quinta-feira, junho 07, 2012

Augustus Nicodemus Lopes

Afinal, o que está errado com a teologia da prosperidade?

Apesar de até o presente só ter melhorado a vida dos seus pregadores e fracassado em fazer o mesmo com a vida dos seus seguidores, a teologia da prosperidade continua a influenciar as igrejas evangélicas no Brasil.

Uma das razões pela qual os evangélicos têm dificuldade em perceber o que está errado com a teologia da prosperidade é que ela é diferente das heresias clássicas, aquelas defendidas pelos mórmons e "testemunhas de Jeová" sobre a pessoa de Cristo, por exemplo. A teologia da prosperidade é um tipo diferente de erro teológico. Ela não nega diretamente nenhuma das verdades fundamentais do Cristianismo. A questão é de ênfase. O problema não é o que a teologia da prosperidade diz, e sim o que ela não diz.
  • Ela está certa quando diz que Deus tem prazer em abençoar seus filhos com bênçãos materiais, mas erra quando deixa de dizer que qualquer bênção vinda de Deus é graça e não um direito que nós temos e que podemos revindicar ou exigir dele. 
  • Ela acerta quando diz que podemos pedir a Deus bênçãos materiais, mas erra quando deixa de dizer que Deus tem o direito de negá-las quando achar por bem, sem que isto seja por falta de fé ou fidelidade de nossa parte.
  • Ela acerta quando diz que devemos sempre declarar e confessar de maneira positiva que Deus é bom, justo e poderoso para nos dar tudo o que precisamos, mas erra quando deixa de dizer que estas declarações positivas não têm poder algum em si mesmas para fazer com que Deus nos abençoe materialmente.
  • Ela acerta quando diz que devemos dar o dízimo e ofertas, mas erra quando deixa de dizer que isto não obriga Deus a pagá-los de volta.
  • Ela acerta quando diz que Deus faz milagres e multiplica o azeite da viúva, mas erra quando deixa de dizer que nem sempre Deus está disposto, em sua sabedoria insondável, a fazer milagres para atender nossas necessidades, e que na maioria das vezes ele quer nos abençoar materialmente através do nosso trabalho duro, honesto e constante.
  • Ela acerta quando identifica os poderes malignos e demônicos por detrás da opressão humana, mas erra quando deixa de identificar outros fatores como a corrupção, a desonestidade, a ganância, a mentira e a injustiça, os quais se combatem, não com expulsão de demônios, mas com ações concretas no âmbito social, político e econômico.
  • Ela acerta quando diz que Deus costuma recompensar a fidelidade mas erra quando deixa de dizer que por vezes Deus permite que os fiéis sofram muito aqui neste mundo. 
  • Ela está certa quando diz que podemos pedir e orar e buscar prosperidade, mas erra quando deixa de dizer que um não de Deus a estas orações não significa que Ele está irado conosco. 
  • Ela acerta quando cita textos da Bíblia que ensinam que Deus recompensa com bênçãos materiais aqueles que o amam, mas erra quando deixa de mostrar aquelas outras passagens que registram o sofrimento, pobreza, dor, prisão e angústia dos servos fiéis de Deus.
  • Ela acerta quando destaca a importância e o poder da fé, mas erra quando deixa de dizer que o critério final para as respostas positivas de oração não é a fé do homem mas a vontade soberana de Deus.
  • Ela acerta quando nos encoraja a buscar uma vida melhor, mas erra quando deixa de dizer que a pobreza não é sinal de infidelidade e nem a riqueza é sinal de aprovação da parte de Deus. 
  • Ela acerta quando nos encoraja a buscar a Deus, mas erra quando induz os crentes a buscá-lo em primeiro lugar por aquelas coisas que a Bíblia constantemente considera como secundárias, passageiras e provisórias, como bens materiais e saúde. 
A teologia da prosperidade, à semelhança da teologia da libertação e do movimento de batalha espiritual, identifica um ponto biblicamente correto, abstrai-o do contexto maior das Escrituras e o utiliza como lente para reler toda a revelação, excluindo todas aquelas passagens que não se encaixam. Ao final, o que temos é uma religião tão diferente do Cristianismo bíblico que dificilmente poderia ser considerada como tal. Estou com saudades da época em que falso mestre era aquele que batia no portão da nossa casa para oferecer um exemplar do livro de Mórmon ou da Torre de Vigia...

