segunda-feira, abril 11, 2011

Mauro Meister

Congresso Nacional de Educadores Cristão - ACSI / ANEP


O 9o Congresso Nacional de Educadores Cristãos, voltado para a educação cristã escolar e promovido pela ACSI e ANEP, ocorrerá no mês de Junho, nos dias  23 e 24. Já temos confirmadas mais de 300 inscrições. Você é educador cristão? Trabalha em uma escola cristã? Tem convicção de que a educação dada na sua escola é baseada em uma legítima cosmovisão cristã? Por conta de perguntas como estas que a ACSI e ANEP organizaram o

Buscai em Primeiro Lugar o Reino de Deus

Universidade Presbiteriana Mackenzie  - Auditório Ruy Barbosa
Rua Itambé, 135, Higienópolis, São Paulo - SP

  • Dr. Derek Keenan
  • Vice Presidente da ACSI Global
  • Dra. Sheryl Vasso
  • Professora da Philadelphia Biblical University, EUA
  • Prof. Stuart Salazar
  • Diretor Regional da ACSI América Latina
  • Dr. Mauro Meister
  • Coordenador do CPAJ
  • Prof. Solano Portela
  • Diretor Financeiro do Instituto Presbiteriano Mackenzie
  • Dr. Augustus Nicodemus
  • Chanceler da Universidade Presbiteriana Mackenzi
  • Dr. Marcos Eberlin
  • Professor da UNICAMP
  • Profª Marta Franco Dias
  • Vice Diretora Executiva da ACSI Brasil
  • Profª Dilean Martins
  • Coordenadora Pedagógica da ACSI Brasil
  • Prof. Ricardo Marques
  • Diretor do Colégio Kerigma, Fortaleza
  • Profª Neli Freitas
  • Consultora Pedagógica da ANEP
  • Profª Inez Borges
  • Professora da Universidade Presbiteriana Mackenzie e Conselheira da AECEP
  • Prof. Wilson do Amaral
  • Secretário da ANEP
  • Paulo Debs
  • Autor de livros infantis
Veja alguns dos workshops que estamos preparando para o evento, alem de outros 30, com diversos palestrantes de todo o Brasil:
UMA ESCOLA COM O CORAÇÃO DE DEUS (Dr. Derek Keenan) – Escolas cristãs desejam ser escolas que refletem o coração de Deus aos seus alunos, pais e comunidade. Há alguns espelhos que podemos usar para ver se é realmente o coração de Deus que está sendo refletido em nós. Toda escola com o coração de Deus terá certas características que podem ser identificadas e avaliadas. Onde estivermos em falta, podemos correr atrás de mudanças, e onde Deus tem nos abençoado, podemos ser gratos e encorajados.

LIVRES PARA VOAR – O ESPÍRITO DO ENSINO (Dr. Derek Keenan) – O “espírito” do ensino é viver a vida privilegiada do professor e esta vida é poderosa, animadora, revigorante e capaz de influenciar. Mas devemos ter uma liberdade de espírito para exercer a plenitude do dom. Começando com o Salmo 142.3, essa plenária explorará a compreensão do “espírito do professor” e a manutenção do mesmo nas nossas escolas e salas de aula.

SUPER SEMINÁRIO PARA PROFESSORES
MANTENDO A ALEGRIA DE ENSINAR (Dr. Derek Keenan) – As demandas do ensino podem ter efeito desgastante ao longo do ano escolar. Esse efeito desgastante é também um efeito cumulativo que pode chegar ao ponto de nos roubar a alegria de servir. O dom de ensinar é o que Deus tem dado a certos indivíduos, os quais Ele deseja que sejam Seu reflexo de uma forma muito especial. Esse dom não está sendo devidamente refletido se não está sendo exercido num espírito de alegria. Esse seminário focaliza em como manter (ou renovar) a gloriosa alegria de ensinar.

WORKSHOP PARA DIRETORES, COORDENADORES E LIDERANÇA
CONFRONTANDO OS INIMIGOS DA EXCELÊNCIA NA LIDERANÇA (Dr. Derek Keenan) Há qualidades, características e fatores comuns de liderança que são desenvolvidos e inseridos na excelência.  Todas as organizações precisam de liderança que confronta os inimigos da excelência e procura uma qualidade de “performance” que beneficia a organização, sua missão e seus funcionários.



Assista a um vídeo sobre o trabalho feito com educadores cristãos no ano passado:




Atenção, o 3o Congresso de Educação Cristã da IPB foi adiado.
Nova data a ser confirmada.



Mauro Meister

Postado por Mauro Meister.

Sobre os autores:

Dr. Augustus Nicodemus (@augustuslopes) é atualmentepastor da Primeira Igreja Presbiteriana de Goiânia, vice-presidente do Supremo Concílio da Igreja Presbiteriana doBrasil e presidente da Junta de Educação Teológica da IPB.

O Prof. Solano Portela prega e ensina na Igreja Presbiteriana de Santo Amaro, onde tem uma classe dominical, que aborda as doutrinas contidas na Confissão de Fé de Westminster.

O Dr. Mauro Meister (@mfmeister) iniciou a plantação daIgreja Presbiteriana da Barra Funda.

