Como estes são temas recorrentes em nosso blog, e andamos um pouco 'parados' nos posts, vou lançar um desafio sério aos leitores (motivação para o fim de semana):
A série inicial retirei de um livro de Mark Driscoll, Confissões de um pastor da reformissão (Rio de Janeiro: Editora Tempo de Colheita, 2009):
Evangelho + Cultura - Igreja = organização para eclesiástica
Cultura + Igreja - Evangelho = Liberalismo
Igreja + Evangelho - Cultura = Fundamentalismo
Evangelho + Cultura + Igreja = Reformissão
As fórmulas podem ser mais elaboradas e ir além das duas operações básicas acima. Imagine-as com multiplicação e divisão, em alguns casos, números não inteiros, a necessidade de encontrar o MDC, etc.
Vejamos os resultados...
53 comentários
comentáriosHomem - Deus = Nada
ResponderDeus - Homem = Deus
Sei que a intenção era usar os símbolos Cultura, Igreja e Evangelho, mas acho que vale.
Cultura - Igreja - Evangelho = Ocidente.
ResponderOlá!
ResponderGostei da Iniciativa. Ai vai uma formula relacionada ``pregações´´ modernas.
Pregação + Psicologia - teologia = Palestras motivacionais.
Flw!!
(Evangelho/10 [dízimo do evangelho]) - cultura - igreja + mega templos + pastores voadores = neopentecostalismo de primeira classe [vôo executivo]
Responder(Evangelho/10 [dízimo do evangelho]) - cultura + subcultura - igreja + portinholas de garagem e bares = neopentecostalismo de coletivo [buzão lotado de gente no calor de 40ª chegando do trabalho]
Oi Mauro, obrigado por citar o livro do Mark Driscoll e colocar um link para o nosso blog. Na verdade o blog está parado, estamos remodelando e nas próximas semnas devemos coloca-lo para funcionar de novo.
ResponderAinda este ano devemos lançar mais alguns livros do Mark Driscoll.
Prezado Mauro,
Respondernão me arriscarei com as contas (risos) mas obrigado por indicar um livro tão relevante que tem impactado minha vida e muitos amigos no ministério.:)
Um abraço,
Juan
Igreja + Evangelho - Cultura + Saltério Genebrino = neopuritanos
ResponderAproveitando o ensejo, alguém poderia me "apresentar" o Rev. Mark Driscoll (indicando links, por exemplo)? Qual sua proposta de trabalho, se é boa ou não, e como ele difere do enfoque "de propósitos" do Rick Warren.
ResponderAbraços.
Estou gostando das fórmulas!
ResponderPor engano recusei um comentário da Thais e não tem como recuperar. Por favor, poste novamente...
abs
Mauro
A oração é um número primo = reconhecimento, adoração, esperança, submissão, provisão, perdão e proteção.
Responderoração + oração = comunhão
(oração)² = intercessão
(oração)³ = perseverança
oração : 0 = nulo
oração : 1 = Daniel
oração : 2 = fariseu
oração : 50 = confusão
MMC oração = "Em nome de Jesus"
MDC oração = "Seja feita a Tua vontade".
Hahahahahaha!
ResponderMuito divertidas essas fórmulas e as dos leitores estão também ótimas!
Lá vão as minhas:
Cultura + Igreja - Evangelho + Marxismo = Teologia da Libertação
Amor pelos Pobres + Boas Intenções + Cristianismo Light - Evangelho - Informação = Crente esquerdista
Igreja + Evangelho - Cultura - Leitura + Televisão = Crente alienado
Cultura + Igreja - Evangelho + Filosofia Moderna + Empáfia = Liberalismo acadêmico
Para a apresentação de Driscoll, Niel, Juan e outros...
Responderabs
Mauro
Prezado Reverendo Mauro,
ResponderGostaria que comentasse o doumentário neo-ateu: O Ridículo das Religiões. (http://www.youtube.com/watch?v=sfgBjMX0KT4)
Precisamos ter uma resposta inteligente a respeito dessa investida de um humorista sobre a religião. Creio que não precisamos correr do desafio.
Em Cristo
Mensagem de Cristo + Sistematização Sob Medida + Dízimos e Ofertas por Medo ou Expectativa de Vantagens = Negócio Religioso Bem-Sucedido.