Augustus Nicodemus Lopes

Postado por Augustus Nicodemus Lopes.

Sobre os autores:

Dr. Augustus Nicodemus (@augustuslopes) é atualmentepastor da Primeira Igreja Presbiteriana de Goiânia, vice-presidente do Supremo Concílio da Igreja Presbiteriana doBrasil e presidente da Junta de Educação Teológica da IPB.

O Prof. Solano Portela prega e ensina na Igreja Presbiteriana de Santo Amaro, onde tem uma classe dominical, que aborda as doutrinas contidas na Confissão de Fé de Westminster.

O Dr. Mauro Meister (@mfmeister) iniciou a plantação daIgreja Presbiteriana da Barra Funda.

45 comentários

comentários
7/6/12 21:45 delete

Rev. Augustus Nicodemos, a Paz de Cristo!

"Estou com saudades da época em que falso mestre era aquele que batia no portão da nossa casa para oferecer um exemplar do livro de Mórmon ou da Torre de Vigia..."

É verdade! Como é triste ver que os "falsos mestres" estão 'dentro da igreja' e principalmente às liderando. Heresias são pregadas aos montes. Não se tem mais respeito com o altar!

Esses dias lendo alguns sermões de Spurgeon fiquei pensando nas diferenças entre seus sermões e os pregados hoje pelos pastores televisivos... Que triste!

Abraços,

Danilo Zanon
http://www.blogcruzvazia.com.br

Responder
avatar
7/6/12 22:11 delete

Shalom!

Precisamos mais da PROSPERIDADE da teologia do que a TEOLOGIA da prosperidade.

Att, Pr Marcelo Oliveira

Responder
avatar
7/6/12 22:29 delete

Sinto este tipo de saudades!

O menor

Responder
avatar
Xavier
AUTOR
7/6/12 22:32 delete

Deus dos Céus e da Terra! Que texto fascinante!
Já li tantos textos que contrariam a Teologia da Prosperidade,mas esse tem uma maior significancia porque compara entre o positivo e o negativo da questão. Que Deus abençoe Rv.Augustus Nicodemus.
Graça e paz da parte de Deus Pai.

Xavier Campos
http://pregaioevangelho.blogspot.com.br/

Responder
avatar
Unknown
AUTOR
7/6/12 22:35 delete

Muito bom caro pastor

Responder
avatar
Anônimo
AUTOR
7/6/12 22:45 delete

Paz de Cristo,
ótima explanação sobre esse assunto tão comentado, pouco explicado e que coloca a todos que se dispõem a falar e pregar sobre o ASSUNTO DE SER DIZIMISTA E OFERTANTE no mesmo saco de gatos dos que ensinam o que a biblia não fala e o que Deus não promete.

É certo que Deus é soberano, e um "não" pode ser um livramento, a benção do Senhor não pode ser simplesmente traduzida em matéria, mas ode ser cura, libertação, iluminação e etc.

Há alegria para os que reconhecem essa verdadeira dádiva que é se comprometer com a casa e a causa do Senhor I Cr. 29:1-18, alguém consegue traduzir a alegria do rei e a do povo nessa passagem?

Deus o abençoe e parabéns pelo artigo.

Marco Aurélio dos Santos
marcoaurelioevangelista.blogspot.com

Responder
avatar
Valdemir
AUTOR
8/6/12 00:05 delete

Muitíssimo boa sua forma diferenciada e inteligente ao abordar o assunto. suscinto, obvetivo e profundo. Com a vossa permissão publicarei no meu blog e no boletim da igreja que pastoreio IP Central - Rio Novo do Sul - ES

Responder
avatar
8/6/12 07:30 delete

Paz do Senhor Augustus Nicodemus Lopes, muito bom o texto, mostra realmente o que há de errado na teologia da prosperidade a luz da bíblia, sendo que a maior dificuldade da verdadeira teologia é que ela não dispõem dos mesmo meios de comunicação da teologia da prosperidade, em quanto estamos com a verdadeira palavra de Deus em algumas igrejas, blogs e livros, eles estão nas TV influenciando milhares de pessoas com promessas e benças financeira, esquecendo que a maior benção é a Salvação e esta é de graça, fica com Deus.

