segunda-feira, maio 05, 2008

Augustus Nicodemus Lopes

Filosofia e Cristianismo no Mackenzie




Nos dias 21 a 23 de outubro o Mackenzie estará promovendo o IV Congresso Internacional de Ética e Cidadania, desta feita versando sobre o tema "Filosofia e Cristianismo". O convidado internacional é Dr. Merold Westhpal, mestre e doutor em Filosofia pela Universidade de Yale (veja www.fordham.edu/philosophy/faculty/westphal.htm). Ele falará sobre os seguintes temas:


  • Os Usos Religiosos do Ateísmo

  • Como é Deus?

  • Fé e Conhecimento

  • Oração e o Eu Pós-Moderno

Haverá uma mesa redonda da qual participarão, além de Dr. Westphal, o Dr. José Carlos Estêvao, mestre e doutor em Filosofia pela USP e Dr. Davi Charles Gomes, doutor em teologia contemporânea pelo Westminster Theological Seminary.


O evento será transmitido ao vivo pela Internet a partir do site do Mackenzie.


As inscrições estarão abertas a partir de Julho. Serão aceitos trabalhos de estudantes e professores para mesas de comunicações.


Uma boa oportunidade para reflexão sobre a interação entre filosofia e fé cristã, à luz de questões atuais e polêmicas, como ateísmo, oração, pós-modernidade e epistemologia.

Augustus Nicodemus Lopes

Postado por Augustus Nicodemus Lopes.

Sobre os autores:

Dr. Augustus Nicodemus (@augustuslopes) é atualmentepastor da Primeira Igreja Presbiteriana de Goiânia, vice-presidente do Supremo Concílio da Igreja Presbiteriana doBrasil e presidente da Junta de Educação Teológica da IPB.

O Prof. Solano Portela prega e ensina na Igreja Presbiteriana de Santo Amaro, onde tem uma classe dominical, que aborda as doutrinas contidas na Confissão de Fé de Westminster.

O Dr. Mauro Meister (@mfmeister) iniciou a plantação daIgreja Presbiteriana da Barra Funda.

11 comentários

comentários
Anônimo
AUTOR
5/5/08 18:56 delete

Olá, Rev. Nicodemus.
Esse Congresso é outra edição do evento do qual Os Guiness participou ano passado? As mesas de comunicação são temáticas? Que áreas de conhecimento estão articuladas ao Congresso, além de Filosofia e Teologia?
Outra pergunta, mais específica: o que é "oração e o Eu Pós-Moderno"?
Raquel Nery

Responder
avatar
juberd2008
AUTOR
6/5/08 09:42 delete

Prezado Rev. Nicodemus,

Quero parabenizá-lo pelo blog, com seus excelentes posts. Este evento na Mackenzie será muito interessante, vou procurar vê-lo pela internet, pois moro no Estado de Minas Gerais. Como estou desenvolvendo um projeto de pesquisa de mestrado na área de história das religiões, devo dizer que os temas me atraem.

Graça e Paz sobre sua vida,

Juber Donizete Gonçalves
www.juberdonizete.blogspot.com/

Responder
avatar
Anônimo
AUTOR
7/5/08 16:23 delete

Prezado Reverendo, gostaria de expressar o meu louvor à Universidade Mackenzie por esse evento e pelo tema abordado. Infelizmente, no Brasil, os estudos e publicações sobre a interação entre a filosofia e o Cristianismo (exceção feita ao catolicismo romano) são muito escassos e iniciativas como essa da Mackenzie são mais do que bem vindas. Gostaria de sugerir aos editores de publicações religiosas que publicassem mais livros de filosofia com abordagem protestante, e poderia citar aqui a série "Contours of christian Philosophy" da InterVarsity Press, o livro "Patterns of The Western Mind" de John H. Kok da Dordt Press e obras do Gordon H. Clark. Reverendo, o sr. saberia dizer se existe a possibilidade da Cultura Cristã publicar alguma dessas obras? Obrigado.

Osmar Neves, Padre Bernardo-Goiás.

Responder
avatar
8/5/08 10:49 delete

Nery,

Eu tb estou curioso para saber o que Dr. Westphal vai dizer no tópico "oração e o eu pósmoderno"! Foi ele quem sugeriu os temas das palestras, após receber nosso convite.

Abraços.

Responder
avatar
8/5/08 10:58 delete

Osmar,

Já estamos em contato com a Casa Editora Presbiteriana para a publicação de um livro do Dr. Westphal por ocasião do evento.

Eu não sei lhe dizer se a CEP tem interesse ou se é viável a publicação de outros livros nessa área. É melhor falar direto com o Cláudio Marra, o editor.

Abraços!

Responder
avatar
Anônimo
AUTOR
8/5/08 12:53 delete

Reverendo, obrigado pelo resposta e agora fiquei curioso: o senhor poderia adiantar o nome do livro? Pesquisei na Amazon.com e gostei daqueles que estavam expostos. Obrigado novamente.


Osmar Neves, Padre Bernardo-Goiás.

Responder
avatar
8/5/08 15:12 delete

Osmar,

Trata-se de "Suspicion and Faith: The Religious Uses of Modern Atheism", que por sinal será uma das palestras que ele fará.

Abraços.

Responder
avatar
9/5/08 01:45 delete

Alguém sabe se as palestras dos encontros anteriores estão disponíveis on-line?

Responder
avatar
9/5/08 12:41 delete

Emilio,

Infelizmente não. Mas, estamos trabalhando nas palestras do Simpósio sobre Darwinismo para ver se poderemos disponibilizá-las online em breve. Aguarde.

Abraços.

Responder
avatar
30/5/08 15:54 delete

Caro Reverendo,
Existe a possibilidade de algum dia, alguma universidade engajada no debate acadêmico, trazer para o brasil o filósofo cristão Dr. William L. Craig ?

Abraço
Daniel

Responder
avatar
Renato Cunha
AUTOR
13/6/08 23:15 delete

Dr. Augustus. O evento com o Dr. Merold Westhpal foi cancelado? Não vi informações no site do Mackenzie. Ouvir o William Craig seria bom também.

Responder
avatar