ResponderPra conhecer mais sobre o Mark Driscoll entre nos seguintes sites:
ResponderEm inglês:
www.marshillchurch.org
www.theresurgence.com/blog
Em português:
http://tempodecolheita.com.br/Blog/?p=168
http://tempodecolheita.com.br/Blog/?tag=mark-driscoll
http://eduardomano.net/mark-driscoll-parte-1/
Se você me pedisse para diferenciar o Driscoll do Rick Warren, eu diria que o Warren é um evangélico que tende a ver o homem como sendo essencialmente bom, e que tem uma visão de Deus que é compartilhada pela grande maioria dos evangélicos americanos e brasileiros. Já o Driscoll é um pastor reformado, que vê o homem como sendo totalmente depravado, incapaz de qualquer ato que o leve a merecer o perdão de Deus, e que vê Deus como senhor absoluto do universo que não precisa de nada e nem de ninguém para ser Deus, e que toma suas decisões de forma independente ao homem. Um Deus enorme, que governa todas as coisas e que não divide a sua glória com ninguém. Driscoll não apenas crê nisso, mas aplica isso no seu ministério, buscando ser relevante na cultura em que está inserido, sendo extremamente tradicional em sua doutrina, mas sem tradicionalismos em sua prática. Ele está sempre se perguntando como levar a mensagem sem comprometer o conteúdo?
O próximo livro dele a ser lançado no Brasil virá com uma recomendação do Rev. Augustos Nicodemos, conhecido e respeitado por todos nós.
Em Cristo,
Filipe Niel
Senhores leitores matemáticos
ResponderAVISO:
Algumas fórmulas não foram publicadas por que contém 'números' (nomes)e não variáveis. Como o ambiente é 'jocoso', evitarei publicar os mesmos...
Mandem novamente com variáveis e poderão ser publicadas...
abs
Mauro
Teologia Bíblica + Estudo Bíblico + Oração + Evangelho - Arminianismo = Calvinismo (1)
ResponderArminianismo = Humanismo (2)
Substituindo (2) em (1) temos:
Teologia Bíblica + Estudo Bíblico + Oração + Evangelho - Humanismo = Calvinismo (3)
@Filipe Niel
ResponderObrigado pelas explicações, gostei bastante.
God bless.
Caro Taques,
ResponderAinda bem que vc antecipou a não publicação da sua fórmula, ainda que verdadeira.
abs
Mauro
Olá, rev. Mauro!
ResponderColoquei para funcionar meu cérebro de físico e fiz algumas deduções matemáticas, partindo das famosas Equações de Driscoll-Meister (as do post) e inspirado por alguns posts antigos deste blog, que andei lendo recentemente. Parto da segunda e da quarta (na qual renomeei uma variável), apenas invertendo os membros:
Liberalismo = Cultura + Igreja - Evangelho
Ortodoxia bíblica = Evangelho + Cultura + Igreja
Agora proponho a seguinte equação, que nada mais é que o cálculo de uma média aritmética, traduzindo para a linguagem matemática a afirmação do pastor Augustus de que "A neo-ortodoxia é uma tentativa de síntese entre a ortodoxia da Igreja e o liberalismo teológico":
( Ortodoxia Bíblica + Liberalismo ) / 2 = Neo-ortodoxia
Substituindo nessa última equação as duas primeiras, chegaremos a uma definição matemática da neo-ortodoxia, que é a seguinte:
Neo-ortodoxia = [ ( Evangelho + Cultura + Igreja ) + ( Cultura + Igreja - Evangelho) ] / 2 = Cultura + Igreja
Conclusão: o resultado acima demonstra que a variável "Evangelho" desaparece, não exercendo influência alguma sobre o valor da Neo-ortodoxia. Isso se deve ao efeito negativo causado pela presença do Liberalismo.
Abraços!
Prezado Cristiano,
Respondercomplementando o comentário do Niel a respeito de quem é Mark
Driscoll a nível introdutório.
Ele se define como: 1 - Cristão (crê no conteúdo do credo dos apóstolos) ; 2 - Evangelical (crê na inerrância e infalibilidade das Escrituras, na salvação somente em Cristo pela fé mediante a graça para a glória de Deus, no 2o retorno de Cristo); 3 - Missional (termo usado pelos emergentes para a imersão cultural, mas Driscoll readapta o termo para salientar o cumprimento da missão de Jesus no discipulado que inclui tbm evangelização, Driscoll em seus livros salienta não separar os dois como fazemos tradicionalmente. Driscoll usa o termo missional em detrimento do farisaismo em algumas denominações em seu país (pode ser uma critica a vertente radical do fundamentalismo) e 4 - Reformado (crê nas doutrinas da graça ou comumente chamado 5 pontos do calvinismo, Depravação total, eleição, expiação limitada, graça irresistível e perseverança dos santos)
Driscoll se define como teologicamente conservador porém culturalmente liberal.