Responder
avatar
Nemex1975
AUTOR
8/6/12 08:00 delete

Sempre podemos contar com bons fundamentos apologéticos neste blog. Já divulguei no meu perfil do Facebook.

Responder
avatar
8/6/12 09:44 delete

Muito interessante, Rev. Augustus!

Sou contrário a teologia da prosperidade nesses moldes que ela tem sido pregada.

Mas uma frase que o senhor disse me fez pensar:

"A teologia da prosperidade (...) identifica um ponto biblicamente correto, abstrai-o do contexto maior das Escrituras e o utiliza como lente para reler toda a revelação, excluindo todas aquelas passagens que não se encaixam"

Isso é exatamente o que acho que os calvinistas fazem no que diz respeito à soberania de Deus!!!

Os da teologia da prosperidade usam o fato de Deus ser, realmente, bom e utiliza essa verdade "como lente para reler toda a revelação". Os calvinistas fazem o mesmo no que diz respeito ao fato de Deus ser realmente Soberano! Por isso, que os calvinistas são forçados a dizer que as coisas mais terríveis desse mundo são "decretos divinos".

Responder
avatar
Alan Rennê
AUTOR
8/6/12 12:04 delete

Dr. Augustus,

Muito bom este texto!

O senhor me concede a permissão para republicá-lo no meu blog?

Desde já, grato pela atenção!

Responder
avatar
Unknown
AUTOR
8/6/12 12:11 delete

Olá pastor Augustus!

Excelente texto e ótima observação entre os aspectos positivos e contrários desta teologia. Que estejamos aptos para discernir o nosso tempo e pregarmos todo o conselho de Deus.

cafeegraca.blogspot.com

Marco Carvalho

Responder
avatar
8/6/12 12:16 delete

André,

"Isso é exatamente o que acho que os calvinistas fazem no que diz respeito à soberania de Deus!!!"

Acho que não. A soberania de Deus é ensinada claramente nas Escrituras como atributo essencial de Deus. Ela é ensinada lado a lado com a responsabilidade humana. Os calvinistas pregam as duas coisas. Ensinam a soberania absoluta de Deus sem sonegar a responsabilidade humana.

Não é isto que os pregadores da prosperidade fazem. Além de pegar uma doutrina secundária (bênçãos materiais) sonegam o outro lado (sofrimentos, tribulações e dor).

Portanto, a comparação não procede.

Abraços.

Responder
avatar
8/6/12 12:16 delete

Alan Renê,

Claro que pode, vá em frente.

Abs.

Responder
avatar
Unknown
AUTOR
8/6/12 17:24 delete Este comentário foi removido pelo autor.
avatar
Unknown
AUTOR
8/6/12 17:27 delete Este comentário foi removido por um administrador do blog.
avatar
8/6/12 18:16 delete

Rev. Augustus, excelente texto sobre um tema tão problemático em nossos dias. Querendo, visite-nos em http://www.alegrem-se.blogspot.com.br/2012/05/igrejas-de-araque-num-pais-de-tolos.html e confira um artigo nosso sobre o mesmo tema. Abraços.

Responder
avatar
9/6/12 10:08 delete

Rev. Augustus,
Coincidentemente acabei de desligar minha tv quando assistia uma mensagem positivando esta teologia. O pastor pediu em seu programa para não desligar sem antes ouví-lo, analisar as palavras à luz da Palavra e depois determinar se aceitaria ou não... não consegui ver até o final, desliguei.
Realmente, o erro não estava no que foi dito, mas nas omissões de fatos profundamente bíblicos.

Se não fosse pedir muito, solicito a gentileza de visitar meu humilde blog (sem falsa modéstia) e ver algo que postei sobre as características do bom Pastor em contraste com as do Mercenário, características essas extraídas do Livro de Judas. Segue endereço:
http://josefranciscodasilva.blogspot.com.br/2012/03/o-pastor-e-o-mercenario.html

Responder
avatar
9/6/12 11:22 delete

Rev

Posso postar seus artigos no meu blog, indicando a fonte?

Muito bom

Responder
avatar
9/6/12 20:40 delete

Paz do Senhor,Pastor.
Esse texto me ajudou a entender com mais profundidade a Teologia da Prosperidade,a qual eu já achava totalmente fora do ensino de Cristo.Foi bem exclarecedor.
Deus te abençõe!