9 comentários

comentários
11/4/11 16:15 delete

olha sinceramente nunca vi nada igual, desde que conheci esse ministerio e esse blog,não sei fazer outra coisa a não ser viver visitando e me deliciando com todas as informaçoes contidas aqui, agora esse seminario vai ser demais vou falr com meu pastor par me deixar participar.Voces estão prestando um serviço que que acredito não haver nada igual no brasil.


fraternalmente
sandro Barcelos

Responder
avatar
13/4/11 09:40 delete

gostaria de dar uma sugestão,ou melhor fazer um pedido muitos não tem condiçoes de ir a algo tão importante como esse evento, entao em nome de todos esse anonimos do brasil eu sandro peço por amor de Deus e pela democratização do ensino coloque os videos depois do evento aqui na pagina de voces como voces tem feito com outros eventos. por favor nos ajude.

Responder
avatar
13/4/11 21:41 delete

Queridos

O tema de Educação Cristã me desperta muito interesse, e acredito ser essencial para a saúde do Corpo de Cristo.

Aqui no Canadá, temos tido uma oportunidade de aprendermos algo "diferente" sobre o Ensino Cristão. Na classe de jovens aos Domingos funciona um Bible Quiz. E todo Domingo, eles tem uma competição de memorização dos versículos memorizados em casa. Desde Setembro/2010 eles estão trabalhando com o Evangelho de João, e hoje, meus dois filhos maiores (Cristina e Daniel) já tem praticamente todo o Evangelho de João memorizado, sim, quase todo o Evangelho que devem concluir agora em Maio/2011. Nas conversas sobre o Evangelho aqui em casa, nem preciso mais abrir a Bíblia para ler o Evangelho de João, basta citar o ocorrido, também nem precisa nem da referência, que eles citam o texto completinho. Bênção!!!

Também aplicando o mesmo princípio do Bible Quiz sobre as duas filhas menores (Debora e Rachel), já vemos Rachel, por exemplo, recitando todo o Salmo 23 na maior moleza.

Queria eu ter tido uma oportunidade assim quando me converti dentro da IPB.

O foco aqui está puramente nas Escrituras, na memorização das Escrituras. Me lembro de uma vez (1991) que conversando com o Nicodemus sobre minha preocupação com as seitas e heresias, ele me ensinou que o foco do nosso ensino deveria ser a Palavra, basta a Palavra, que é a verdade e suficiente para dissipar a mentira.

Que o Senhor nos abençoe!

Marcio Barros
Toronto, ON
Canada

Responder
avatar
19/4/11 17:13 delete

Prezados leitores,

Como informado acima, o 3o Congresso Nacional, da Igreja Presbiteriana do Brasil, foi adiado por motivos de força maior. Estamos nos organizando para o evento no próximo ano.
Creio que poderemos atender melhor às expectativas tendo mais um tempo de preparação.

Já o 9o Congresso Nacional de Educadores Cristãos, (ACSI/ANEP), no Mackenzie, vai de vento em popa. Já temos mais de 300 inscrições e muita procura. Com a graça de Deus, teremos um abençoado evento para transformar muitas vidas. Continuem orando!
abs
Mauro

Responder
avatar
19/4/11 17:16 delete

Caro Sandro,

Com a graça de Deus temos tido a oportunidade de atuar em várias frentes para abençoar educadores cristãos. Infelizmente a estrutura para gravação e transmissão é ainda pesada para as associações e não temos patrocínio para tanto. Mas, pode ter certeza, é nosso desejo que tal aconteça e quando possível, faremos, com a graça de Deus.

Gde abraço,
Mauro

Responder
avatar
26/4/11 23:33 delete

Eu vou!!! Será um tempo de renovação para nós, com certeza! Deus os abençoe na preparação!

Responder
avatar
29/4/11 15:19 delete

Caro Márcio Barro,

De fato, a nossa educação cristã eclesiástica no Brasil perdeu uma excelente ferramenta para a aprendizagem da Bíblia, a memorização das Escrituras. O que pouca gente sabe e faz a conexão é a raiz disso: nosso sistema educacional "secular". Com o crescimento da ênfase construtivista, memorizar virou coisa do passado, anacrônica, fundamentalista e etc.

O próprio professor deixou de ser um instrutor, professor respeitado, modelo para os alunos. Tanto é que, em grande parte das igrejas em que ainda existe a Escola Dominical (e a maioria que tem cultuo infantil), acabam colocando adolescentes para ensinar (nada contra adolescentes, tenho dois filhos nesta idade e se mostram capazes de ensinar). Mas eles não tem ainda a condição de ser modelo para o rebanho como deveriam ser, nem a maturidade para serem considerados mestres.

Por sinal, meus filhos fazem Bible memorization na escola onde estudam e, de fato, aprendem bastante. Recentemente decoraram o sermão do monte.

abs
Mauro

Responder
avatar
29/4/11 15:22 delete

Cara Patty,

Seja bem-vinda ao evento. Tenho certeza que teremos alta qualidade e muitos pedagogos serão abençoados e revigorados.

abs
Mauro

Responder
avatar
14/5/11 03:14 delete

Rev.
Participei desse Congresso aquí em Recife, na Academia Cristã em Boa Viagem e foi muito gratificante. Mas como sou profa. em uma Escola Pública (atualmente estou fora da sala de aula) cheguei com todo gás e tentei repassar para alguns profs. ainda tirei cópia do livro de Ruth C. Haycock, para prof. de Biologia, Arte, mas.... escutaram só por educação.(Sei que tem que passar pela conversão, mas mesmo assim o aprendizado seria muito mais eficiente).
Se fosse época de férias, acredito que iria. Mas quem sabe quando houver outro aquí?
Sucesso nesse novo encontro e que Deus os abençoe.
PS. Quando for aí vou ver se consigo algum livro didático, para me inteirar mais.

Responder
avatar