Ele plantou a Mars Hill Church entre 1995/96 na cidade de Seatlle, chamada de cemitério de igrejas e hoje Mars Hill está a beira de chegar aos 10.000 membros. O estilo da Mars Hill é culturalmente aberto na liturgia por ex mas a pregação é bíblica e reformada (Driscoll foi ameaçado de morte e conta com seguranças porque sofreu atentados quando pregou sobre inferno e pregar sobre inferno na secular Seattle é sinônimo de ser ameaçado de morte).
Ainda na Teologia, Driscoll é complementarista na visão de homem e mulher na Bíblia e contemporanista no quesito dons espirituais extraordinários (seguindo a linha de John Piper, Wayne Grudem e C.J Mahaney).
Um tanto polêmico em sua abordagem, tem amadurecido devido ao contato e mentoreamento através de John Piper, Tim Keller e outros.
Driscoll co-fundou a Acts 29 network que é uma rede interdenominacional de plantação e revitalização de igrejas de persuasão reformissional (seguindo a proposta da postagem, reformado + missional = reformissional). A Acts29 netork chegou ao Brasil (www.atos29brasil.com) com base no Rio de Janeiro e tem treinado plantadores e pastores (inclusive este que vos escreve participa dos treinamentos) e haverá a 1a conferência em maio (olhe o site).
Driscoll é um dos pregadores mais relevantes do meio reformado e cristão que está crescendo e influenciando muita gente.
Espero ter contribuido.
Um abraço,
Juan
(Egos inflamados + discussões intermináveis + relatórios inúteis - objetividade) x camelos (e sapos) engolidos - mosquitos coados + perda de precioso tempo = reuniões de presbitério.
ResponderNão sei se essa vai ser pubicada, mas ai vai assim mesmo... rssss.
ResponderHenrique VIII - Filho + Ana Bolena = Igreja Anglicana.
Historicamente falando.
Caro anônimo das 10:18,
ResponderSinto muito se seu presbitério é assim. O meu não é! Quem sabe, e a sua percepção que vê o presbitério dessa maneira. De qualquer forma... sinto muito.
Mauro
PS. Mande esta mensagem para os membros do seu presbitério.
Taques, taques...
ResponderUse variáveis, não números absolutos.
abs
Mauro
Caro André,
ResponderNada como uma mente matemática para resolver as equações mais complexas do mundo teológico! Equação resolvida perfeitamente...
Juan e Niel,
Obrigado pela apresentação do Driscoll. Quando escrevi um artigo sobre igreja emergente, alguns anos atrás, já era perceptível que Driscoll não tinha entrado na vala comum do emergentismo com McLaren e outros 'maluquinhos'.
Aliás, saiu uma resenha crítica na Christianity Today dessa semana sobre o livro do Brian McLaren, 'A New Kind of Christianity'. Certamente, um Cristianismo sem Cristo - título do livro do Horton que a Cultura Cristã vai lançar semana que vem no Congresso Internacional de Religião, Teologia e Igreja, focando suas falas no tema do liberalismo teológico.
abs
Mauro
Prezado Jeferson,
ResponderSempre fui ensinado que "primo" é a forma como os batistas chamam os presbiterianos. Mas agora está comprovado matematicamente que podemos ser irmãos!!! Uma revelação depois de tantos anos... continuemos a orar por isto!
abs
Mauro
Muito legal a iniciativa deste post. Quebrei a minha cabeça e só consegui chegar nos pobres cálculos abaixo:
ResponderCultura -
Humanismo
----------------
= CulturaCompatível
Igreja +
Evangelho +
CulturaCompatível
-----------------
= X
BomSenso +
MisericórdiaAplicada +
Amor +
TemorDoSenhor +
Oração +
LeituraBiblica +
Teologia
-----------------
= Y
X * Y = VidaCristã
Se retiramos BomSenso, corre-se o risco de algum legalismo.
Se retiramos MisericórdiaAplicada, corre-se o risco de infrutividade.
Se retiramos Amor, corre-se o risco de tudo ser vão.
Se retiramos TemorDoSenhor, corre-se o risco de juízos.
Se retiramos Oração, corre-se o risco de falta de comunhão com Deus.
Se retiramos LeituraBíblica, corre-se o risco de gratativos desvios.
Se retiramos Igreja, corre-se o risco da perda de comunhão dos irmãos.
Se retiramos Evangelho, corre-se o risco de Jesus ficar de fora.
Se retiramos CulturaCompatível, corre-se o risco de nos tornarmos extraterrestes.
Se retiramos Teologia, corre-se o risco de ficarmos sempre reinventando a roda.
Ninguém criou uma fórmula específica sobre Teismo Aberto... falta de criatividade, hein pessoal...