Responder
avatar
Unknown
AUTOR
10/6/12 13:34 delete

Rev.Augustus,que bom ler seus textos,nos ensinam a refletir sobre a glória de Deus.

Deus criou todas as coisa para sua própria glória!."Reverter,porém, esta ordem,fazendo do bem da criatura o objetivo máximo,é perverter e subverter todo esquema;é por o meio no lugar do fim,subordinar Deus ao universo,o infinito ao finito.Colocar a criatura no lugar do Criador".

É exatamente isso que a teologia da prosperidade tem feito,colocar a felicidade do homem,como o bem supremo da criatura.
Viver para a glória de Deus é o fim supremo,e não viver para nossa felicidade.

(Charles Hodge,teologia sistematica,hagnos,pag.328)


SOLI DEO GLORIA.

Responder
avatar
11/6/12 11:40 delete

Excelentes considerações sobre esta falsa teologia. Entre todas as omissões pelo irmão elencadas eu acrescento o que creio que seja a maior e a mais grave: A Pregação da Cruz [Gl 6:14] Na Teologia da Prosperidade não existe espaço para esse "escândalo" [I Co 1:21-2:4]logo por isso ela é para mim maldita! [Gl 1:8-9].

Pr. Luiz Correia

Responder
avatar
henrique
AUTOR
11/6/12 13:27 delete

Graça e Paz Rev Augustus. De tudo que o Sr expôs estou em concordancia.Mais acho que nós reformados deveriamos nos unirmos tentarmos ir para TV Aberta e pregar, aí quem sabe, as pessoas iriam comparar qual a mensagem verdadeira.

Responder
avatar
13/6/12 12:51 delete

Parabéns Rev. Augustus Nicodemos pela postagem. Já é tempo dos presbiterianos combaterem os erros disfarçados de verdades, que estão sendo pregados na atualidade.

Responder
avatar
13/6/12 14:02 delete

Graça e paz...
O sr. apresentou a teol. da libertação como um erro que, assim como a teol. da prosperidade, consiste na mudança de uma hermenêutica fiel às escrituras, refazendo uma leitura da revelação com as lentes (pressupostos) do leitor e não mais do autor.
Hoje em dia muito se fala da chamada MISSÃO INTEGRAL, o sr acha que existe alguma ligação da mesma com a teol. da libertação? Poderíamos considerá-la como um erro hermenêutico assim como os demais?
Muito obrigado pela disposição em nos ensinar a escrituras.
Deus o abençoe.

Responder
avatar
Unknown
AUTOR
25/6/12 18:28 delete

QUE A PAZ DE DEUS EM CRISTO JESUS SEJA COM VCS..
ESTAMOS VIVENDO DIAS DIFÍCEIS... DO MEU PONTO DE VISTA NÃO SABERIA DIZER SE SÃO MAIS OU MENOS DIFÍCEIS, AFINAL DESDE O PRINCÍPIO, O HOMEM SEMPRE INOVA SEUS CONHECIMENTOS E IDÉIAS... ACHISMOS E CONVICÇÕES... MOTIVO PELO QUAL NOS DEPARAMOS COM AS INCONTÁVEIS RELIGIÕES E FILOSOFIAS DE VIDA.... O QUE VEMOS HOJE NÃO É NADA DE ASSOMBROSO, NEM ASSSUTADOR... INTERPRETAÇÕES ERRADAS E VERDADEIRAS SEMPRE EXISTIRAM E SEMPRE VÃO EXISTIR... MAS DEUS É AQUELE QUE JULGARÁ TODOS AS COISAS, AFINAL SÓ ELE É APTO PARA ISTO... EM LUCAS 17.11-19 FALA-SE DA CURA DE 10 LEPROSOS QUE SE ACHEGARAM A ELE BUSCANDO UMA CURA FÍSICA... E ELE OS CUROU, NO ENTANTO SOMENTE 1 VOLTOU PARA AGRADECÊ-LO, OU MELHOR RECONHECEU QUE ELE ERA O SENHOR...

