quarta-feira, setembro 13, 2006

Augustus Nicodemus Lopes

A Verdade Fragmentada

Na foto (tirada com meu celular ultrapassado, desculpem!) a Nancy Pearcey no Café Acadêmico das 14h de hoje, sendo interpretada por Eros Pasquini. Falou sobre a arte como uma janela para o mundo intelectual. Durante 45 minutos ela analisou os diversos estilos de pintura surgidos após o Iluminismo até os dias de hoje, mostrando como a história da arte moderna reflete a fragmentação do conceito de verdade e de realidade introduzido pelo racionalismo. Reivindicou ao final que os artistas cristãos não têm e nunca tiveram o dilema dos modernos e pós-modernos, de achar um lugar para arte depois que a mesma foi desconectada da verdade e da realidade. Muuuuuito bom e esclarecedor. Bem ao estilo do Francis Schaeffer e do Shoemaker no livro "A Arte Moderna e a Morte de Uma Cultura" (não traduzido para português). Para quem mora em São Paulo, ainda tem lugar hoje a noite para ouvir a palestra de Nancy sobre "O Mito da Guerra entre Ciência e Cristianismo".

Um abraço a todos.

Augustus Nicodemus Lopes

Postado por Augustus Nicodemus Lopes.

Sobre os autores:

Dr. Augustus Nicodemus (@augustuslopes) é atualmentepastor da Primeira Igreja Presbiteriana de Goiânia, vice-presidente do Supremo Concílio da Igreja Presbiteriana doBrasil e presidente da Junta de Educação Teológica da IPB.

O Prof. Solano Portela prega e ensina na Igreja Presbiteriana de Santo Amaro, onde tem uma classe dominical, que aborda as doutrinas contidas na Confissão de Fé de Westminster.

O Dr. Mauro Meister (@mfmeister) iniciou a plantação daIgreja Presbiteriana da Barra Funda.

8 comentários

comentários
13/9/06 17:19 delete

Rev. Augustus,

Isso é de propósito para deixar esses réles mortais com água-na-boca?! =P

Brincadeiras à parte, graças a Deus a IPB/Mackenzie/Andrew Jumper sempre nos traz muito enriquecimento com seus palestrantes fabulosos.

Glória a Deus por isso!

Abraços

Responder
avatar
13/9/06 17:27 delete

Atendendo parcialmente ao clamor intenso de diversos amigos, a grande maioria oriunda do Brasil central, indico locais onde o áudio da Nancy, em palestras semelhantes, está disponível:

http://www.veritas.org/3.0_media/talks/58



http://www.veritas.org/3.0_media/talks/57

Solano

Responder
avatar
Anônimo
AUTOR
13/9/06 17:51 delete

Olá nobre Augustus gostaria de saber mais sobre Ela.Ela é reformada?quais os pontos centrais de sua filosofia?Quais os livros que já escreveu?.No mais que Deus te abençoe.

Responder
avatar
13/9/06 19:11 delete

Caro Onésimo:

Comenta um não tão nobre assim, postando a introdução à Nancy Pearcey, que foi lida ontem na sua primeira palestra. Traz mais informações sobre a veneranda Senhora:

Nancy Randolph Pearcey atualmente ocupa a cátedra Francis Schaeffer do Instituto de Jornalismo Mundial (World Journalism Institute), ensinando um curso de cosmovisão baseado no seu mais recente livro, que será lançado amanhã (13.09.06), em português – Verdade Absoluta: Libertando o Cristianismo de seu Cativeiro Cultural (Total Truth). Além de outras honrarias, este livro ganhou o prêmio medalha de ouro, na categoria cristianismo e sociedade, concedido pela Associação Evangélica de Editores Cristãos.

Autora renomada de vários artigos e livros, Nancy Pearcey já tem editado, em português, os livros: "E Agora, Como Viveremos?" e “A Alma da Ciência”. Este último, publicado pela Casa Editora Presbiteriana, traça a história do Cristianismo e da Ciência demonstrando a convergência existente entre esses campos.

Nancy Pearsey declarava-se agnóstica. Começou sua interação com as artes estudando violino em Heildelberg, Alemanha, na década de setenta. Viajou ao famoso campo de treinamento acadêmico de Francis Schaeffer – L’Abri, na Suíça onde teve o seu interesse despertado pelos desafios intelectuais da fé cristã. Sua formação acadêmica foi realizada na Universidade Estadual de Iowa, em filosofia, alemão e música. Seus cursos de pós-graduação stricto-sensu foram realizados no Covenant Theological Seminary, Estados Unidos, e no Instituto de Estudos Cristãos, em Toronto, no Canadá. É pesquisadora sênior do Discovery Institute, focalizando o seu trabalho nas implicações culturais e filosóficas da controvérsia evolucionista.

Palestrante requisitada, Nancy Pearsey realizou conferências nas Universidades de Stanford, Princeton e do Sul da Califórnia, entre outras, bem como proferiu palestras a grupos de cientistas nos laboratórios de Los Alamos e de Sândia, e à classe política norte-americana, na própria Casa Branca.

A Universidade Presbiteriana Mackenzie considera um grande privilégio receber Nancy Pearsey durante esses três dias, como Conferencista Principal do II Congresso Internacional de Ética e Cidadania e apresenta a ela as calorosas boas-vindas de toda a comunidade mackenzista.


Solano Portela

Responder
avatar
Anônimo
AUTOR
13/9/06 23:58 delete

Uma pergunta de quem está babando à distância:

essas palestras estão sendo gravadas? Se sim, estão franqueadas? Se sim, como obtê-las?

Das margens do Velho Chico,

Gilmar.

Responder
avatar
Lou H. Mello
AUTOR
15/9/06 12:00 delete

O meu celular não é pós-moderno e nem moderno, pois, não tem camera a bordo. Ele é mais hortodoxo.

Mas, dá para ver bem na foto o antigo companheiro Eros e, claro, a eminente conferencista.

Estou supondo que tudo está acontecendo no Campus da rua Maria Antonia, Certo?

Responder
avatar
15/9/06 17:16 delete

Lou,

De fato, tudo aconteceu no campus da rua Maria Antônia. A última palestra foi ontem a noite. Nancy falou sobre o evolucionismo e o seu impacto cultural, e terminou com uma crítica muito inteligente das pressuposições evolucionistas.

Não sabia que você conhecia o Eros Pasquini, que foi o tradutor da conferencista. Estou curioso para saber em que contexto vocês se conheceram.

Um abraço.

Responder
avatar
Anônimo
AUTOR
19/9/06 19:54 delete

Na verdade, estive muito próximo da D. Elmira, mãe do Eros. A Missão Portas Abertas começou na casa dela e depois trabalhou junto com a UMHE, dirigida por ela. Nessa época, trabalhei na Portas Abertas e ficamos muito próximos. Almocei algumas vezes na casa deles em Atibaia. Não fomos amigões, apenas nos encontramos por ai, algumas vezes. Ele gostava de trabalhar com Os Conflitos da Vida e de dar aulas no Palavra da Vida. Um bom cristão.

Tô sentindo que você está querendo me conhecer. Cuidado! Você não pode ser visto em más companhias.

Responder
avatar