ResponderNorma, sei que vc é bem capaz...
Mauro
Não seja por isso, ora...
ResponderDeus - onisciência - glória - lógica + sabedoria deste mundo = teísmo aberto...
Ou será que não?
Uma das fórmulas citadas é "Evangelho + Cultura - Igreja = organização para eclesiástica". Espero que não encerre qualquer crítica à APEC, Jocum, Sociedade Bíblica do Brasil, Asas do Socorro e, por que não, APMT? (para quem não sabe, é a agência presbiteriana de missões transculturais.) O fato é que muitas igrejas usufruem de tais organizações para abrir e manter trabalhos e congregações. Eu pessoalmente dou o maior valor à Portas Abertas.
ResponderMais - o Exército da Salvação é igreja ou missão? É para-eclesiástica ou eclesiástica? Muitas denominações começaram como organizações para-eclesiásticas. E, cá para nós, muitas "igrejas" estão muito mais para entidades para-eclesiásticas do que para igrejas... Mauro, fica aqui a sugestão - um post sobre tais organizações e a às vezes difícil relação com denominações e "igrejas". E escreva mais, seus posts são sempre bem-vindos.
Nunca fui muito bom em Matemática, mas vou tentar, principalmente pela "cutucada" na Teologia Relacional. Gostei do desafio... :)
ResponderAteísmo = 0
Deísmo = Transcendência - Imanência
Panteísmo = Imanência - Transcedência
Teísmo = Transcendência + Imanência
Teísmo Aberto = (Transcedência - Onisciência) + Imanência
Leandro - Rio de Janeiro
Já que foi sugerido,
ResponderDeus + amor - (justiça x soberania) = Teísmo Aberto
Seguem algumas...
ResponderVê se faz sentido...
Teismo aberto = Religião – Bíblia + tolerância
Teismo aberto = Buda + Confúcio + Maomé + Filosofia + (Jesus – Bíblia) Obs: lembrando que é preciso resolver primeiro os parênteses
Teismo aberto = Deus – Soberania – onisciência
Humanismo= homem x idolatria
Arminianismo = Bíblia – Conhecimento
Ímpio = homem + soberba
Cristão verdadeiro (CV) = homem + Espírito Santo
Ser humano depois da queda (shdq)= imago Dei + natureza pecaminosa
Eleitos = shdq + E.S
Convertidos = Eleitos + chamada eficaz
Criação = ex nihilo + o Verbo
Pastor de verdade = (CV – dinheiro) + seminário x serviço2
Pastores espertalhões (PE) = homens + discursos + TV
Mega Igrejas da TV = PE + dinheiro3 + crente fraco + imaturos + gananciosos
Achei ótimo as continhas...
no clubinho bíblico (15 anos atrás)do 2ª Grau, eu fiz algo sinilar com a multiplicação de frações:
Cristo (C) está para a Salvação (S) como Pecado (P) para condenação (C) daí é so multiplicar as relações que dá certo:
Condenação de Cristo = Salvação do Pecador em outras palavras Is 53.
Na Paz daquele 3 = 1
Esli Soares
Deus - Bíblia + Livre Pensamento = Teísmo Aberto
ResponderEstou gostando desse brincadeira.
ResponderIgreja - Evangelho - Deus = Fanatismo
teismo aberto - evangelho - oniciência = "d"euses
ResponderVou tentar...
ResponderTeologia aberta = Deus - Deus.
Deus - Deus = 0.
Então:
Teologia Aberta = 0.
Teologia Aberta = homem fraco + deus fraco = DESESPERO.
Teologia aberta = HOMEM/deus
Teologia Cristã = DEUS/homem
Teologia aberta: Deus = imagem do homem.
Teologia Cristã: Homem = Imagem de Deus.
Teologia Aberta = História - propósito + homem depravado - Cristo poderoso para salvar = certeza do inferno.
Teologia Cristã = História + propósito + Homem depravado + Cristo que salva = esperança do céu.
Teologia Bíblica + Cultura + Criatividade + Atualidade = http://tempora-mores.blogspot.com
ResponderAntigo Testamento + Novo Testamento = Visão bíblica cristã reformada.
ResponderNovo Testamento / Antigo Testamento = Visão bíblica batista.
(falta de ensino)+(preguiça de ler a bíblia)+(BBB2010)= (igreja do século XXI)
ResponderCaro Geraldo Henrique - achei infeliz seu comentário sobre a "visão bíblica batista". Achei infeliz também a publicação. Se não por nada, muitos irmãos batistas leem e acompanham o blog. Temos muitíssimo mais em comum com eles do que qualquer opinião secundária. O que Spurgeon, por exemplo, diria desse comentário, que sua visão bíblica é "NT / AT"? O blog não merecia isso, nem o amor cristão.