NO TEMPO QUE JESUS ESTEVE NA TERRA A MAIORIA DAS PESSOAS O SEGUIAM INTERESSADO NOS SEUS MILAGRES, ELE MESMO AFIRMOU ISTO EM JO 6, 26... NEM POR ISTO ELE DEIXOU DE REALIZAR SEUS MILAGRES... POIS ELE NOS AMA! AGORA SE O HOMEM AMA MAIS A VIDA DO QUE A DEUS ISTO É UMA OUTRA HISTÓRIA! MAS 1 LEPROSO VOLTOU!
CONCORDO COM TUDO QUE FOI ESCRITO SOBRE A TEORIA DA PROSPERIDADE! MAS SÓ NÃO PODEMOS NOS ESQUECER QUE MESMO EM MEIO A ESTE ENSINAMENTO QUE VEM SE DIFUNDINDO MUITO NOS NOSSOS DIAS HAVERÁ 1, 2 100, 1000 (NÃO SABERIA QUANTOS) .... QUE ASSIM COMO AQUELE LEPROSO, AINDA QUE PRIMEIRAMENTE BUSCANDO UMA CURA FÍSICA, ENCONTROU A CURA ESPIRITUAL! ALELUIA!
NO MOMENTO, O QUE NOS RESTA É ESTARMOS COM NOSSOS OLHOS VOLTADOS PARA O SENHOR JESUS, BUSCANDO O SANTO ESPÍRITO, O CONSOLADOR, QUE É A LUZ VERDADEIRA QUE ILUMINA NAS MAIS DENSAS TREVAS! A PALAVRA DE DEUS É VERDADEIRA E DIGNA DE TODA ACEITAÇÃO! E GLORIFICO AO SENHOR POR SEU INFINITO AMOR E MISERICÓRDIA QUE MESMO EM MEIO A TUDO QUE OUVIMOS E VEMOS, ELE TEM DADO RECURSOS AQUELE QUE SE ACHEGA À ELE COM SINCERIDADE... O MAIS IMPORTANTE DE TUDO É QUE MESMO EM MEIO AO CAOS (HUMANO) DEUS ESTÁ NO CONTROLE DE TUDO... E DIA DO SENHOR SE PROXIMA... AMÉM
ABRAÇO!
CONSOLAÇÕES DO SANTO ESPÍRITO!
RODRIGO

Responder
avatar
Anônimo
AUTOR
14/12/12 00:00 delete

Como é bom ter um respaldo da sua relevância para o pensamento cristão nesse sentido!

E como é bom dignar-te em responder aos leitores, num belo, singelo e nobre ato de serviço de ensino!

Bebendo da fonte de sua sabedoria, equilíbrio e maturidade, aprendo verdades bíblicas com mais moderação, pois admito que tenho ainda uma pegada muito agressiva com a Teologia da Prosperidade. nada que não possa ser trabalhado com crescimento na graça e na fé, e referências assim são de relevância fundamental.

Responder
avatar
Unknown
AUTOR
27/1/13 15:06 delete

obedecer á Deus e fazer a vontade de Deus(1 jo 2:17),esperar em Deus(sl 27:14)agradecer à Deus pelas provas(tg 1:2,12)e a vontade de Deus será feita na vida do crente(mt 6:10)no tempo de Deus(ec 3:1)ler a biblia(jo 5:39)pedir sabedoria à Deus(tg 1:5)isso é o quedeve ser pregado e vivido dentro das igrejas

Responder
avatar
Unknown
AUTOR
29/6/13 10:40 delete

obedecer à Deus(1jo2:17)esperar em Deus(sl 27:14)agradecer à Deus pelas provas(tg1:2,12)pedir sabedoria à Deus(tg 1:5)ler a biblia(jo 5:39)e a vontade de Deus será feita na vida do crente(is 55:11)no tempo de Deus(ec 3:1)

Responder
avatar
Unknown
AUTOR
19/11/13 16:41 delete

Não concordo com você, quer dizer pra mim ser prospero preciso sofre ?

Responder
avatar
9/5/14 12:02 delete

Deve ser porque Deus quer que crendo, independente se é Prosperidade ou não, nos aumente nossa fé até os últimos 1330 dias. Pois sem fé, Deus é impotente; Amém. Já foi dito, o importante é que o evangelho da Libertação seja pregado para todos as nações existentes e todas as línguas existentes, pois de Deus saiu.

