêgese = Teologia da Prosperidade

Mauro Meister disse...

Prezados matemáticos de plantão...

Creio que tivemos um bom divertimento no fim de semana, com boas fórmulas. Publiquei quase todas, exceto algumas que foram mais 'pessoais'. Agradeço ao todos que contribuiram...

Quero lembrar os irmãos que em algumas fórmulas apareceram os nomes presbiterianos, batistas, pentecostais, neo-pentecostais, etc. Alguns se ofenderam, mas não vejo lugar aqui para isto. Não há como trabalhar com esta ciência matemática sem traçar algumas caricaturas. Se não somos capazes de rir da nossa própria caricatura, temos que crescer um pouco.

Estou encerrando os comentários desta postagem, se não, fica igual brincadeira de criança: começa engraçado e termina em choro!

abs

Mauro

Anônimo disse...

Pr. Luiz Correia

Creio que li em Vincent Cheung sobre a trindade, o qual na vê irracionalidade nela. Sua apologia tem como defesa a própria racionalidade da matemática. Trindade não é:

O Pai + O Filho + O Espírito Santo= Três deuses [1+1+1=3]

Mas...

O Pai x O Filho x O Espírito Santo = O Deus Triúno[1x1x1=1]

allen vaz disse...

Eu li o livro do Mark Driscoll, acho que falta no Brasil, igrejas comprometidas com uma palavra cristocêntrica e que estejam abertas a um diálogo com o mundo hoje.
Este espaço tem sido ocupado por igrejas não tão ortodoxas, para dizer o mínimo, por talvez, uma lassidão das igrejas que tenham uma teologia mais firme em não se comprometer em pregar o evangelho numa forma que se entende.
Como diz o próprio Driscoll, reaching out, without selling out.
A constatação é simples: cite um ministro evangélico brasileiro jovem que esteja influenciando pessoas e trazendo-as aos pés da Cruz. Tem alguém na área?
Pelo que se vê, somente o blá-blá-blá que mistura fraca teologia, muita auto-ajuda e pouco Cristo.

Orando por Mark Driscolls, Tim Kellers tupiniquins.

Allen.

Rubens disse...

Oi Mauro,

desculpe a demora e que fui pesquisar, ler e entender melhor mark driscoll e mars hill, mas me surge uma pergunta, diante da IPB.

seria possivel uma igreja com a eclesiologia e liturgia da mars hill, dentro da nossa IPB para alcançar o publico seularizado e pos moderno dos guetos tribais urbanos brasileiros,