ResponderP.S. Não sou batista.
neo-puritano + neo-presbiteriano =
Responderradicais livres e vergonha presbiteriana.
miguel silva (blog a pena afida)
Igreja - Evangelho - Deus de Poder - Escola Bíblica - Classe dos Bereanos + Shows + Milagres + Títulos pomposos (bispa, apóstolo, apóstola, paipóstolo e quejandos) + Marketing x Poder de Deus (o negócio é exigir + prosperidade + saúde, pois somos filhos do Dono)= comunidade evangélica brasileira.
ResponderIgreja - Evangelho de Cristo + Evangelho da Prosperidade (da Saúde e quejandos) - Palavra de Deus + Palavra do Líder + Marketing = Neopentecostalismo
ResponderComo alguns aqui já disseram nunca fui muito bom em matemática....
Respondermas sendo desafiado pelo Mauro....segue aqui algumas fórmulas simples....
Homem + Desobediência = Pecado
Pecado + Homem = Morte
Morte + Homem = Depravação Total
Deus + Soberania = Eleição Incondicional
Jesus + Eleição Incondicional = Expiação Limitada
Expiação Limitada + Evangelho = Graça Irresistivel
Deus + Homem = Perseverança dos Santos
Deísmo + Moralismo = Pentecostalismo
ResponderDeísmo + Oportunismo = Neo-Pentecostalismo
Televisão - Bíblia + Retórica = Tele-Evangelismo
Rock + Pagode + Funk + Axé + Ganancia + "conversão" = Mercado Gospel
Calvinismo - Cristo = Direitismo Religioso
Utopias Humanistas + Teologia - Cristo = Esquerdismo Religioso
Ok... um post light.
ResponderJá q o lance é Teísmo Aberto, ai vai:
"deus emo" - soberania = deus chorando sem poder fazer nada pelos homens.
Abs, Mestre Obi Wan!
Espero poder contribuir:
ResponderTrízimo + Cura + Marketing + Apóstolos(hoje) - Evangelho - Exêgese = Teologia da Prosperidade
Prezados matemáticos de plantão...
ResponderCreio que tivemos um bom divertimento no fim de semana, com boas fórmulas. Publiquei quase todas, exceto algumas que foram mais 'pessoais'. Agradeço ao todos que contribuiram...
Quero lembrar os irmãos que em algumas fórmulas apareceram os nomes presbiterianos, batistas, pentecostais, neo-pentecostais, etc. Alguns se ofenderam, mas não vejo lugar aqui para isto. Não há como trabalhar com esta ciência matemática sem traçar algumas caricaturas. Se não somos capazes de rir da nossa própria caricatura, temos que crescer um pouco.
Estou encerrando os comentários desta postagem, se não, fica igual brincadeira de criança: começa engraçado e termina em choro!
abs
Mauro
Pr. Luiz Correia
ResponderCreio que li em Vincent Cheung sobre a trindade, o qual na vê irracionalidade nela. Sua apologia tem como defesa a própria racionalidade da matemática. Trindade não é:
O Pai + O Filho + O Espírito Santo= Três deuses [1+1+1=3]
Mas...
O Pai x O Filho x O Espírito Santo = O Deus Triúno[1x1x1=1]
Eu li o livro do Mark Driscoll, acho que falta no Brasil, igrejas comprometidas com uma palavra cristocêntrica e que estejam abertas a um diálogo com o mundo hoje.
ResponderEste espaço tem sido ocupado por igrejas não tão ortodoxas, para dizer o mínimo, por talvez, uma lassidão das igrejas que tenham uma teologia mais firme em não se comprometer em pregar o evangelho numa forma que se entende.
Como diz o próprio Driscoll, reaching out, without selling out.
A constatação é simples: cite um ministro evangélico brasileiro jovem que esteja influenciando pessoas e trazendo-as aos pés da Cruz. Tem alguém na área?
Pelo que se vê, somente o blá-blá-blá que mistura fraca teologia, muita auto-ajuda e pouco Cristo.
Orando por Mark Driscolls, Tim Kellers tupiniquins.
Allen.
Oi Mauro,
Responderdesculpe a demora e que fui pesquisar, ler e entender melhor mark driscoll e mars hill, mas me surge uma pergunta, diante da IPB.
seria possivel uma igreja com a eclesiologia e liturgia da mars hill, dentro da nossa IPB para alcançar o publico seularizado e pos moderno dos guetos tribais urbanos brasileiros,