Responder
avatar
Filipe
AUTOR
2/7/14 15:31 delete

Texto muito bom, equilibrado

Responder
avatar
Unknown
AUTOR
28/7/14 13:01 delete

A Palavra de Deus é soberana e não deve ser "analisada" pelo homem pois somos Sua criação, não temos capacidade de contesta-Lo, o que está escrito na Bíblia é a única verdade e a Fé em Deus e em Sua Palavra tem o resultado em Paz, Saude e Prosperidade.

Responder
avatar
18/9/14 16:11 delete

Que alivio! Diante disso vejo que muitos gostam de por um rótulo e determinar certa classe de pessoas; principalmente estudiosos...
Sou participante de uma igreja denominada neo petencostal(não por nós), e por muitos anos ouvimos acusações que se prega essa teologia.
Já estudei sobre isso, mas como está aqui resumido de forma simples; chego a conclusão que nós não pregamos a Teologia da Prosperidade...não foram poucas as vezes que fomos ensinados que Deus pode nos dar sempre o melhor, inclusive bens materiais; mas que Deus é soberano, que lutas e dificuldades fazem parte da vida cristã, que ser pobre não significa estar em maldição, e que por melhor que sejam os bens materias, comparados com que temos em salvação e o que seremos no céu...tudo isso é esterco!

Responder
avatar
21/10/14 16:59 delete

Por mais de vinte anos de minha vida, eu fiz uso de Anafranil-50mg diárias, e Rivotril-2mg, devido a um severíssimo quadro psiquiátrico, caracterizado por depressão nervosa profunda, fobia social, alterações cognitivas, compulsões suicidas, alucinações, apatia, inibição psicomotora (efeito zumbi), entre tantos outros, além de ansiedade extrema. No início do tratamento, me foram receitados Haldol e Lítio (antipsicóticos). Os efeitos de tais medicações são terríveis, e entendi que estava sendo feito de cobaia. Parei de queixar os sintomas delirantes (vozes e compulsões), ficando condicionado às medicações inicialmente citadas, Anafranil e Rivotril. Ao final desse tempo, me rendi, à única verdade nesse mundo de sofismas, a Palavra de Deus, o Deus de Abraão, sem adaptações convenientes à natureza humana. Hoje, sou uma pessoa liberta em Cristo Jesus. Tenho a plenitude de Deus em mim, e a manifestação de Seus Frutos: Paz, amor, alegria, mansidão, domínio próprio, benignidade, longanimidade (Gálatas 5). Se eu tivesse encontrado esse Deus maravilhoso ao qual sirvo logo no início dos meus problemas, eu teria estudado, me profissionalizado, sendo uma pessoa próspera. Então, a miséria, apesar de real, é apenas uma situação crida pelo diabo.

Responder
avatar
Unknown
AUTOR
25/11/14 10:50 delete

Magno Quintano , vc ja analisou que , se vc não tivesse passado por tudo issso, vc não teria encontrado a verdade?

Responder
avatar
Unknown
AUTOR
7/3/15 15:02 delete

Levanta Senhor homens, como esse pra falar a verdade!
Parabéns Dr. Augustus

Responder
avatar
Unknown
AUTOR
1/6/15 09:01 delete

Há tempos que eu procurava uma definição exata para todo o sentimento que eu tinha em relação a "Teologia da Prosperidade" mas não encontrava uma exata. Vivi doze anos da minha vida dentro desse mundo e acreditava piamente nesse conceito que funcionou e restaurou minha vida, mas por algum tempo. Depois parecia que Deus havia parado de me ouvir, pecado sei que não era, não porque eu era o grande exemplo, mas sim porque sempre vigiei e sempre fechava todas as brechas que teoricamente satanás poderia estar entrando em minha vida. Quando tudo parou de acontecer e eu comecei a parar para raciocinar, porque a minha "fé era inteligente", então percebi que algo estava errado, não sabia o quê, mas havia. Então foi aí que comecei a me aprofundar em estudos teológicos e percebi o quão errôneo era o caminho que estava traçando. Mas uma interrogação ficou pendente: "Por que então Deus me abençoava e porque continua abençoando a tantos outros quantos chegam para esse conceito?". No início, não vou negar, me deu raiva, mas depois consegui tirar isso do meu coração e olhei com mais amor a todo o sistema que fez parte da minha vida por doze anos, pois afinal de contas foi ali que eu havia tido as minhas primeiras experiências com Deus. Depois de ler esse artigo, acho que consegui fechar algumas lacunas que estavam abertas na minha mente. São verdades ditas, mas com mentiras não expostas. É exatamente isso. O Senhor responde até um certo ponto, mas chega uma hora que ele quer que acordemos e saiamos para a realidade. É como se fosse o "Mito da Caverna". Agradeço a Deus por tudo, pois toda essa experiência ajudou a forjar o meu caráter. Sou um tipo novo de Cristão, com uma mente totalmente esclarecida. Só para finalizar, os testemunhos que são dados na mídia são igual a essência da teoria: "Verdades ditas, mas com mentiras não expostas". Por trás da grandeza de cada testemunho tem algo que não pode ser dito, pois a vida nunca é totalmente "abençoada". Peço desculpas se agredi a alguém, mas não se esqueça que um dia estive lá e estou tentando simplesmente ajudar.

