terça-feira, maio 20, 2014

Augustus Nicodemus Lopes

O que é Teologia da Missão Integral?

Augustus Nicodemus Lopes

Postado por Augustus Nicodemus Lopes.

Sobre os autores:

Dr. Augustus Nicodemus (@augustuslopes) é atualmentepastor da Primeira Igreja Presbiteriana de Goiânia, vice-presidente do Supremo Concílio da Igreja Presbiteriana doBrasil e presidente da Junta de Educação Teológica da IPB.

O Prof. Solano Portela prega e ensina na Igreja Presbiteriana de Santo Amaro, onde tem uma classe dominical, que aborda as doutrinas contidas na Confissão de Fé de Westminster.

O Dr. Mauro Meister (@mfmeister) iniciou a plantação daIgreja Presbiteriana da Barra Funda.

12 comentários

comentários
wergre eeter
AUTOR
20/5/14 17:47 delete

Este post é muito esclarecedor, acredito que ele é vacina e remédio para todos que já ouviram falar da teologia da missão integral.

Responder
avatar
21/5/14 07:07 delete

Prezados,


Na minha opinião, o Evangelho dispensa teologias. Se teologia há, ela é única: a teologia do amor segundo Cristo.

Há várias passagens bíblicas que oferecem sínteses poderosas da identidade cristã que leva à transformação pessoal e, por extensão, à transformação social. Entre elas podem-se citar: “fazer aos homens aquilo que quer que eles nos façam”; “cuidar dos desprotegidos em geral” e, como síntese das sínteses, “amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo”.

Calvino propôs o retorno ao Evangelho. Ele agiu de forma integral sem precisar falar numa Teologia da Missão Integral, ou da Prosperidade, ou da Esperança, etc. É claro que os tempos nos quais ele viveu exigiu firmeza, disciplina, um certo "autoritarismo". Mas a meta era a autodisciplina inerente ao Evangelho, integral por definição.

Expressei apenas uma opinião. Não sou sou teólogo nem filósofo.

Saudações em Cristo,
João Martins

Responder
avatar
21/5/14 11:11 delete

Sou defensor da missão integral bíblica e professor de filosofia na rede pública.

Responder
avatar
Porreca
AUTOR
21/5/14 14:17 delete

Realmente, não é isso que eles explicaram. Uma pena que não tenham respondido a pergunta de maneira correta...

Responder
avatar
Unknown
AUTOR
21/5/14 17:46 delete

Acho que os irmãos deveriam ler e ouvir essas palavras do Ariovaldo Ramos, antes de tirar suas conclusões.

http://bit.ly/1jtFank
http://bit.ly/1sVG8Ka

Responder
avatar
Unknown
AUTOR
23/5/14 09:32 delete

achei um pouco confuso , eu assistir um video do dr.augustus nicodemos tratando deste assusnto e se não me engano com a colaboração da norma braga, foi muito esclarecedor , porem não me lembro em qual site foi que assistir esse video . se o dr augusto pudesse disponibilizar esse video no blog, iria contribuir para esclarecer melhor este assunto,

Responder
avatar
Rafael
AUTOR
23/5/14 09:47 delete

Pr. Augustus Nicodemus. Para minha pessoa não ficou muito claro algumas coisas, por favor se puder esclarecê-los.

1 - A TEOLOGIA DA MISSÃO INTEGRAL ESTÁ EM CONSONÂNCIA COM A PALAVRA DE DEUS?

2 - Fazer o uso de tais mecanismos conforme abordado no debate não faz com que o meio se torne mais importante que o fim? Ou seja, o trabalho social não passa a se tornar regra para a pregação do evangelho? Pois, a impressão que dá é que não existe transformação social através da conversão e pregação do evangelho. E primeiro deve haver transformação social para só então poder pregar a palavra.

3 - Esses métodos sociais não tiram o mérito da obra de Deus e o coloca no homem?

4 - Segundo a Teologia da Missão Integral, por exemplo, um trabalho missionário feito em uma localidade onde grade parte da comunidade está desempregada, deverá primeiro prover emprego, condições mínimas sociais para só então pregar o evangelho?

Acho tudo isso muito confuso. O ser humano tem o dom de complicar o que é relativamente simples.

O que dá para perceber claramente nessa tal teologia da missão integral é uma forte aplicação de ideologias marxistas. Isso é claramente visto no vocabulário previsível utilizado por tais pessoas. Acho lamentável as pessoas utilizarem da palavra de Deus para fins escusos.

Só através de muita oração e meditação através da palavra de Deus para ficar livre desse tipo de coisa que traz confusão e divisão ao povo de Deus. Repetindo, fico abismado com a facilidade que certas pessoas têm de confundir o povo de Deus, desviando-os do foco principal: glorificar a Deus.

Responder
avatar
Raphael
AUTOR
24/5/14 18:27 delete

Eu nunca entendi muito bem essa "teologia" da Missão Integral, e por vezes usei o termo erroneamente. Agradeço pelo esclarecimento.

Responder
avatar
Marcelo
AUTOR
26/5/14 10:31 delete

Creio que o tempo foi muito curto para tratar de um assunto tão importante.
Porém, o que eu li do René Padilla não me deu a impressão de um marxismo disfarçado, mas sim de uma doutrina cristã com forte ênfase social.
Creio que realmente faltou um representante deste segmento teológico para apresentar o outro lado.

Responder
avatar
2/6/14 15:47 delete

A missão integral que aprendi, creio e ensino é bíblica. Está na Bíblia. Não tem nada a ver com teologia da libertação, marxismo ou teologia do evangelho social.

Responder
avatar