Responder
avatar
Unknown
AUTOR
4/4/16 09:50 delete

MARAVILHA ESSE TEXTO. DEUS ABENÇOE

Responder
avatar
26/7/17 20:37 delete

Podemos ser prósperos até mesmo sem dizimar, uma vez que Deus ama ao que dá com alegria, ou seja, contribui com alegria, segundo propor no seu coração, sem restrições ou regras, mas com voluntariedade.
Se plantar pouco colhe pouco, mas não deixa de colher, se plantar muito colhe muito.
A teologia da prosperidade também erra quando se diz que tem que dar dízimo, até mesmo por que não podemos esperar uma benção prometida a um povo, no caso israel, que aquelas bençãos de Malaquias, venha sobre nós, pois Deus falou acerca disso para aquele povo.
Fora isso o texto está ótimo.

Responder
avatar
14/3/19 11:31 delete

Ela acerta ao dizer que devemos dar dízimos? Onde está o acerto nisso? 🤦

Responder
avatar
16/5/22 06:19 delete

Graça e Paz, Rev. Nicodemus!!! O Senhor, já ouviu falar da teoria do: APARELHO IDEOLOGICO PROTESTANTE??? (esta, fortemente combatida na Europa e principalmente aqui, em Portugal); ou dos: APARELHOS IDEOLOGICOS PENTECOSTAIS E NEOPENTECOSTAIS??? (estas, DOMINANTES nos países de terceiro mundo, onde impera o analfabetismo em massa!!!); bom, segundo o Rev. Prof. Dr. Albuquerque G. C. trata-se de movimentos heréticos, incentivados e orquestrados pelos CALVINISTAS REFORMADOS; com o intuito de tornar os países (terceiro mundo); da América do Sul, “herético-cristãos”, tendo como pano de fundo a defesa de uma dita, “democracia cristã” (um tipo de coronelismo moderno); que na visão do autor, nada mais é do que, uma palavra (que sou-a agradável); diferente para Neonazismo-Neofascismo-de-Extrema-Direita; segundo ele, com a ideia de trazer de volta uma visão de mundo CORONELISTA!!! principalmente do ponto de vista econômico-social; acredita-se que, esta é uma estratégia dos RACIONALISTAS REFORMADOS (cristãos calvinistas); ou seja, incentiva-se uma heresia popular; com a finalidade de se introduzir no discurso, valores ideológicos de uma determinada classe social dominante!!! (primeiro imbeciliza-se, depois se catequisa!!! e por fim, se estabelece o objetivo real); para criar uma cultura religiosa falsa, herética; para em um momento oportuno, fazer justamente o que o IRSP. (Instituto Reformado de São Pulo); faz agora!!! ou seja, catequisar os pentecostais e neopentecostais, vou deixar aqui o link da obra do Rev. Prof. Dr. Albuquerque G. C. que defende esta teoria; o título do livro é: O LADO NEGRO DO CRISTIANISMO DE EXTREMA DIREITA, Disponível em:

https://www.amazon.com/-/pt/dp/B09BPQVB4B/ref=sr_1_36?keywords=Prof.+Albuquerque+G.+C.&qid=1652564947&sr=8-36

Se possível, gostaria de sua opinião sobre o assunto em epigrafe!!! de fato, os reformados são os pais (mesmo que estratégico-ideológico); destes filhos feios: Pentecostais, neopentecostais e carismáticos católicos??? No mais, em Cristo, um fraternal abraço:.️

Responder
avatar